Tensão racial nos EUA revela – ‘militarização’ – da polícia americana

Foto: Scott Olson / Getty Images

Americanos com roupa e armas militares miram em grupos de manifestantes e tentam dispersá-los com gás lacrimogênio e balas de borracha.

Esta cena não se passou no Iraque ou no Afeganistão, mas em Ferguson, um subúrbio da cidade de San Luis, no estado do Missouri, nos Estados Unidos, que tem pouco mais de 21 mil habitantes.

A cidade vive protestos diários desde a morte no último sábado de Michael Brown, um jovem negro de 18 anos, por tiros de um policial.

Por mais que políticos, entre eles o presidente Barack Obama e o governador do estado, Jay Nixon, peçam calma à população, a reação enérgica da polícia para conter os distúrbios não parece não contribuir parareduzir a tensão.

As imagens de policiais no alto de veículos militares com suas armas apontadas para manifestantes com os braços ao alto foram amplamente compartilhadas nas redes sociais e gerado um grande debate em torno da militarização da polícia no país. Isso porque esse cenário não ocorre apenas em Ferguson.

Processo de décadas

Organizações como a União Americana de Liberdades Civis (ACLU, na sigla em inglês) denunciam que a militarização da polícia americana vem ocorrendo há decadas.

“Nos anos 1980, o governo federal deu acesso aos departamentos locais de polícia a milhões de dólares para o combate às drogas”, explica à BBC a advogada Kara Dansky, autora do principal relatório da ACLU, “War comes home” (A guerra chega em casa, numa tradução livre).

Dansky acrescenta que esse orçamento foi usado, “de forma injusta e desproporcional”, em ações empreendidas em comunidades de minorias raciais.

“Além disso, no começo dos anos 1990, o Congresso autorizou o Departamento de Defesa a dar às polícias locais acesso a seu arsenal militar”, diz ela.

Isso ocorreu com a aprovação da lei de Autorização de Defesa Nacional (NDAA, na sigla em inglês) e foi reforçado com a criação do Departamento de Segurança Nacional depois dos atentados de 11 de setembro de 2001, com a destinação de outros milhões de dólares para as polícias locais e estaduais.

Essa estratégia custou desnecessariamente muitas vidas, segundo a ACLU.

“Comunidades não são zonas de guerra, e não acreditamos que os policiais devam tratar as pessoas que vivem nelas como inimigos. Em nossa investigação, identificamos o uso desnecessário de armas e táticas paramilitares que punham as pessoas em risco. Além disso, isso gera um impacto injusto e desproporcional sobre minorias raciais.”

Questão racial

No caso de Ferguson, onde mais de 60% da população é negra e 50 dos 53 policiais são brancos, a questão racial também ganha um papel de destaque.

O uso de força excessiva pela polícia de Ferguson parece ser tão exagerado que o próprio Obama dedicou parte do tempo de seu pronunciamento nesta sexta-feira para falar do conflito social nesta comunidade.

Mesmo tendo dito que a polícia de Ferguson têm de enfrentar ações criminosas desde a morte de Brown, Obama também destacou que “não há desculpa” para o uso excessivo de forma contra manifestantes pacíficos.

Por sua vez, o procurador-geral dos Estados Unidos, Eric Holder, declarou que o uso de veículos e equipamentos militares envia uma “mensagem confusa”.

Holder admitiu que a polícia local do Missouri aceitou uma oferta do Departamento de Justiça “para receber assistência técnica, com o objetivo de ajudar a controlar multidões e a manter a segurança pública sem apoiar-se em demonstrações desnecessárias de força extrema”.

A senadora do Missouri Claire McCaskill, do Partido Democrata, pediu a “desmilitarização da polícia de Ferguson” e qualificou a reação das forças de segurança como “um problema em vez da solução”.

“Claro que respeito o trabalho das forças de ordem para garantir a segurança pública, mas meus eleitores têm o direito de protestar pacificamente, e a polícia precisa respeitar e proteger esse direito”, acrescentou McCaskill.

