Angela Merkel promete ajuda milionária à Ucrânia

Angela Merkel e Petro Poroshenko em Kiev

Em Kiev, chanceler federal alemã apela pelo fim do conflito no leste ucraniano e defende integridade territorial do país. Presidente Poroshenko fala em “Plano Marshall para a Ucrânia”.

Durante breve visita a Kiev neste sábado (23/08), a chanceler federal alemã, Angela Merkel, anunciou que a Alemanha disponibilizará 500 milhões de euros em garantias de crédito para a Ucrânia. O anúncio foi feito após encontro com o presidente ucraniano, Petro Poroshenko.

Segundo Merkel, essa garantia visa possibilitar investimentos privados na infraestrutura do país, fortemente abalado desde abril devido a conflitos armados. A meta é financiar projetos de abastecimento de água e eletricidade, além da construção de escolas.

A chefe de governo acrescentou que a Alemanha pretende conceder 25 milhões de euros para a construção de abrigos para refugiados. Além disso, o país financiará o tratamento de 20 soldados ucranianos feridos em combate. As Nações Unidas calculam que 2.100 pessoas morreram e mais de 400 mil tiveram que deixar suas casas devido a combates entre forças do governo e separatistas pró-russos no leste da Ucrânia.

Poroshenko afirmou estar “muito grato por esse passo” do governo alemão, que seria o início de um “Plano Marshall para a Ucrânia”.

“Momento difícil”

Esta foi a segunda visita da chanceler federal alemã à ex-república soviética em quase nove anos de mandato. Em suas próprias palavras, ela chega “num momento difícil, em que a integridade territorial da Ucrânia está em jogo”.

A líder democrata-cristã reivindicou um “cessar-fogo bilateral” para dar fim ao conflito russo-ucraniano. “A integridade territorial e o bem estar da Ucrânia são uma meta primordial da política alemã”, afirmou.

Em entrevista antes de sua ida para Kiev, Merkel comentara ao jornal Freie Presse que o conflito na Ucrânia Oriental precisa ser solucionado pacificamente. “Não vai haver uma solução puramente militar.” Segundo o porta-voz da Chancelaria Federal, a visita é um “sinal de apoio em tempos difíceis”.

Mais mortos no leste

Os caminhões do controvertido comboio russo de ajuda humanitária para o leste da Ucrânia retornaram à Rússia, informou neste sábado o ministério do Exterior em Moscou. Tanto o chefe da equipe de observadores da Organização para Segurança e Cooperação na Europa (OSCE), Paul Picard, quanto guardas de fronteira russos confirmam que caminhões pintados de branco passaram para o lado russo.

O comboio, que entrara na Ucrânia sem permissão de Kiev, foi descarregado na noite anterior no reduto separatista de Lugansk, foco de confrontações entre forças governamentais e separatistas. O governo ucraniano temia que os caminhões pudessem estar clandestinamente levando armas para os rebeldes pró-russos, chegando a falar em “invasão indireta”.

O cônsul honorário lituano Mykola Zelenec foi assassinado em Lugansk. Segundo divulgou na sexta-feira o Ministério do Exterior em Vilnius, o diplomata foi “sequestrado por terroristas e brutalmente morto”. O órgão condenou o crime, dizendo “esperar que ele seja investigado e que os responsáveis sejam encontrados e punidos”.

Na autoproclamada “República Popular de Donetsk”, no leste ucraniano, continuam os choques entre o exército nacional e os separatistas. A agência de notícias AFP registrou fogo de artilharia e diversas explosões fortes na manhã de sábado, causando a morte de pelo menos dois civis.

AV/afp/rtr/dpa

Fonte: DW.DE

Obama garante à Ucrânia parceria e amizade dos EUA

O presidente estadunidense, Barack Obama, parabenizou o presidente e o povo da Ucrânia pelo 23º aniversário da independência, garantindo-lhes o apoio dos EUA, informa hoje, dia 24 de agosto, o serviço de imprensa do presidente ucraniano, Piotr Poroshenko.

Segundo Obama, o ano passado foi simulteamente animador e difícil para a Ucrânia.

“Mas quer em tempos melhores, quer em momentos difíceis, os ucranianos devem saber que os Estados Unidos são seu parceiro e amigo. Apoiamos resolutamente a soberania e a integridade territorial da Ucrânia, o direito da Ucrânia de escolher seu futuro. Neste sentido, me deu gosto ver vosso governo assinando o acordo de associação com a União Europeia”, adianta-se na mensagem de Obama.

Segundo o presidente, os EUA dão elevado valor a sua amizade com o povo da Ucrânia e esperam prosseguir sua cooperação.

