Militarização da polícia nos EUA muda relação com a comunidade

SWAT_team

A guerra contra as drogas e o terrorismo diluiu o limite entre o policial e o soldado até transformar agentes armados com rifles semiautomáticos em elementos “rotineiros” de cada vez mais cidades dos Estados Unidos, segundo várias pesquisas independentes.

A imagem do policial amável que conhecia cada morador do bairro foi deslocada em grande parte pela de agentes armados com rifles, transportados em veículos blindados e impregnados de uma mentalidade de guerra difícil de apagar.

US-ATTACKS-BOSTON

São os agentes de equipes especiais como a SWAT, treinados com métodos militares, que fazem parte de cada vez mais departamentos de polícia dos Estados Unidos e se destinam inclusive a batidas contra alvos não armados, operações enormemente distintas das de alto risco para as quais foram originalmente formados.

usa police

“Se chamam ‘especiais’ e o que faz supor que não deveriam ser usados constantemente. O problema é que já não são especiais, mas rotineiros”, disse à agência Efe Arthur Rizer, ex-policial e ex-militar que observou durante anos a progressiva militarização dos departamentos de polícia locais.

“Se os treinamos como soldados e os equipamos como soldados, não deveríamos nos surpreender que comecem a atuar como soldados. E a missão de um soldado é matar o inimigo”, ressaltou Rizer, atualmente professor de Direito na Universidade de Georgetown.

Radley Balko concorda com ele. O jornalista investigativo publicou recentemente um livro no qual descreve como policiais militares passaram a ser usados quase diariamente em batidas contra suspeitos de tráfico de drogas ou de manter apostas de jogo ilegais, em algumas ocasiões com vítimas mortais colaterais.

Seu livro “Ascensão do Policial Guerreiro” (em tradução livre) relata, por exemplo, o “absurdo” caso de monges tibetanos detidos por equipes SWAT depois de vencida a estadia permitida pelo visto em 2006, ou o do menino de 11 anos Alberto Sepúlveda, morto em 2000 após ser alvo de disparos da polícia durante uma batida antinarcóticos na Califórnia.

As forças especiais SWAT nasceram nos anos 60, pouco antes de o ex-presidente Richard Nixon declarar guerra contra as drogas, e cresceram por causa dessa estratégia, com a intenção original de proteger os policiais dos integrantes de cartéis, “que normalmente estão fortemente armados”, explica Rizer.

Uma lei de 1878 impede o uso de militares como forças de ordem pública nos EUA, o governo concebeu “uma mistura” entre ambos os estilos para combater o narcotráfico, segundo o especialista.

“A guerra contra as drogas começou a equipar os policiais como soldados, e a chamada guerra contra o terrorismo os levou a um novo nível”, disse Rizer.

swat eApós os atentados de 11 de setembro de 2001, o governo aumentou os fundos para equipes antiterroristas em todo o país, ao mesmo tempo em que as tecnologias militares “barateavam” e se tornavam “mais acessíveis aos departamentos” das polícias locais, indicou.

Segundo dados do Centro para o Jornalismo de Investigação (CIR), o Departamento de Segurança Nacional gastou US$ 35 bilhões desde 2002 para reforçar as forças nacionais, especialmente para compras de equipamentos militares, enquanto o Pentágono concedeu US$ 500 milhões aos agentes nacionais só em 2011.

Os agentes da SWAT que realizavam poucas centenas de batidas em 1975 passaram a pelo menos 50 mil em 2005, segundo uma pesquisa nacional do professor Peter Kraska da Universidade de Kentucky.

03-29-47_swat-officer_originalEssa tendência chamou a atenção de Rizer em 2006, quando voltava para casa depois de dois anos na Guerra do Iraque e viu “um policial no aeroporto de Minneapolis que levava uma M4, exatamente a mesma arma “usada quando eu patrulhava a cidade iraquiana de Faluja”.

“Um M4 é uma arma de longa distância. Se os policiais precisam matar alguém que esteja tão longe, isso não encaixa com o conceito de proteger e servir a sua comunidade. Portanto comecei a investigar a militarização da polícia nos EUA”, explicou Rizer.

03-15-04_pittsburgh-swat_original

Hoje, ele acredita que a “comunidade policial americana se tornou uma geração em que a mentalidade que importa é a de ser um tipo duro e derrubar portas”.

Em seu livro, Balko fala também de uma “cultura da militarização” difícil de erradicar e alimentada por estímulos como vídeos para recrutar novos agentes, que mostram policiais descendo de helicópteros e disparando armas de grande calibre.

Kutch_Swat

Às pesquisas de Rizer, Balko e Kraska se somarão no princípio do ano que vem em um estudo do Centro para a Justiça da ACLU, organização para a defesa dos direitos civis, baseado em dados de 255 departamentos de polícia em 25 estados.

Kara Dansky, que dirige a pesquisa da ACLU, explicou que, após anos lendo relatórios preocupantes como o de Balko, decidiram investigar para determinar “se verdadeiramente há uma militarização agressiva da polícia local” em nível nacional.

