Governo dos EUA suspeita de “novo Snowden”

Artigo publicado por Glenn Greenwald cita documento secreto datado de agosto de 2013, quando o ex-analista da NSA Edward Snowden já não estava mais nos Estados Unidos.

O governo dos EUA acredita existir outro delator como o antigo analista da Agência de Segurança Nacional (NSA) Edward Snowden, segundo declarações de funcionários do governo à emissora CNN.

Segundo a CNN, a prova seria um artigo publicado nesta terça-feira (05/08) pelo site The Intercept, um portal de notícias lançado pelo jornalista Glenn Greenwald, que também publicou revelações de Snowden.

O artigo aborda o aumento do número de terroristas – conhecidos ou supostos – nas bases de dados do governo americano durante a administração do presidente Barack Obama e questiona os critérios para defini-los. Segundo o texto, são 680 mil pessoas. Em ao menos 280 mil desses casos, não haveria nenhuma relação conhecida com redes terroristas, como a Al Qaeda.

Para embasar suas afirmações, o texto cita um documento secreto de 12 páginas, datado de agosto de 2013, quando Snowden já havia deixado os Estados Unidos para evitar enfrentar a Justiça. Assim, o documento não poderia ter sido “vazado” pelo antigo analista.

Além disso, Greenwald não cita Snowden como a fonte de suas informações, o que ele normalmente faz, e afirma que a fonte é alguém ligado aos serviços secretos.

O próprio Greenwald insinuou em entrevistas através da sua conta no Twitter que as revelações de Snowden “inspiraram” muitas pessoas com conhecimentos de informática a seguirem o mesmo caminho.

AS/lusa/afp/rtr

Fonte: DW.DE

17 Comentários

  1. Putz essa NSA está uma verdadeira barata voa, é muita gente querendo debandar.
    Mas os states já tem os substitutos para a missão, que no momento estão fazendo estágio nas Américas, principalmente no Brasil, participando ativamente na ferramenta P.B. Rsrsrs.

    • Os States estao mau de patriotas heim rsrsrs, e olha que tem um desafortunados aqui que batem no peito sobre a questão do patriotismo norte americano, mas quem realmente sabe quem são os governantes americanos não os apoia, eis aí os exemplos. Sds

      • senhor ARC muitos daqui deste pais chegam a ser mais “patriotas” aos eua do que a maioria dos próprios estadunidenses..rs..

  2. A mais poderosa nação do mundo esta sendo desconstruida por dentro.
    Governantes pateticos+ Infiltrações modernetes pateticas em instituições de formação+ moral dubia das novas gerações = Traições relativistas morais.

    • Não acredite nesses torpedos dissimulatórios… o primeiro já foi um cavalo de Troia… os russos engoliram com anzol e chumbada… pelo jeito deu certo… estão preparando mais… 🙂

    • Gostei desse comentário no primeiro post:

      “Courtney Wright • 12 dias atrás

      Sim, porque deixar o governo dar-lhe tudo que você precisa não é, de forma alguma, uma forma de controle.”… 🙂

      Tradução nossa…

      Será que ela se referia ao Brasil ???… 🙂

  3. puxa vida agora a vaca vai pro bejo mesmo!! agora que tipo de segredos foi revelados tecnologio diplamatico econominco!!!!

  4. Os americanos são extremamente orgulhosos, são como os escoceses que não calam a boca por um minuto sobre sua luta por independência. Muitas dessas pessoas como o Snowden e outras entraram na NSA e outras empresas ligadas pensando estarem defendendo sua liberdade e seu país, algo que são muito orgulhosos a respeito. E quando chegaram lá, o que descobriram na verdade era um estado policialesco ao melhor estilo Orweliano, e o que faziam na verdade era espionagem indiscreta de seus próprios cidadãos. O filme do Capitão América 2 toca no assunto bem naquele estilo Holiwoodiano. Era mais do que óbvio, que cedo ou tarde alguém dentro daquela estrutura ia vazar aquilo que acontecia ali, mesmo sabendo o preço que poderia pagar. Snowden foi só o primeiro, ele puxou a fila, mostrou que tinha coragem e acabou virando exemplo pra outros lá dentro, especialmente porque ele bem ou mal, saiu impune. Ele foi só a ponta do iceberg, essa história ainda vai piorar e muito…

    • Escritor que dizia que o 11 de Setembro havia sido um ato do governo americano é encontrado morto

      Phillip Marshall, pesquisador, escritor e ex-piloto da CIA, foi encontrado morto em 2 de fevereiro de 2013, com sua esposa e filhos. Até mesmo o cão da família foi morto. As autoridades tratam a questão como suicídio, mas de acordo com aqueles que o conheciam Phillip, ele vivia com medo desde que ele publicou seu livro “The Big Bamboozle: 9/11 e a Guerra ao Terror”, em que culpa o governo dos Estados Unidos para os ataques.

