OTAN está usando Ucrânia como moeda de troca

O secretário geral da OTAN, Anders Fogh Rasmussen, apelou aos seus colegas da aliança a utilizarem os acontecimentos na Ucrânia como uma desculpa para aumentar gastos militares. Segundo especialistas, a ideia de defesa transatlântica está vivendo um renascimento nos dias de hoje.

A anarquia social e a degradação política da Ucrânia dão uma nova oportunidade histórica à OTAN. Existem mesmo suspeitas de que a trágica história do colapso do estado ucraniano foi iniciada justamente para preencher a forma emasculada com um novo conteúdo, cuja essência, como antes, se reduz ao confronto com a Rússia, acredita a analista do Instituto Russo de Estudos Estratégicos Elena Khotikova:

“Se olharmos para a estrutura do orçamento da OTAN, veremos que durante a Guerra Fria os norte-americanos e os europeus gastavam em defesa 50%. E ultimamente, no caso dos EUA esse número cresceu para 75%. Membros da Aliança devem gastar em defesa pelo menos 2% de seu PIB nacional. Mas ultimamente essa regra não tem sido respeitada por todos os países. Entre os recentes aderentes da Europa de Leste – só a Polônia e a Estônia, enquanto alguns países tem gasto menos de 1%.

Podemos supor que os acontecimentos na Ucrânia foram instigados para reiniciar as relações dos EUA com seus aliados europeus, para forçar a Europa a mobilizar recursos internos e investir mais na defesa. Eu acho que isto não está nos interesses da Europa. Mas seja como for, os norte-americanos estão pressionando os europeus para reforçar a ligação transatlântica”.

Um papel especial pertence aos países da Europa do Leste. Eles se juntaram à OTAN há pouco bastante tempo, mas se sentem aliados especiais dos norte-americanos. Estes países estão tentando compensar seu pequeno peso político e econômico através do fortalecimento de laços militares com os norte-americanos, reforçar suas posições através da expansão da OTAN para o Leste.

Numa entrevista à edição alemã Frankfurter Allgemeine Zeitung, Anders Fogh Rasmussen disse que a Rússia atualmente se está comportando mais como um adversário, e não um parceiro. Ela, segundo o secretário-geral da OTAN, aumentou os gastos militares em 30% enquanto que alguns países europeus reduziram-nos em 40%. Avisos semelhantes foram feitos pelo secretário de Estado dos EUA John Kerry e por Chuck Hagel, chefe do Pentágono. Em outras palavras, a opinião pública ocidental está se preparando para uma nova “cruzada” para o Leste, já no verdadeiro sentido da palavra, se tivermos em conta a expansão prevista da aliança, a sua aproximação às fronteiras da Rússia.

Após o agravamento da situação na Ucrânia, o ministro russo da Defesa, Serguei Shoigu, falou de um aumento sem precedentes da atividade das forças armadas dos EUA e da OTAN na Europa do Leste, perto da fronteira russa. O chefe do Estado Maior russo, Valery Gerasimov, chamou a atenção do chefe do Estado-Maior Conjunto dos Estados Unidos, Martin Dempsey, para o aumento do número de aviões e tropas norte-americanas nos estados Bálticos e na Polônia e de navios da Aliança no mar Negro.

É óbvio que os EUA estão usando a situação para acertar contas com a Rússia com as mãos de seus satélites europeus e pelo mesmo dinheiro, nota o diretor do Instituto de Planejamento Estratégico e Previsão Alexander Gusev:

“A OTAN está usando os acontecimentos na Ucrânia como um elemento de pressão sobre a opinião pública. Isso e bastante blasfemo. A Rússia há muito propôs a criação de um sistema europeu de segurança coletiva. Mas os países da UE, sob o ditado dos EUA, sempre recusaram isso. E os norte-americanos estão usando o bloco para seus próprios propósitos hegemônicos, promovendo na Europa os seus interesses. Inclusive na Ucrânia. Hoje em dia, a Ucrânia é considerada pela OTAN como uma moeda de troca.

É evidente que este ano já não haverá nenhum aumento em gastos militares. Mas no próximo ano, creio eu, os fundos adicionais para rearmamento serão alocados. O orçamento militar dos EUA para 2014 é de 667 bilhões de dólares. Como dizem os senadores republicanos, no próximo ano ele vai aumentar em 50-60 bilhões. E isso não é o limite”.

Desde o início dos anos 90 do século passado a Organização do Tratado do Atlântico Norte se envolveu “em todo o mundo” ora como um pacificador, ora como um diplomata em tentativas febris de encontrar o sentido de sua existência. A crise ucraniana proporciona-lhe uma oportunidade única de regressar de onde tudo começou há 65 anos.

A OTAN foi fundada em 4 abril de 1949 nos Estados Unidos para defender a Europa “da influência soviética”. A história tende a se repetir. Primeiro como uma tragédia, depois como uma farsa. A atual tentativa de renovar a OTAN poderia parecer cômica se os iniciadores do projeto não tivessem usado como uma cola o sangue do povo ucraniano.