Fonte: Voz da Rússia

 

24 Comentários

  1. So espero que nao os tirem das garras russas e os coloquem nas maos dos europeus- islamicos- dependentes , depois das consequencias provenientes das intervençoes no OM ,ta ficando dificil acreditar na boa intençao europeia com a ucrania !

    • “Nós demos 1 Bi, em cash, pra Cuba! Não precisam nem devolver… vai ser esquecido nas areias do tempo!”
      ——————————–

      Desculpe meu caro , más não dá para deixar passar uma inverdade destas…

      O dinheiro que foi para Cuba foi através de empréstimos do BNDES.

      E o BNDES está com altíssimo nível de competência na gestão dos seus empréstimos, com um percentual de inadimplência de apenas 0,1% !

      E os empréstimos e participações societárias do BNDES estão dando lucro,
      como comprovam estes recentes dados:

      ================
      “O BNDES divulgou ontem (22/08/2014) seus resultados no primeiro semestre de 2014.

      O lucro líquido de R$ 5,471 bilhões foi o maior já registrado no período e representa uma alta de 67,8% na comparação com 2013.

      O BNDESPAR – sociedade gestora de participações sociais – ajudou a impulsionar os resultados com um crescimento de 236,4%.”

      ===========================

      • “E o BNDES está com altíssimo nível de competência na gestão dos seus empréstimos, com um percentual de inadimplência de apenas 0,1% !”

        Concordo… o PROBLEMA, e dos GRANDES, é que agora a PRESIDENTA, está EMPRESTANDO dinheiro do BNDS… E ISSO MUDA TUDO!

        Ainda mais com um certo projeto de lei para tornar SECRETO os empréstimos para outros PAÍSES…

        Até onde sei, existem outras formas de CEDER capital para ajudar outras nações, o BNDS deveria ser EXCLUSIVAMENTE para uso no BRASIL!

        Desculpe, parceira… mas não posso concordar não! TÁ ERRADO PRA KCT!

        Ainda mais depois de ter CORTADO aproximadamente o mesmo montante das nossas forças armadas (cerca de 1 Bi)! 🙁

        Imagino que a COMISSÃO depositada SABE DEUS ONDE deve ter sido muito boa! 🙁

      • Outra coisa que vale a pena lembrar… nossa PRESIDANTA adora TORCER os números, e de forma DESCARADA mesmo! 🙂

        Chega a ser engraçado! Senão trágico!

        Pensando bem é TRÁGICO mesmo… porque agora que o outro cara morreu, ela é a BOLA DA VEZ novamente… pra mim a Marina é “Doida de Pedra”!

        Se Jesus voltasse agora, ia pedir a ele pra ressuscitar o Brizola… aquele macaco velho tinha experiência de sobra pra botar a casa em ordem… apesar do sotaque estranho! 🙂

      • O que você diz não se sustenta na realidade…

        A presidente já está em seu 4º ano de governo e os resultados muito positivos do BNDES, citados acima, surgem durante o período do seu governo.

        E a decisão final sobre a concessão ou não dos empréstimos pelo BNDES, cabe a diretoria do banco, não à Presidente.

        O problema é você faz uma série de afirmações sem dar referencias, tudo muito vago… mais a nível de teorias da conspiração…

        E é preciso a compreensão correta,
        os empréstimos do BNDES são para o Brasil sim! Inclusive quando financiam negócios brasileiros em terras estrangeiras!

        Pratica aliás usual das potencias econômicas…

      • A VERDADE QUE NÃO QUER CALAR… VAMOS LEVAR UM CALOTE DE 1 BILHÃO… e sem poder reclamar… agora TUDO é secreto… se fosse na época dos milicos, acaso tivessem emprestado 1 BILHÃO ao Chile, que sempre honrou seus empréstimos, os ESQUERDALHAS estariam arrancando as calcinhas pela cabeça… povinho HIPÓCRITA SAFADO !!!…

      • Eu não espero convencer ninguém, meu caro, até porque a VERDADE está ai pra todos verem e chorarem… novembro vem ai… hora de lembrarmos de algumas traições… 🙂

      • “Desculpe meu caro , más não dá para deixar passar uma inverdade destas…

        O DINHEIRO que foi para Cuba foi através de empréstimos do BNDES.”
        _
        Então porque o contrato e secreto ? Se e tudo licito,qual a necessidade de um contrato secreto?a questão e que os emprestimos via BNDES, ocorrem tendo como avalista o governo federal, ou seja um órgão de governo(BNDES) tendo com fiador de empréstimo bilionário, o próprio governo. isto e absurdo, a Odebrecht deveria arcar com o risco, não o tesouro nacional.
        Sem contar que cuba não tem controle fiscal, e uma ditadura, a palavra do governo castrista, e a final, muito mais obscuro sob contratos secretos.

