Blindagem de polieteno irá proteger os soldados russos contra laseres de combate

armataO Ministério da Indústria e Comércio da Rússia abriu uma licitação para os trabalhos de pesquisa e desenvolvimento de uma tecnologia de produção de uma nova blindagem a partir de materiais fibrosos para veículos de combate. De acordo com a documentação, as placas de polietileno de ultra-alto peso molecular farão parte da blindagem da carroçaria e do fundo de caminhões militares e veículos blindados. A intenção é proteger o material de guerra contra fogaças anti-carro, balas perfurantes e incendiárias e fatores ambientais agressivos.

Os primeiros protótipos do novo polímero deverão ser fabricados até junho de 2014. A nova blindagem deve resistir ao ataque com um laser de combate, impacto de uma bala perfurante de 12,7 milímetros a uma distância de 300 m, explosão de 8 kg de TNT, “chamas de 10 W / cm ² de potência durante 15 segundos, um pulso de luz de 42 J/cm ² durante um segundo; um pulso de laser de CO2 de 42 W/cm² por 25 segundos”.

A blindagem de polietileno não deve perder suas propriedades protetoras no contato com o combustível, água do mar e radiação ultravioleta e a temperaturas críticas de -50 a +70 graus centígrados e deve ser, pelo menos, um terço mais leve do que a blindagem de aço. As placas protetoras de polietileno também podem ser usadas para a proteção do pessoal das  empresas industriais que fabricam, armazenam, transportam ou utilizam material explosivo.

O polietileno de ultra-alto peso molecular (PEUAPM) são polímeros de  etileno de alto peso molecular. Diferentemente dos polietilenos comuns, o Peuapm possui uma elevada resistência ​​em condições extremas, não sofre corrosão, é capaz de resistir aos impactos a temperaturas inferiores a -150°C, repele completamente a umidade e não conduz eletricdade.

Segundo o diretor da revista Aresenal da Pátria, Víktor Murakhóvski,      ouvido pelo Izvéstia, inventado há alguns anos, o Peuapm é usado amplamente no Ocidente como parte de uma blindagem multicamada. “Por exemplo, é amplamente utilizado em coletas anti-bala no exército dos EUA. Combinado com as fibras de aramida, o poleitileno proporciona um efeito protetor muito melhor do o Kevlar. Ao contrário do Kevlar feito de fibras entre as quais há um espaço, o polietileno não tem fibras. Por isso, é mais resistente às balas e projéteis”, esclarece Murakhóvski. Ele acrescentou que, para a proteção do material de guerra, uma blindagem combinada multicamada composta de placas de aço e de cerâmica e uma camada de polietileno e de fibras de aramida é usada. “Essa blindagem é necessária para proteger todos os veículos de combate concebidas para operar na linha de frente e nas áreas adjacentes onde a proteção contra balas, projéteis. fragmentos de projéteis e ondas de choque é indispensável”, disse o especialista.

Para ele, o novo material também pode ser usado em coletes anti-bala. Isso permitirá diminuir seu peso em 20 a 30%. Todavia, o novo material tem um defeito sério: perde suas propriedades protetoras ao fim de 3 a 5 anos.

O governo disponibiliza 180 milhões de rublos (cerca de R$ 12,7 milhões) para os trabalhos de pesquisa e desenvolvimento, cuja primeira fase deve estar concluída até julho de 2014. Os testes devem começar em dezembro de 2014.

 

Publicado originalmente pelo Izvéstia: Izvestia.ru

Fonte: Gazeta Russa

9 Comentários

    • Bom,se virou uma cadelinha eu nao sei mas, ela ,a ursa ,nao perdeu a mania de enfiar o rabimho entre as pernas sempre que a AGUIA mostra suas garras,pobre siria,confiou no aliado que possui o habito de endurecer so no discurso ,NESTE CASO ,SIRIA < EU LAMENTO MUITO !!!!!!

      • Hum Dino.
        Tento tirar casquinha da situação e olhe oque aconteceu hj huahauhauhauhauhauhuhahuahu… não sou da esquerda mais..xupaaa…….

  1. Taí uma coisa muito pesquisada aqui no Brasil (polímeros). Mas são trabalhos que estão apodrecendo nos arquivos universitários. Uma lástima.

  2. Ivan está + vivo do nunca, e td o seus armamentos estão melhores e só aumentando…vários navios de guerra, subs e caças estão indo p o mediterraneo…será q a Russia já ñ é relevante na geopolítica mundial?!?! Se o BemAssado cair, oa AlKaida vai tomar o governo…Quem viver verá.

  3. Derivados de Hidrocarbonetos contra armas de energia… A Ficção Científica foi atropelada pela realidade…

    • E´´bom nao esquecer que para os russos este derivado ainda e´´ficçao cientifica,mas talves eles consigam um auxilio de tecnicos yankes ou Israelenses !

  4. O PE de ultra alta densidade já é um material utilizado largamente pela indústria, um dos exemplos de sua utilização está no tanque de combustível de automóveis que requer uma grande resistência ao impacto sobre superfícies pontiagudas e resistência a chama direta sem se deteriorar.

    Com o advento da nanotecnologia, do avanço em pesquisas sobre os materiais compósitos é perfeitamente possível obter tal material com resistência ao lazer/balas/explosões dentre outros. Não se trata de Ficção Científica mas de algo bem factível.

    Como bem lembrado pelo Roberto CR acima somos bem promissores no desenvolvimento de polímeros e também de materiais compósitos, acredito que não somente a Rússia tem o Know How sobre o desenvolvimento deste material,

Comentários não permitidos.