A América Latina na mira da China

mercosul-chinaO presidente Xi viaja ao subcontinente para intensificar os laços comerciais e políticos

Macarena Vidal Liy

O presidente chinês, Xi Jinping, começa nesta segunda-feira uma viagem pela América Latina. Sua segunda visita em 13 meses – que o levará a Brasil, Argentina, Venezuela e Cuba – envia uma mensagem clara sobre a importância crescente que dá à região no âmbito econômico, comercial e até político. Mas Xi também passará em revista os laços com quatro países que, de uma maneira ou de outra, se veem diante de uma encruzilhada na relação bilateral.

A visita “é extremamente importante, não é só uma outra viagem de rotina. Deve melhorar os laços entre China e América Latina”, destaca Jorge Heine, próximo embaixador do Chile em Pequim, por teleconferência. Os vínculos são relevantes: a China é o segundo sócio comercial dos latino-americanos e um de seus principais investidores. E Pequim olha para a região já não só como fornecedora de recursos naturais, mas também como local interessante de investimento em áreas como infraestrutura, telecomunicações e até no setor bancário. Um interesse que Rússia – a visita de Xi coincide com a excursão paralela de Vladimir Putin pela região –, Índia, Japão ou Coreia do Sul começam a compartilhar.

O pesquisador do Instituto da América Latina da Academia Chinesa de Ciências Sociais (CASS), Xu Shicheng, garante que a América Latina “tem uma importância estratégica para a China tanto no presente como no futuro”.

Mas nem tudo que reluz é ouro. Países como Peru e Chile, importantes fornecedores de ferro e cobre, respectivamente, veem com preocupação a desaceleração da economia chinesa e o possível impacto em seu crescimento. E os quatro países que Xi vai visitar “atravessaram dificuldades na relação bilateral, na hora de fazer avançar a relação” com a China, destaca Matt Ferchen, do centro de estudos Carnegie-Tsinghua Center for Global Policy.

A primeira etapa da viagem será o Brasil, onde, além de participar do encontro anual dos BRICS (Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul) em Fortaleza nos dias 15 e 16, Xi fará uma visita de Estado. O Brasil é o país mais importante para a China na região: seu intercâmbio comercial ultrapassou no ano passado os 90,2 bilhões de dólares (cerca de 198 bilhões de reais) – o mais alto dos BRICS – e ambos os países compartilham objetivos de política externa, desde a cooperação para o desenvolvimento até a regulamentação financeira internacional. Mas a China vê com preocupação algumas medidas brasileiras que considera protecionistas e o Brasil gostaria de ver um número maior de suas empresas implantando-se com sucesso no país asiático.

A visita, afirma Adriana Abdenur, da Pontifícia Universidade Católica (PUC) do Rio de Janeiro, servirá para “consolidar e expandir o papel da China como principal sócio comercial do Brasil”. Está previsto que se assinem cerca de 20 acordos de cooperação, que poderiam incluir exportações da empresa aeronáutica Embraer para a China e mais investimentos chineses na infraestrutura brasileira, especialmente de transporte.

A Argentina, onde Xi chegará no dia 18, será a etapa seguinte. Um país no qual o intercâmbio está claramente abaixo do potencial – chegou a 14,8 bilhões de dólares (ou 32,5 bilhões de reais) –, Xi quer dar um novo impulso à relação e planeja reconhecer a Argentina como “sócio estratégico integral”, um passo adiante na escala de suas relações políticas. Economicamente, está previsto que sejam firmados, entre outros, acordos de investimentos de mais de seis bilhões de dólares para construir duas centrais hidrelétricas e modernizar a ferrovia Belgrano-Cargas. Pode-se esperar, ainda, que nas conversas com a presidenta Cristina Fernández de Kirchner se fale também do interesse dos chineses na jazida de Vaca Muerta, calculada como a segunda maior reserva de gás de xisto do mundo e a quarta de petróleo.

De todos os países do roteiro, a Venezuela é a que atravessa os problemas internos mais profundos. Os protestos de rua deixaram pelo menos 42 mortos, o sistema produtivo está em declínio e houve queda na extração do petróleo. Uma vez que se trata de um dos grandes aliados políticos na região, e importante fornecedor de óleo cru ao qual Pequim já entregou cerca de 60 bilhões de dólares (132 bilhões de reais) em créditos, a China observa os acontecimentos com atenção. “As empresas chinesas estão envolvidas e profundamente preocupadas” com a situação da Venezuela, relembra Ferchen.

