Latino-americanos preferem influência da China a dos EUA

large_relaciones-China-America-Latina

A crescente influência da China na América Latina é preferida na região, na frente da dos Estados Unidos, embora manter fortes laços com o vizinho do norte continue sendo uma prioridade, segundo uma pesquisa do Pew Research Center publicada nesta quinta-feira em Washington.

“Embora os Estados Unidos geralmente sejam apontados como tendo maior impacto que a China, a influência da China é vista de maneira mais positiva na maioria dos países”, afirmou a pesquisa, realizada com mais de 6.100 pessoas em Argentina, Bolívia, Brasil, Chile, El Salvador, México e Venezuela, como parte de um estudo global sobre a percepção das duas potências em quatro dezenas de países.

Na Venezuela, que recebeu investimentos e financiamentos chineses milionários, 57% dos pesquisados encara como positiva a influência de Pequim, e o número sobe a 71% se for consultada a influência na economia. Já o peso geral de Washington no país é bem visto por 29%, e por 46% em assuntos econômicos.

Na Bolívia (31%), na Argentina (27%) e no Chile (36%) também são em maior número os que veem com bons olhos o papel da China, enquanto os Estados Unidos encontram apoio no México (33%), em El Salvador (51%) e no Brasil (46%), ainda que por estreita margem em comparação com os asiáticos.

A vantagem dos americanos na região se dá no campo do “soft power”, que compreende sua tecnologia, a maneira de fazer negócios e a cultura popular adotada por muitos latino-americanos, segundo o Pew Research Center, um centro de estudos com sede em Washington.

O presidente Barack Obama, que afirmou que a América Latina representa uma oportunidade para seu país, viajou em maio à Costa Rica e ao México e tentou relançar a relação com a região, grande esquecida de Washington na última década.

Mas a China não fica atrás, e o presidente Xi Jinping realizou no fim deste mês um giro por Trinidade e Tobago, Costa Rica e México, que apoia o aumento dos investimentos e o comércio chinês com a América Latina, que converteram o gigante asiático em um dos principais sócios da região.

Influência dos EUA continua sendo preponderante

Ainda assim, o estudo, realizado através de entrevistas por telefone e pessoalmente, constatou que são em maior número os que consideram que a influência americana na região segue prevalecendo.

No Brasil, que tentou construir sua própria liderança regional, 83% responderam que veem uma grande ou moderada influência americana na forma como o país se desenvolve, com resultados similares em El Salvador (76%), Chile (64%), Bolívia (55%), Argentina (53%) e México (74%).

A única exceção é a Venezuela, onde a mesma porcentagem (47%) acredita que China e Estados Unidos têm grande preponderância no país. Quando os venezuelanos foram perguntados sobre o papel na economia, 57% afirmaram que a influência da China é grande, contra 47%, que disseram o mesmo sobre os Estados Unidos.

E apesar das preferências pela China, são em maior número os cidadãos latino-americanos que “pensam que é mais importante ter fortes laços com os Estados Unidos (com 71% em El Salvador) ou manter uma boa relação com as duas potências”, segundo o estudo.

Apenas na Venezuela, são em maior número os que acreditam que Pequim (38%) é um aliado mais importante que Washington (19%).

AFP

Fonte: Terra

45 Comentários

  1. Eu ainda sim prefiro a americana, as indústrias e empresas americanas a mais de um século empregam milhões de brasileiros garantindo-lhes o ganha pão, apesar dos protestos de todos.
    A filosofia chinesa tem demonstrado uma preocupação com o Chinês, as empresas exportam mão de obra e contratam em sua gigantesca maioria os próprios chineses, fora isso as parcerias tem demonstrado o seu interesse apenas em matérias primas mais nada de tecnológico agregado.
    É o preço que se tem que pagar

    • Após mais de um século de golpes, invasões, assassinatos, massacres, conspirações e maracutaias mil…Há um ditado que resume bem o resultado desta pesquisa:

      “GATO ESCALDADO TEM MEDO DE ÁGUA FRIA!”

    • Como sempre, dando aulas aos desmiolados… faz parte da missão de ser ponta de lança em um mundo desvirtuado pela propaganda mistificadora e contra informativa… saudações, professor…

      • Meu caro olhos azuis,
        é sempre uma honra ver que incomodo os agentes lobistas do império…

        Não sou professor, más bem lembrado!Vou citar um… Para plenamente justificar
        o ditado:

        “GATO ESCALDADO TEM MEDO DE ÁGUA FRIA!”

        Organizado por Alberto da Silva Jones (professor da UFSC):

        Na América Latina, África e Ásia, os Estados Unidos invadiam países ou para depor governos democraticamente eleitos pelo povo, ou para dar apoio a ditaduras criadas e montadas pelos Estados Unidos, tudo em nome da “democracia” (conveniente nome fantasia para a promoção das finanças e interesses estadunidenses).

        Entre as várias INVASÕES das forças armadas dos Estados Unidos fizeram nos séculos XIX, XX e XXI, SOMENTE NAS AMÉRICAS! Podemos citar:

        1846 – 1848 – MÉXICO – Por causa da anexação, pelos EUA, da República do Texas

        1890 – ARGENTINA – Tropas americanas desembarcam em Buenos Aires para defender interesses econômicos americanos.