      • “Então porque o contrato e secreto ? Se e tudo licito,qual a necessidade de um contrato secreto?”

        ———————–
        Esta figura do contrato secreto é uma falácia…

        Se este contrato é “secreto”, então os outros similares contratos do BNDES, também são “secretos”…E por “secreto” não quer dizer que as autoridades fiscalizadoras competentes estejam impedidas de examinar as contas e contratos do banco, tal acesso é garantido por lei.

        Porém, se confunde , maliciosamente, informação estratégica para os negócios do banco, sigilosa para não entregar o ouro para a concorrência…Com informação de domínio público.

        E fato é que esta é uma disputa política, que se resume à isto: Uma briga para tornar públicos dados comercialmente sigilosos, que o Tribunal de Contas da União (ou equivalente) já tem pleno acesso…

        Resumindo: As informações sobre contratos e contas do BNDES,
        NÃO SÃO SECRETAS, PORQUE A AUTORIDADES FISCALIZADORAS COMPETENTES A ELAS TEM ACESSO.

        Más também não são de domíno público! Por evidentes razões de estratégias comerciais e contratuais…Como diz o ditado: “O segredo é a alma do negócio”

      • Vai estudar, muleque… um dos princípios da administração pública é o princípio da PUBLICIDADE… logo, falácia é o que vc diz… o que esse governo fez ao emprestar ao governo cubano SEM GARANTIAS é simplesmente CRIMINOSO… é tratar o MEU, o NOSSO dinheiro de maneira aviltante… enquanto isso, nossas FAs passam dificuldades… isso é LESA PÁTRIA… mas elementos alinhados ao governo como vc não devem achar isso uma vergonha… ganham para defender o atual governo… natural…

      • “um dos princípios da administração pública é o princípio da PUBLICIDADE…”
        ————

        Diga isto para as forças públicas como a polícia,forças armadas, de inteligência e segurança, ou para empresas estatais como a Petrobrás que tem um patrimonio de altas tecnologias para proteger, o mesmo vale para bancos que tem um patrimônio a proteger…

        Enfim, que bobagem você disse, não tem vergonha de se expor assim? Deveria lembrar do velho ditado: “Em boca fechada não entra mosca”

        E falacioso, além de demagógico, é o seu próprio modo de pensar e escrever…Não diz nada de concreto, só acusações e intrigas levianas, sem fundamentação, só lhe resta mesmo apelar para o grito e a baixaria…

      • Além de tudo é BURRO… informações estratégicas são uma coisa… GASTOS PÚBLICOS, outra… como já disse, muleque, vai estudar… isso que dá neófitos se meterem onde não tem capacidade de entender… se assim fosse, não haveria auditorias em empresas, fundações e autarquias do estado brasileiro… não haveria órgãos de estado como controladoria e tribunais de contas… vc nem sabe do que fala… perde tempo quem te ouve… só asneiras…

      • Acho que vou ter que te apresentar a uma galera que te salvará da ignorância jurídica: HELY LOPES MEIRELLES, CELSO ANTONIO BANDEIRA DE MELLO e MARIA SYLVIA ZANELLA DI PIETRO… 🙂

      • “…não haveria órgãos de estado como controladoria e tribunais de contas…”

        —————

        Pois foi sobre exatamente isto que falei, as contas do BNDES não são secretas porque estão sob fiscalização de órgãos fiscalizadores, como os que vc acabou de citar, obrigado!

  2. Observem bem…
    É crédito, ou seja, empréstimo. Algo que terá que ser pago, com os juros agradavelmente altos do Deutsche Bundesbank…

    São as garras assassinas das economias alheias, que nós latino-americanos conhecemos bem.

    • Era sobre isto que iria escrever Ilya.
      São créditos, o que equivale a mais um prego no caixão da Ucrânia.
      O país até pode achar um meio de sair da guerra civil, mas está irremediavelmente morto do ponto de vista econômico.

    • O Brasil podia dar 1 BILHÃO para a Ucrânia pagar qndo fidel pagar também… com os mesmo juros de 0,0000000001% ao ano que emprestaram ao safado barbudo com dinheiro do NOSSO bnds… 🙂

  3. Peraí, tenho lido por aqui dito por alguns “entendidos”, com toda a conotação que a expressão induz, que a Ucrânia é uma economia em ascensão. Rsrsrsrs.
    Aliás, essa não é a primeira promessa feita pelo grupo de “apoio a democracia Ucraniana”, rsrsrs. A Ucrania não tá fazendo bom uso desse montão de dinheiro que deve estar chegando aos borbotões, rsrsrsrs, tá sempre pedindo mais um pouco.

Comentários não permitidos.