Presidente de Israel pede desculpas a Dilma por comentários contra Brasil 164

hashtag-news-bandeiraBruno Marfinati
Em São Paulo

O recém-eleito presidente de Israel, Reuven Rivlin, pediu desculpas à presidente Dilma Rousseff nesta segunda-feira (11) depois que o porta-voz da chancelaria israelense criticou o Brasil por ter condenado a sua campanha militar na Faixa de Gaza, informou o Palácio do Planalto.

O porta-voz chamou o Brasil de “anão diplomático” e de ignorar o direito de Israel de se defender, após o Itamaraty considerar “inaceitável” a escalada da violência em Gaza, condenar “energicamente o uso desproporcional da força por Israel” e anunciar a convocação do seu embaixador em Tel Aviv para consultas.

Israel lançou sua ofensiva militar em 8 de julho após um aumento dos disparos de foguetes feitos pelo Hamas, o grupo islâmico que controla a Faixa de Gaza.

De acordo com o Planalto, Rivlin disse que Israel estava se defendendo dos ataques com mísseis e esclareceu que as expressões usadas pelo funcionário não correspondem aos sentimentos da população de Israel em relação ao Brasil.

Dilma condenou os ataques de militantes palestinos contra Israel, mas voltou a manifestar a contrariedade do governo brasileiro ao uso desproporcional da força na Faixa de Gaza em uma incursão militar que matou quase 2 mil pessoas.

Segundo a nota, Dilma “enfatizou que a crise atual não poderá servir de pretexto para qualquer manifestação de caráter racista, seja em relação aos israelenses, seja em relação aos palestinos”.

O governo brasileiro reiterou a sua posição histórica de defesa da “coexistência entre Israel e Palestina, como dois Estados soberanos, viáveis economicamente e, sobretudo, seguros”.

Fonte: Reuters via UOL

54 Comentários

  1. Pedindo licença ao Máquina Troll, segue um texto de Mário Quintana, de uma época em que ainda existiam homens de letra neste país.

    POEMINHA DO CONTRA
    Todos estes que aí estão
    Atravancando o meu caminho,
    Eles passarão.
    Eu passarinho!

    😉

      • “Blue Eyes, Na Resistência
        13 de agosto de 2014 at 19:36

        Há vida intelectual no mundo esquerdopata !!!… :0 :0 :0 …”

        Sem inspiração
        estou agora.
        Tento atiçar a imaginação
        mas ela demora.
        Não consigo pensar em algo
        que faça rimas.
        É como querer acertar o alvo
        com a flecha apontada para cima.
        Não acho um bom assunto
        que se organize bem em versos.
        Mesmo sabendo que no mundo
        há mil assuntos diversos.
        Que coisa chata,
        não consigo imaginar.
        Isso quase me mata,
        porque é horrível não poder pensar…. 😀

  2. E agora, como ficam os nossos pequeneses (incluido aí o sr.Bolsonaro…) que tiveram orgasmos ao serem chamados de anões?

  3. “Os dois episódios, o desaforo e o pedido de desculpa, são demonstrações de que o Brasil está longe de ser um anão diplomático.

    Se fosse, Israel não teria ficado contrariado quando o Brasil chamou o embaixador. E nem teria pedido desculpas depois que o chanceler falou merda. Não se daria ao trabalho…

    O pig adorou quando o israelense se referiu aos 7 X 1; o que prova que o Brasil é um grande país com uma imprensa anã!”
    (Juliano Santos)

    • “Os dois episódios, o desaforo e o pedido de desculpa, são demonstrações de que o Brasil está longe de ser um anão diplomático.”

      Concordo com você Alvez8O, e digo mais embora esteja claro que ainda não estamos aptos a ocupar o nosso verdadeiro lugar no pódio da geopolítica mundial, estamos mostrando ao mundo nosso valor e nosso verdadeiro ponto de vista tanto que o BRASIL não voltou atras em suas declarações ! se manteve firme e foi seguido por outros !

  4. “””De acordo com o Planalto, Rivlin disse que Israel estava se defendendo dos ataques com mísseis e esclareceu que as expressões usadas pelo funcionário não correspondem aos sentimentos da população de Israel em relação ao Brasil.””””

    Perfeitamente, aceitas as desculpas de Israel.

    Só tem um porém… o incompetente do Palmor tem que se foderrrrrrrrrrrrrr com todos os R(s), que ele seja derrubado desse cargo em vez de colocar o nome de Israel em cheque , se ninguém percebeu, o Brasil puxou com ele outros embaixadores de outros países… é o anão .

