Duas imagens geradas por computador apresentam uma configuração diferente do H 18 um bombaredeiro furtivo de médio alcance Chinês

plaaf chinese air force guess this is called H-18 medium-range supersonic stealth bomber using two high-thrust turbofan engine, maximum range 8000-9000 km, maximum combat radius of 3500-3700 km, (3)

Red Dragon, Taiwan

Tradução e adaptação, E.M.Pinto

Leia Também

China poderá adquirir uma centena de caças Sukhoi, Su-35

J-17 o Su-34 Chinês

Não há uma clara confirmação por parte do partido comunista chinês do interesse numa aeronave com estas características. Porém, começaram a circular Duas imagens geradas por computador  de um provável conceito do Bombardeiro de médio alcance supersônico furtivo H 18 foram apresentadas na internet.

A aeronave  usará dois motores turbofan de alta potência terá alcance máximo de cerca de 8000-9000 km, raio máximo de combate será em torno de 3500-3700 km, sua velocidade máxima será em torno de Mach 2 e máximo de carga útil será de 12-15 toneladas.

plaaf chinese air force guess this is called H-18 medium-range supersonic stealth bomber using two high-thrust turbofan engine, maximum range 8000-9000 km, maximum combat radius of 3500-3700 km, (7)

Segundo as especificações a aeronave se enquadraria como um concorrente direto do caça bombardeiro russo Su 34, porém furtivo segundo os idealizadores. Fontes o enquadram como provável substituto dos bombardeiros H-6 o que também muito contestado dado que  este provável bombardeiro terá dimensões e especificações muito maiores dado a  a natureza de suas operações.

Parecendo se tratar claramente de um desenho feito por anônimos admiradores, a aeronave apresentada seria mantida como tal, apenas um desenho, não fosse a oficialização do seu código “H-18”  que segundo as autoridades chinesas corresponde a nomenclatura de um dos estudos levantados pelos chineses para uma aeronave bombardeira de médio alcance da qual J-17  teria sido avaliado como um dos estudos base.

6 Comentários

  1. Pessoalmente o nariz me parece muito protuberante para um Stealth, Embora eu acredite que a função de bombardeiro justifica a necessidade de uma aeronave furtiva, fico imaginando o custo operacional de uma frota de aeronaves destas, específica para funções de ataque e que podem muito bem ser executadas por um Su 34 equipado com mísseis furtivos, bombas e todo o arsenal de armas por ele transportado.
    enfim…

    • Pensando a longo prazo e com mais de 1 bilhão de escravos para pagarem a conta eu não duvidaria… os faraós da dinastia vermelha chinesa pensam grande…

  2. Não parece estar na mesma categoria do Su-34, pois o sukhoi não possui 3.500km de raio de combate e nem 12 ou 15 toneladas de carga.

  3. Besteira , o j21 devidamente equipado com armas furtivas em cabides externos ,realizara as missoes de ataques e bombardeios , apos este limpar a area os grandoes podem entrar e despejar suas cargas ( os bombis convensionais ).

Comentários não permitidos.