Vladimir Putin pede que Barack Obama como Prêmio Nobel da Paz, pense nas vítimas de um possível ataque à Síria

putin

O presidente da Rússia, Vladimir Putin, pediu neste sábado ao presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, para que, como Prêmio Nobel da Paz, pense nas vítimas de um possível ataque à Síria.

“Me dirigiria a Obama como Prêmio Nobel da Paz: antes de usar a força na Síria, é preciso pensar nas futuras vítimas”, disse o líder russo, citado por agências de notícias de seu país.

O líder do Kremlin afirmou a Obama, que ontem garantiu não ter decidido sobre uma intervenção militar na Síria, que pense “muito bem antes de tomar a decisão” e lembrou que outras ações militares iniciadas pelos Estados Unidos não trouxeram a paz aos países que sofreram intervenções.

“Por acaso foi resolvido um só problema em Afeganistão, Iraque e Líbia? Porque lá não há nem paz nem democracia, como supostamente pretendiam nossos parceiros, não há nem uma paz civil elementar nem equilíbrio”, advertiu Putin em um pronunciamento à imprensa na cidade de Vladivostok.

“Nos próprios Estados Unidos, (…) a maioria dos analistas consideram que a ação contra o Iraque foi um equívoco. E se levarmos em conta que houve erros no passado, por que agora achamos que isso será infalível”, questionou.

Putin também perguntou, em alusão à intenção dos EUA de intervir na Síria sem a chancela da ONU, se responde aos interesses americanos “destroçar mais uma vez o sistema de segurança internacional, as bases fundamentais do direito internacional”.

“Por acaso reforçará assim o prestígio internacional dos EUA? Duvido. Algo é preciso ser feito, é óbvio”, mas atacar o país “pode levar a consequências absolutamente opostas às esperadas”, disse.

Putin explicou que não fala com Obama há dias, e lembrou que os EUA tinham se comprometido na recente cúpula do G8 (Grupo dos Oito países mais desenvolvidos) na Irlanda do Norte a promover a convocação de uma conferência de paz para a Síria em Genebra e a convencer a a oposição síria a comparecer a essa reunião internacional.

EFE

 

Fonte: Terra

Putin diz que seria uma “grande bobagem” uso de armas químicas por Assad

O presidente da Rússia, Vladimir Putin, disse no sábado que seria uma “grande bobagem” do governo sírio usar armas químicas, no momento em que ele está vencendo a guerra contra os rebeldes, e pressionou o presidente dos EUA, Barack Obama, a não atacar as forças sírias.

Os EUA disseram na sexta-feira que estavam planejando uma resposta militar limitada para punir o presidente da Síria, Bashar al Assad, pelo “brutal e flagrante” ataque químico que os EUA diz ter matado mais de 1.400 pessoas em Damasco, há dez dias.

Putin disse a jornalistas que se Obama tivesse provas de que o exército de Assad usou armas químicas e lançou o ataque, Washington deveria apresentá-las aos inspetores de armas da ONU e ao Conselho de Segurança.

“Tenho certeza de que isso (o ataque químico) não passa de uma provocação daqueles que querem arrastar outros países para o conflito sírio, e que querem ganhar o apoio das potências no cenário internacional, especialmente os EUA,” disse Putin.

O presidente russo disse que Obama, como ganhador do Prêmio Nobel da Paz, deveria lembrar-se do impacto que qualquer ataque dos EUA teria sobre os civis sírios.

As potências mundiais devem discutir a crise síria durante uma reunião dos líderes do Grupo dos 20 países desenvolvidos e em desenvolvimento em São Petersburgo, na semana que vem, ele acrescentou. “Essa (reunião do G20) é uma boa plataforma para discutir o problema. Por que não usá-la?” disse Putin.

(Por Denis Dyomkin)

REUTERS

Fonte: Terra

16 Comentários

  1. Aos poucos está surgindo versões contraditórias, já a sites divulgando que os próprios rebeldes sírios já admitiram o ataque químico ao repórter Dale Gavlak da Associated Press, onde eles tacharam o infame incidente de “acidente”, por não estarem treinados para o uso de armas químicas. O pior é que estão afirmando que quem os forneceu foi o chefe da inteligência saudita, o príncipe Bandar bin Sultan.
    O ideal será o Obama esperar a ONU, pra não cometer o mesmo erro que houve no Iraque, e perder totalmente a sua credibilidade.