    ABS.

  5. Taí… foi o que tinha que ser! 🙂 A retratação é com o Brasil, não com a Dilma… que fique bem claro! 🙂

    “O governo brasileiro reiterou a sua posição histórica de defesa da “coexistência entre Israel e Palestina, como dois Estados soberanos, viáveis economicamente e, sobretudo, seguros”.”… ou seja… tudo que não vai ser mesmo, de jeito nenhum… papo pra boi dormir! 🙂

    Vai lá defender que eu quero ver!?? Uma dica… quem tá perdendo é a Palestina! 🙁

  6. Off topic

    O pedido de desculpas do presidente de Israel só atesta com uma clareza solar como são RIDÍCULOS nossos vira-latas (Vaderuxo, TiriricaLess é a raça trilogiense) metidos a estratégicas de geopolitica com curso de piloto

    Parabéns à presidenta Dilma e à nossa Diplomacia

    .
    “A Ucrania é uma economia em ascenção”

  7. O pedido de desculpas do presidente de Israel só atesta com uma clareza solar como são RIDÍCULOS nossos vira-latas (Vaderuxo, TiriricaLess e o resto da raça trilogiense) metidos a estrategistas de geopolitica com curso de piloto

    Parabéns à presidenta Dilma e à nossa Diplomacia

    .
    “A Ucrania é uma economia em ascenção”

    • Coitadinho do pastel , adora um morde e assopra , o pedido de desculpas eh circunstancial , Irael e o resto do universo ainda estao certos da condiçao pandega do brasiu , o pedido de desculpa 25dias depois do ocorrido possui um vies economico , o brasiu ta fechando uma compra de materiais israelenses e este pedido foi um ato combinado , vc tem que cheirar muitas meias usadas,kkkkkkk ,vc e a totalidade de imbecis vermelhos teleguiados,kkkkkkkk

  8. Ele ñ pediu desculpas pela importância do BRASIL, + sim, pelo valor das vendas de caças ao BRASIL, q ele ñ quer q aconteça o mesmo q ocorreu c os iankss, q julgavam já como favas contadas a venda so seu vetusto F-18 p a n FAB, e deu no que… Pindorama está interessada em comprar uns Kafir dos judeuss…+ td leva a crer q vai dar em nada, coisa da n in relevância política.Conforme comentário da Globo News sobre o assunto…Espero q compremos uns 20 Su-30MKS dos Russos e p ontem…Sds. 😀

    • Falou a voz da verdade ,kkkkkkk, belicoso arrasa quarteirao ,deve ser um menbro alegre da EIL ,so pensa naquilo.kkkkkkkkkkk ,deixemos o otariozinho sonhando com a fadinha super dotada !

    • Quisera deus se todo maometano fosse XIITA e tivesse a capacidade e cultara dos PERSAS , compara-los aos beduinos eh pura covardia , o Irao nao eh um estado marginal e facista , vida longa aos PERSAS,que apesar dos pesares ainda conseguem um IDH melhor doque a banania !

  9. então o presidente de israel contrariou o sub do sub do sub

    e todos os vira latas que gostaram quebrou as pernas

    o motivo das desculpa eles os vira-latas irão falar vários um mais ridículo que o outro

    mas esperar o que de uns caras de tao apatridas que nem com todas matérias boas aqui no plano brasil percebe e entende nada de geopolítico

    mais um chute no saco desses vermes que puxa saco sempre de estrangeiros de vários tipos ridiculos

      • coitado do tiraleite de boi a única reposta que tem é essa

        uma resposta de um chambislau chabrosca rsrs

        mas cuidado com os judeus ortodoxos eles não gostam de xabi iguais a você

        sionista de meia-pataca

    • Com vc eu nao me meto ,ha orientaçoes para nao contraria-lo , espero que tenha alguem te acompanhando ai bem de pertinho,kkkkkkkkkk

  10. Tendo em vista o teor da notícia, vamos às respostas:

    Mauro Lima e Stadeu: As melhores respostas. Mas devo alertá-lo Stadeu que Palmor vai continuar onde está…..

    Roberto CR: Interessante alusão à Mário Quintana……

    Alvez: Cuidado ao reproduzir textos do subjornalismo de esgoto a soldo do governo…

    Quanto ao engenheiro eletrônico da Cracolândia, repetiu o mesmo triste papel de costumeiramente faz aqui em seu chapa-branquismo histérico e fixação erótica pela trilogia. Se pegasse o dinheiro que torra comprando pedras de crack e pagasse uma assinatura do Forças de Defesa, poderia realizar o seu sonho masoquista de ser achincalhado por todos que lá opinam…..