 

Fonte: Voz da Rússia

4 Comentários

    • Alvez, nem os contaminados ideologicamente da esquerda latrina acreditam nesse meme… socialismo, seja nacionalista ou internacionalista NUNCA tiveram vez na américa… trouxa quem acredita na possibilidade da grande América pender para o fascismo tendo uma população, descendente de seus fundadores, consciente de suas obrigações para com sua pátria… ah se aqui fosse assim… a muito teríamos limpado o país de idólatras internacionalistas…

      [NOTA DA MODERAÇÃO]
      Devido a segunda transgressão em sequência, pelos pontos:

      ” Inserção de comentários com conteúdo calunioso, difamatório, injurioso, racista, de incitação à violência, desrespeite a privacidade alheia, que fujam a temática do post ou ainda que possua conteúdo passível de ser interpretado como uma posição ou atitude de caráter preconceituosa ou discriminatória a uma pessoa ou a um grupo de pessoas.”
      e/ou
      “Pratica, indução ou incitação de preconceito quanto à origem, raça, etnia, sexo, orientação sexual, cor, idade, crença religiosa, POLÍTICA ou qualquer outra forma de discriminação.”

      O usuário BlueEyes,Na Resistência está suspenso pelo prazo de 5 dias.
      Em caso de contestação, deverá ser enviado e-mail à moderacaoplanobrasil@gmail.com ,sendo o incidente analisado pelos moderadores do site.

      Att,
      Moderação Plano Brasil.

  1. Gerald Celente, diretor do Trends Research Institute, http://www.trendsresearch.com, analista de mercado financeiro internacional, disse numa entrevista, que pode ser ouvida no YouTube, disse que de acordo com a definicao de fascismo formulada por Mussoline, fascismo seria a uniao/integracao do Estado com as Corporacoes capitalistas, os EUA e um pais fascista. Poder-se-ia dizer que isto e mera opiniao, pode ser ignorada. Entao nem vou preocupar em reproduzir o que pensa Paul Craig Roberts nesse assunto, ja que ele seria apena um PHA yanque. (confesso que nao sei quem e PHA, mas como diz os ingleses, never mind). Agora dificil e ignorar o que o The Ludwig von Mises Institute publica sobre esse assunto. Estou lendo no momento, Fascism vs Capitalism, escrito por Llewellyn H Rockwell, Jr, publicado pelo von Mises Institute.Capitulo 2, The Fascism Threat, pagina 11 FASCISM IS THE SYSTEM OF GOVERNMENT THAT CARTELIZES THE PRIVATE SECTOR, CENTRALLY PLANS THE ECONOMY TO SUBSIDIZE PRODUCERS, EXALTS THE POLICE STATE AS THE SOURCE OF ORDER, DENIES FUNDAMENTAL RIGHTS AND LIBERTIES TO INDIVIDUALS, AND MAKES THE EXECUTIVE STATE THE UNLIMITED MASTER OD SOCIETY. THIS DESCRIBE MAINSTGREAM POLITICS IN AMERICA TODAY. AND NOT JUST IN AMERICA. IT’S TRUE IN EUROPE, TOO….. THE FASCIST ECONOMIC MODEL HAS KILLED WHAT WAS ONCE CALLED THE AMERICA DREAM. Isto e de acordo com o Instituto von Mises, os Estados Unidos e um pais fascista. Considerando que o Instituto Von Mises, localizado no Estado do Alabamas, USA, publica material produzido por gente gringa que conhece seu proprio pais quem sou eu, um escurinho, trabalhador manual na Inglatrerra, salario minimo, para discordar.

  2. Bate-Papo internacional sobre a situação na Ucrânia II

    Ucrânia ‒ Genocídio de Estado em Odessa e demais regiões do leste/sudeste do país

    Vídeo gravado e publicado em 2/5/2014 (42´36”)
    Enviado por Edu Lima

    Bate-papo (hang-out) entre nosso correspondente Edu Lima e o DJ (residente em Moscou), mais conhecido como “Mauro BD”. Neste bate-papo o Mauro revela detalhes que a imprensa-empresa ocidental, notadamente o grupo GAFE (Globo, Abril, Folha de SP, Estado), ESCONDE dos brasileiros que pagam para ter NOTÍCIÁRIO e só obtém PROPAGANDA POLÍTICA neofascista.

    O NAZISMO VOLTOU: A Ucrânia que a imprensa não mostra

    Marchas com jovens, crianças e idosos cantando e fazendo a saudação nazista. Mulheres alegres carregando fotos de líderes nazistas. Civis sendo agredidos gratuitamente nas ruas. Pessoas rindo ao assistir russos sendo queimados vivos. Essa é a Ucrânia que Mídia não mostra. Esse é o governo nazista que Estados Unidos e União Europeia apoiam. Até quando vão nos esconder a verdade sobre esses genocídios? Assistam:

    http://www.youtube.com/watch?v=PBGm5VnpVbE

Comentários não permitidos.