  2. Acho que agora que o Yankees não precisam mais da energia dos Sauditas , poderiam apoiar uma intervenção naquela ditadura cruel e financioadora de terroristas , e derrubar aquela monarquia cruel.

  3. Há algo mais tocante do que um ex-agente da KGB, cara que sabidamente matou gente (e não foi pouca), presidente de uma potência bélica que sob suas ordens matou milhares de chechenos, pagando de bonzinho? 🙂

    A cara de pau desse Putin é algo inacreditável.

    • Vader,nao se esqueça que o Obama era da cia, os EUA que sao os verdadeiros terrorista Invadindo países e destruindo seus povos culturas
      a troco de petróleo e suas reservas naturais.

      • Obama da CIA?

        Ah tá então eu fui Cardeal do Vaticano e Muti de Meca…

        Amigo o cabra era ADVOGADO militante dos direitos civis! É o que tem de mais distante da direita americana: na verdade, em termos de política americana Obama é a extrema-esquerda. Nada a ver com CIA..

        E a Rússia então também é terrorista, porque também invade países e destrói seus povos e culturas a troco de petróleo e recursos naturais. Lembre-se da Chechênia e da Geórgia, só pra falar de duas invasões russas recentes.

        Aliás, pega um mapa-mundi e me responda: porque vc acha que a Rússia é o maior país do mundo em extensão territorial?

        Dica: não é porque ela é um país “bonzinho”…

      • Traduzindo: o obamis é um esquerdalha fabiano = advogado de ong… rsrsrsrs… no caso dele até ligação com mafiosos de Chicago ele tinha…

    • Rsrs, era o que eu ia dizer…. Não tem santo!… São uns figuraças!! Merecem Nobel da Paz!!… Oscar!!… TUDO!!! São fenômenos da natureza!!!

      Me lembrei de uma coisa.. Obama falando sobre o Lula: “Esse é o cara!”

    • Há algo mais tocante do que um ex-agente da KGB, cara que sabidamente matou gente (e não foi pouca), presidente de uma potência bélica que sob suas ordens matou milhares de chechenos, pagando de bonzinho?
      .
      É o Obama……que recebeu um premio Nobel da paz e no púlpito,defendeu a “guerra justa” com os seus “bombardeios humanitário”…Hahahah..matando milhares de;afegãs,paquistanês,líbios,iraquiano e no futuro;milhares de sírios,iranianos,…etc 🙂
      .
      Esses……… americanófilos adoram fazer piadas inacreditáveis…Hahahahah

      • Realmente, terem dado o Nobel pro obamis foi o fim… esquerdista não presta em lugar algum do planeta…

    • E um cara pra se temer,kkkkk, saindo de fininho com o rabico entre as pernas, aonde esta a retorica do seu discurso, poderia deixar explicito para os algozes que, se houver intervençao na siria os russos forneceriam armas para assad resistir, mas preferiu se retirar da reuniao fantoche na onu, e ainda ha uns baba ovos desejando alianças extrategicas com os russos, eles estao se demostrando mais franceses doque nunca !

    • É um mafioso sanguinário do caralho. Aliás, os que acreditam em Iluminatti dizem que o Putin é um filho bastardo da Rainha da Inglaterra, um reptiliano de 160 anos que bebe sangue no café da manhã… 🙂

      Mas do Putin pessoalmente eu teria medo. O cara parece um assassino de aluguel, credo.

      O que não mete mais tanto medo são as forças armadas russas, que não tem mais o poder de projeção que um dia já tiveram.

      A Ursa virou uma cadelinha, rs… 🙂

  4. Tanto faz democratas ou republicanos, ambos obedecem aos mesmos senhores lobistas/banqueiros/sionistas, que governam nas sombras..

    “Os EUA estão expostos aos olhos do mundo inteiro como a ameaça terrorista número 1 que pesa sobre o futuro da humanidade. Muitos sabem disso há muito tempo, mas agora já está universalmente claro.

    A vasta maioria da humanidade pode afinal ver por através das décadas de falsidade e autopromoção como modelo mundial de democracia e da lei internacional. O que o mundo vê é o feio oposto disso tudo.” (Cunningham)

  5. Hahahahahahahahahaha!

    Pode até não ter líderes bonzinhos, certinhos ou de caráter não dúbio (verdade incontestável),

    Mas que o Putin gozou na cara do Obama gozou (Hops! zuou com a cara do….).

Comentários não permitidos.