Ameaça à segurança pública

Diante de tantas críticas, o chefe de polícia de Ferguson, Thomas Jackson, justificou tal reação como o que ele descreveu como uma ameaça para a segurança pública.

Segundo Jackson, os saques e distúrbios que estão ocorrendo na comunidade devem ser combatidos. Além disso, ele esclareceu que a patrulha das ruas está sendo feita pelas equipes de táticas especiais, a SWAT, e não por políciais comuns.

Dansky, da ACLU, respondeu a Jackson dizendo que a SWAT faz parte da mesma categoria de forças de ordem a qual integram políciais comuns.

“E nos preocupa a militarização de todas as forças de aplicação da lei”, disse ela. “Não adianta dizer que não se trata da polícia, porque temos visto a SWAT se envolver inapropriadamente em certas situações.”

Para Dansky, “a polícia de Ferguson deveria ter suavizado a situação, mas deu uma resposta desnecessária e agressiva, militar, que teve como efeito a escalada da violência”.

“A polícia tinha a obrigação de reduzir a tensão desde o momento em que Michael Brown morreu e isso não foi feito.”

Fonte: BBC Brasil

42 Comentários

  1. Antigamente diziam que isso era coisa de terceiro mundo,que só acontece em países subdesenvolvidos,mas esta ai a resposta espero que isso não seja o estopim para um novo ” Distúrbio de Los Angeles” !

    • Bem colocado César… desde os distúrbios de Los Angeles onde a Guarda Nacional teve que ser acionada, os atentados de 11 de Setembro além do atentado de Oklahoma os americanos, que já eram paranoicos por natureza, ficaram ainda mais por conta da questão da segurança e controle da ordem pública.
      Com o aval da indústria bélica, interesses de todos os tipos além do aumento de organizações criminosas deu-se o cenário perfeito para a contínua militarização de suas polícias. O que de um lado aparenta uma robustez em aparato pode, por outro, ser o estopim para uma nova Los Angeles se este não for gerido com coerência ….
      Abraço,

    • Os subúrbios americanos estão se revelando verdadeiros guetos terceiromundistas… novamente, o preceito CULTURA é, em sua maioria, o principal ingrediente que explica essas tensões sociais… a bomba demográfica latina e afrodescendente americana não foi contida com o uso de bengalas sociais, assim como aqui, com suas bolsas miséria eternas que, sabidamente, não retiram o indivíduo da miséria intelectual, antes os afunda ainda mais… MERITOCRACIA SEMPRE… tanto é verdade que, atualmente, líderes negros americanos, pelo menos os esclarecidos, estão contra a continuidade de cotas raciais, sejam a que pretexto for… http://veja.abril.com.br/blog/ricardo-setti/politica-cia/walter-williams-as-quotas-raciais-nao-funcionam-e-reforcam-os-piores-estereotipos-contra-os-negros/

  2. Por Glenn Greenwald

    “Os policiais e os decisores políticos na América sabem muito bem que protestos sérios – o tumulto e muito mais – são inevitáveis ​​dado o sofrimento econômico que os EUA tem visto ao longo dos últimos três anos (e vai continuar a ver no futuro próximo). . . .

    A razão pela qual os EUA têm para-militarizado suas forças policiais é justamente para controlar este tipo de agitação interna, e é simplesmente impossível imaginar que não está sendo implantada em cheio contra um crescente movimento de protesto que visam a distribuição de recursos grosseiramente corrupta e desigual.

    Como Madeleine Albright disse quando defendendo a intervenção militar nos Balcãs: “Qual é o ponto de ter este excelente aparato militar que estamos sempre a falar, se não podemos usá-lo”…

    Isso é, obviamente, como governadores, prefeitos das grandes cidades e Chefes de Polícia sentem-se sobre os arsenais de fuzis de assalto, mecanismos SWAT, helicópteros hi-tech, bem como a recente tecnologia de drones – que se derramou sobre eles, na esteira do pós 9-11 houve uma explosão de “Segurança do Estado”, para não falar do aparato policial federal enorme que, mais do que qualquer outra coisa, se assemelha a um exército permanente, que está cada vez mais voltado para dentro.