    Quanto ao episódio, tudo se resume a apenas uma coisa: Dinheiro. Como é sabido por todos, e até pelo engenheiro eletrônico da cracolândia, empresas de defesa israelenses possuem vultuosos negócios aqui no Brasil. A Elbit forneceu a suíte de aviônicos do A-29, realizou a modernização dos F-5, A-1, A-4 e Bandeirantes. Tambem comprou a Aeroeletrônica e é sócia da EMBRAER na produção de UAVs. A Rafael vendeu mísseis Python e Derby, além dos casulos designadores Litening. Por fim, a IAI vendeu drones para a PF.

    Diante desse quadro, pragmaticamente os israelenses resolveram dar o episódio por encerrado para que os negócios não saíssem prejudicados afinal, como todos sabemos, judeus não rasgam dinheiro. Assim, o Chefe de Estado Israelense resolveu “pedir desculpas” pelo arroubo de sinceridade do Porta-Voz da Chancelaria, que afinal não disse nehuma mentira. Como resultado a Diplomacia dos atabaques passa a acreditar que saiu por cima ao passo que as empresas Israelenses continuam a fazer bons negócios por aqui.

    Por fim, é preciso lembrar que judeus fazem negócios há mais de 2.000 anos. Petralhas o fazem há apenas 30….rs!

  11. Deu a louca dessa cabeça de pinico, la em cima ele postou flores e lagrimas ,emocionado com o pedido de desculpas ,ja aqui eh puro rancor ,kkkkkkkkkkkk , pe di cao consegue ser menos otario !

  12. Algo previsível não só pelo alto risco do Brasil deixar de comprar mercadorias de Israel, mas também o altíssimo risco do Brasil fazer algum tipo de campanha anti-Israel (principalmente onde tem maior influencia diplomática America do Sul, África e algumas nações da Ásia). Diferente do que algumas pessoas imaginam o Brasil tem muito poder diplomático e o governo de Israel, que não é bobo, sabe muito bem disso.

  13. Marco Aurélio Garcia: “Brasil e Israel vão manter laços históricos”

    247

    12 de Agosto de 2014

    Paulo Victor Chagas – Repórter da Agência Brasil

    O assessor especial para Assuntos Internacionais da Presidência da República, Marco Aurélio Garcia, considerou encerrada a questão das declarações do porta-voz da Chancelaria israelense, Yigal Palmor sobre o Brasil, que, recentemente, qualificou o país de “anão diplomático”. Ontem (11), o novo presidente de Israel, Reuven Rivlin, telefonou a Dilma e se desculpou pelas palavras do porta-voz.

    De acordo com Marco Aurélio, a conversa foi “simpática” e os dois presidentes puderam expor as suas razões.

    “No mais, concretamente, ficou claro que há disposição dos dois governos de manter uma relação histórica”, disse.

    As declarações do israelense foram dadas no fim do mês passado, quando o governo brasileiro convocou o embaixador em Tel Aviv para consultas e publicou notas considerando inaceitável a escalada da violência entre Israel e Palestina.

    De acordo com Marco Aurélio, a posição do Brasil sobre o assunto continua a mesma. “Não podia mudar, foi a posição do governo brasileiro que suscitou aquela reação, digamos, um pouco destemperada, mas nós consideramos que este é um assunto encerrado, deste ponto de vista.”

  14. nao quis comentar sobre este episodio, apenas o que posso dizer é que o Palmor nao serve nem um pouquinho para ser “porta voz da chancelaria” de israel é um cara que demonstrou nao ter preparo para “relações publicas”, eu achei que o brasil deveria ter sido mais claro ao defender israel sobre sua defesa e tb os palestinos, porem um cara que é porta voz de israel nao pode sair com um discurso nada profissional como este, ele esquece sobre o comercio que o brasil tem com israel e tb sobre nossa relaçoes diplomáticas que sao muito boas.
    sds a todos

  15. Eu fico impressionado a à defesa q os protestantes fazem do estado judeuss q mataram o filho de Deus (YHWH)Atos 2:23…nunca leram Joel 2:32,Mat.27:51, Gal.3:7 e 29,.. Rev.5:9,10 uma arvore podre só pode gerar fruto podre, afinal Deus é parcial Rom.2:11.. Sds. 😉

Comentários não permitidos.