Em Cuba, o tradicional aliado da China na América Latina, Xi repassará o ritmo das reformas econômicas. E pode anunciar um acordo para o desenvolvimento do porto de águas profundas de Mariel, o que suporia um importante respaldo para o Governo de Raúl Castro. Além de aprofundar as relações bilaterais, a visita de Xi procura também sublinhar o interesse da China em aumentar os laços não só econômicos, mas políticos, com a região. O principal evento para isso será uma reunião com representantes dos países da CELAC, a Comunidade de Estados da América Latina e Caribe, durante sua visita ao Brasil.

Nessa reunião, será anunciado formalmente o primeiro fórum de cooperação entre China e a CELAC, previsto para antes do fim do ano em Pequim. O fórum representa, no entender de Jorge Malena, da Universidade argentina Del Salvador, “um sucesso das diplomacias tanto da China como do subcontinente: a República Popular consegue se sentar à mesma mesa com todos os Estados da América Latina e do Caribe”, incluídos aqueles que mantêm relações diplomáticas com Taiwan, “enquanto a América Latina e o Caribe contam com um fórum para construir uma frente comum diante do gigante asiático”.

Fonte: El País via NOTIMP

34 Comentários

  1. por LUCENA
    .
    .
    Enquanto os EUA ignora, esnoba e tem preconceito para com a América Latina, achando que somos o seu quintal e que dependemos deles visceralmente; os Chineses, indianos,russos e alguns europeus, nos vêem com outro olhos e como um povo latino com soberania.
    .
    Hoje a coisa está assim, os países produtores e consumidores de produtos industrializado; estão sendo disputados pelas grandes lojas de departamentos ( os países industrializados ).

    • por LUCENA
      .
      .
      Hoje chegou a hora da verdade …. ARRIBA HERMANOS !!!!! …os latinos americanos estão de dando a maior força !!!!

      • RSRSRSRSRSRSRS… vai um chucrute ai ???… TETRA CAMPEÃO !!!… não foi dessa vez, LATRINO PETRALHA… os hermanos levaram a pior, como sempre… VIVA A ALEMANHA… gritam os pataxós… 🙂

      • os Argentinos jogaram MUUUIIITTOOO melhor olhos azuis…jogaram mmmuuiitttooo mais que a alemanha..os Argentinos perderam uns 4 gols de graça…não foi a alemanha que ganhou…foi a Argentina que entregou/deu a vitória a alemanha…FATO..este time da alemanha é um lixo…estão endeusando eles só porque ganhou daquela porcaria do time daqui…este time da alemanha chegou aonde chegou se arrastando..e a Argentina só não venceu porque não quis..repito, reitero e ratifico…a Argentina simplesmente deu a vitória a eles..um time que perde 4 ou 5 gols de graça é porque quer perder mesmo….implora ou suplica para perder..patético..

      • só este povo vira lata escroto mesmo para torcer para o time que eliminou a seleção de seu próprio pais…essa rivalidade contra Argentinos alimentada aqui é ridícula..imbecil..eles são nossos irmãos….é América do sul…enquanto nós ficamos de guerrinhas com eles nossos verdadeiros inimigos maquinam e agem no obscuramente com suas operações Popeyes e brother sams para nos manter em seu “cabresto”..agem e se movimentam obscuramente com suas Ongs pelo o nosso pais..agem obscuramente para nos sabotar..impedir nosso progresso, desenvolvimento, auto determinação e independência…além de incitar, incutir e pressionar internacionalizações de nossos territórios e riquezas..tai ..agora são tetra campeão…mais uma e se igualam a nós…e os vira latas daqui comemoram…comemorando….pff…ridículo..patético…..BANANAS…

        este pais mereceu perder mesmo..pois este pais é formado de um povo que não se valoriza…que não se respeita…que não se da ao respeito..povo assim jamais será respeitado ou valorizado..povo sem educação…que xinga e vaia time e torcida adversária na hora de seu hino..que não tem vergonha na cara…não respeita e comete fraudes contra pessoas especiais…que se passa por deficiente para conseguir ingresso mais barato e acompanhante sem pagar..que xinga e vaia a própria presidente e a comissão da fifa na abertura de um evento que é transmito para o mundo todo….não sou petralha/esquerdista mais fazer aquilo na abertura da copa perante ao mundo foi patético, falta de educação e respeito..coisa de povinho vagabundo e sem educação que não se valoriza e respeita…..povo viralata que se rasteja e paga pau para estrangeiros..enquanto que lá no países deles somos tratados e tidos como lixo, vagabundos e piranhas….

        mulas de curral eleitoral que chegam ao cumulo de torcer contra o próprio pais por causa de política..por causa de partido político….não é a toa que expressões como curral eleitoral e massa de manobra foram criadas..elas explicam como um povo ignorante, escroto, estúpido, animal e sem educação pode ser manipulado para interesses quaisquer..

