Defesa & Geopolítica

Ex-Contratado da CIA denuncia: ISIL é um inimigo completamente fabricado pelos EUA

Posted by

366478_Iraq-ISIL-Terrorists-640x360Tradução e adaptação: E.M.Pinto

O ex-empreiteiro que trabalhou para CIA, Steven Kelley diz que o grupo terrorista ISIL é um inimigo completamente fabricado, criado e financiado pelos Estados Unidos.

“Este é um inimigo completamente fabricado”, disse ele em uma entrevista por telefone ao Press TV de Anaheim, Califórnia, nesta quinta-feira.

“O financiamento é integralmente feito pelos Estados Unidos e  seus aliados e para as pessoas que pensam que este inimigo é algo que precisa ser atacado na Síria ou no Iraque é uma farsa porque, obviamente, isso é algo que nós o criamos, nós controlamos e só agora tornou-se inconveniente para nós atacar este grupo como um inimigo legítimo “, acrescentou Kelley.

Ele ainda declarou que o presidente dos EUA, Barack Obama está sob pressão para buscar a aprovação do Congresso antes de expandir a campanha aérea militar de Washington contra alvos do ISIL no Iraque e na vizinha Síria.

O Pentágono já lançou pelo menos 100 ataques aéreos contra posições do ISIL no norte do Iraque desde que Obama autorizou o uso da força contra o grupo terrorista no início deste mês.

A Casa Branca insiste que não precisa de autorização do Congresso explícito para essas operações porque elas se destinam a proteger o pessoal e os interesses norte-americanos no país árabe.

O secretário de imprensa da Casa Branca Josh Earnest, informou  nesta segunda-feira que Obama “não hesitará em usar a sua autoridade” para manter os americanos seguros, mas acrescentou que o presidente estava “comprometido com a coordenação e consulta ao Congresso” sobre a decisão de atingir alvos do ISIL na Síria. ” Se você quiser chegar à raiz do problema e remover esta organização, a primeira coisa que precisa fazer é remover o financiamento e cuidar de entidades responsáveis ​​pela criação deste grupo “, disse Kelley.

“Eu acredito que este grupo ISIS provavelmente iria embora, seria facilmente derrotado pelos exércitos do [presidente sírio] Bashar Assad”, disse ele.

Fonte: Press TV

21 Comments

shared on wplocker.com