Gaza tem dia mais sangrento e mortos em ofensiva passam de 425

Shejaiya (Reuters)

Mulher reage após a morte de parentes em Gaza: ofensiva israelense já deixou mais de 400 palestinos mortos

O conflito em Gaza teve o dia mais sangrento neste domingo, com pelo menos 87 palestinos mortos em ataques israelenses, a grande maioria na mesma área.

O presidente da Autoridade Palestina, Mahmoud Abbas, disse que as mortes no distrito de Shejaiya, no leste de Gaza, são um “massacre”. Testemunhas relataram que corpos estavam espalhados pelas ruas.

Mais de 425 palestinos morreram desde o início da operação israelense, há 13 dias, segundo autoridades médicas. A maioria são civis, de acordo com a Organização das Nações Unidas (ONU). São mais de 3 mil feridos.

O Exército israelense disse que 13 soldados foram mortos em uma emboscada na madrugada, elevando para 18 o número de oficiais mortos na ofensiva. Os militares eram da Brigada Golã, segundo o Exército.

Uma trégua humanitária havia sido acertada, mas durou menos de uma hora. Uma equipe da BBC na região relatou troca de tiros menos de uma hora após o início do cessar-fogo temporário. Ambos os lados trocaram acusações pela quebra da trégua.

Apesar da ofensiva israelense, militantes continuam a lançar foguetes contra Israel, e um deles atingiu a cidade de Ashkelon.

‘Famílias devastadas’

A correspondente da BBC Yolande Knell, em Gaza, disse ter visto cenas de pânico com milhares de moradores deixando a área de Shejaiya, foco dos ataques de Israel.

Paramédicos disseram que equipes de resgate ainda não conseguiram chegar à região leste do distrito.

O primeiro-ministro de Israel, Benjamin Netanyahu, disse em entrevista à BBC Árabe que Shejaiya é um “reduto do terror” e base de lançamento de foguetes contra Israel.

No hospital Shifa, o principal de Gaza, havia um congestionamento de ambulâncias na entrada.

“O hospital está completamente lotado. Para muitos de nós, estas são as piores cenas que já tivemos, não só pela quantidade de pacientes e o colapso da nossa capacidade, mas também pela dor e agonia”, disse o médico norueguês Mads Gilbert, que tem atuado na emergência desde a noite passada.

“Havia crianças com dores enormes. Famílias totalmente devastadas estavam trazendo crianças mortas e se jogando ao chão, gritando”.

Shajaiyeh (AP)

Fumaça é vista no distrito de Shejaiya, em Gaza, alvo de intenso bombardeio, segundo residentes

Hospital em Gaza (Reuters)

ONU diz que o estoque de suprimentos para ajudar palestinos em Gaza está chegando ao fim

O Exército israelense disse em comunicado que “forças adicionais” se juntaram ao “esforço de combater o terror” em Gaza.

O coronel Peter Lerner, porta-voz do Exército israelense, disse que a ofensiva terrestre estava sendo ampliada para “restabelecer a segurança e a estabilidade dos moradores e cidadãos de Israel”.

A ONU alertou para o fim do estoque de suprimentos para ajudar mais de 50 mil palestinos que se abrigam em escolas da entidade em Gaza.

Uma autoridade da ONU disse que o número de pessoas deixando suas casas é maior do que o esperado, com as fronteiras de Gaza com Israel e Egito fechada para palestinos.

O secretário-geral da ONU, Ban Ki-moon, deverá se reunir com Abbas no Catar como parte de esforços na região para que israelenses e palestinos “encerrem a violência e encontrem um caminho”, disse a entidade.

Soldados israelenses invadiram Gaza na quinta-feira após 10 dias de uma grande ofensiva aérea e naval que não conseguiu interromper o disparo de foguetes contra Israel por militantes palestinos que atuam no território.

Israel diz que a operação terrestre é necessária para atingir a rede de túneis do Hamas.

Esforços diplomáticos para um cessar-fogo não chegaram a um acordo. O Hamas rejeitou um cessar-fogo mediado pelo Egito na semana passada, alegando que qualquer acordo com Israel deve envolver um fim ao bloqueio à Gaza.

Fonte: BBC Brasil

17 Comentários

  1. Israel não descansa enquanto não varrer todos esses palestinos do mapa, para ficar com todo aquele território só para eles. Aos poucos vão conseguindo.

    • por LUCENA
      .
      .
      Sr.Brasileiro
      .
      A operação“solução final” dos sionistas, estão a todo vapor funcionando no seu campo de concentração em Gaza. !!! … o futuro cobrará dos covardes de hoje;os sangues dos inocentes derramados na palestina.