      • RSRSRSRSSRSRS… mostrando toda a sua PETRALHICE, né maquineta… cutucou com jeito, a pomba cai… rsrsrsrsrssrs… quer dizer então que o time CAMPEÃO DO MUNDO em 2014 é “um lixo”… rsrsrsrsrssrsrs… esquerdalha tapado… ganharam de nosotros porque são melhores… pode enfiar sua viola no saco… o que vc tá demonstrando é fraqueza de caráter, como todo ESQUERDOPATA… perdemos porque eles foram melhores… mas essa sua educação socialista tacanha não permite admitir os fatos… sobram estultices e lamentações… então os argentinos são nossos irmãos… rsrsrsrsrsrssrs… mui hermanos, mui !!!… viu a cara do Messi ???… os alemães em momento algum escracharam com a nossa cara… foram muito respeitosos e humildes… se fossem os argentinos a nos enfiar 7 gols, GARANTO a vc, esquerdinha, que teriam nos rebaixado a bunda de cobra… mas como todo desvirtuador, vc prefere ir contra os fatos que aceita-los… vc diz que não é esquerdinha mas não sai da contramão do real interesse do povo brasileiro que não quer que essa malta que vc defende transforme esse país em uma cuba… qnto as ongs, vc deve saber, ou pelo menos deveria, que toda a legislação concernente ao tema foi criado durante os governos esquerdistas que, desde 1985 nos entrega aos internacionalistas… ou vc é burro para não entender isso ou é mal intencionado… qual dos dois vc é realmente, maquininha de trollar ???… ademais, essa merda dessa copa nada significou para o país, senão 40 BILHÕES de nosso rico dinheirinho mau gastos em viadutos que caem, construções que não foram terminadas e por ai vai… de que lado vc tá, meu caro ???… do povo brasileiro é que não é…

    • helveciofilho,

      Pelo contrário.

      Os americanos sabem que o Brasil tem um papel central no que diz respeito a América Latina; e eles tem plena consciência de que o Brasil se tornará um país maior na ordem mundial. Salvo engano, próprio Bush ( ou foi o Obama… ) afirmou uma vez que o Brasil tinha, para os EUA, tanta importância quanto a China.

      De fato, eles investem pesado nas relações com o País, e ainda hoje contam-se entre os principais investidores estrangeiros. Os investimentos, até o final de 2013, já haviam passado de 100 bilhões de dólares, com mais de 400 empresas instaladas no Brasil… E a tendencia é que busquem ampliar isso de todas as formas.

      Holandeses, espanhóis, belgas e ingleses também investem grandes somas, seguidos por coreanos do sul, japoneses, entre outros…

      O Brasil, assim como outros emergentes, depende dos americanos como mercado para escoar produtos manufaturados. Suas empresas hoje instaladas no País são importantíssimas para manter o atual vigor industria nacional, e seu mercado consumidor é ainda mais para dar destino a produção brasileira.

  2. “De todos os países do roteiro, a Venezuela é a que atravessa os problemas internos mais profundos. Os protestos de rua deixaram pelo menos 42 mortos, o sistema produtivo está em declínio e houve queda na extração do petróleo”
    (Ironic On) na onde isooooo? na Venezuela? mas o Helvecio disse que la e o paraiso da igualdade social na america do Sul. num pode ser(Ironic off)

  3. Tanto a China qto a Rússia estão de olhos no AL/AC, e espero q n autoridades “vejam” e enxerguem às mt qualidades dos ekipa/ militares do Urso e tbm do Dragão. Alguns poderão ser até produzidos no BRASIL, basta p isso um bom acordo c vantagens p td os envolvidos. P ontem. Sds. 😉

  4. a cada dia mais o ocidente/otan perde áreas de influencia, poder e e controle…a cada dia mais perde áreas de mercado para os Brics…dai as movimentações como na ucrania, siria ou ilhas senkaku….a decadência/queda econômica ocidental será inevitável…

  5. Sem dúvida tanto a Rússia quanto a China representam mercados de peso para comércio com o Brasil, capazes de equilibrar a nossa balança caso venhamos a sofrer “sanções”, como andam fazendo por aí!