EFE

Fonte: Terra

21 Comentários

  1. Mas que militarização que esses caras estão falando, da profissão com todos os

    direitos e deveres de um militar, inclusive o regulamento ?? Ou eles estão falando das

    roupas, do uniforme, do tipo de armamento e dos novos tipos de viatura ???

    Veja:

    http://www.infoescola.com/profissoes/policia-militar/

    http://www.exercito.gov.br/web/guest/caracteristicas-da-profissao-militar

    Até pouco tempo, um policial em Londres só usava apito e cassetete; o mundo

    mudou, o crime age com armas pesadas e alguns roubos são feitos usando grande

    quantidade de explosivos e fuzis de assalto, se tornou uma verdadeira guerrilha

    urbana, a polícia tem que se adaptar e se preparar para um novo século.

    http://oglobo.globo.com/fotos/2008/08/08/08_MHG_sp_armas.jpg

    E o uso de blindados é necessário pelas polícias, veja o M-113 da foto, a FAB doará

    helicópteros à polícia brasileiras, por que não doar M-113 ,Cascavel ou outro

    blindado, seria muito bem aproveitado, mesmo porque já se faz necessário.

    http://www.reservaer.com.br/interativas/fab-doara-helicopteros-para-policia-2/

  2. “Após os atentados de 11 de setembro de 2001, o governo aumentou os fundos para equipes antiterroristas em todo o país, ao mesmo tempo em que as tecnologias militares “barateavam” e se tornavam “mais acessíveis aos departamentos” das polícias locais, indicou.”

    Não se tem guerra, fabrica-se uma!…

    http://www.youtube.com/watch?v=j929A8PvXUE

    E o que acontecerá daqui a pouco? Assalto a mão armada de granada?.. Um jogando no outro granadas!…

    É evidente que esta doutrina de controle da situação não está funcionando!… Somente enchendo os bolsos de sabe-se quem!… Usando a urgencia da vida! Como um caixa eletronico!…

  3. A turma de viadinhos estao se sentindo incomodadas com a adaptaça da policia americana para os novos tempos,tempos estes com terroristas vestidos de Mickey e traficantes armados ate os dedntes, o melhor que poderia ocorrer para o bem dos EUA,seria o fim destes direitos civis repletos de mordomias,terroristas aproveitam deste besteirol ,a AMERICA deve se pronunciar uma naçao nao laica e escolher logo qual vertente adotar como religiao oficial,apos feito isto ,aplicar reciprocidade em relaçao as outras naçoes !!!!

  4. Quanto mais concentrada é a renda de uma sociedade, maior é o nível de militarização da sua polícia. Somos uma sociedade de secular concentração de renda e a nossa polícia já é militar no nome.

    Os EUA vivenciam um período crescente de concentração de renda e empobrecimento da sua base social…

    Basta ligar os pontos.

    😉

    • Falacia de esquerdista que demoniza o perfil militar, esta e a verdade, querem uma policia burocrática, e politizada, ou seja uma milicia ideológica.
      Problemas sociais, e de distribuição de renda, se combate e com educação, qualificação profissional, e universalização de oportunidades, não com falacias revolucionarias.
      To até vendo o velho Ilya no meio dos abobalhados black blocs, jogando coquetéis molotov na policia, e gritando ‘sem violencia’

      A RAPOSA NÃO PODE NUNCA TOMAR CONTA DO GALINHEIRO, não caiam nesta.

      https://fbcdn-sphotos-a-a.akamaihd.net/hphotos-ak-ash3/564237_559962224050277_1548854148_n.jpg

      • Exato, tem nem o que comentar! “”Não”” teve soldados no controle social em regimes comunistas e socialistas…

        Só não entendo como fazem isto com as próprias mentes! Limitando-as usando antórios!… Tanto os da esquerda como os da direita por estas bandas!…

      • “A imagem do policial amável que conhecia cada morador do bairro foi deslocada em grande parte pela de agentes armados com rifles, transportados em veículos blindados e impregnados de uma mentalidade de guerra difícil de apagar.”… tudo que a esquerda fabiana gosta é separar as pessoas em classes, categorias, raças, cor. idade. e até mesmo opção sexual… é só ligar os pontos… uma policia comunitária não existiu nunca num regime socialista pleno… já em países ricos como o Japão, nem armas usam, mesmo cacetes são dispensados… dai vem os mentirosos de plantão vomitar sandices com vistas a deturpar os fatos, como a velha história de luta de classes… isso já era, não engana nem mais o tonho da lua… troque o disco esquerdalha… ninguém mais cai nessa linha fajuta de demonização do ganho licito… pobre quer mais é ter trabalho e não ficar discutindo se sua mais valia vai lhe fazer falta ou não… socialismo só se imposto pela força… pessoas esclarecidas não aceitam essa falácia… até o serviço secreto soviético era militarizado… quer falar o que, comunista ???…