  2. Calma, ainda ñ acabou o massacre, 449 mortos Palestinos, shoah, no campo de concentração à céu aberto, GAZA, vão matar mt outros, pobres dos judeuss, até agr, só morreram 30 . O pessoal ruim de pontaria esses Palestinos, vão pra guerra armados de fundas e misseis obsoletos, burros c margem de precisão de + de 1km..São mt perigosos e suas armas mt letais…Sacanagens. sds. 🙁

  3. “Gaza é um acampamento de refugiados, entrar tanques pesados lá é genocídio. Outro episódio semelhante foi a entrada de tanques alemães no Gueto de Varsóvia, um cenário muito parecido…”
    (Motta)

    Ainda que exterminem todos os palestinos,
    continuam perdendo a guerra, a verdadeira e única que importa, enquanto pensam que estão ganhando…

    • correto alvez ,eles na verdade estão perdendo a guerra

      os isruel putenfia ao invez de ter feito a paz na região fizeram foi guerra pois os estados unidos prometeram proteção eterna

      mas como sempre são falácia.

      fora que a população palestina é muito superior da população de israel

      então o que israle esta fazendo é um controle populacional na caruda !!!!

  4. Não vou dizer nada a respeito deste desastre humanitário

    Mas esse ai que se lembre da agonia e do sofrimento do sharon antes de morrer

    E se lembre: “aqui se faz, aqui se paga”

  5. Porque será que o hamas insiste em continuar lançando foguetes desde Gaza contra Israel ???… perguntinha básica…

    • por LUCENA
      .
      .
      Enquanto os EUA procuram atrair as atenções da opinião pública no atentado terrorista na Ucrânia o seu lacaio curvável Jacó, aproveita para fazer o seu holocausto de verão na Palestina( Gaza ). 😉
      .
      OBS:
      .
      Anida há as outra três estações … rsrsrsr
      .
      .
      .
      ¿Porqué no te callas?

  6. Eu , usando de empatia, se fosse Palestinos, atacaria os judess sempre, pois são os INVASORES minhas terras,minha casa, minha Pátria.Com certeza vc faria o mesmo , caso os iankss resolvessem ocupar n Amazônia, através da Colombia,Apiay, e a mesma seria alvos de n atakes ..O mesmo estão fazendo os filhos de Abraão ,os Palestinos (vide Gên.16:4), nada + natural q a resistência diante do seu agressor.O Cínismo nisso td é dos iankss q dizem q os nefastosss judeuss tem direito a defesa, se são os mesmos q levaram os Palestinos a essa reação e lançamentos de misseis exacerbado, caso do tres judeuss mortos, e com truculências sobre mulheres e crianças Palestinas, vi uma foto de um bravo soldado judeu pisando o torax de uma criança Palestina e sua mãe implorando, de mãos posta e olhando p os mesmo, a criança em questão parecia ter no máximo uns 4 anos ou menos…esses fatos são os motivos q levam os Plaestinos a tentarem ter sua parte nas terras q foram repartidas entre os dois povos pela ONU..e notavmos e inexiste uma vontade dos judeuss p sairem das terras ocupadas, de tal forma q invibizlizada a criação do Estado Palestino, conforme declaração de bastidores de elementos radicais do governo judeuss…Sds nobre amigo.. 😉

  7. Crianças jamais deveriam ter que passar por isso. Estou surpreso que a mídia internacional esteja mostrando que do outro lado também há inocentes e não somente terroristas.
    Nenhum ser humano deveria ter que passar por isso, mas pelo menos as crianças deveriam ter o direito, humano, de ter uma vida feliz.

  8. Engraçado é que os EUA e seus defensores trilogienses, cinicamente, condenaram a queda do avião…

    No entanto, fecham os olhos pras mais de 500 mortes que Israel PuTenfia já ocasionou

    Lamentável

  9. Marketing geopolítico: a disputa é pelo coração das pessoas
    hamas

    Centenas de mortos na Palestina com a presença terrestre de Israel na Faixa de Gaza, após os terroristas do Hamas ignorarem a trégua. Quem pode defender Israel quando imagens de inocentes mortos em seus ataques ganham as páginas de todos os jornais e as telas das TVs mundo afora?

    Luiz Felipe Pondé, em sua coluna de hoje, toca em um ponto fundamental para esse debate: o marketing geopolítico. Israel está preocupado em proteger sua população, sempre sob a ameaça de terroristas que simplesmente não admitem sua existência. Não está preocupado em fazer marketing, propaganda na mídia. Isso acaba sendo monopólio do lado de lá, dos palestinos e da esquerda anti-judaica.

    Foi como na “Primavera Árabe”, que encantou a intelligentsia ocidental, que adorava falar do “despertar democrático” do mundo islâmico em cafés seguros do próprio Ocidente. O resultado prático nada teve a ver com toda aquela ilusão vendida pela imprensa ocidental, dominada pela esquerda.

    Hamas finge querer a paz e lutar apenas pelo direito de um Estado Palestino. Balela. Mas há quem acredite, pois os terroristas palestinos contam com amplo apoio dos (de)formadores de opinião ocidentais. Israel precisa ser pintado como o grande vilão, poderoso aliado do próprio Satã, os Estados Unidos.