    A maior parte dessa militarização foi justificada invocando ameaças externas assustadoras – principalmente o terrorismo, mas seu propósito principal é doméstico.”

  3. cometeu o mesmo erro que aqui no brasil

    usou muita força e acabou chamando a atenção de muitas pessoas

    depois a policia brasileira melhorou a abordagem em conduzir fazendo o cerco e identificando provocadores o que fez os protestos ficarem menores

    e o fecebook de la com certeza não precisou inflamar nada rsrs

    aqui eles usam o facebook ,mas la nos estados unidos o povo já não aguenta mais ,são racistas pra caramba

    o ridículo é ver a tentativa americana via ONU de desmilitarizar a policia brasileira

    a desmilitarização da policia brasileira pedida pela onu foi bloqueada no congresso nacional

    mas as policias yankes deles eles investem cada vez mais para o militarismo

    dois pesos e duas medidas dos yankes querem a extinção em outros países mas a deles querem melhorar

    não é culpa da militarização mas sim a forma que a policia de la é usada

    ela é uma forma de botar negros e latinos e minorias em seu devido lugar

    ex a maconha ela e usada mais por brancos americanos de 10 uns 8 são brancos que a usam

    mas quem vai preso é os dois restantes que são latinos e negros

    governo fascista ,para dizer o mínimo

    faz o seguinte manda uns oficiais de vocês aprender como se faz com a choque de sp
    ,rsrs eles aprenderam a controlar muito mais que isso rs

    o exemplo que os estados unidos da é cada vez pior!!!!

    • Meu caro PÉ DE CÃO, eu gostaria de fazer-lhe duas perguntas :

      1º onde você viu essa estatística que diz que de cada 10 usuários de maconha nos EUA, 8 são brancos ?

      2º Você esta querendo que seja sufocado esse movimento que ocorre atualmente nos EUA, no estilo choque de São Paulo? mas não é isso que esta ocorrendo lá ?

      • vai no youtube , e escreve assim : history channel historia da maconha

        a estatística é baseada pelos números dos próprios americanos

        segunda ,é apenas mudar de tática como a policia brasileira fez

        aqui não precisou mudar a policia apenas a tática

        o soldado vai executar o que foi mandado

        então responsabilidade de quem esta no comando e governo local que pipocou geral

      • Outro que se “aperfeiçoa” no YT e na SUPERINTERESSANTE… 🙂 … se a SUPER e o YT mostraram, então é verdade… ah sim… não nos esqueçamos da vilasézamo, da rede castordeandrade e também da vozdavodka… bem como do PHAbobrinha, o MSentanalhama e do turquinho do IGnorante Generation… 🙂

  4. Para entender um pouco mais o clima nos locais mais pobres do EUA…

    Vale muito a pena a leitura do longo más muito informativo texto linkado abaixo,
    simplesmente surrealista a mercantilização da justiça no EUA, onde se pode ser preso por um ano, por não pagar uma multa de transito, de por exemplo 100 dólares, más que após este ano preso, você sai devendo não só a multa não paga, más milhares de dólares extras referentes as custas do processo, honorários de advogados do estado, custos e lucros de empresas privadas que exploram o ramo das prisões, o cumprimento de penas em regime aberto, etc…

    Muitas pessoas mais pobres sem, emprego, não tendo com pagar um valor inicialmente pequeno de uma multa que como uma bola de neve, cresce com o tempo, passam a ter que dar parte do seu salário durante anos para pagar as custas dos judiciários locais e de empresas privadas do ramo…

    RESUMINDO: VIRAM ESCRAVOS DE UMA MÁFIA DE AGIOTAGEM JUDICIÁRIA!

