Defesa & Geopolítica

Coreia do Norte tem um novo míssil anti-navio

Posted by

norte-coreanoA Coreia do Norte tem um novo míssil anti-navio com um alcance de 130 km, o que representa uma grande ameaça para as velhas corvetas de patrulha da Coreia do Sul.

Um filme de propaganda recente foi mostrado na TV da Coreia do Norte, mostrando a similaridade do míssil com os mísseis Harpoon dos EUA, disse uma fonte militar.

“É provável que seja um desenvolvimento do Kh-35 Uran russo ou uma cópia.”

O míssil foi mostrado entre submarinos bem guardados do país, que também foram apresentados pela primeira vez. O Kh-35 foi desenvolvido na Rússia em meados dos anos 90 e foi exportado para a Birmânia, Índia e Vietnã. É difícil interceptar enquanto voa 4 a 15 m acima do mar.

Destroyers Aegis da Coreia do Sul e outros mais recentes estão equipados com CIWS e sistemas de guerra eletrônica que podem interceptar ou perturbar tal míssil.

Mas corvetas de patrulha mais velhas ou navios de escolta, cujas funções são, sobretudo operar perto do limite norte da linha da fronteira marítima, não têm tais armas, de modo que os mísseis poderiam representar uma ameaça significativa para eles.

Até recentemente, a Marinha norte-coreana tinha apenas o míssil Styx, que foi desenvolvido na década de 50 com um alcance de 46 km, subindo para 80 km na versão melhorada e que é vulnerável à interferência eletrônica.

Autoridades militares estariam tentando descobrir onde a Coréia do Norte comprou os mísseis Kh-35, no pressuposto de que ele foi clandestinamente importado de um terceiro país como a Birmânia.

Fonte: Chosun via Defesa Aérea & Naval (DAN) 

35 Comments

shared on wplocker.com