Vídeo: Novo veículo blindado modular 4×4 KAMAZ-53949 Typhoon-K

[embedplusvideo height=”395″ width=”650″ editlink=”http://bit.ly/1sg3PRM” standard=”http://www.youtube.com/v/l_NlmqEmLPA?fs=1″ vars=”ytid=l_NlmqEmLPA&width=650&height=395&start=&stop=&rs=w&hd=0&autoplay=0&react=1&chapters=&notes=” id=”ep4926″ /]

7 Comentários

  1. Preferiria que o EB adotasse este tipo de veículo aos LMV.

    Não são tão grandes quanto caminhões, o que contribui em agilidade, e possuem área de carga ampla. E não teriam grandes problemas de perda de potência, em caso de reforço na blindagem, pois a motorização destes modelos geralmente vem com alguma sobra.

    E por falar em LMV, alguém sabe como anda o processo de avaliação do EB? Estranhei a ausência da Agrale no processo já que ela havia desenvolvido o Gaúcho, além de ter assumido a produção do jeep da antiga Engesa.

    • O veículo que o EB está procurando está numa classe bem diferente. O gaúcho é um veiculo leve e quase sem blindagem, não adequado para patrulha em zonas quentes. Ele é mais pro trabalho na retaguarda, e para forças especiais por poder ser aerotransportado e lançado de paraquedas. O veiculo que o EB quer é algo de maior porte e de maior blindagem, e é até melhor que não tentem adaptar o gaúcho pra não cair no mesmo erro do exército americano e o HMMWV.

      • Sei que é mais pesado, mas é uma questão pessoal esta preferência Lucas Senna. Não vejo mais serventia atualmente para estes jipões em um conflito, mesmo que só para serem utilizados na retaguarda ou em serviços de ligação. Notou o tamanho da área disponível para carga nestes veículos? É muito pequena. Adicione a isso a necessária resistência a minas, coisa que nenhum deles possui de fato, e sob meu ponto de vista estes LMV perdem sua razão de ser.

        O Gaúcho realmente atende a outro tipo de necessidade, bem diferente do que a exigida nos LMV, mas até o momento em que escrevi o comentário achava muito estranho a Agrale, com sua experiência nesse ramo, não ter apresentado nenhum produto para a seleção. Só que ela apresentou e eu não sabia. É o Gladiador. Abaixo segue um link com informações sobre ele, mas tive uma impressão muito ruim do interior do veículo. Me deu a impressão de que faltou algum estudo de ergonomia e uso de materiais na elaboração da cabine quando comparado a similares do mesmo segmento.

        Quanto ao Kamaz deste post ele cabe em um C-130 sim. Eu achei um vídeo onde havia a descrição técnica do veículo (dispões de duas alternativas de motorização Commins, o que facilitaria a produção por aqui), só que nesse momento não o localizei para apresentar o link.

    • Outra coisa que conta contra o typhoon é a dimensão e o peso, não creio que ele possa ser transportado em um KC-390 como os outros concorrentes do programa.

Comentários não permitidos.