    Um país com 8 milhões de habitantes, com território nada fértil, em um regime democrático, em meio a inúmeros países ditatoriais com grupos terroristas que desejam nada menos do que sua destruição: mas Israel é o Golias contra o pobre Davi. Tudo marketing. Diz Pondé:

    Como dizia antes, Israel não trabalha no plano da propaganda geopolítica como o Hamas. O Hamas se esconde atrás da população civil porque sabe que quando Israel é obrigado a revidar, muita gente morre e a mídia internacional embarca de novo no estelionato geopolítico.

    Quer exemplos? 1. No dia 15 de julho, um hospital em Gaza foi danificado por mísseis. Por quê? Porque o Hamas colocou uma base de lançamento de foguetes contra Israel ao lado do hospital. 2. Você já se perguntou por que só aparece foto de criança chorando em Gaza? 3. Quando Israel lança panfletos dizendo para as famílias saírem de casa por conta de ataques na região, se você sair, o Hamas considerará você colaborador do sionismo.

    Os defensores da política de “judeus ao mar” sabem que militarmente perderam todas as guerras, do contrário Israel não existiria mais. Por isso, investiram na mídia: esperam que muitos palestinos morram para dizer que Israel é mau e eles uns “docinhos de coco”.

    Não quero, aqui, afirmar que o governo de Israel não merece críticas, ou que não podemos lamentar profundamente as perdas inocentes do lado palestino. O que não dá é para tratar a complexa questão como vítimas inocentes do lado palestino contra invasores cruéis do lado israelense. Tal absurdo não se sustenta por um segundo de reflexão honesta ou conhecimento dos fatos.

    Os palestinos são vítimas sim, na maioria dos casos. Mas principalmente dos próprios palestinos! São vítimas de grupos terroristas como o Hamas, que os obriga a servir de escudos humanos. O Hamas vibra quando tem imagens de suas próprias crianças mortas em ataques israelenses, pois isso significa mais alguns pontos no marketing de vitimização contra Israel.

    Enquanto a prioridade de Israel é proteger sua própria população e minimizar ao máximo a perda de civis do outro lado, a prioridade do Hamas é matar civis inocentes de Israel, mesmo que usando suas próprias crianças como escudo ou arma de marketing geopolítico. Há um abismo moral intransponível aqui.

    Em qualquer guerra haverá morte de inocentes. Em pleno século 21, isso significa imagens midiáticas chocantes. O Hamas sabe muito bem disso, e explora tal fenômeno a seu favor. O que disputa é o coração dos inocentes úteis. Já Israel está mais preocupado em efetivamente proteger seu povo, não em fazer propaganda enganosa.

    Rodrigo Constantino

    • Olá caio

      Não é por nada, mas levar o garoto da Veja (Rodrigo Constantino) a sério é forçar a barra, principalmente depois da bobagem que ele escreveu sobre o símbolo da Copa 2014 que repercutiu no mundo inteiro e virou alvo de chacota internacional.

      Este é só mais um daqueles da turma do quanto pior, melhor.

      Link para a bobagem que ele escreveu sobre o símbolo
      http://veja.abril.com.br/blog/rodrigo-constantino/democracia/o-logo-vermelho-da-copa/

      Link com o twitter que viralizou e meio mundo dando risada de mais uma tentativa tosca de alertar sobre a ameaça vemelhuxa
      http://www.pragmatismopolitico.com.br/2014/06/midia-internacional-debocha-de-colunista-da-veja.html

      Abs

    • MARCHA DA DIREITA AGORA CELEBRA CONSTANTINO

      Autor do livro “Esquerda caviar”, que será lançado em várias capitais na próxima semana, economista Rodrigo Constantino mereceu, de Veja, um elogio hiperbólico: “o trovão da razão”; caricato, ele enxerga até em Arnaldo Jabor um potencial comunista; neste domingo, será entrevistado por Lobão; enquanto a nova direita se organiza, intelectuais de esquerda, como o escritor Fernando Morais, ironizam: “O CARA é o gordinho carioca”.

      PS: Nem a urubologa Miriam Leitão aguenta esse “CARA”

    • FILÓSOFO NEOCON DIZ QUE PALESTINOS MORREM POR MARKETING

      “Hamas espera que muitos palestinos morram para dizer que Israel é mau. Isso é puro marketing”, disse Luiz Felipe Pondé sobre o massacre na Faixa de Gaza que já matou 423 palestinos, incluindo cerca de 100 crianças, e deixou mais de 3 mil feridos.

      PS: Para completar os tres patetas. Só falta Reinaldo Azevedo…

    • por LUCENA
      .
      .
      Parece que uma mosca Voou por aqui e deixou a sua assinaturura … um ponto preto … 😀 😀

Comentários não permitidos.