    “GET OUT OF JAIL, Inc.”

    http://www.newyorker.com/magazine/2014/06/23/get-out-of-jail-inc

    Pode se ser preso por uma multa não paga, não por falta de dinheiro, mas porque foi entregue em um endereço que o multado não reside mais e não tomou conhecimento da multa etc…

    • rsrsrsrsrs… esquerdopatia antiamericanista da mais rasa… só os sem massa racional encontram “verdades” nessas manjadas e esquizofrênicas fontes que o o alvez gosta de citar e postar… quem quiser se manter na burrice crônica que empenhe apoio a essas deturpações da realidade… rsrsrsrssrsrs… mais fútil que essas fontes só a vozdavodka e a redecastordeandrade… ia me esquecendo da carta estatal e do paulo henrique abobrinha… 🙂

      • A autora da matéria linkada, Sarah Stillman, embasa muito bem
        o seu texto saindo a campo e colhendo depoimentos, jornalismo de primeira qualidade que simplesmente expõe os fatos! Naturalmente é o tipo de jornalismo que você detesta…

        E você não disse nada de concreto sobre o tema, só abóbrinhas ad hominem.
        Já que você não admite críticas ao objeto de sua adoração, o EUA…Tente outra vez!

      • Alvex, criticar os EUA não me incomoda nem um pouco, até porque, esse governo que está na White House atualmente não representa verdadeiramente os americanos, assim sendo, qndo a crítica tiver embasamento dentro da realidade e não for pura crítica pela crítica, pode esperar que serei o primeiro a apoiar… mas antiamericanismo cultural, não espere de mim… NÃO SOU LESADO… ainda penso por mim mesmo…

  5. Só sei de uma coisa: Taí um país em que eu NÃO GOSTARIA de viver…

    Foi traduzido pelo “pessoal da Vila Vudu”, parece que um resumo da matéria que linkei acima, trecho:

    ———————————————–

    15/8/2014, Sarah Stillman, The New Yorker
    (trecho)

    Na 5ª-feira (14/8/2014), Jelani Cobb publicou potente relato do que se via nas calçadas e lares, em Ferguson. Cobb perguntava sobre

    “(…) as questões econômicas e de aplicação da lei interconectadas naqueles protestos, entre as quais, por exemplo, as custas processuais e multas que muita gente em Ferguson tem de pagar, e que com frequência começam por infrações menores até que se convertem “elas mesmas, em violações sempre crescentes.

    Temos gente aqui que é procurada por causa de multas de trânsito, obrigada a viver praticamente como prisioneiro dentro da própria casa. Não podem sair de casa, porque serão presos por causa daquelas dívidas. Em alguns casos, as pessoas até tinham empregos, mas decidiram que o risco de serem presos não compensava a tentativa de sair de casa para o trabalho, disse a Cobb, Malik Ahmed, presidente de uma organização chamada “Better Family Life” [Melhor Vida Familiar].”

    A crise das dívidas com a justiça criminal é um dos muitos afluentes que alimentaram o rio caudaloso da fúria profunda que tomou conta de Ferguson. Mas é afluente importante – tanto porque é problema que se vê em todos os cantos da região, como, também, porque é problema que facilmente desaparece de cena ante o espetáculo-gigante dos tanques e canhões giratórios. No início desse ano, passei seis meses acompanhando o crescimento do valor de custas e multas nos tribunais nos EUA, que acontece pela proliferação de taxas e multas aplicadas a quaisquer pequenas infrações – e que é parte de um movimento crescente na direção do que tenho chamado de “indústria da justiça custeada pelo infrator”. [1] Empresas privadas de cobrança são contratadas, em alguns estados, para cobrar multas não pagas. (Na maioria dos casos, é tática usada contra os mais pobres, que tenham multas de tráfego não quitadas). As reportagens que estão chegando de Ferguson levantam questões sobre como a militarização da polícia e a coerção econômica pelos órgãos da justiça, alimentaram fúria que, hoje, já é difícil de controlar.

    O Missouri foi dos primeiros estados a permitir a ação de empresas privadas de cobrança, no final dos anos 1980s, e desde então seguiu a tendência nacional de permitir que custas processuais e multas cresçam muito rapidamente. Agora, em grande parte dos EUA, o que começa como simples multa por excesso de velocidade pode, se você não conseguir pagar, converter-se numa dívida impagável, que não para de crescer, aumentada, se você não comparecer ao tribunal, por taxas de busca e prisão. (Não raras vezes, o não pagamento acontece não só por falta de meios mas também porque o devedor já não vive no endereço para onde a notificação é enviada, e não a recebe).

