EUA mudaram visão do Brasil por apoio a programa nuclear do Irã

1

Glenn Greenwald falou à Comissão de Relações Exteriores do Senado – Foto: Lia de Paula / Agência Senado

Luciana Cobucci

Segundo jornalista, 75 mil funcionários da NSA têm acesso a sistema de monitoramento de e-mails: “Esse sistema é muito mais poderoso do que as pessoas imaginam”.

A visão dos Estados Unidos a respeito do governo brasileiro mudou “radicalmente” quando o ex-presidente Lula reconheceu o direito do governo do iraniano Mahmoud Ahmadinejad de manter um programa nuclear com fins pacíficos, segundo informou nesta terça-feira o jornalista Glenn Greenwald, do jornal The Guardian, que publicou as primeiras matérias com vazamento de denúncias sobre espionagem americana a vários países, incluindo o Brasil.

Segundo Greenwald, nesta ocasião, em 2009, os Estados Unidos passaram a olhar com desconfiança para o País, e confirmou a necessidade de espionagem ao Brasil. “Ficou certo que a América Latina é alvo para espionagem dos Estados Unidos quando o governo de Lula apoiou o Irã. Com certeza a opinião política sobre o Brasil mudou muito. Pela primeira vez os jornais falaram coisas contra o Brasil, que o Brasil perdeu a oportunidade de um lugar permanente no Conselho de Segurança das Nações Unidas e, com isso, o governo americano mudou a forma de olhar para o Brasil, e é em parte por que o Brasil é alvo de espionagem grande”, disse o jornalista.

 Greenwald denunciou que o governo americano não está apenas coletando metadados, como informou o embaixador dos Estados Unidos no Brasil, Thomas Shannon – metadados são dados como tempo de ligações telefônicas e envio de e-mails sem que haja revelação do teor da comunicação. O jornalista afirmou que o sistema de interceptação de dados da Agência Nacional de Segurança (NSA, na sigla em inglês) é fácil de usar e há, pelo menos, 75 mil funcionários da NSA com acesso às informações.

Esse sistema vai mostrar quase tudo o que todas as pessoas estão fazendo hoje na internet, é muito mais do que metadados. A coisa mais assustadora é que é muito fácil de usar. Pelo menos 75 mil funcionários diretos e indiretos do NSA têm acesso ao sistema

Glenn Greenwald jornalista

“Se eles sabem seu e-mail, seu número de IP e outras coisas, podem fazer pesquisas que podem trazer tudo o que você faz na internet, sobre os e-mails que você está mandando, documentos, sites que pesquisa. Esse sistema vai mostrar quase tudo o que todas as pessoas estão fazendo hoje na internet, é muito mais do que metadados. A coisa mais assustadora é que é muito fácil de usar. Pelo menos 75 mil funcionários diretos e indiretos do NSA têm acesso ao sistema. E se você é estrangeiro morando em outro país, praticamente não é protegido pelas leis. Esse sistema é muito mais poderoso do que as pessoas estão imaginando”, afirmou o jornalista.

 

Fonte: Terra

36 Comentários

  1. Já disse, istorinha para justificar o injustificável.
    Se os motivos por eles alegados forem verdade, por que eles não provam sua decepção com o Brasil e se retiram do FX-2 .
    Sabe qual o medo???, é ver a primeira leva de T-50 Russo vir direto e voando para o Brasil . Nós temos até hoje o n.01 dos F-5 dos EUA, agora teríamos o n. 01 dos T-50, será que dá calafrio???

    Sabe quem tem que provar alguma coisa??? Os EUA e não nós.

    Abs.

    *Estamos de camarote só esperando as propostas, só esperando.

    • E esperando, e esperando, e esperando, rsrsrs…

      Na boa, esse é o resultado da diplomacia “altiva e ativa” do Itamaralívia. Aquela diplomacia que não tira os sapatos nos EUA, mas baixa as cuecas na Bolívia. 😉

      Queriam o que? Paciência tem limite.

