Ahmadinejad defende papel de Irã e Iraque na segurança regional

Mahmud-Ahmadineyad

Mahmud Ahmadinejad chegou ao Iraque nesta quinta-feira para uma visita de dois dias –  Foto: AP

O presidente iraniano, Mahmud Ahmadinejad, considerou nesta quinta-feira, em sua chegada a Bagdá para uma visita de dois dias, que seu país e o Iraque continuam a ter um papel de destaque na segurança da região.

“O papel dos dois países na promoção da cultura e da segurança na região é excepcional”, declarou Ahmadinejad durante uma coletiva de imprensa conjunta com o vice-presidente iraquiano Khuzaye al-Khudayr.

Irã e Iraque são “portadores de uma mensagem, que é uma mensagem de progresso, de estabilidade e segurança, e também uma mensagem de paz”, acrescentou o presidente iraniano, que deixará o poder no próximo mês. No entanto, ele não mencionou o que poderia ser a cooperação entre os dois em termos de segurança.

Khuzaye, que substituiu o presidente Jalal Talabani, ausente há vários meses para um tratamento médico no exterior, considerou, por sua vez, que “as boas relações” entre Irã e Iraque “terão um efeito positivo sobre a região como um todo”.

“Acreditamos que podemos ser uma ponte de paz entre a República Islâmica e o mundo árabe a que pertencemos”, acrescentou o líder iraquiano.

Durante à noite, Ahmadinejad se reuniu com o primeiro-ministro Nuri al-Maliki, que fez um apelo às empresas iranianas para que participem da reconstrução do seu país, segundo um comunicado do governo iraquiano. “O Iraque apoia soluções pacíficas para todos os problemas da região”, declarou Maliki.

O presidente iraquiano deve visitar na sexta-feira dois locais sagrados do xiismo, os túmulos do imã Hussein em Kerbala e do imã Ali em Najaf, no sul do país.

Os dois países vizinhos travaram uma guerra sangrenta durante oito anos, após o ataque do ex-presidente iraquiano Saddam Hussein contra o Irã em setembro de 1980. Mas eles têm se aproximado desde que o governo iraquiano passou a ser integrado por uma maioria xiita.

AFP

Fonte: Terra

5 Comentários

  1. O ponto é que se o Irã alcançar a capacidade de armamento bélico nuclear NÃO TERÁ COMO FALAR EM SEGURANÇA NA REGIÃO SEM QUE ESSE PAÍS SEJA INTERPELADO…

    E esse é um dos dramas Geopolíticos de Israel e USA, que não pretendem ter o Irã em uma mesa nem mesmo sonhando.. isso teria um preço alto a se pagar!!

    No jogo da segurança regional não existem chefes ou lados justos, existe somente uma troca de acordos e compromissos entre as partes que sejam ou tenham interesses na região… e os preços do Irã nesses acordos não seriam baratos… em nenhum sentido….não… seriam caros MESMO!!

    Valeu!!

    • Francoorp, nem Israel nem EUA querem um Irã nuclear, mas ambos tem como se defender e como retaliar com larga vantagem um eventual ataque iraniano.

      Quem não tem como fazê-lo são os demais países do médio oriente, em especial Arábia Saudita, Emirados Árabes, Jordânia, Iraque e Egito.

      Não duvide que um eventual ataque ao Irã seja realizado não pelo “Grande Satã do Norte” ou seus “lacaios sionistas”, mas sim pelos árabes sunitas, armados até os dentes.

      O patético governo Obama já lavou suas mãos no caso do Irã.

  2. Lei da Sharia… E o que vem com ela!… O que é isto!?… há todo um governo baseado em idelogias religiosas!… … Apesar de todas as características que qualquer país que pretende a sua soberania! Possa pretender!… Antes dos conflitos culturais existem os políticos!!… estes são muito mais poderosos! Mais do que os econômicos

Comentários não permitidos.