Com atraso de 1 ano, Brasil e China definem, lançamento do novo CBERS

Técnicos trabalham na montagem do satélite CBERS-3 em laboratório do Inpe – Foto: Arquivo/OVALE

Sugestão: William

Chico Pereira

CBERS-3 vai ao espaço no dia 10 de dezembro, segundo Brasil e China; lançamento será feito a partir de Taiyuan, em um foguete Longa March.

Brasil e China marcaram a data de lançamento do CBERS-3, satélite de sensoriamento remoto, parceria do dois países.  De acordo com o Ministério da Ciência e Tecnologia e Inovação, o lançamento do satélite está programado para as 11h do dia 10 de dezembro, no horário de Pequim (zero hora, em Brasília).

O CBERS-3 vai substituir o CBERS-2B, que deixou de operar em 2010.

O novo satélite sino-brasileiro será lançado com pelo menos um ano de atraso.

A previsão inicial era lançar o CBERS-3 no ano passado, mas Brasil e China enfrentaram dificuldades com o equipamento.

Componentes do satélite apresentaram problemas e tiveram que ser trocados.

Também ocorreram dificuldades na compra de equipamentos para o satélite nos Estados Unidos.

Fernando Morais, vice-presidente do SindCT (Sindicato Nacional dos Servidores Públicos Federais na Área de Ciência e Tecnologia do Setor Aeroespacial), relatou que os técnicos do Inpe (Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais), de São José dos Campos) conseguiram superar as dificuldades e conseguiram concluir o CBERS-3 para lançamento.

“Os chineses reconheceram o esforço do Inpe nessa missão”, afirmou.

Sem o CBERS-2B, o Brasil passou a utilizar e comprar imagens de satélites norte-americanos e franceses para monitorar áreas de desmatamento no território nacional.

Importância

Morais destacou que o novo satélite será uma ferramenta importante para o Brasil monitorar o meio ambiente no país.

“Ele vai fornecer imagens do território brasileiro que poderão identificar desmatamentos, queimadas, inundações em várias regiões do país”.

Morais disse que o satélite é importante porque as imagens são disponibilizadas gratuitamente. “O Brasil pode gerenciar o satélite de acordo com suas prioridades”, disse.

Lançamento

Os preparativos para o lançamento do CBERS-3 já estão em curso.O satélite já foi transportado para o centro espacial de Beijing para a base de lançamento de Taiyuan (TSLC) no dia 18 de outubro. Os técnicos chineses finalizam o equipamento para o lançamento, que será de um lançador tipo Longa Marcha.

Programa CBERS terá mais satélites

Brasil e China já trabalham na construção de um novo satélite de sensoriamento remoto da família CBERS. A previsão é que o CBERS-4 seja lançado em 2015, segundo relatou o vice-presidente do SindCT, Fernando Morais. Ele relatou que esse modelo de satélite permite diversas aplicações e ajudará o país no controle de problemas ambientais.

China e Brasil discutem parceria

O ministro da Ciência, Tecnologia e Inovação, Marco Antonio Raupp, e o presidente da AEB (Agência Espacial Brasileira), José Raimundo Coelho, estão na china. Um dos assuntos da missão é uma parceria entre os dois paíse para o desenvolvimento de satélites meteorológicos. O encontro nesse sentido acontecerá amanhã, com autoridades do governo chinês.

Fonte: O VALE

18 Comentários

    • Com certeza esse ai não é chipado e muito menos colhe informações estratégicas brasileiras… rsrsrsrsrsrsrsrsrsr… chinês é tão bonzinho… rsrsrsrsrsrsss…

    • Depois do escândalo das escutas fica fácil entender o atraso na compra de equipamentos nos Estados Unidos, não é mesmo?

      É boicote puro. Mas não deixa de ser culpa de nossos servidores tucanos, que ainda sonham com uma viagem de intercâmbio nos EUA e, por isso, insistem em construir sistemas com componentes estadunidenses.

      • Quer dizer então que eu desenvolvo tecnologia e depois tenho que dar de graça a outro só porque ele é bolivarianista barbudinho… rsrsrsrsrsrsrs… tecnologia pertence a quem desenvolveu e terá acesso a ela quem o detentor da propriedade intelectual quiser… se quer tecnologia e independência para fornece-la a quem lhe convier que desenvolva… senão fique caladinho chupando o dedinho…

  1. Um ano de atraso ,podemos considerar isso um sucesso ! o norma é 5,10 anos !
    Ate que não demorou muito, mas vamos ser mais espertos !