      • Falou tudo Vader! Tivessem o estadista de sindicato e o Megalonanico ficado na deles nada disso haveria acontecido….Mas não! Movidos pela vaidade pessoal resolveram pintar de salvadores da pátria (do Ahmadinejad, é claro!) e acabaram submetendo o Brasil ao escárnio internacional e à espionagem norteamericana…

    • Muitos acham que o Brasil virou alvo dos EUA só porque ele apoiara as pretensões do Irã a um programa nuclear,que é justo,pois até o estado de Israel tem até bombas atômica escondidas nas sua sinagogas…Rsrsr.
      .
      Os EUA são por natureza,um governo de duas caras pois até os seus mais chegados (estados bonecos) como Colômbia,Austrália,Inglaterra,Alemanha,Espanha,por exemplo;fora vítimas da sacanagem americana e tem gente que diz que ali é um governo digo de confiança,se nem para com os seus cidadãos aquele governo respeita….Hahahah…que iludidos…Hahahah.

      • Você foi extremamente infeliz aqui Lucena, certamente porque se deixou levar por equívocos de cunho ideológico. Você ignora que o Irã está levando a cabo um projeto geopolítico cujo objetivo é levá-lo a ser o país hegemônico no Oriente Médio. E com esse objetivo busca armas nucleares. E o faz para poder continuar, ou mesmo aumentar, as atividades de armamento e financiamento de grupos terroristas como o Hamas e o Hezbollah contra não apenas Israel como países outros como Bahrein e Arábia Saudita, sem o risco de ser ameaçado. Por esse motivo o programa nuclear iraniano é criminoso.

        E quanto à alcunha de estados bonecos a países como Colômbia, Espanha e Reino Unido, não há nada o que dizer. É o caso clássico do sujo falando do mal lavado visto que sob o tacão do nosso atual governo o Brasil anda baixando as calças até para a Bolívia.

      • Os esquerdalhas burros não compreendem o tabuleiro geopolítico do oriente médio… tão achando que aquilo é igual a américa latrina que eles deitam e rolam… lá não há perdão e nem indenizações para ex-terroristas se aposentarem a expensas do estado… aliás, lá não há ex-terrorista… e para fechar, estados não possuem “caras” e sim interesses… por isso os esquerdalhas se dão bem na política suja… só possuem interesses e muitas caras…

  2. O Brasil não é mais aquele que dizia amem para tudo que a vaca sagrada dos americanófilos manda fazer como dogma.
    .
    Muitos americanófilos assanhados pelos dogmas do tio Sam,também não admitem que haja povos livres e soberanos,para estes o conceito de democracia se limita aos interesses do governo americanos,que os americanófilos caninamente obedecem.
    .
    Através desta postura soberana de um país soberano,que tem o direito de escolher de qual posição que tenha de tomar, mesmo que venha contra os interesses obscuro do império da maldade;advêm toda a fúria bestial dos americanófilo ao Brasil,com as sua frases de ódio e escarnio a tudo que representa este país, que é amado e santo..

  3. Como se vê claramente, o nosso país virou alvo da espionagem dos EUA quando passou a apoiar o programa nuclear iraniano. Trocando em miúdos: o nosso ex-presidente junto com o então chanceler Megalonanico enfiaram o nariz onde não foram chamados, por vaidade pessoal e/ou equívocos ideológicos e totalmente em desacordo com os interesses nacionais brasileiros. E além de não obterem resultado algum visto que fracassaram redondamente, ainda sepultaram qualquer chance do Brasil ocupar uma cadeira permanente no CS da ONU. Esse é o “Brasil PuTênfia”!

    • existem mal informados aqui que veem nas tranqueiras tecnologicas Russas uma chance do Brasil se “vingar’ dos EUA..que absurdo..a saida do Brasil e sair do buraco educacional em que se encontra e ter um governo que ve na educacao a salvacao do pais..enquanto estivermos a frente de Uganda na educacao o Brasil e o palhaco..

  4. Agora aproveitam o momento diarréia de lula para justificarem a espionagem contra o Brasil e os Brasileiros.
    Na boa pra mim tudo isso é um jogo duplo.Eles mostram coisas para conquistarem confiança quando na verdade ambos os lados fazem parte de um mesmo jogo de um unico jogador.
    Muitas entidades ativistas tambem se incluem nesse meu ponto de vista.
    No fundo é tudo merda oriunda dde um unico brioco fedido.

