DCNS apresentou no BALT-MILITAR-EXPO a sua nova corveta de patrulha de alta velocidade Gowind 1000

Gowind (3)

Nova corveta de patrulha de 1500 t deslocamento, e velocidade acima de 30 nós, e autonomia de 3,500 milhas náuticas ou 21 dias foi apresentada pela DCNS na feira BALT-MILITAR-EXPO. O navio com tripulação de 44 pessoas fornece ainda espaço para 12 outros 12 tripulantes como grupos de forças especiais e resgatados.

O navio integra quase todas as soluções do projeto GOWIND, incluindo: ponte panorâmica, mastro e formato compacto concebido de acordo com os princípios de discrição. Porém foi efetuado um rearranjo da proa, onde o espaço foi reservado para mísseis anti-navio e uma plataforma de popa (Mission Bay), através do qual podem ser conduzidas diferentes tarefas executadas pelo navio mediante a escolha de módulos de  missão.

Gowind (2)

Na feira foram apresentadas três configurações do equipamento de popa. O primeiro navio GOWIND 1000 é adaptado para cooperar com forças especiais.

Gowind (1)

Na segunda versão, foi apresentado um módulo de missão de operação de veículos  de superfície e submarinos não tripulados. A terceira versão é para permitir a operação de minagem, por conseguinte, a rampa especial está prevista para lançar diferentes tipos de minas marítimas.

A nova corveta possui ainda uma plataforma e hangar para operações com aeronaves não tripuladas e capaz de operar com um helicóptero médio ( sem hangar).

Fonte: Defense24

5 Comentários

  1. Na boa… tá um pouco exagerado chamar isso de corveta… tá mais pra OPV mesmo… e um OPV até interessante… a Steregushy, aquilo sim é uma corveta! 🙂

      • Na verdade é exatamente como eu acho que deveria ser o desenho de um OPV… com opções FBNW (fit but not with)… assim que o caldo engrossar, o armamento pode ser “escalonado” para batalha…

        Um canhão de proa de 30mm pode passar para 57mm ou 76 super rápido,,, mísseis como o NSM (que já provou que, apesar do tamanha, é uma tremenda ferroada) ou similares em tamanho, assim como um sistema de lançamento vertical “em contêiner” (reparem nesse exemplo a frente do passadiço, e atrás do canhão http://bit.ly/1yaY5so ) poderiam entrar em cena em caso de guerra.

        Esse projeto aí já prevê até lançamento de minas (odeio esse tipo de arma!)

        Dessa forma, um simples OPV poderia ser escalonado para ser mais um vetor, e de peso, de relevância, para a Marinha, apesar do tamanho, e dos recursos limitados que dispomos.

Comentários não permitidos.