Defesa & Geopolítica

OTAN prevê aumento do interesse da Organização pelo Ártico

Posted by

O secretário-geral da OTAN, Anders Fogh Rasmussen, declarou na sexta-feira, 30, que a Organização pretende, no futuro, dar maior atenção à situação no Ártico. Ao discursar numa sessão da Assembleia Parlamentar da OTAN, em Vilnius, Lituânia, ele explicou que a decisão está ligada aos efeitos da mudança climática. Rasmussen disse ainda que o aquecimento global permitirá extrair maiores recursos naturais no Ártico, além de desenvolver a sua navegação de forma mais ativa.

O secretário-geral da Organização do Tratado do Atlântico Norte destacou, no entanto, que tal situação poderá igualmente criar um atrito adicional entre os vários países daquela região do planeta, cuja importância geopolítica cresce significativamente a cada dia.

Nesse sentido, vale destacar que a Rússia também tem dado atenção cada vez maior ao Ártico. No final de março, o comandante da Marinha russa, Almirante Viktor Chirkov, declarou que o país irá aumentar o agrupamento estratégico de dissuasão nuclear e não nuclear na região. Além disso, há uma semana, os militares russos realizaram, pela primeira vez, o desembarque de paraquedistas e equipamento militar no Ártico.

Fonte: Diário da Rússia

 

3 Comments

shared on wplocker.com