  5. Neste caso acho até compreensível (não justificável, devido à soberania). Afinal de contas, os caras mandam prender qualquer ‘criança’ no país que diga a palavra terrorismo… lembram-se dos brasileiros que foram presos só por brincarem dizendo que tinham bomba na bagagem? Os caras lá consideram ‘qualquer’ coisa, não existe exceção. Não temos muita ideia do que se trata porque nós consideramos quase tudo como exceção. De certa forma eles estão certos.

  6. Glenn Greenwald,
    que recebeu milhares de documentos
    de Snowden, dos quais, muita coisa ainda não foi divulgada… disse que:

    “As histórias que publicamos são uma pequena porção. Certamente haverá mais revelações sobre as atividades de espionagem do governo dos EUA e de governos aliados (…) sobre como eles penetraram no sistema de comunicação do Brasil e da América Latina”

    E isto explicaria a cobertura que a Globo deu ao assunto da espionagem estadunidense no Brasil, já sabendo que Snowden poderia ter informações comprometedoras contra a Rede Globo, resolveu se fingir de indignada pra salvar as aparências,uma espécie de álibi forjado, contra possíveis revelações sobre seus serviços prestados aos interesses de Washington, Wall Street, Londres…

  7. Só o Brasil é que não percebeu quem é os EUA!E continua a subserviência!O Brasil deve firmemente fazer acordos com a Rússia nesse sentido, ou seja, adquirir tecnologia a mais ampla possível!Agora precisamos saber quais os interesses fisiológicos dos petralhas que estão exercendo o mando hoje no Brasil!Estão cometendo crime de lesa pátria essa gente!Se essa senhora fizer acordo pra comprar os SH dos americanos, estará tratando com indiferença a espionagem institucionalizada estadunidense no Brasil, e pior abonado a conduta, seria uma postura de indiferença a segurança nacional!Um descalabro!

  8. Segundo Greenwald, nesta ocasião, em 2009, os Estados Unidos passaram a olhar com desconfiança para o País, e confirmou a necessidade de espionagem ao Brasil. “Ficou certo que a América Latina é alvo para espionagem dos Estados Unidos quando o governo de Lula apoiou o Irã. Com certeza a opinião política sobre o Brasil mudou muito. Pela primeira vez os jornais falaram coisas contra o Brasil, que o Brasil perdeu a oportunidade de um lugar permanente no Conselho de Segurança das Nações Unidas e, com isso, o governo americano mudou a forma de olhar para o Brasil, e é em parte por que o Brasil é alvo de espionagem grande”, disse o jornalista. ===== Eles ñ estão errados em procurar saber td sobre todos, afinal, quem tem tem medo…e o deles e grd.Errado está o BRASIL( o GF/congresso ) q ñ toma medidas p impedir a td custo q os mesmos façam tal atividade contra nós dentro de n territorio…ou seja, ñ temos capacidade p impedir os mesmo de agirem..Falta alguma coisa (s) … Trágico.Sds.

