Acusações de espionagem constrangem governo alemão

Após criticar EUA pelo grampo em seu telefone, Merkel agora precisa explicar escutas em ligações de secretários de Estado americanos. Turquia também foi vigiada, mas, segundo Berlim, por questão de segurança.

Apesar de escolher cuidadosamente as palavras usadas em seus pronunciamentos, a chanceler federal alemã, Angela Merkel, encontra-se agora em uma saia justa devido a uma de suas mais contundentes afirmações feitas recentemente.

Logo após a revelação de que a Agência de Segurança Nacional (NSA) dos Estados Unidos teria grampeado seu telefone, Merkel declarou que “espionagem entre amigos é algo inaceitável”. Agora, porém, seu governo é acusado de também ter espionado um aliado – exatamente os Estados Unidos – o que tornou a declaração da chanceler um grande constrangimento.

Ironicamente, políticos alemães haviam intensificado nas últimas semanas as críticas aos americanos pela espionagem a Merkel. Berlim chegou a expulsar o chefe da principal agência de inteligência americana (CIA) da Alemanha depois que as atividades de dois espiões americanos foram denunciadas.

Segundo a imprensa alemã, porém, o Departamento Federal de Informações (BND) escutou pelo menos uma conversa telefônica, em 2012, da então secretária de Estado dos EUA, Hillary Clinton. Berlim disse que a ligação foi grampeada “por acaso”, dentro das ações para coleta de informações no Oriente Médio. No ano seguinte, porém, ao menos um telefonema do atual secretário, John Kerry, também foi interceptado.

Um funcionário do serviço americano de inteligência demonstrou ao tabloide alemão Bildcerta desconfiança com relação à denúncia. “As conversas de um secretário de Estado são tão criptografadas quanto às do presidente americano”, afirmou. Ele disse, no entanto, que existe a possibilidade de que a ligação tenha sido interceptada por meio de uma conexão não segura.

A questão que fica no ar agora é se o BND vem realizando espionagem sistemática no mesmo nível dos EUA e se grampeia políticos de países considerados aliados – o que pode acabar se tornando algo embaroçoso ao governo alemão.

Oposição condena

Já as reações da oposição ao governo Merkel diante das revelações da imprensa alemã foram rápidas. Konstantin von Notz, deputado do Partido Verde, acusou o governo de hipocrisia. Em entrevista à rádio Deutschlandfunk, ele disse que Berlim “reage de maneira extrema e aplica dois pesos e duas medidas” quando melhor lhe convém.

A coalizão de governo, por sua vez, rejeita algumas das acusações. Segundo Patrick Sensburg, integrante da CSU de Merkel e presidente do Comitê Parlamentar de Inquérito que investiga o caso NSA, a Alemanha não conduz qualquer espionagem direcionada a políticos estrangeiros.

Uma porta-voz do BND garantiu à agência de notícias Reuters que a Alemanha não grampeia telefones de países aliados e afirmou que os EUA não eram alvo da escuta. “Qualquer gravação feita acidentalmente é deletada imediatamente”, afirmou.

Nos casos envolvendo Hillary e Kerry, no entanto, a espionagem parece ter sido uma ação acidental, mas a agência alemã foi acusada de não deletar as gravações, apesar de ter afirmado que o faria.

Protestos na Alemanha criticaram espionagem americana – agora é Berlim quem deve dar explicações.

O governo alemão ainda confirmou indiretamente reportagens veiculadas na mídia de que BND vem espionando, há anos, a Turquia. Segundo matérias publicadas pela revista Der Spiegel e o diárioFrankfurter Allgemeine Sonntagszeitung (FAS), a Turquia está entre os principais alvos do serviço de vigilância alemã.

Berlim defende a prática com veemência, afirmando que a Turquia não pode ser comparada aos EUA e a países europeus como França e Reino Unido.

Segundo fontes do governo declararam ao FAS, o que acontece na Turquia tem influência direta na segurança interna da Alemanha. E isso incluiria atividades do Partido dos Trabalhadores do Curdistão, de grupos turcos de esquerda e de direita, e de traficantes de drogas e de pessoas.

Turquia chama embaixador

De acordo com o vice-presidente da bancada da União Democrata Cristã (CDU), Andreas Schockenhoff, essas explicações justificariam a espionagem sobre a Turquia – país membro da Otan e candidato a integrar a União Europeia.

“Três milhões de turcos vivem na Alemanha”, afirmou Schockenhoff ao FAS. “Algumas organizações turcas na Alemanha são classificadas como grupos terroristas e é natural que façamos de tudo para descobrir de que maneira essas organizações recebem apoio da Turquia”, disse.

Rolf Mützenich, do Partido Social Democrata, enxerga a situação de maneira diferente. “Considero que membros da Otan são parceiros”, afirmou também ao FAS, mostrando preocupação com o fato de que as revelações possam arranhar ainda mais as relações entre alemães e turcos.

A Turquia reagiu de maneira cautelosa para a imprensa. Mehmet Ali Sahin, vice-presidente do partido do governo AKP, explicou que as acusações serão examinadas de perto e precisam ser “levadas a sério”. O governo turco convocou o embaixador alemão em Ancara a dar explicações.

