China substituirá EUA no fornecimento de componentes eletrônicos para industria de defesa da Rússia

Nos próximos 12 meses, a indústria militar e o setor espacial da Rússia preveem comprar equipamentos eletrônicos da China no valor de quase US$ 1 bilhão. Além disso, o volume dessas importações deve ser multiplicado nos próximos dois ou três anos, conforme relata a edição desta quarta-feira, 6, do jornal Izvestia.

Os componentes eletrônicos que a China fornecerá devem substituir os produtos similares de fabricação norte-americana que as empresas russas pararam de receber por causa das sanções ocidentais, segundo explicou uma fonte da Agência Espacial Russa (Roskosmos).

Citado pelo jornal, o funcionário disse que a Rússia está trabalhando com a Corporação de Tecnologia e Ciência Aeroespacial da China (CASC), que, segundo ele, já apresentou dezenas de itens que são idênticos ou muito semelhantes aos componentes que o país eslavo deixará de poder comprar devido às sanções de Washington.

Ainda de acordo com a fonte da Roskosmos, 12 centros da CASC envolvidos no processo de desenho e fabricação de componentes eletrônicos participarão de um fórum especializado que acontecerá em 18 de agosto na capital russa. Mais tarde, um evento similar será realizado em São Petersburgo.

Atualmente, o setor espacial e a indústria militar da Rússia ainda não compram materiais eletrônicos da China, mas começaram a estudar esta possibilidade depois que os norte-americanos se recusaram a fornecer componentes para o satélite geodésico russo Geo-IK-2 no ano passado.

Até recentemente, as importações russas de itens eletrônicos dos Estados Unidos totalizavam quase US$ 2 bilhões por ano. Para o analista-chefe do sistema russo de navegação por satélite Glonass, Andrei Ionin, esse dinheiro pode agora beneficiar Pequim por causa das restrições impostas pelo Ocidente contra Moscou, e a cooperação com os fabricantes chineses pode ser um primeiro passo para a aliança tecnológica dos países que compõe o BRICS, além de Rússia e China, Brasil, Índia e África do Sul.

Fonte: Diário da Rússia


 

 

 

 

21 Comentários

  1. A China agradece ao Tio Sam…

    E as industrias e empresários estadunidenses é que tomam na toba com as sanções de Washington…Um legitimo tiro no pé!

    • Well ja e encontrado hoje em equipamento Yanks parte made in China

      Isso so ajuda os Chinas subirem mais economicamente,!

    • Alianças tecnologicas,kkkkkkk,somente um inocente acredita nisto, a verdade eque a china pretende ter nos brics ,consumidores para seus produtos industrializados e fornecedores de commodites baratinhos , os russos acabam de dar um tiro no cerebelo !

      • rsrsrsrsrss… essas conclusões ÓBVIAS não podem ser concluídas pelos esquerdinhas, terapode… a muito perderam a lóbulo frontal para a esquerdopatia… QUE VENHA A GUERRA FRIA… agora, fico pensando, qual será o novo muro que cairá daqui a algumas décadas ???… se for o da China, vai dar para enfeitar salas do mundo inteiro !!!… 🙂 🙂 🙂

  2. A Rússia colocou a sua segurança em mãos alheias,e sem a necessidade disso pois no tempo da URSS ela não tinha tais problemas,Moscou deveria aproveitar esse momento e rever essa política !

    Quanto a criação de uma aliança tecnológica entre os países dos BRICS, isso seria ótimo,basta saber se alguns membros (inclusive nós) tem peito para suportar as chantagens que certamente virão por parte dos EUA !

    • Concordo em parte meu caro, realmente uma aliança tecnologica nos beneficiaria em muito, pois a Russia, China tem muito a nos ensinar, e nós temos materia prima pra equilibrar essa troca. Agora quanto a oposição norte americana, isso vai depender do proximo presidente, se for o Aecio estaremos ferrados, pois ele é alinhado a politica norte americana, vassalo de carteira assinada, infelizmente nos sobra ( e sobra muito mau) a filha gorda do Guevara, pois independente de suas falhas ela é mais competente em não desagradar ninguem e agradar a todos, isso trouxe algumas vantagens para nosso país, como alianças que antes nunca tinhamos por conta da pressão nortista. Sds

  3. Não demora vão aparecer os yankedependentes vindo ampliar o desdém aos produtos chineses, que eles compram a revelia. Mas nada alem disso, essa burrice de atitude tomada pelo “ocidente” yanke fará mais bem a china que ao ocidente, para a Russia, ela está mostrando que tanto faz, ela tem como e onde sanar suas deficiências.
    Assim são países grandes, encontram recursos para sair de chantagens.