  9. Vai com calma. Esperando Propostas? Dos EUA? De lá nunca veio proposta, sempre foi caso decidido e imposto. Tá na hora do Brasil pensar no que realmente quer. Se avião de lá vier, será chipado, se míssil de lá vier será também chipado, aí quando realmente você for usar é que verá que tem um elefantão inoperante na mão. De que adianta isso? Para que serve isso? Quem não sabe do caso dos Exocet da Argentina contra Inglaterra: o primeiro funcionou depois que descobriram o uso, virou tiro de festim. Do caso dos aviões para Índia chipados… e assim vai.
    O Brasil deve ser capaz de fazer, de produzir seus próprios equipamentos. São 17 anos no caso FX2. Convenhamos já é tempo suficiente de ter formado neste período engenheiros, instituto de pesquisa, tecnologia, incorporado outras tantas tecnologias e ter desenvolvido seu próprio “teco-teco”, ou mesmo juntar parceiras e mais: deste desenvolvimento tecnológico no período, se tivesse sido realizado, muitos outros produtos teríamos e poderíamos estar vendendo, exportando, tornando nossa Defesa, além de segura, lucrativa para o país continuar se mantendo. Mas não, o pensamento politiquinho, seja direita e esquerda, é entreguista, corrupto aos mandos e desmandos externos. Pode, de repente, até ter alguma remota boa intenção, mas falta capacidade e perde-se tempo olhando para os passarinhos. Se há 17 anos atrás o Brasil tivesse investido em educação, nem que fosse em centros de excelência, não estaríamos cada vez mais atolados.
    Quem não faz o dever de casa não tem como ter boas notas no colégio, ou tem? O mínimo de estudo é necessário, não adianta. Para isto é preciso investimento…bilhões todos anos são gastos em “Merda” (desculpa a palavra), acumula isto em 17 anos (caso do FX2), faz um paralelo e percebesse que os investimentos são em coisas efêmeras. Estádio de futebol…milhões. Hospitais insignificante. Obras inacabadas… TCU formado por políticos (raposa cuidando de galinheiro). Aparelhamento das polícias e presídios, relativamente insignificante mas de valor alto, enquanto em institutos de educação, cultura, pesquisa e tecnologia… quase nada e esse nada ainda mal feito. E o investimento particular de cada cidadão? Construção de muro, grade, sistema de filmagem, cerca elétrica, portão eletrônico, enfim… soma o que cada cidadão investe de seu bolso para poder ficar preso em casa e multiplica pelos outros tantos que fazem o mesmo, e soma com os impostos que recolhem e verão a fortuna de desperdício de uma nação, que investe em algo que não trás retorno, investimento morto. Vivemos num sistema social anárquico planejado pelo estrangeiro, que impede nosso crescimento e isto fruto da conivência da mídia e dos políticos, que são os que mais se beneficiam.

  10. Nada justifica a atitude covarde dos americanos em intrometer na nossa privacidade, uma das poucas atitudes do sindicalista de garanhuns que eu apoio é o direito de todos terem as mesmas armas, porque só os americanos e um pequeno grupo pode ter este armamento nuclear? Eles são os iluminados? Só eles podem ter o poder de destruição? Eles nunca confiaram no Brasil, e olha que lutamos ao lado deles na II GM, houve algum beneficio para o Brasil? No mais é conversa pra boi dormir, eles não são parceiros do Brasil, e nunca vão ser.

    • Vale ressaltar que cada pais tem o governo que merece. Se o Brasil nao tem armas nucleares a culpa e do Brasil. Se fossemos um pais de investimentos em educacao, conhecimento, progressista e uma fonte de ideais republicanos o Brasil seria uma potencia por suas propias maos. Foi fundado nas coxas portuguesas e nao podemos nos livrar desse fardo cultural de que tudo vale, a comissao e 10%, se ja um jeitinho pra tudo. Nao temos estadistas, temos governnates, que querem fazer pe de meia propio e nao do pais..Se um governo estrangeiro propoe uma porcaria ao Brasil e nossos governantes aceitam, de quem e a culpa.
      Ah esses malvados Americanos…nao..deve ser ah esses traidores do brasil…
      Onde esta o Harry Truman do Brasil?? nao nasceu..temos Dilma..que esta acabando com nossas forcas armadas.

  11. os Estados Unidos nunca virão com bom, olhos a ideia de o Brasil integrar o conselho de segurança. como membro permanente… então porque dessa falsidade agora…
    sera porque eles estão com a faca no pescoço….

    • Nenhum dos cinco membros do CS quer um pais que é contra intervenções,que se faz voz dos excluidos.
      Para pertencer ao CS tem que ser filha da puta como todos os cinco são filhos das putas.
      Se mordem e se chutam nos palanques e se lambem e se xupam nos bastidores.

  12. Para um jornalista e estrangeiro ele chegou ate alto.. vai ao Congresso expor espionagem Americana no Brasil.O que estao fazendo os servicos Brasileiros de contra espionagem..sera que pelo ao menos existem. E um belo tapa na cara nos servicos de inteligencia do Brasil, que como a FAB estao a ver navios..sem investimentos em P&D o pais esta a solta no mundo atual…com esses Bolivarianos barbudinhos fazendo lambancas ideologicas, o pais ta e ferrado.