    “O que mais se vê nos EUA é gente empobrecida, rotineiramente mandada para a cadeia por custas, impostos, taxas ou multas que não conseguem pagar”

    – disse Alec Karakatsanis, cofundador de “Equal Justice Under Law”, organização sem finalidades lucrativas de defesa de direitos civis, que começou a denunciar essa prática em cortes municipais.

    São multas que crescem como bola de neve quando as multas não pagas são entregues, para cobrança, a empresas privadas, porque essas empresas acrescentam suas próprias taxas “de supervisão”. O que acontece em muitos bairros pobres dos EUA, quando alguém atrasa seus pagamentos? Muito frequentemente, a polícia bate à porta e leva o devedor para a prisão.

    Daí em diante, a bola de neve só cresce.

    “Ser preso tem impacto muito grave na vida de pessoas que já estão à beira da pobreza. Já perderam o emprego, já perderam a guarda dos filhos, estão atrasados no pagamento da hipoteca da própria casa. – diz Sara Zampieren, do Southern Poverty Law Center.”
    ————————————————

  6. Hoje eu estava escutando o Guga Chacra na GloboNews descendo o paú na policia metropolitana deste estado iankss e sua militarização, e seu enfrentamento desta população como se os mesmos fossem terrorrístas do Irak, Síria e ou outros..e q a política das janelas quebradas e uma agressão aos NEGROS e Latinos destes bairros extremamente miseráveis…e eu sei o é preconceito, afinal sou negro , de pela clara…+ sou negro, assim como os meus primos.O acima e por mim trancrito pq eu Ouvi e Vi nas cenas transmitida por vários canis de tvs…assim é na grd democracia ocidental.T´ragico.Sds. 😉

  7. Mas estes aparatos de armas com os policiais se faz necessario ,nao por causa das manifestaçoes anti-racistas e sim porque a regiao eh dominada pelo trafico , soma=se a isso a liberdade de posse de arma que possuem os americanos ,podem possuir ateh .50 em casa ,entao eh normal o aparato belico , para uma comparaçao basta observar os grupos de intervençao das policias CIVIS do brasil, utilizam armas antes destinadas apenas as forças armadas , entao independente das politicas socias e das militancias dos direitos humanos, nao se pode negar deque ,a grande maioria de bandidos ,RICOS ou POBRES estao no crime por opçao , cabe ao estado,tanto aqui como lah , criar oportunidades para estudar e trabalhar ,aqueles que optarem por levar uma vida bandida,que arquem com as consequencias , este governo brasileiro criou condiçoes favoraveis aos estudos e ao emprego ( nao negando que caiu muito a qualidade do ensino),mas mesmo assim triplicou o numero de contravençoes cometidos por adolecentes e adultos , deixando claro a opçao destes pela vida facil do crime , o problema entao pode ser causado pela deterioraçao da relaçao familiar (tanto ricos como pobres), na maioria das vezes os pais nao abrem mao de suas vidinhas particulares ,querem curtir a vida e acabam deixando para o estado,para a baba e para a internet ,a educaçao primordial de seus filhos ,a frase mais faladas por estes pais materialistas e curtidores eh: Nao me encha o saco,sai pra lah ,vai ver teve ou vai brincar com seu colega . Assim nao se cria vinculo afetivo,assim nao ha referencia de comportamento !

    • Infelizmente acaba sobrando para o estado aplicar as leis, muitas vezes destorcidas por interesses economicos e politicos e tambem utilizadas como alibis para cometer atos discriminatorios !

  8. Os esquerdinhas pinks que clamam pela desmilitarização da polícia são os primeiros a gritar por ela quando um malandro aponta uma arma. Não dá para suportar a hipocrisia dessa gente.

    • Mas a polícia existe e para isso mesmo ,socorrer o cidadão quando o malandro lhe aponta uma arma,o problema esta quando a polícia passa a usar a sua ”militarização” para oprimir não o ”malandro” mas sim todo e qualquer cidadão !

