Estado Islâmico captura base aérea estratégica na Síria

População comemora tomada de base aére em Tabqa (foto: Reuters)

Sem base aérea de Tabqa, regime sírio deve perder poder aéreo no norte do país

Combatentes do Estado Islâmico capturaram uma base aérea estratégica do governo sírio. A instalação era o principal bastião das forças de Bashar al-Assad na província de Raqqa, no norte do país.

A TV estatal afirmou que as forças do governo se retiraram da base aérea de Tabqa, após dias de luta que deixaram centenas de mortos dos dois lados

Mais de 191 mil pessoas morreram no conflito que já dura três anos na Síria, segundo a ONU.

O Estado Islâmico, antes conhecido pela sigla Isis, expandiu seu território pelo leste da Sìria e pelo norte do Iraque nos últimos meses.

Os Estados Unidos lançaram ataques aéreos contra o grupo no Iraque, mas o recurso não foi utilizado na Síria.

Combates pesados

O grupo ativista Observatório Sírio de Direitos Humanos, opositor de Assad, afirmou que ainda há combates ocorrendo na região da base aérea, mas ela já estaria nas mãos do Estado Islâmico.

“Depois de combates pesados travados pelas forças que defendiam a base aérea de Tabqa, nossas forças se reagruparam depois da evacuação da base”, disse uma fonte militar na TV estatal.

Forças do governo passaram então a lançar ataques aéreos contra a região.

A base fica a cerca de 45 quilômetros da cidade de Raqqa, já controlada pelo Estado Islâmico. A instalação militar tinha dezenas de aviões e helicópteros de guerra, helicópteros, tanques e unidades de artilharia.

Segundo analistas, a perda da base tornará muito difícil ao governo sírio lançar ataques aéreos na região norte do país. Ela era a última posição controlada pelo governo na província, segundo o correspondente da BBC, Sebastian Usher.

Segundo ele, ao conquistar outras duas bases militares sírias, os militantes jihadistas chegaram a exibir cabeças de soldados em praça pública.

Em outro incidente, forças do governo mataram 32 rebeldes em uma emboscada em Deraa, no sul da Síria, segundo ativistas.

Jornalista libertado

Peter Theo Curtis (Foto: AP)

Casa Branca diz que teve ajuda de diversos países para negociar libertação de jornalista

Enquanto seguem os combates na Síria, os Estados Unidos anunciaram a libertação do jornalista Theo Curtis, que era mantido refém por militantes da al-Nusra no país desde 2012.

O Secretário de Estado Americano, John Kerry, afirmou que estava “aliviado e agradecido por Theo estar voltando para casa”.

Ele afirmou que os Estados Unidos trabalharam com dezenas de países para possibilitar a libertação.

Na semana passada, outro jornalista sequestrado, James Foley, foi assassinado pelo Estado Islâmico.

A organização publicou um video que mostrava momentos antes e depois da decapitação da vítima – que também havia sido capturada em 2012.

Curtis, morador de Massachusetts, foi capturado na Turquia quando seguia para a Síria.

Ele foi entregue para forças de paz da ONU nas colinas de Golã.

Em um comunicado, Nancy Curtis, a mãe do jornalista, agradeceu os governos dos Estados Unidos e do Catar.

“Meu foco agora é ajudar as famílias daqueles que ainda estão sendo mantidos na Síria e cuidar do meu filho”.

Fonte: BBC Brasil

9 Comentários

  1. tomara que a russia mande logo uns 50 mil sptnaz com apoio aereo e naval
    para tartus logo senao nao vao mais ter base de volta porque pelo força com que ta o califado vejo que so o exercio sirio sozinho nao da conta mais do recado ta cendo uma guerra de desgaste para as forças de assade perdendo terreno lentamento uma proovinia de cada vez e sem reforça consideravel nao vao ganhar au meu ver
    isso sem fala na possibilidade deles os islamitas terem que mandar reforços pro iraque por causa da ajuda dos EUA por la
    e o IRA e seu apoio a assade cade ou era so de boca pra fora

  2. Para que a base não se tornasse uma nova “Bataille de Diên Biên Phu”, as forças sírias resolveram evacuar 1.000 militares, mas para isso um grupo teve que dar cobertura… O destino destes foi o convencional: morte. As cabeças decapitadas foram exibidas nas ruas…
    Equipamento pesado foi perdido, na forma de blindados e artilharia.

  3. “Casa Branca diz que teve ajuda de diversos países para negociar libertação de jornalista”
    A casa branca, sob administração do paspalho do Obamis, deve ter e aberto mais as penas para o lixo do estado islamico. Que falta faz por la um Reagan, que sabeia claramente que COM TERRORISTA NÃO SE NEGOCIA.

    • capa preta Obama ou obamis nunca mandou em nada da casa BRANCA

      obamis foi escolhido naquele pais racista apenas para mostrar ao mundo como eles elegem um negro e são uma democracia

      para apenas fingir para o mundo que obamis iria mudar as c@gadas do busch

      na verdade quem manda nesse pais é a CIA , SNA ,PENTAGONO

      gente que você nunca vai ver na tv

      então obamis é apenas um fantoche ,posto no cargo por forças ocultas a politica americana é essa mesmo que você esta vivenciando

      são cristãos armando cobras para depois sermos picados por elas , tudo atrás de dinheiro e lobs corrupção o maior pais corrupto do mundo pois eles fazem guerra para fazer a corrupção deles

      • Não Pé de Cão, quem manda na casa branca de verdade, chamam-se Rockfeler, Soros e companhia, A CIA vive mais de propaganda do que de competência.
        Mas concordo com vc em relação dos motivos de terem levando Obamis a casa branca,e apenas um boneco de cordinhas a serviço do “puliticamnete cúreto” cortina de fumaça, como fazem aqui com “ain a primeira mulher isso, o primeiro negro aquilo, o primeiro gay a presidir”
        O que deveria importar e se o cidadão tem competência para o cargo, e não gênero, orientação sexual ou pigmentação de pele.

  4. O EI agora tem força aérea? oO

    Lembrando que parte dos soldados do EI eram ex militares do Saddan Husseim, que também tinha uma força aérea de fabricação russa.

  5. É bom o ocidente meter o orgulho no saco e reconhecer a m.. que fez e ajudar logo o Assad a recuperar o território sírio..
    Se a Síria cair nas mãos do EI o oriente médio se incendiará de vez… e pra bagunça chegar à Europa não custará muito.
    Abraço,

Comentários não permitidos.