Corea do Norte teve ‘avanços’ em míssil capaz de atingir EUA

A Coreia do Norte teve “avanços” em seu projeto para desenvolver um míssil balístico intercontinental, capaz de atingir a parte continental dos Estados Unidos, segundo análise do Instituto de Estudos sobre a Coreia da Universidade Johns Hopkins, localizada em Baltimore. As informações são da AFP.

Em relatório divulgado nesta terça-feira, o instituto afirma que as ameaças de Pyongyang sobre um ataque em terras americanas são “menos falsos” do que se acreditou inicialmente.

O míssil KN-08 ICBM, apresentado pelo governo norte-coreanao em 2012, foi ridicularizado por diversos especialistas e descrito como uma “grande piada”.

No entanto, os novos estudos tratam o tema com mais seriedade e não descartam que a Coreia do Norte tenha tecnologia para produzir um míssil com alcance de mais de 11 mil quilômetros de distância.

A análise foi assinada pelo especialista em não-proliferação Jeffrey Lewis e o engenheiro aeroespacial John Schilling.

“O KN-08 ICBM pode estar sendo desenvolvido e pode ser testado a qualquer momento”, declarou Schilling.

Fonte: Terra

34 Comentários

  1. No entanto, os novos estudos tratam o tema com mais seriedade e não descartam que a Coreia do Norte tenha tecnologia para produzir um míssil com alcance de mais de 11 mil quilômetros de distância.==== Conforme eu comentei, à C norte está criando o missil p mostrar aos iankss q a coisa ñ será tão fácil assim.Qdo a vítima está armada, o predor dorme c fome…eis um exemplo de determinação em manter o inimigo nas cordas, qdo ocorrer a reunificação teremos uma tremenda potencia militar e atômica…viu dona.Sds.

    • giancarlos,

      É improvável que ocorra unificação…

      Os governantes do norte tolerariam fazer parte de uma democracia como a sulista? Isto é, estariam dispostos a dividir seu poder com os sulistas…?

      É evidente que se irá querer elevar todos os cidadão ao padrão de vida do sul. E os coreanos do sul pagariam a conta pelo atraso econômico do norte?

      Será que todos realmente são favoráveis a uma unificação?

      São todas perguntas que merecem ser analisadas…

      É uma situação muito similar a Taiwan e China, com povos separados por 60 anos de evolução cultural distinta…

      • A proposta é de um país e dois sistemas, igual fizeram na China. Durante décadas o país reunificado teria dois sistemas, comunista ao norte e capitalista ao sul. Aos poucos iriam editando códigos idênticos, adotando a mesma moeda, permitindo o trânsito de pessoas, criando sistemas de defesa conjunto, criando programas sociais conjuntos até, por fim, realizar eleições para um governo e sistema único, com concessões de ambos os lados, algo como o estado de bem estar social escandinavo.

      • Só não esqueça que diziam que era improvável a reunificação das duas Alemanhas , hoje a Alemanha é uma só. E uma grande potência econômica. O mesmo já ocorreu com o Vietnã. A reunificação coreana acontecerá mais dia, menos dia. O mesmo acontecerá com Taiwan e China. Nos dois casos são povos milenares, com culturas milenares, que já existiam, quando a Europa nem sabia que existia o continente americano.

      • Aurélio,

        Observe que são situações distintas…

        A Alemanha, após o término da Segunda Guerra, não estava moralmente em posição de reclamar absolutamente nada. A ideia que vigorava na época era não permitir que a Alemanha surgisse mais uma vez como ameaça… A reunificação das Alemanhas somente foi possível após a hecatombe soviética; e muito provavelmente não ocorreria sem ela. Vale lembrar que a paz no centro da Europa pelos anos seguintes contribuiu sensivelmente para o estreitamento de laços entre as duas Alemanhas…

        O Vietnam foi unido pela guerra… E isso somente foi possível principalmente por erros cometidos pela liderança americana dos anos 60/70, que impediu que a situação tomasse curso similar ao das Coréias. Fora isso, entra o fato de que nem todos os vietnamitas concordaram. Aproximadamente um milhão de pessoas partiram do país após a vitória do norte…

        A questão coreana é muito mais profunda, pois envolve uma disputa entre norte e sul que se arrasta sem desfecho a mais de 60 anos… As memórias da guerra ainda estão bem vivas no sul e no norte…

    • “qdo ocorrer a reunificação teremos uma tremenda potencia militar e atômica…viu dona.Sds.”