      Desmilitar a polícia não é tirar-lhe a prerrogativa que lhe é dada pelo Estado de fazer uso de armas quando necessário,mas sim educa-la para que a mesma não use sempre a força bruta como solução para todos os problemas !

      Esse processo é complexo mas perfeitamente viável e envolve não só a polícia mas o Estado e a sociedade como um todo,pois não tem como ter uma boa polícia sem um suporte de uma BOA JUSTIÇA, e para que isso ocorra há também que se ”desmilitar o Estado”,promovendo a saúde a educação e a justiça social !

      INFELIZMENTE NO BRASIL O CIDADÃO DE BEM TEM MEDO DA POLÍCIA,QUANDO NA VERDADE DEVERIA SE SENTIR SEGURO COM ELA !

      • César vc sabe porque parte das populações locais nos morros do Rio, são contra as UPPs e fazem campanha difamatória contra? e Porque a policia subiu o morro, e acabou o gatonet, acabou a churrascão com carga de carne e cerveja roubada pra todo mundo, acabou baile funk, ate cinco da manhã na porta de trabalhador, que tinha que ficar pianinho, acabou o trampo de vapor do trafico, acabou o microondas e geladeira pras tia, que ninguém sabe de onde veio,acabou a motinha roubada pra pagar de gatinho na comunidade.

        Existem policias cometendo desvios graves nestas comunidades, mas para cada um que comete estes desvios, eu sei de 10 tentando fazer um bom trabalho. Porem policial não vem da Lua, e reflexo de uma cultura local, e policiais não fazem parte “dazelistes’ metade de nosso contigente e negro ou pardo, portando não podemos reclamar da falta de representatividade, que ocorre em certas regiões dos EUA.

        Aos que reclamam da ´policia militar, imaginem toda a policias civil nos moldes da policias civil brasileira, desleixada, burocrática e que não resolve nem 10% dos crimes que deveria.

        O problema no Brasil e cultural, nós temos uma cultura de idolatria a malandragem, ao contraventor, temos “leis que não pegam” chamamos de babaca que devolve dinheiro achado. Junte-se isto ao uma “elite pensante de esquerda’ que se instalou na elaboração de leis e não vé um latrocida como marginal, mas sim como um “revolucionário primitivo, lutando contra o sistema.

        E como diria Mario Covas:
        ” A familia falhou, o estado falhou, a escola falhou, a sociedade falhou, agora querem que a policia resolva?”

      • É Capa esse discurso que você fez já foi repetido
        em demasia por um punhado de gente,mas não passa de falácia,a solução ainda esta na educação e em uma JUSTIÇA eficiente !

        O Mario Covas ficou anos na política não fez nada e ainda falou essas bobagens para pousar de gatinho !

      • respondendo o Blue Eyes, Na Resistência 21 de agosto de 2014 at 14:13

        Você ainda não me entendeu,a justiça social que eu digo vai além desse bolsa família que você tanto odeia !
        Justiça social se resume em dar condições de igualdade ao maior numero de pessoas possíveis para que os mesmo possam crescer em condições de igualdade dentro da sociedade, tendo os mesmos acessos ao BÁSICO para a dignidade humana,saúde,segurança,educação e etc .
        Esse semi-analfabetismo, e essa deturpação moral que você se refere é culpa do Estado fraco que temos,se pudêssemos confiar no Estado brasileiro isso não ocorreria,mas infelizmente estamos ao Deus dará, vemos o criminoso agindo e temos que fechar os olhos pois não podemos acreditar na Justiça porque ela é falha !
        Todos os dias um ”flanelinha” nos estorce no mesmo na frente das autoridades com a certeza da impunidade !

      • César:

        Conforme Rudolph Giuliani provou em NY, miséria não gera violência. O que gera a violência é ausência do Estado e sensação de impunidade, e ambos estão umbilicalmente ligados. E uma das facetas da presença do Estado é justamente a presença da polícia, de forma ostensiva, que intimida o marginal a sair de sua toca para delinquir.

      • MISÉRIA GERA VIOLÊNCIA SIM ! as favelas são provas disso,onde há miséria há ausência do Estado !