      Phillip escreveu no livro que a administração Bush, com a cooperação de inteligência saudita, foi responsável pelos ataques terroristas de falsa bandeira 11 de setembro de 2001 às Torres Gêmeas. De acordo com a Santa Barbara View, durante o processo de edição, Marshall expressou certo grau de paranoia. O Autor acusava o presidente George W. Bush, em seu livro de não-ficção, em ser em conluio com os serviços de inteligência da Arábia Saudita na formação dos sequestradores que morreram nos aviões usados nos ataques.

      Trechos do livro:

      “A verdadeira razão para o ataque ter sido um sucesso foi devido a uma operação coordenada que preparou o treinamento dos sequestradores para voar aviões comerciais de grande porte. Temos dezenas de documentos do FBI para provar que o treinamento de voo foi realizado na Califórnia, Flórida e Arizona, nos 18 meses anteriores ao ataque. ”

      “Depois de um exaustivo estudo de 10 anos do ataque mortal que usou um Boeing lotado de passageiros e tripulantes de como mísseis guiados, estou 100% convencido de que uma equipe secreta de agentes de inteligência sauditas foi a fonte a logística, treinamento de voo, financeiro e tático visando o essencial para sequestradores, 18 meses antes do ataque. Esta conclusão foi proposta há seis anos e todos os testes posteriores só confirmaram essa conclusão.”

      “Em 1 de março, dois ex-senadores norte-americanos. de posições distintas, também levantaram a possibilidade da participação da Arábia Saudita nos ataques que mataram 3.000 pessoas e estimulou a guerra global contra o terrorismo. Em depoimento, os ex-senadores Bob Graham e Bob Kerrey disseram acreditar que o governo saudita desempenhou um papel direto nos ataques terroristas”.

      Fonte: Infowars

      Seria esse o caso de um louco que perdeu o controle ou queima de arquivo?

  5. Isso acontece em todo lugar, basta ver o que foi preso na Alemanha mês passado. Há pouco tempo um agente brasileiro também foi pego, e por aí vai.
    A diferença é que quando pegam um agente norte-americano os dados envolvem geralmente assuntos pertinentes a outros países e volume de dados também costuma ser bem superior.

  6. Na verdade o que o filme Capitão América 2 mostra é aquilo que eu mesmo, e muitos outros, acreditam… que os EUA estão infectados com a doença da Vaca Louca Alemã… o Nazismo!

    que, apesar dos sintomas discretos até o momento, cedo ou tarde, vai mostrar todas as suas características em breve, num surto explosivo, e absurdamente forte … e aí sim, vamos realmente precisar de heróis para salvas a PÁTRIA, de TODOS, não só a DELES mesmo, mas TODAS as pátrias!

  7. sabe nao querendo fala mal do snowden mas porem nao acho que foi tao idealista assim so por moral que ele vaza de la e entrego os EUA nao tenho provas so especulaçoes mas paises com CHINA E RUSSIA PAGARIA MUITO BEM POR SEGREDOS DE ESPIONAGEM QUE OS EUA CONSEGUIRAM ATRAVES DA NSA E TANTAS OUTRAS INFORMAÇOES VITAIS QUE ELE TINHA ASSESSO!!!

  8. esta NSA esta se expondo ou revelando-se perante ao mundo uma completa comédia…uma completa esculhambação ou piada…estas agencias de segurança e inteligências estadunidenses são uma completa piada e comédia…todo mundo invade, hackeia ou vaza segredos quais forem ou queiram……são a verdadeira casa da mãe Joana….só faltam vazar os segredos da área 51 e do caso Roswell… logo logo já estarão vazando os documentos mais secretos…os cosmics secrets..mas que bananas…rs..pelo jeito ali ninguém precisa ou precisara invadir, tomar ou sabotar..são tão atrapalhados e patetas que eles mesmos já fazem isso..a própria gente deles mesmos já fazem isso para os outros….kkkkk…

Comentários não permitidos.