      Se ocorrer a unificacào pelo menos teremos um país democrático e mais pacífico. Mais um aliado para os EUA.

      • rr acantece varias manifestações na coreia do sul a favor primeiro da saída de bases americanss do seu território e segunda da unificação das coreias ,
        então essas manifestações de cidadãos da coreia do sul ,pois na coreia do norte nao se pode ter esse tipo de liberdade
        mas quando ocorre essas manifestações na coreia do sul ,a policia e esse governo da coreia do sul que nao passam de fantoches corre para debelar a manifestação
        então resumo esse papo de que a coreia do sul nao quer se unificar ,esta totalmente errado pois tanto a coreia do sul e a do norte tem vários parentes dos dois lado da fronteira
        e quem nao quer a unificação das coreias além de seu governo fantoche e pro yanke ,são justamente os americanos
        e também mais bem menor o japao ,pois coreano tem mais raiva de japonês do que de qualquer outro povo no mundo
        o japao ´pe outro que nao quer a unificação das coreias ,mas o povo coreano esse nao tenha duvidas quer reencontrar os parentes

      • Ninguém disse que a Coréia do Sul não que se unificar. Não sei da onde você tira essas ideias.

        O que foi dito é que se houver unificacão, será em direcão a democracia e o capitalismo e não para a ditatura e o comunismo.

        A Coréia do Sul não vai aceitar regredir 50 anos. Isso é óbvio.

        Qual a moral em bancar o torcedor de ditadores e genocidas?

      • RR eu tinha escrito um texto longo mais quando fui mandar sumiu ,
        então vou resumir ,você esta mau informado !!!!!o povo da coreia do sul faz muitos protestos pela unificação
        esses protestos são reprimidos pela policia e o governo fantoche que os americanos colocaram la
        e outra os protestos nao são apenas para unificar as coreias mas também pela retirada das bases americanas de seu território coreano
        quem nao quer a unificação são estados unidos e japao ,esse ultimo pois tem o filme mais que queimado com os coreanos

      • PÉ DE CÃO,

        É bem verdade que existem movimentos pela unificação, mas a questão principal ainda prevalece: quem assume? Sob que bandeira política os coreanos ficarão…? Vale lembrar que as Coréias ainda estão tecnicamente em guerra ( uma vez que não houve nenhum tratado de paz formal; apenas um cessar fogo )… A política do norte, muito ríspida e por vezes dependente dos humores do líder norte-coreano, em nada contribui para melhorar qualquer situação…

        Por fim, resta avaliar o que as potências pensam acerca disso… As Coréias são fundamentais para o equilíbrio político na região.

      • Duas situacões totalmente diferentes.
        Nada a ver uma coisa com a outra.

        Que bobagem! Achar que a Coréia do Sul vai aceitar uma ditadura comunista.
        Cada piada que a gente vê por aqui.

      • Os esquerdalhas acreditam até que o leonardo boff é cristão… rsrsrsrsrsrs… desde que esteja escrito no manual da esquerda internacional tá valendo que o quadrado é redondo… rsrsrsrsrsrs…

    • É que fica mais style. Afinal de contas, não se pode ameaçar de guerra nuclear um país e sair mal na foto, tem que ir com estilo. kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

    • Porque fica mais bonito em uma apresentação !
      A Coreia do Norte está de parabéns no campo tecnológico !
      Eu disse no campo tecnológico, beleza !

    • É que eles ainda veem os antigos filmes americanos da década de 50 e acham que o ocidente ainda vive como naquele tempo, onde os carrões dos yankes da época tinha essa horrível particularidade… rsrsrsrsrssrsrs… eles não tem acesso a cultura ocidental a mais de 60 anos… deve ser isso que o comunismo provoca em uma sociedade que escolheu esse horrendo caminho… até os maus gostos eles assimilam… rsrsrsrsrsrs…

  2. Primeiro de tudo… Construir um foguete é realmente tarefa difícil, mas não é nada de outro mundo… A destacar:

    – Precisão seria importante, mas em se tratando de uma arma nuclear, precisão não é tão relevante, servindo um sistema inercial.

