Índia está interessada em submarinos russos

Атомная подводная лодка (АПЛ) "Юрий Долгорукий"

Oleg Nekhai

O ministério da Defesa da Índia pretende adquirir vários submarinos russos em regime deleasing. Isso se deve à perspectiva do abate a curto prazo de todos os submarinos obsoletos de fabricação russo e alemão, ficando com apenas seis a oito navios ao serviço. Contudo, a construção ou a compra de submarinos iria demorar muito tempo, considera o comando naval indiano.

A informação sobre a possibilidade de a Marinha Indiana poder adquirir à Rússia em regime de leasing pelo menos dois submarinos foi divulgada pelo antigo comandante da Marinha de Guerra da Índia almirante Arun Prakash. A decisão de realizar contratos de leasing com a Rússia foi ditada não só por razões militares, mas também políticas. A Índia já é considerada há muito tempo como um parceiro estratégico da Rússia. Os dois países formaram fortes laços na área da cooperação técnico-militar. Já há muito tempo que os engenheiros e construtores russos e indianos trabalham em projetos conjuntos tanto de navios, como de armas, sublinha o perito militar Viktor Baranets:

“O mercado indiano de armas continua a estar fortemente ligado ao armamento russo, e não apenas na área naval. Nova Deli está interessada nesse tipo de cooperação, apesar dos exageros relacionados com a reconstrução do grande porta-aviões russo, que agora tem o nome de INS Vikramaditya, e da recente tragédia ocorrida com um submarino indiano. A Índia confia no nosso armamento.”

A possível decisão acerca do leasing dos submarinos russos não tem a ver com as circunstâncias associadas à perda do submarino INS Sindhurakshak, construído nos estaleiros Admiralteiskie Verfi (Estaleiros do Almirantado) de São Petersburgo para a Marinha Indiana, refere o editor principal do jornal Nezavisimoie Voennoie Obozrenie (Análise Militar Independente) Viktor Litovkin:

“O acidente com o submarino Sindhurakshak é um assunto à parte. Aqui se trata de violação de normas de segurança e de exploração de aparelhagem que têm a ver com falhas da tripulação indiana. O reforço da segurança da Índia não tem a ver com um único submarino. Ela realmente tem que renovar a sua marinha de guerra. O único país que lhe pode ceder submarinos emleasing, ou vender, sem lhe colocar quaisquer condições políticas e sem exigir pagamentos elevados, é a Rússia.”

A Rússia e a Índia estão desenvolvendo a sua cooperação técnico-militar há já mais de meio século. Durante todo esse tempo não houve quaisquer problemas sérios que não tenham sido resolvidos à mesa das negociações. É por isso que a Índia aposta nas relações de parceria estratégica com a Rússia.

A Índia poderá obter em regime de leasing submarinos da série 877 (classe Kilo na classificação da OTAN). Estes submarinos chegaram a ser os mais difundidos em todo o mundo. A Rússia tem, naturalmente, submarinos desses na reserva. Eles terão de ser modernizados, alguma aparelhagem terá de ser renovada, mas isso representa um trabalho com uma duração não muito longa e completamente realizável.

3 Comentários

    • De onde vc tirou essa afirmação ???… fontes, please… os alemães eu até concordo, mas os russos, tenho dúvidas…

Comentários não permitidos.