    • Que nada esquerdinha… estamos é torcendo para que russos e chinas se deitem na cama e um foda o outro com o fogo da paixão euroasiática… 🙂

      QUE VENHA A GUERRA FRIA !!!… 🙂

  4. Depois dessas sanções a confiança e a cooperação entre a Rússia , EUA e UE nunca serão mais a mesma na área de tecnologia, pois a Rússia vai tomar duração lição que nunca se deve confiar nesses países.

  5. Depois de tantos exemplos na Inglaterra e EUA, por exemplo, acho que Rússia está só transferindo o problema. Não tando como uma retaliação por conta dos embargos, como muitos devem estar pensando, mas justamente por causa deste.
    É a solução óbvia mas que deveria ser de curto prazo. Em breve a China pode se tornar um problema também para a Rússia (na verdade já está acontecendo) e os números mostram o porquê.
    Rússia 17.124.400 Km2, 143.000.000 hab = 8.3 hab/km2
    China 9.596.900 Km2, 1.350.700.000 hab = 144.7 hab/km2
    Numa situação dessas, é bom a Rússia não demorar muito a produzir seus próprios chips, principalmente os de sistemas de comunicação/defesa. 🙂

    • Aí não sei se concordo Melkor, sou levado a refletir sobre a concetração populacional da China sendo parecida com a nossa aqui no Brasil, eles tem cidades abarrotadas de gente, e provincias inteiras sem ninguem, e sem contar que o territorio deles é vastíssimo. Sds

      • ARC, a densidade populacional da China é de fato mais de seis vezes superior a do Brasil, que é de 23.7 hab/km2.
        Quanto à preocupação Russa, eu lí sobre isto há alguns anos, 6-7 anos, mas não tenho mais a matéria, contudo, você pode dar uma olhada nestes links abaixo.

        http://noticias.uol.com.br/ultnot/efe/2005/07/04/ult1808u44460.jhtm
        http://www.areamilitar.net/noticias/noticias.aspx?nrnot=1298
        http://olivergeo.blogspot.com/2010/09/expansao-chinesa-sobre-territorios-da.html

      • Concordo com vc na questão de futuramente a Russia encontrar alguns pro lemas com a China sobre divisas, mas não vejo isso num horizonte de 30 anos, mas acho que a Russia precisa se preocupar em entrelaçar cautelosamente suas relações com os chineses, e expandir bases militares nas regioes mais problematicas, mas estamos falando de um dos titãs da estrategia politica global, e com certeza eles devem estar se preparando pra isso, e se fossemos ver no cenario de hoje, por mais que a China tenha um poder formidavel, “Moscou never sleeps” .
        Quando eu comparei a densidade populacional dos chineses com a nossa, foi por conta da centralização das massas em pontos especificos ( como por exemplo o sudeste do nosso pais tem uma quantidade absurda de habitantes em relação as outras regiões) e a China não difere de nós nessa caracteristica.
        Valeu pelas fontes. Sds

  6. E tem gente que vem aqui dizer que são auto-suficientes,que “será insuperável, militarmente, cientificamente, e economicamente dentro dos próximos 10 ou 15 anos”

    Vão voltar para a idade da pedra, viram fãboysk, agora a Rússia vende petróleo para a China em troca de manufaturados de alto valor agregado. Putim the Great

    • Mas ainda tem distraido russofilo que acha isso o maximo, sairam do espeto e cairam na brasa cheia de espetos refratarios , agora começa o fim da russia , uma pena !

  7. A maioria dos produtos tecnológicos que temos hoje é produzido na China (Samsung, Apple, etc) Eles têm a capacidade para isso… e estão mostrando o caminho para nós!

    Parar de se preocupar com o que ELES vão pensar, e começar a agir de fato como uma nação soberana! Com o tempo o resto vai acontecendo normalmente… o fluxo da história segue em frente… e mais um império cai!

    • Mas caindo um imperio e sua naçao continuando como uma prostituta ,que vantagem ha para esta prostituta burra chamada brasiu que sempre esta as margens $

Comentários não permitidos.