    Querem satelites Brasileiros?? nao existem. O que estao por ai sao meros exercicios de Universidades. Na Hora H, cameras, captacao de escutas etc etc vem mesmo dos EUA ou Franca ou ate Alemanha..Aos Russofologos de plantao..nao vem da Russia porque ou voce tem a seu propio ou e subjulgado a outros; EUA, Russia..nao existem amigos..tanto um como o outro estarao sempre de olho num pais com as riquezas do Brasil. O pior e que em 513 anos nao conseguiram ser donos do propio nariz…parece que o marasmo industrial e mesmo da fronteira do Mexico ate a Patagonia.

  13. Nao e por menos; Brasil do PT abraca Fidel, Chavez, Ahmanidejad e outros leprosos mundo afora..quem vai confiar.

    • Tai… explicou tudo… quem pode confiar em um país governado por traidores de seu próprio povo ???… os yankes sabem com quem tão lidando, somente o povo não tem essa compreensão dos fatos devido a anos de lavagem cerebral esquerdista… trágico…

  14. Eu não gostei de ficar sabendo que o lisarB é monitorado, que nosso tráfego pela internet, telefone, satélites e todo o resto é rastreado. Mas o que eu mais detesto é essa mania de jogar pro outro uma responsabilidade que é sua: a sua própria defesa. Eles estão fazendo a parte deles, que é coletar informações; a nossa seria pelo menos dificultar essa coleta, mas isso acontece??

    Quisera eu que fosse o lisarB a ser questionado por essas condutas, pois assim o sentimento não seria o de abandono que assola nossas forças responsáveis pela defesa de nosso território.

    Em suma, não gostei do ocorrido, mas gostaria que fôssemos nós a ter feito isso. Posso então criticá-los por isso? O que dá pra fazer é correr atrás do prejuízo, estancar a sangria, investir em tecnologia/educação.

  15. E querem saber da maior ? Eles continuarão espionando !
    E nos continuiaremos de pernas abertas, sem uma agencia de contra-espionagem decente, diferente do lixo da Abim, que faz arapongagem e não inteligência.

    E querem saber saber maior ainda ? os brasileiros em sua gigantesca maioria não da a minima,não quer saber quem manda e desmanda, mas só se vai sobrar o rango e o sambão no fim do turno, consequentemente a classe politica da maioria da classe politica da a minima em dobro, pelo contrario, por algum punhado de dolares, ate facilita o trampo pros caras, e não so estadunidenses, mas também chineses, cubanos venezuelanos, ingleses, todo mundo sabe mais sobre nos, do que nos mesmos, basta ver o caso do nióbio.

    Só se abusa e quem e abusavel, não existem virgens no puteiro da geopolitica mundial, não adintará nada ficarmos fazendo a linha “simpaticos, gente fina”
    Vão nos entubar mesmo se formos frouxos, ACORDA BRASIL.

  16. Que míssil, não tem míssil nenhum , eles fornecem meia dúzia no pacote e se quiser mais … espere espere espere. Viva de esperança.
    Além disso quem seriam nosso inimigos- vide Argentina- território ocupado por forças inimigas- ou não???
    Pensando bem – 17 anos é pouco deve demorar mais – melhorar garibar com que tem do que dormir com cobra.
    Com relação ao Chipado… o projeto deveria se chamar FX-3
    Xupado
    Xispado
    Xipado.

    e o bagulho vai dar azia, não vai vai funcionar, o sistema da nave vai confundir,
    errar,
    mal informar e
    desinformar.

    Tem uns carinhas aí que vão declamar poesia e juras de amor, esquece isso, é ilusão, é mentira.
    80 anos de boing no Brasil … segura essa véio.

    80 80 80 80 80 80 80 80 80 80 80 80 80 80…

    Se você é Brasil , mete pressão , resistência total … começando nas redes sociais …

  17. estados unidos mudam visão do brasil por apoio ao programa nuclear do ira
    esse texto é só usar o resumo :
    resposta ,primeiro eles nunca mudaram nada continuam os mesmos exploradores atrasa lado ,embargos , sabotagem e terrorismo é isso que os estados unidos pensa e faz contra o brasil .

  18. Pelo andar da carruagem, com vários países “desenvolvidos” tendo que diminuir os “investimentos” na produção de armas, logo o Conselho de Segurança será modificado, com a inclusão, de fato, de vários outros países. A própria existência da ONU como organização para a manutenção da paz passará a ser questionada.

Comentários não permitidos.