  2. o governo atual vai aumentando o numero de satélites ,brasileiros
    o fhc fez o favor de vender os que pertenciam ao brasil !!! o pior é que o Fernando Henrique nem preso por isso foi


  3. China e Brasil discutem parceria
    O ministro da Ciência, Tecnologia e Inovação, Marco Antonio Raupp, e o presidente da AEB (Agência Espacial Brasileira), José Raimundo Coelho, estão na china. Um dos assuntos da missão é uma parceria entre os dois paíse para o desenvolvimento de satélites meteorológicos. O encontro nesse sentido acontecerá amanhã, com autoridades do governo chinês.

    O Brasil precisa desta parceria. A China tem um bom conhecimento na área… temos que absorver de quem tem vontade e disposições reais de prover.

  4. O Brasil sempre na hora de chegar junto não cumpria e os caras tinham a maior paciencia.
    Por nossa politica idiota o pais sempre permanece no atraso tecnologico e quando anunciam algo é pra mamarem e no final se arrastar.
    Os Chineses se emputeciam ate ameaçando terminar o consorcio porque o Brasil não chegava junto com a grana fica so na intenção.Parece que estamos mesmo acostumados com reuniões e declaração de parcerias mas efetividade vai a passo de jabuti e quando vai.

    • Maluquinho , o atraso desta vez, não foi grana. Os EUA , negaram a venda de determinados componentes , que haviam sido utilizados nos satélites anteriores. Isto , implicou na busca nem sempre fácil, de fornecedores europeus, além de implicar em modificações no projeto.

  5. Fantastico

    essa parceria do Brasil com a China pode dar muito certo!

    e os periquitos na areia quente podem começar a ciscar !!!!! não faz diferença nenhuma

  6. Já temos outros satélites em cooperação com os Chineses que estão em órbita… esse atraso não é só culpa nossa, novas tecnologias no modelo 3 e tem também A CORRIQUEIRA SABOTAGEM AMERICANA… como diz o texto:

    Também ocorreram dificuldades na compra de equipamentos para o satélite nos Estados Unidos

    Sabe como é.. país amigo é pra essas coisas mesmo, sabotar, embargar, ameaçar, espionar!

    Ma só bom é passar a fabricar esses equipamentos por aqui ou na China já que eles não embargam nada disso pra gente, somos parceiros de satélite, esse é o fato!!

    Valeu!!

    • Francoorp esse atraso é em decorrencia de o Brasil não prestar sua cota financeira no projeto no prazo acordado.Os caras ja a quase dois anos ameaçavam ate interromper o projeto por falta de nosso pagamento.Eles teem tido a mior paciencia do mundo conosco.
      O atraso tecnologico do Brasil deve-se unicamente a descasos e falta de compromisso.
      Nossas parcerias com os Chineses são para sairmos da dependencia Americana que não atraplha em nada.Nossa parte tecnologica no projeto é em grande parte primaria nossa maior participação é economica a qual não correspondem com os compromissos.

    • Ah tá. Eles são obrigados agora a vender e abrir concorrência pra eles mesmos!
      Quando a Rússia ficou enrolando pra vender Su-35 pros Chinas pq eles sabem que vão copiar na cara dura, ai é pq eles não são bobos.

      Tá SERTO MANO!

      • R_Silvestro,

        Esse problemas são depois da venda feita pelo visto… não é que fica esperando eles quererem ou fica negociando… se não querem vender dizem logo que procuramos outros, mas pelo visto não foi assim!

        Se assinou um contrato de venda tem que cumprir… se não quisesse vender não contratava!!

        Pelo visto não sabe lêr a nota né… Tá Serto Mano, porque esperaríamos se eles disseram que não venderiam, já que não são obrigados a vender nada??? Entendeu o porque tivemos atrasos por isso também, OU vou ter que desenhar pra você??

        Tua parcialidade te cega!!

        >>>>>>>>>>>>>

        Eu sei maluquinho, eu não falei que era tudo culpa deles, obvio que temos nossos problemas também… e os Orientais são treinados pelas artes marciais pra isso!!!

        Valeu!!

      • Cego é quem não quer ver que não temos tecnologia porque a esquerda arcaica sul americana não liberta seu povo através de melhorias na educação… querem o povo sempre ignorante, atrasado e escravo do estado para que eles continuem mandando nas massas… simples assim…

Comentários não permitidos.