    E certamente nossas forças armadas teriam acesso à equipamentos modernos e capazes… não esse “faz de conta” que vemos hoje!

    Abraço galera!

    • Mauro Lima,

      Infelizmente, Russia e China não seriam capazes disso… Nem de longe seus mercados consumidores se equiparam aos mercados europeus e americano.

      Evidente que todo e qualquer novo mercado é bem vindo para se escoar os produtos brasileiros ( principalmente de olho no futuro potencial desses mercados ), mas ainda está longe o dia no qual chineses e russos poderão efetivamente se constituir em uma verdadeira opção para “desviar” dos americanos.

      • ” 28/05/2012 às 10h43
        China pode ser maior mercado consumidor do mundo em 2015

        A China deve tornar-se o maior mercado consumidor do mundo em 2015, comentou o ministro do Comércio do país, Chen Deming. O volume das vendas no varejo deve ultrapassar US$ 5 trilhões naquele ano, em meio à maior urbanização e ao aumento da renda pessoal.

        Durante a abertura da Feira Internacional para Comércio em Serviço, em Pequim, Chen Deming apontou que a demanda por educação e treinamento, cuidados com saúde, financiamento, tecnologia e turismo está aumentando.

        Atualmente, a China está na quarta posição no mundo em termos de volume de comércio de serviço, com US$ 419,1 bilhões em 2011 ante US$ 66 bilhões um ano antes, conforme reportagem da agência chinesa de notícias Xinhua.

        “Impulsionar o crescimento no setor de serviços é o principal caminho para a reestruturação e transformação econômica da China assim como um pedido interno para melhorar o padrão de vida da população”, declarou o premiê chinês, Wen Jiabao, presente ao evento.

        Aberta nesta segunda-feira, a Feira Internacional de Pequim para Comércio em Serviço deve atrair mais de 20 mil provedores de serviços de 82 países e regiões nos próximos cinco dias.

        Fonte: Valor Econômico”

        senhor RR..os mercados estadunidenses e europeus são importantes e atrativos… mas não são mais as únicas alternativas de grandes mercados..não são mais as únicas opções de grandes mercados..o mundo esta mudando para a multi polaridade e isto é irreversível e inevitável..como o amanhecer…como a primavera..e não nos esqueçamos da crise que compromete e afeta os mercados do ocidente..principalmente dos países da europa.. ..são poucos os países do ocidente que mantém sua economia firme e aquecida…como a Alemanha por ex…o senhor estas de negação esdrúxula…só falta dizer aqui que não existe nada de crise..que nunca existiu… e que tudo foi um factoide inventado por um complô sionista e que os Brics é que estão falindo..pfff..

      • Maquina,

        Peço que leia meu comentário de novo…

        “…principalmente de olho no futuro potencial desses mercados…”

        Tenho plena consciência de que o mercado chinês é um grande mercado potencial, assim como o russo e o indiano.

        Contudo, não se pode esperar que esses mercados venham a substituir o mercado americano como principal comprador de produtos manufaturados no curto prazo.

      • caro amigo RR, a china deseja acabar com nossa industria de manufaturado, já está acabando com a industria de maquinas industrial. até hoje não sei qual o beneficio de parceria com a china.

      • O caio tocou no ponto chave… esses PETRALHAS entreguistas são burros demais… ou são TRAÍRAS… quem sabe os dois… 🙂

      • _RR_ :

        “Infelizmente, Rússia e China não seriam capazes disso… Nem de longe seus mercados consumidores se equiparam aos mercados europeus e americano.”
        ———————

        Quanto a Rússia, isoladamente e em contraponto com a União Europeia, isto não se discute.

        Porém se compararmos o “PIB por Paridade do Poder de Compra” dos países europeus, isoladamente, com o da Rússia, verifica-se que a Alemanha é o único país europeu que supera a Rússia neste indicador.

        Quanto a China, o Máquina já deu os números do seus mercado consumidor.
        Más além disto, a China já é o principal parceiro comercial do Brasil, há já alguns anos…
        E também a China já detém o título do maior fluxo comercial internacional (importações e exportações) do planeta.

        De acordo com os dados do FMI, que fornece informações sobre o comércio internacional até junho de 2013, por um lado, as exportações das economias avançadas se reduziram 0,5% e dos países emergentes e em desenvolvimento cresceram 4,6%, puxadas pela Ásia.

        Seu erro foi colocar a Rússia e a China no mesmo saco!

