Imagens de satélite mostram aumento de programa nuclear norte-coreano

korea-nuclear

Instalações de enriquecimento de urânio da Coreia do Norte 2012. /AFP – Getty Images files

Imagens de satélite sugerem que a Coreia do Norte pode ter duplicado sua capacidade de enriquecer urânio no complexo nuclear Yongbyon, informou um organismo privado americano que monitora o programa nuclear norte-coreano.

O Instituto para a Ciência e a Segurança Internacional (ISIS, na sigla em inglês) informou que as imagens mostram que as instalações da área de centrífugas de Yongbyon dobrou de tamanho nos últimos quatro meses. Quando Pyongyang revelou a existência das instalações a especialistas estrangeiros em 2010, a área tinha quase 2 mil centrífugas de enriquecimento de urânio.

Assumindo que a recente expansão permitiria duplicar a quantidade a 4 mil centrífugas, as instalações poderiam produzir anualmente até 68 quilos de urânio, quantidade suficiente para fabricar três bombas nucleares, segundo um comunicado do ISIS.

Pelo caráter secreto do programa nuclear norte-coreano, o ISIS admitiu que a análise é baseada em boa medida em hipóteses. As imagens de satélite não foram divulgadas.

AFP

Fonte: Terra

6 Comentários

  1. Pelo menos lá… os foguetes deles não explodem no chão… vai ver, é porque não há embaixada americana nesse país.

  2. e sobre a coreia almentar seu poderio nuclear bom para eles que não confiam em ninguém agora já para o japao que tem uma divida de guerra fica embassado ,e vao ter que ficar debaixo da saia americana por mais tempo do que previam

  3. Eu acho muito difícil um ataque a Coreia do Norte,devido a sua posição geográfica por estar perto da China e da Rússia !

  4. Imagina se não estariam vendendo tecnologia nuclear para países aliados, ou mesmo transferindo parte da produção para eles.

Comentários não permitidos.