    – No que diz respeito a controle da arma, o espaço a bordo de um míssil como o da foto permitiria a instalação de computadores primitivos. Processadores Z-80, por exemplo, é coisa de conhecimento universal ( por assim dizer… ) e tipos similares ainda podem fazer parte do sistema embarcado de um míssil sem qualquer problema específico, pouco importando se é um “troço” dos anos 70…

    – Quanto a estrutura… Quanto maior o alcance, maior a complexidade do míssil como um todo, envolvendo estágios adicionais a arma. Mas em se tratando de SRBMs, a coisa é menos difícil… No meu entender, qualquer coisa que derive de uma V2 já serve…

    – Creio que o que mais “pega” aqui é a propulsão. Apesar de ser tarefa hercúlea se chegar a um motor-foguete razoável ( por conta de diversos problemas, tais como combustíveis adequados, componentes para o motor, entre outros ), a teoria por si só é de conhecimento geral, de modo que não se parte essencialmente do zero… Existem em museus pelo mundo motores de foguetes expostos e que podem em muito facilitar trabalhos por aí… No mais, não precisa ser a “ultima moda”; basta que seja confiável…

    Portanto, é perfeitamente crível que os coreanos do norte possam ter desenvolvido um míssil capaz de ir pelo menos até o Japão…

    Isso, por si só, já coloca os coreanos do norte em outro patamar. É inegável que isso aumenta consideravelmente o poder de dissuasão deles. Contudo, melhor que eles não tenham ilusões… A Coréia do Norte é um país pequeno e muito mais vulnerável a um ataque em massa. De fato, os americanos não precisam apelar para armas nucleares para varre-los a fogo… Apenas uma forte intervenção diplomática de China, Russia e, ironicamente, a Coréia do Sul ( haja visto a proximidade desse país com sua contraparte ao norte ), poderiam impedir isso…

      • Walfredo,

        Concordo. Não é essa a questão que quis expor. Apenas quis mostrar como construir um míssil balístico não é nada irrealizável, e pode ser executado por quem tive disposição em faze-lo, pois a tecnologia já é bastante conhecida… Fora isso, é questão de investimento…

    • Mas já é o suficiente pra sustentar o medo. Mesmo daquilo que é improvável. As concordâncias gramaticais não importam, infelizmente.

      Abs

  3. Com embargos, policiamento constante das potencias ocidentais além da Coreia do Sul e Japão em roda, PIB baixo, povão com fome, China com o pé atrás e por aí vai…. os caras desenvolvem mísseis deste calibre…
    Enquanto a “6ª” economia mundial sequer consegue escolher um caça em 15 anos de bla…bla… bla..
    Abraços,

    • Henrique . Aí é uma questão de povo, questão de raça. Tanto da Coréia do Sul , quanto da Coréia do Norte. A primeira aproveitou a ajuda monetária americana e hoje é uma potência industrial e econômica. Os produtos sul-coreanos tem no mínimo, a mesma qualidade e tecnologia dos produtos japoneses. A segunda , como você disse, apesar de todo o embargo ocidental, tornou-se uma potência nuclear, suficientemente crível, para que ninguém , se meta a besta com eles. Certamente, hoje não dá para fazer com eles o que foi feito no Iraque, Afeganistão, Líbia e Síria.

  4. Os chineses é que usam estes pneus, pode observar as fotos dos seus desfiles militares, todos os carros tem estes “pneus faixa-branca”.

    Desfiles chineses:

    http://oprofeta.net/wp-content/uploads/2009/10/article-1217310-06A7114F000005DC-274_634x421_popup.jpg

    http://images.china.cn/attachement/jpg/site1006/20091001/0019b91ec83b0c2ed30e08.jpg

    http://n.i.uol.com.br/ultnot/1002/08parada560.jpg

    Esta carreta coreana deve ser de fabricação chinesa, assim como os pneus…

    • alvez parabéns por ser uma pessoa que corre atrás de informações ,e ajuda a deixar o plano brasil atualizado e bem informado em qualquer discussão !!!

  5. por isso que não querem submarino nuclear aqui…..….por isso o loBBBy todo……como diz o ditado…..Um idiota nunca aproveita a oportunidade……Na verdade muitas vezes o idiota é oportunidade que os outros aproveitam………….…

    Enquanto te exploram……..Tu grita gooooollll…………

    • “Por favor , ñ esqueça da alemanha…são hj um só país…Uma potencia econômica.Sds.”

      Uma potência democrática e capitalista, que não tem nenhuma intencão de voltar ao socialismo.

  6. Pelo menos eles tem algo! E não na barriga um Rei-sem-dente como o Brasil!…

    Na ultima comissão do senado a respeito da necessidade de verba pras forças armadas o min. amorim deu um calote! Souberam?… Agora sabem ao que se destina tais investimentos no mercado de defesa brasileiro… UPS… na… “defesa do brasil”…. @@ Abrem o olho!!

Comentários não permitidos.