      • Alvez8O,

        E não coloquei Russia e China no mesmo balaio… Lamento se dei essa impressão. Sei perfeitamente que ambos os mercados tem suas peculiaridades. Por isso defendo acordos bilaterais de comércio, e não um bloco… Mas seja como for, o problema maior prevalece, no tocante ao escoamento de nossos produtos para lá. O mercado russo pode ser um grande mercado potencial, mas pelos dias de hoje ainda é pequeno para a nossa demanda… Vai ser um grande mercado, daqui a uns vinte anos, mas não no curto prazo… Foi basicamente isso o que quis dizer.

        A China realmente se converteu no maior parceiro comercial do Brasil entre 2006 e 2007, se não me engando…

        Contudo, que eu saiba, a China se tornou o maior comprador de commodities do Brasil… E o que o Brasil mais exporta é commodities, vindo basicamente daí os indicativos dessa parceria comercial.

        O que sempre insisto é com relação a produtos manufaturados, que é onde está o dinheiro e onde está o verdadeiro desenvolvimento econômico.

        Até onde sei, são poucos os produtos de alto valor agregado que tem penetração no mercado asiático, de uma maneira geral.

        Mas a questão maior que abordo é: chineses, russos e outros emergentes comprarão tantos manufaturados do Brasil quanto os americanos e europeus no futuro? Americanos e europeus são os principais compradores de produtos manufaturados do Brasil, que, repito, é onde está o dinheiro. Se o nosso produto tiver a mesma penetração nesses mercados, então muito bem. Caso contrário, não será possível utiliza-los inteiramente como alternativa a europeus e americanos…

        A rigor, creio que os únicos mercados dos Brics nos quais o produto brasileiro pode definitivamente penetrar e adquirir mercado cativo são justamente Russia e Africa do Sul, que são países cujo crescimento industrial ainda não se equiparou ao do Brasil.

      • mais uma vez caro amigo RR, estou te perturbando rsrssr. os únicos mercado em que nossa industria de manufaturado entra é no mercado latino americano, pouco na africa. relação com os americanos são mais de investimentos deles por aqui.

      • Com exceção da indústria aeronáutica onde EUA/UE são o principal mercado…Os países sul-americano, e Mercosul, estes sim são os principais destinos de exportação dos produtos manufaturados e industriais do Brasil.

        No mais não vejo conflitos, nem porque “ter que escolher” entre um mercado ou outro, somos livres para fazer negócios com todos, sejam comodities ou produtos industriais…Aliás assim é um mercado global ideal, todos fazem negócios com todos, sem ameaças militares, sanções e embargos chantagistas …

  6. “Blue Eyes, Na Resistência
    13 de julho de 2014 at 22:27

    RSRSRSRSSRSRS… né maquineta… cutucou com jeito, a pomba cai…”

    hhhhiiiiiiii….eu to dizendo que tem palmito nessa salada… 😀

    “rsrsrsrsrssrs… quer dizer então que o time CAMPEÃO DO MUNDO em 2014 é “um lixo”… ”

    sim…

    “ganharam de nosotros porque são melhores…”

    não…foi porque o Mick Jagger torceu para nós nesse jogo…ele esteve no estádio torcendo para nós vestido da camisa da seleção daqui e tudo..isso foi coisa daquele Blater…mandou esse Jagger teleguiado para nos sabotar..por causa do esquema de cambismo dele descoberto e desbaratado pelas autoridades daqui..

    ” ESQUERDOPATA… perdemos porque eles foram melhores… mas essa sua educação socialista tacanha não permite admitir os fatos… ”

    vc não me engana “olhos azuis”…seu nick name já diz tudo..vc gosta da “fruta”…vc é um típico enrustido..sai do armário..sai..saia desse armário e se liberte dessas amarras da repressão….eu não te entendo senhor Blue Eyes…vc esculhamba os petralhas…vc esculhamba os comunistas da america latrina…vc esculhamba os estados comunistas e o comunismo aqui mas paradoxalmente defende com tanto vigor um dos maiores governo comunistas da atualidade…os EUA…vai entender o senhor Blue Eyes…..senhor Blue Eyes?!…será o senhor algum Petralha enrustido?!…aquele que sabe que é mas ainda tem receio,vergonha ou medo de sair do armário… 😀

    Fleu…Conta pro Dal..Conta… 😀

    http://www.youtube.com/watch?v=P_nCw8O1Uco

    “sobram estultices e lamentações…”

    eu não fiquei muito lamentado não….eu não sei porque mas alguma coisa me diz que daqui a alguns meses terei um premio de consolação…. pior do que esta da pra ficar ainda mais sim…HIHIHIHIHIHIHI….. 😀

