UE inclui braço armado do Hezbollah na lista de terroristas

hezbolah

Os ministros das Relações Exteriores da União Europeia (UE) chegaram nesta segunda-feira a um acordo para incluir o ramo militar do grupo libanês Hezbollah em sua lista de grupos terroristas, informaram fontes diplomáticas. Os 28 ministros adotaram a decisão como resposta ao atentado suicida cometido supostamente pelo Hezbollah que matou seis pessoas há um ano na Bulgária.

O acordo, por unanimidade, apoia considerar a milícia xiita um grupo terrorista, mas manter a cooperação com o governo do Líbano, o diálogo com todas suas forças políticas e a ajuda financeira ou humanitária, disseram fontes europeias.

O objetivo da UE com a decisão é impedir que terroristas encontrem refúgio em território comunitário sem contribuir para afetar a estabilidade do Líbano, indicaram as fontes. A inclusão de uma organização na lista terrorista europeia representa a imposição de maiores medidas de controle e um bloqueio dos ativos econômicos do grupo, e se rege por estritos procedimentos legais para permitir defender o caso nos tribunais.

A chefe da diplomacia da UE, Catherine Ashton, lembrou a sua chegada ao conselho de ministros que a União deve refletir sobre a “fragilidade” existente no Líbano.

A proposta de considerar como um grupo terrorista o ramo armado do Hezbollah foi apresentada pelo Reino Unido e debatida em várias ocasiões pelos ministros comunitários, sem chegar, até agora, a unanimidade necessária para fechar um acordo.

O ministro britânico de Relações Exteriores, William Hague, disse hoje que para o Reino Unido que o acordo “facilitaria trabalhar juntos e enfrentar as ameaças terroristas”.

Para o ministro alemão das Relações Exteriores, Guido Westerwelle, a UE não pode “deixar que o ramo militar realize qualquer atividade terrorista” no território comunitário.

Por sua vez, o titular espanhol das Relações Exteriores, José Manuel García-Margallo, rejeitou que a inclusão da milícia xiita na lista terrorista da UE possa ter consequências para as tropas espanholas enviadas ao Líbano.

“Entendo que é uma posição equilibrada e que não deve ter repercussões em nossas tropas, mas serão tomadas as precauções que o Ministério da Defesa considerar oportunas”, disse em sua chegada ao Conselho.

García-Margallo também opinou que tal decisão não deve prejulgar o diálogo com todos os partidos que fazem parte do governo do Líbano, a ajuda humanitária ou as transferências financeiras para esse país, já que a UE deixaria fora da lista negra o “ramo político” do Hezbollah.

A UE tomou a decisão apesar de que as autoridades libanesas solicitaram na semana passada à União que não incluísse a milícia em sua lista de organizações terroristas, por considerar que o “Hezbollah constitui um componente fundamental da sociedade libanesa”.

EFE

Fonte: Terra

 

8 Comentários

  1. Isso é um absurdo. Não sou simpatizante do Hezbollah , porém você classificar um grupo como terroristas só porque atuação contra interesse desses país é algo ilegal.

    Israel tem pressionado UE a colocar o Hezbolah na sua listinha de terrorismo. Todo mundo sabe que Hezbollah não praticado atendado e seu objetivo principal e combater Israel.

    Hezbollah tem atuado junto com governo Sírio para combater grupos terroristas que atuam na Síria e tem obtido sucesso em combate contra os terroristas que atuam na Síria. Por isso a UE decidiu retaliar , classificando-o como terroristas.

  2. Acho acertada a decisão, porém hipócrita, sendo que a União Européia é a maior patrocindadora de grupos rebeldes e terroristas que assolam nos dias de hoje os países ditos “Árabes”.
    quanto aobraço armado do Hezbolah, já demonstrou ser uma força de pressão com ações epráticas terroristas, nada digo do braço político muitas vezes refém da força dos grupos armados.
    O braço político tem sua razão de existir, por representar uma parcela da população que clama pro melhorias e condições melhores de vida, mas os grupos armados invalidam toda e qualquer cance de alguém dar ouvidos a isso.

    • Pra começo de conversa: Defender o próprio país não é terrorismo. O Hizbollah antes de ser um político foi criado para ser um grupo de resistência a ocupação israelense. O Hizbollah mesmo com seu grande poderio, influência e apoio, jamais quis tomar o poder no Líbano, tampouco impor sua ideologia nesse país. Por tanto, por esses e outros motivos, o Hizbollah não pode ser taxado de grupo terrorista. E pra mim, mais hipócrita do que alguém que fala do que não há.

    • Hipócrita é o minimo, mas o Hezbollah é considerado pela técnica analítica um grupo guerrilheiro armado mais do que um grupo Terrorista… e vimos isso na ultima invasão do Líbano… lutaram contra as tropas regulares de Israel no combate urbano, e agora fizeram o mesmo na Síria!

      Já o Hamas tecnicamente é mesmo considerado um grupo terrorista com seus Camicazes em ônibus e carros bombas com objetivo de levar o terror aos civis de Israel… o Hezbollah é diferente desse tipo de ação, é mais contra militares armados e treinados, pessoas preparadas e capazes de se defender, diferente dos civis !!

      E mais, o Hezbollah quer é defender o território líbico, e não a destruição total de Israel… é diferente até nisso!!

      Pisou na Bola a UE…

      Valeu!

      • O Hizbollah não pode quer a destruição de Israel por um simples fato: O Hizbollah não reconhece a soberania, tampouco o direito de Israel existir.

      • Mas Israel tem o direito existir… todos tem, incluindo os palestinos e libaneses!!

        O Hezbollah deveria mudar a posição politica mesmo, por isso os Europeus não incluíram o braço politico na lista negra, e só o armado.. com politica os parâmetros ideológicos podem mudar ou como dizem na gíria moderada, “Evoluir”!

        O braço armado do hezbollah operacional é movimento de guerrilha mesmo, não tanto um movimento de terroristas com fim de abater civis, é contra unidades militares mesmo!

        Valeu!!

  3. isso foi feito depois do resbolar fazer o rebeldes sírios rebolar ,essa união europeia na verdade é um governo pos segunda guerra que recebe ordens dus zamericanus maus que só querem guerra no mundo para vender seus produtos militares ,e comercializarem apenas na sua moeda o dólar
    a europa desde a segunda guerra esta de joelho ,mais submissa que a américa latina na época do regime militar

Comentários não permitidos.