Sensburg, da CDU, defendeu à rede de televisão ARD que as atividades de coletas de informações por meio de agências de inteligência são medidas sensatas em “zonas de crise” em “países classificados como vulneráveis”.

Já Gregor Gysi, do partido A Esquerda, criticou a declaração do colega, afirmando ao canal de TV que, depois de um caso vir à tona, o governo “sempre encontra algum tipo de justificativa sobre o porquê precisa de algum tipo de informação”.

“Critico bastante, por exemplo, a maneira com a qual a Turquia permite com que terroristas do Estado Islâmico atravessam seu território – mas isso não é motivo para que haja uma mútua espionagem”, afirma Gysi. “Os serviços de inteligência no mundo atualmente estão loucos.”

Fonte: DW.DE

13 Comentários

    • Já mudou sua “cara” novamente ???!!!… e o que o pessoal canhoto achou da sua última aparência, meu caro ???… aquela, dando alvíssaras ao petê ???… 🙂

      • “Blue Eyes, Na Resistência
        18 de agosto de 2014 at 20:59”

        vc viu a ultima pesquisa do datafolha?!…a dilma subiu 6%….hahahahahahahahaha….perderam playboys …hahahaha…o que a pesquisa do datafolha mostrou é que o playboy do aecio cheira neves esta caindo em relação a marina…perdendo espaço e voto para a marina o que significa que o segundo turno se houver será entre dilma e marina….ou seja…game over para o playboy…o trafico não compensa.. 😀

        adeus psdb e dem…o lugar de vcs é agora da marina..pertence a ela…hihihihihihi.. o futuro é o PT Zé Vader e Barney Troca-Troca.. 😀

        pior do que esta…da pra ficar…SIIMM……hihihihihi…. 😀

      • [NOTA DA MODERAÇÃO]

        Este comentário foi excluído por: “Não se ateve a proposta (temática) do debate”

        Att, Moderação PLANO BRASIL

      • ““Blue Eyes, Na Resistência
        18 de agosto de 2014 at 20:59″

        vc viu a ultima pesquisa do datafolha?!…a dilma subiu 6%….hahahahahahahahaha….perderam playboys …hahahaha…o que a pesquisa do datafolha mostrou é que o playboy do aecio cheira neves esta caindo em relação a marina…perdendo espaço e voto para a marina o que significa que o segundo turno se houver será entre dilma e marina….ou seja…game over para o playboy…o trafico não compensa.. 😀

        adeus psdb e dem…o lugar de vcs é agora da marina..pertence a ela…hihihihihihi.. o futuro é o PT Zé Vader e Barney Troca-Troca.. 😀

        pior do que esta…da pra ficar…SIIMM……hihihihihi…. :D”

        E ESSE comentário, caro moderador, se ateve a PROPOSTA TEMÁTICA do post ???… DOIS PESOS E DUAS MEDIDAS… não sei quem moderou, mas tem dia que não me perseguem tanto… porque será ???… 🙂

  1. se esta gente trata/agi assim os aliados deles…imagina ao “quintal” ou “amigos/parceiros” deles né caboclada ?!….rs…só Nelson Rodrigues explica viu..

  2. primeiro a Alemanha espionou em 1 minuto a secretaria americana ele falando que iria fazer o cabelo e as unhas

    já os estados unidos estão a espionar não apenas a secretaria mas o povo alemão suas industrias e etc e tal

    então não tem comparação

    o que podemos tirar desse texto é

    a oposição alemão defendendo os estados unidos !!!!

    logo o partido verdusco que já pediu para desativar todoas as usinas nucleares alemãs

    e também foi esse pertido verde alemão que não cumprio como acordo nuclear de brasil e Alemanha

    resumo o partido verde entreguista alemão é igualzinho co uns que tem aqui no brasil

    entreguista apatrida tem em todo canto

  3. RSRSRSRSRSRSSRSRSRS… agora eu quero ver os esquerdinhas (esquerdalha não pode mais… 🙂 …) virem com aquele papinho furado de que SOMENTE os yankes praticam a espionagem internacional… cambada de miolos moles… quem é que não sabe que é useiro e vezeiro, no quadro internacional de centrais de informações, os governos darem uma “espiadinha” no que acontece no quintal do vizinho ???… aposto que até o índio cocaleiro espiona a cara de broa… HIPÓCRITAS…

  4. Tudo dentro da normalidade , somente os vermelhinhos bundas rachadas acham que espionagem eh exclusividade americana,kkkkkkk,o azar deles eque confiaram em terceirizados a manipulaçao de dados desta importancia , se russos e chineses ,se sabunba , tiverem o azar de terem um viadinho shuboquete em seus serviços,eles tambem correriam o mesmo risco, ja ja a banania descobre que a argentina espiona a embraer e ao bebum 19 dedos,kkkkkkk, a turminha vai rasgar o forevis ateh nas costas,kkkkkkkk,OTARIRIRIUUUSSS ,chupe !

  5. Espionagem ñ é atributo “SÓ” dos nefastoss iankss, e o BRASIL ñ a pratica contra os outros , talvez, pq ñ tenha meios e capacidade, eu acho, o q ñ quer dizer q seja uma verdade…Temos uma ABIN q p mim deveria ser expert nesse oficio dentro e fora do país, ou pelo menos dentro da AS…no mais é mt do mesmo…Sds. 😉

Comentários não permitidos.