        Eu tenho visto uma glamorização da favela por parte da mídia,dando a entender que morar na favela é bacana é gostoso ! (Caldeirão do Huck)

        Mas só a justiça social combate a violência, pois quem tem acesso a educação de qualidade,saúde e emprego não tem como se aventurar no crime !

        A polícia deve esta presente sim,mas para proteger o cidadão, e a Justiça deve da suporte a polícia, pois oque mais se ouve é o seguinte :
        – A policia prende,mas a Justiça solta !

      • Quer dizer que vc comunga daquela máxima que pobre é tudo ladrão, pois foi isso que vc disse em outras palavras… então, não há ricos ladrões, estelionatários, falsários, assassinos, pedófilos, e por ai vai ???… essa posição é uma FALÁCIA que só esquerdinhas da geração 60 acreditam existir de fato… há países na ÁFRICA SUBSAARIANA que são muito mais pobres que nossos favelados e os índices de violência urbana por lá é muitíssimo menor… porque ???… simples: CULTURA MERITOCRÁTICA e CRISTÃ… aqui, onde a _________ corrompeu os valores cristãos e o relativismo impera, bandido é glamorizado e policial é corrupto, mesmo não sendo… é a _______ BURRA e ROMÂNTICA criando mitos que não correspondem a realidade… concordo com vc qndo diz: “A polícia deve esta presente sim,mas para proteger o cidadão, e a Justiça deve da suporte a polícia, pois oque mais se ouve é o seguinte :
        – A policia prende,mas a Justiça solta !”… observe que vc fala em CIDADÃO e não qualquer pessoa que transgride as normas legais e depois quer ter todos os direitos daqueles que sofreram com as ações desta… assim sendo, quer ser respeitado ???… respeite as leis… ah, a lei é injusta ???… lute, dentro da legalidade, para mudar a lei… RESOLVIDO… saudações…

      • Respondendo o Blue Eyes, Na Resistência 20 de agosto de 2014 at 23:27

        Não discuto religião com ninguém,por isso não irei discutir temas religiosos com você !

        A miséria gera violência sim, EU NÃO DISSE QUE SÓ POBRE É CRIMINOSO,nem sei de onde você tirou isso,diante da miséria o cidadão se perde e as vezes se vê obrigado a roubar, mesmo contra a sua vontade, por falta de opção ! dai a minha enfase na justiça social que deve ser exercida pelo Estado promovendo o bem estar com educação,saúde,lazer, segurança !

        Eu defendo a meritocracia como você,mas para sermos mais justos devemos dar igualdade de condições a todos ou a maioria,pois você há de convir que um favelado tem uma vida muito mais difícil que um filho de gente rica !

        Te respeito mas percebo um grande rancor em você,uma raiva descomunal a ponto de as vezes não entender o que venho propondo em meus comentários !

        Então direi a você eu defendo um BRASIL,grande independente de quem esteja no poder direita ou esquerda,eu quero é um país soberano com liberdade religiosa,com educação,saúde,segurança e cultura para todos, apenas isso !

        Se a direita que você defende nos der isso eu voto nela eu e muitos aqui , minha ideologia é a justiça social para todos !

      • Caro Pereira, seu eu for pensar como vc, então as bolsas miséria eterna que o governo “_______________” fornece aos ditos desvalidos permitirá que os mesmos deixem de ser miseráveis em pouco tempo… correto ???… então já foi feita sua “justiça social”… mas lhe garanto que a coisa não é tão simples assim… se essas pessoas não tiverem a chance de receber uma educação de qualidade, eficaz e bem ministrada, nada, NADA mudará a realidade delas, mesmo que recebam uma bolsa de US 3.000,00 por mês… isso foi feito nos EUA por 30 anos e deu em guetos como o de Fergunson… dinheiro não tira ninguém da indigência intelectual… vc não vê aqui no PB, onde, supostamente deveríamos ter pessoas mais esclarecidas, a nata da sociedade intelectual brasileira, e, o que observarmos ???… indigência intelectual gritante, semi-analfabetismo, deturpação moral secularista e por ai vai… então, um povo educado não precisa de “justiça social”… precisa de educação moral edificante… prova do que eu digo: JAPÃO, COREIA DO SUL, MALÁSIA, INDONÉSIA, ALEMANHA e outros bons exemplos de que COITADISMO não leva um povo a liberdade e a glória… saudações…

  9. A policia nos EUA não e militar, então poe por terra a baboseira dos militontos daqui.
    o que a policia la não tem em certos lugares, e representatividade, em uma cidade com maioria negra, como a policia e toda branca?