    “viu a cara do Messi ???…”

    mas a cara do sujeito é daquele jeito mesmo..sempre foi daquele jeito mesmo..eu tenho culpa se o sujeito tem cara de #ú rasgado?!… 🙂

    “os alemães em momento algum escracharam com a nossa cara… foram muito respeitosos e humildes…”

    hhhhhooooooo…como são bonzinhos os alemanzinhos..fiquei emocionado…lágrimas de emoção dos bichinhos… 😀

    “se fossem os argentinos a nos enfiar”

    hhhuuummm…….ele prefere dos alemães….gggggeeeennnnnttteee….ele prefere os alemããããeees…..caiu a mascara/ficha de vez…a franga soltou de vez…… 😀

    olha só gggggeeeennnnnttteee…….que bafffooo……parece que enquanto o nosso Deagol prefere os marinheiros másculos e vitaminados estadunidenses os “olhos azuis” prefere um alemanzão jogador de futebol….

    mas que Maria Chuteira danada …..sem vergonha…só quer saber de alemão…só quer saber se for de alemão né… 😀

    http://www.youtube.com/watch?v=duU43VB0juA

    ” ou vc é burro para não entender isso ou é mal intencionado… ”

    sim..eu sou um jumento mal intencionado mesmo….. hihihihi…. 🙂

    ” ademais, essa merda dessa copa nada significou para o país, senão 40 BILHÕES de nosso rico dinheirinho mau gastos em viadutos que caem, construções que não foram terminadas e por ai vai… ”

    significou sim para as empreiteiras e construtoras… foram as grandes vencedoras e premiadas… 🙂

    “de que lado vc tá, meu caro ???… do povo brasileiro é que não é…”

    e de que lado vc esta?!…deste pais ou dos eua?!…porque defendes com tanto vigor interesses estrangeiros/outros?!..

    • Doeu, né neguinha ???… é assim mesmo… tirou a panela da cabeça, melancia ???… então escuta… TODO PETRALHA É BURRO… lei da lógica dos fatos… se insira fora dessa, se não quiser perder suas porcas e arruelas, cara máquina trolladora… senão será só mais um lucenático a falar com as “parede”… ninguém mais cai nessa propaganda 3o mundista socialista, meu caro… hora de acordar do limbo e abrir bem os olhos para a realidade… eles tentarão mas não conseguirão nos transformar em uma cuba… tome logo partido certo, antes que não tenha mais volta…

  7. “Blue Eyes, Na Resistência
    13 de julho de 2014 at 22:27

    os alemães em momento algum escracharam com a nossa cara… foram muito respeitosos e humildes…”

    foram apenas diplomáticos e políticos nas suas posturas e discursos seu bobinho…como todo time de futebol é adestrado atualmente…é pra isso que existe sempre um pessoal/equipe de imprensa para estes times..dedicados a prepara-los sobre o que discursar… como se comportar ou portar perante ao publico e imprensa..até no que dizer nas entrevistas são treinados e preparados individualmentes….sabe de NADA…inoceennntteee…. 🙂

    • “como todo time de futebol é adestrado atualmente…é pra isso que existe sempre um pessoal/equipe de imprensa para estes times..dedicados a prepara-los sobre o que discursar”

      Pois estamos precisando trocas os de nossa equipe Sr. maquinista, pois os nossos jogadores só choravam feito mariquinhas.

      • Rapaz, eu torci para termos uma boa copa, mas por questões menos esportivas e mais politico economicas, confesso, e me sinto um campeão por isso. Quanto ao futebol, meu caro, gosto muito, mas hoje a corrupção, a lavagem de dinheiro e tantas outras coisas, me fazem ser bem menos torcedor que já fui em anos anteriores. Mas, ainda não cheguei a esse ponto de insensibilidade que tu quer demonstrar. Mas até entendo uma insatisfação genuina, apesar disso sempre torcerei pelas nossas cores, verde, amarela, azul e branca.

    • Já somos.. o nível de subserviência chino-petralha é alarmante… eles tão achando que irão enriquecer com o novo shogun de olhinhos puxados… rsrsrsrsrsrsrssr… são máquinas idiotas… não aprenderam NADA com os americanos… nunca leram sobre a história do império americano… nunca leram sobre Benjamim Franklin, por exemplo… nada sabem de luta pela independência de um país… são todos ignorantes acéfalos… por isso dependem desse governo tacanho para sobreviverem…

Comentários não permitidos.