Diehl Defence apresenta foguete guiado

diehl-defence-foguete-guiado-de-70mm-modelo-GILADesenvolvido para helicópteros de ataque, Diehl Defence apresenta foguete guiado de 70 mm modelo GILA. O GILA é uma arma de precisão empregada onde outros tipos de foguetes não guiados causam efeitos colaterais indesejáveis. O GILA é uma opção econômica para operações táticas.

Tecnologia & Defesa (T&D), 10/06/2014

Ivan Plavetz

A alemã Diehl Defence acaba de apresentar sua mais nova arma destinada a helicópteros de ataque. Trata-se dos foguetes guiados de 70mm modelo GILA (Guided Intelligent Light Armament-Armamento Leve Guiado Inteligente).

A configuração do GILA é similar àquela projetada para os ATK/Elbit GATR (Guided Advanced Tactical Rocket-Foguete Guiado Tático Avançado). O armamento visa preencher uma lacuna entre os caros foguetes ar-superfície PARS 3LR (conhecido também como TRIGAT-LR -Third Generation AntiTank,-Long Range) e os não guiados de 70 mm tradicionais.

O GILA é uma arma de precisão empregada onde outros tipos de foguetes não guiados causam efeitos colaterais indesejáveis (1)

O GILA tem comprimento de 1,8 metros e pesa 14,9 kg. Sua propulsão é executada por uma carga de propelente sólido. O sistema de estabilização aerodinâmica é composto por seis aletas escamoteáveis traseiras e quatro também escamoteáveis dianteiras. A busca do alvo é baseada no conceito SAL (Semi-Active Laser-Laser Semi-Ativo), que capta a radiação laser disparada por um iluminador de alvos remoto ou integrado na própria aeronave lançadora.

A GILA foi criada para ser empregada em ações armadas onde os foguetes não guiados de 70 mm produzem indesejáveis efeitos colaterais, oferecendo ataques de precisão em cenários de guerra urbana ou densamente ocupados por instalações civis sem valor militar.

Fonte: Tecnologia & Defesa (T&D) 

3 Comentários

  1. A muito tempo to teimando que o Brasil devia desenvolver esse tipo de foguete e equipar-los em suas aeronaves, principalmente no Super Tucano.

    O Super Tucano armado com foguetes guiados ganharia mais um pontinho na hora das vendas.

Comentários não permitidos.