  5. Até hoje eu tenho pena do pessoal do OCCUPY WALL STREET…

    Foi surra e cacetada até no meio da canela…

    Essa é a democracia de banana dos EUA…

    Ai, depois, os AMERICANOPATAS aparecem aqui pra latir e critica China, Rússia, Irã…

    • A democracia pura e plena nao passa de uma utopia,pode funcionar com meios gatos-plngados,como por exemplo em paises subpovoados como finlandia,dinamarca e mais algumas , passou disto ela se torna algo subjetivo,funciona so no discurso, uma china democratica (plena )e´algo impossivel, um poder ditado ,executado por pessoas coesas ,sem se entregar a tentaçao do culto a personagem ,lsto ja funciona na china capitalista ,digo cumunista !

  6. Essa história de guerra entre países,exércitos regulares se enfrentando no campo de batalha como se vê nos livros e cinemas em fim,será difícil de se observa no futuro.
    .
    Os front de hoje e para o futuro serão nas cidades entre gangues,polícia e bandidos como se fosse um campo de batalha com armamento pesado e tudo mais.
    .
    A industria do crime com seu vultuoso orçamento,que corrompe se apossa do estado,a liberdade individual e coletiva é a primeira a sentir tal foça da mão-de-ferro do poder do crime.
    .
    As industrias da droga e das armas são as que mais se beneficiam em um meio onde a opressão e o terror se politiza e justifica como uma bandeira para que os poderosos se mantenha no poder e quem perde é a liberdade,a democracia e a civilização como desejamos ter.
    .
    A barbárie que é praticada por muitos governo que no passado empunhavam a bandeira da democracia e da liberdade é o principal sinal que estes milênio será onde a sociedade civil e que aspira a liberdade terá como grande inimiga as grande corporações de carteis internacionais do crime com as suas propagandas de mentiras veiculadas pelas mídias,como se vê hoje.
    .
    Muitos serão enganados com as lorotas que estas mídias apregoam,basta vê o ufanismos de alguns americanófilos que defendem apaixonadamente a tais ideais demoníacos.

  7. Eles estão com medo que aconteça lá o que acontece no Brasil!Ou seja, policia militar matando o inimigo, o próprio povo!

  8. o problema não e a ordem unida militar nas policias ostensivas, e nas forças regulares de ações táticas, o problema e a formação de milícias,a frouxidão do comando ( militar e politico) e o desvio de conduta, que deve ser combatido dentro da própria ordem unida.

    Quem defende a desmilitarização das policias, basta ver quem ganhará com isto, que tipo de inimigo eles combatem, se e possível combater este inimigo fortemente armado com lenga lenga ideológico, e ver também a vergonha que são as policias civis burocráticas no Brasil, que não resolvem nem 10 % dos casos de casos de homicídios no país, uma vergonha nacional, mas sabem porque ninguém toca neste assunto na esquerda ? porque as policias civis brasileiras foram cooptadas pelo gramscismo e pela partidarismo socialista barato, e eles estão putos com a policia militar, pois o militarismo nacional impede a veneno socialista de se alastrar.

    http://flitparalisante.wordpress.com/2013/08/21/a-policia-civil-de-sao-paulo-vai-parar-e-delegados-estao-prontos-para-greve/

    • Este descuido com as policias ecom a aplicaçao de leis mais severas no brasil nao tem nada a ver com a ideologia de esquerda que figora na CHINA e RUSSIA, o problema esta na esquerda LATRINA,que de esquerda nao tem nem o discurso,sao uns entreguistas,permitem a proliferaçao de noiados porque ha noiados na corrente,enfraquecem as instituiçoes com a finalidade de permitirem a putaria,sao uns panacas metidos a doutores,querem patricar uma sociologia repleta de libertinagem,A CHINA esquerdista possui uma politica aonde bandidos sao punidos exemplarmente, aqui ocorre o inverso, entao o problema esta no socialismo latrino,exercido por personagens noias !

      • A muito a esquerda latrina está vendida ao projeto de governo mundial fascista dos meta capitalistas… é que os pulhas esquerdalhas úteis ainda acham que a esquerda mundial ainda continua como nos anos 50/60 do século passado… dai o adjetivo idiotas… perguntem a eles porque o molusco foi condecorado pelo Soros ???… nem eles saberiam responder… está lançado o desafio…

    • exato capa preta, o problema é que uma parcela do pessoal da policia militar é tudo “corrompido”, tem muito policial ganhando dinheiro com o trafico de drogas.(mas sem a policia militar este pais seria um caos total, seria muito mais do que ja é)

  9. Enquanto lá os caras estão militarizando a polícia para poder enfrentar o crime organizado, aqui alguns “Jênios” querem desmilitarizar a PM.

    Como se isso fosse resolver alguma coisa…

    • Tem lógica seu raciocínio… mas qndo se trata de entreguistas como os nossos últimos governos, não me espanta tal propositura…

Comentários não permitidos.