Saab vai atualizar especificação do Gripen

Gripen-E-operational-costA Saab entregará à Força Aérea Brasileira (FAB), amanhã, a atualização das especificações técnicas do caça Gripen NG, que será desenvolvido em conjunto com o Brasil.

“Com a atualização a empresa identifica alguns itens do avião que já ficaram obsoletos ou que deixaram de ser fabricados”, conta o presidente da Comissão Coordenadora do Programa Aeronave de Combate (Copac), brigadeiro José Augusto Crepaldi. O documento feito pela Saab também avalia o impacto que a escolha de um novo tipo de armamento pela FAB terá no custo e integração à aeronave.

Em paralelo à essa discussão, a FAB negocia os detalhes do contrato, que prevê a compra de 36 caças Gripen NG. O negócio foi estimado em US$ 4,5 bilhões e, de acordo com o presidente da Copac, deve ser assinado até o fim deste ano.

Nas próximas duas semanas, segundo Crepaldi, os especialistas do programa F-X2 estarão reunidos para rever a proposta de compensação tecnológica e industrial feita pela Saab, assim como uma atualização do plano de participação da indústria nacional no desenvolvimento do caça, com o detalhamento da divisão de trabalho de cada uma delas. A Embraer foi escolhida como empresa líder do programa de desenvolvimento da aeronave no Brasil.

Fonte: Valor via Notimp

Nota Será que vão aumentar os custos daquele que não assusta mas impõe respeito, a melhor proposta e melhor “Preço”?????

E.M.Pinto

13 Comentários

  1. os partidos de oposição tenta barrar a aprovação desse contrato também ,esses políticos colocam a segurança do brasil atrás de suas campanhas ridículas

    • Ninguém está querendo barrar a compra do Gripen Pol Pot do hospício! Pelo contrário. Estariam querendo, com justeza, barrar a compra se a escolha “político etílica” do Apedeuta tivesse sido mantida.

      • sabe nada inocente rsrs

        coitado do tiraleite esta mais por fora que poupa de trazeiro de piriguete

        acorda para a vida vc não acompanha nada de jornalismo além de rede esgoto e veja

        começa a se informar melhor ,ou esta se fazendo de cego rs
        deixa essa istoria de cego para o catarata

  2. PÉ DE CÃO
    31 de julho de 2014 at 13:44

    os partidos de oposição tenta barrar a aprovação desse contrato também ,esses políticos colocam a segurança do brasil atrás de suas campanhas ridículas
    === Saõ esses desgraçados da “oposição” q está fazendo n FAs cairem n situação de sucateamento. Antes essa pulga alada e nada…eu ainda sonho c 36 caças Su-35S” p n FAB e 26 Su-34 p a n MB.. e p ontem…sds. 😉

    • Brasil não sabe o que é caça de verdade correto e nem muito menos saber fazer suas escolhas.

      A oposição colaborou bastante pra chegarmos a situação que estamos.

      Su35, F15 são os caças de verdade

  3. Evidente que os custos vão maiores, agora que viram que o caça precisa de atualização. Absurdo a falta de competência da COPAC para escolha do caça e mas ainda do Executivo ao fazer a escolha do GripenNG.

    Em relação ao partdo de oposição no qual esteve alguns anos a fim e nada fez pelas FFAA pra ser preciso uns 30 anos sem investimentos.

    Agora a escolha pelo Gripen, deve ser questionada sim não só pela oposição mas sim por todos aqueles que tem algum conhecimento sobre o assunto.

    Absurdo jogar o dinheiro público fora nesta escolha !!!

    • Polaco,

      Não é incomum que projetos dessa envergadura passem por atualizações, de acordo com novas tecnologias que são eventualmente desenvolvidas; para identificar componentes que possam ser trocados por variantes atualizadas…

      Aliás, toda a aeronave de caça que se preze passa por atualização constante…

      Caças como o Flanker e o F-15, cujas origens remontam ao final dos anos 60, já estão em vias de se tornarem obsoletos… Atualizar a eletrônica, nesse caso, não muda o fato de que os desenhos dessas aeronaves já se tornam menos efetivos no espaço de batalha projetado para o futuro previsível…

      A escolha pelo Gripen foi sim bastante acertada… Trata-se de um desenho extremamente racional, e que chega a ser mais avançado que Flanker ou Eagle, reunindo excelente performance com baixa detectabilidade, além de manutenção racionalizada. E é isso o que conta.

      De fato, a short-list concebida pela FAB ( com F-18 E/F, Rafale e Gripen ) reuniu realmente os conceitos mais avançados na geração 4.5 ( exceção feita ao Typhoon )…

      • A escolha foi política. Tomo como parâmetro o parceiro politicamente mais fiável, no caso, um europeu. Os suecos levaram depois que os franceses pisaram na bola atacando a Líbia. Em termos técnicos, todos os concorrentes cumpririam, em termos, com as necessidades do país e corresponderiam a um grande avanço em nossa capacidade de defesa.

    • Atualização é bondade sua. O NG é um avião totalmente novo.

      Não creio que o Gripen seja um caça ruim, mas não foi a melhor escolha na minha opinião.

      E ainda há aquele problemazinho de que o caça escolhido no FX-2 seria adotado pela marinha também. Coisa pouca, fácil de resolver.

    • correto !!! melhor do que esta ai sendo usado pela fab

      mas eu penso que nos anos seguintes pode vir um caça diferente para a marinha seria uma boa alternativa para nao ficarmos apenas nos da saab
      e entrar no t50 russo encomendando uns su35 para aprender a manusear o caça

      o brasil pode muito mais que o saab é só ter vontade politica

      não pode parar apenas nessa de saab por ser barata dizem as lendas pois nada é barato

  4. Falando sério maluquinho, tem bando de loucos que aparecem por aqui, alguns, poucos é verdade, de uma boçalidade atroz, que vez por outra se soma a uma anti brasilidade evidente, esses coitados querem ser levados a sério nas sua elucubrações mentais, fruto de diarréia causada por uma salada propagandistica. Já você, que se intitula maluco, trata de forma despretensiosa assuntos sérios, mas de forma coerente e sabia. Valeu “maluco” brasileiro.

Comentários não permitidos.