    Mas o militontos daqui não sabem ler na entrelinhas, não querem inclusão(apesar de dizerem o contrario como papagaios) o que os faz ter orgasmos mentais alto ratardantes, e a guerra de classes, e isto que eles estão adorando.

    Bom mesmo devem os inspetores de quarteirão Cubanos, e seus sarrafos revolucionários.

  10. deixando de lado se estão certos ou não em militarizar os policias eu acredito que os EUA um dia possa a ser torna uma ditadura militar ou um estando policia, um dia o estado possa virasse contra a população, EUA estão virado cada dia mais latino, os negros estão na mesma e tem pouco crescimento o que vai determina o fim da maioria branca são os latinos.

    sera que a elite branca vai soltar o osso daqui uns 30 anos ou vão impor uma ditadura contra os latinos e minorias, essa e minha duvida, mais que os EUA anglo-saxão já abriu as penar para os latinos não tenho duvidas hehe. falado nisso latinos estão melhores das pernas que os negros complicado.

  11. ,.. c uma policia metropolitana militarizada e majoritariamente BRANCA, ela perde representatividade nesses bairros de maioria negras e de latinos. E nesse bairros, ver tv’s é, em alguns casos, até uma fuga. E n bairros moram às babas e elas ñ tem babas e ou creches p seus filhos..até parece certo país . Li um editorial de um jornal iankss de grande circulação no estado, e materia escrita por um lornalista branco e idôneo, sobre a política agressiva das policias locais, chamada de “Janelas Quebradas” e sua injustiça, pois se observas q só negros e latinos, ou quem tenha essas características, q são revistados de forma acintosa . Isso demonstra alto grau de pré conceito. racismo e td essas coisas..Aki e 3º mundo, então, ..Grande democracia.Sds. 😀

    • Opa, essa pesquisa foi feita pela PEW, que nada mais é do que uma think thank baseada em Washington, financiada com dinheiro da família fundadora da petrolífera Sunoco, vc acredita nesses números? Fala serio hen.

      • E você acredita no que o site da campanha da reeleição da Dilma, cujo responsável é o bolchevique ressentido Frankin Martins, o obsessivo pela “Ley de Medios”, veicula. E ainda vem me questionar meu caro MAV? Fala sério!

      • E o texto da BBC também foi escrito pela Pew Research, financiado por uma petrolífera gananciosa? O que mais falta agora, dizer que o JR Ewing está por trás disso?

      • Claro… vc decide qual texto “reflete a verdade”, de acordo com SUAS conveniências ideológicas, né mesmo ???… como disse o Melkor, FONTE ISENTA NÃO ECZISTE !!!… 🙂

      • Adianta nada, meu caro, ser petista ou não, será sempre enquadrado de acordo comtuas posições, se for pró Brasil demais sera esquerda, dendendo será petralha, se por manifestar opiniões que contariem a logica propagandistica yanke ou mesmo sionista, aí será Russofilo, Chinofilo, cheguevariano, bolivariano, muçulmano, presbiteriano, Francesofilo, Alemanhofilo ou qualquer outra definição que possam se aproveitar para expressar a dor que sentem por você atingir seus pintos fracos, a profunda dependencia que sentem pela patria “idilica” deles. Rsrsrsrs

      • A propósito, antes que pensem ter havido erro de didática, é pinto fraco mesmo, pois são como fêmeas na defesa do Brasil. Rsrsrsrs

      • Julio… se acha mais brasileiro que Macunaíma… ou talvez seja a reencarnação do próprio… 🙂

Comentários não permitidos.