        1891 – CHILE – Fuzileiros Navais esmagam forças rebeldes nacionalistas.

        1891 – HAITI – Tropas americanas debelam a revolta de operários negros na ilha de Navassa, reclamada pelos EUA.

        1894 – NICARÁGUA – Tropas ocupam Bluefields, cidade do mar do Caribe, durante um mês.

        1895 – PANAMÁ – Tropas desembarcam no porto de Corinto, província Colombiana.

        1898 – 1910 – FILIPINAS – As Filipinas lutam pela independência do país, dominado pelos EUA (Massacres realizados por tropas americanas em Balangica, Samar, Filipinas – 27/09/1901 e Bud Bagsak, Sulu, Filipinas 11/15/1913) – 600.000 filipinos mortos.

        1898 – 1902 – CUBA – Tropas sitiaram Cuba durante a guerra hispano-americana.

        1898 – Presente – PORTO RICO – Tropas sitiaram Porto Rico na guerra hispano-americana, hoje ‘Estado Livre Associado’ dos Estados Unidos.

        1898 – NICARÁGUA – Fuzileiros Navais invadem o porto de San Juan del Sur.

        1899 – NICARÁGUA – Tropas desembarcam no porto de Bluefields e invadem a Nicarágua (2ª vez).

        CONTINUA MAIS ABAIXO…

      • De novo, viajando na maionese… rsrsrsrsrsrsrs… não estava lhe respondendo e sim ao E.M.Pinto… rsrsrsrsrsrs… qnta prepotencia… rsrsrsrsrs…

    • Você está coberto de razão E.M Pinto! Basta ir à África para ver os resultados desastrosos da interferência chinesa nos assuntos internos de um país. Lá as empresas chinesas – TODAS ELAS ESTATAIS DIGA-SE DE PASSAGEM – corrompem os ditadores locais para fazer obras de infraestrutura. Como esses países não possuem dinheiro em caixa pagam com matérias primas vendidas a preços aviltantes. Quando da execução eles trazem tudo, principalmente trabalhadores, da própria China ou seja, não geram riquezas dentro do próprio país.

      Para piorar na maioria das vezes são obras de infraestrutura que servem geralmente aos próprios interesses chineses. São estradas, portos e ferrovias cuja finalidade é escoar matérias primas para a própria China. Ou então obras superdimensionadas para a realidade local como estradas de seis pistas quando duas são necessárias ou conjuntos habitacionais que terminam desertos. E esse tipo de prática predatória já está chegando à AL. Basta ver o projeto de canal a ser construído na Nicarágua, com o beneplácito do corrupto governo Sandinista-Bolivariano de Daniel Ortega.

      Por essas e outras que sou muito reticente à idéia dos BRICS. Mas para as tietes endandecidas do Foro de SP está tudo bem afinal, por uns trocados vale lamber as sandálias dos chineses.

      • O que os Norteamericanos tenham feito eventualmente no começo do século passado justifica o que os chineses fazem na África hoje? É assim que funciona?

      • E la vai os esquerdistas ralarem o rabo no caco de vidro para defenderem a esquerda esquizofrênica… eles são uns pandegos, amigo tireless… e burros também… mas tenho que reconhecer: insistentes… rsrsrsrsrs… na burrice…

  2. A China só difere dos EUA em duas coisas: a cor de preferência e o mascote que usam de escudo.

    É lógico que preferem a China. Os EUA são nossos vizinhos, temos uma convivência digamos que, acalorada, por anos, e isso gera muitas tensões e ódios mútuos. Natural, efeito da convivência forçada, e sejamos sinceros, em boa parte culpa dos EUA e sua política externa extremamente agressiva e impositiva. Tivessem sido mais diplomáticos a coisa poderia ser bem diferente. Seja como for, essas pessoas que pensam que chineses são diferentes dos norte-americanos, são idiotas e ingênuas, pois tudo que estão fazendo é trocar 6 por meia dúzia, abandonando um mestre por outro.

    • Perfeito, não temos que preferir um ou outro, eles defendem seus interesse e nós devemos defender os nossos. Quem oferecer o que precisamos, pelo menor custo, leva. Quem pagar mais por nossos produtos, fica com a mercadoria. Simples assim.

  3. ”No Brasil, que tentou construir sua própria liderança regional, 83% responderam que veem uma grande ou moderada influência americana na forma como o país se desenvolve,…”
    Eu acredito que isso faz pouca diferença, os EUA tem um histórico de intervenção na América Latina,sua política foi sempre de exploração,os Mariners estão ai para nos forçar a fazer a vontade dos EUA,sempre que temos opiniões contrárias !
    Se os EUA tivessem alguma consideração por nós teriam feito algo para nos ajudar de verdade,mas ao contrário nos negam tudo,nem o apoio para uma futura cadeira no assento definitivo da ONU que nem sabemos se irá acontecer eles nos negaram,sabotaram nosso programa espacial vendendo nos produtos estragados,roubaram equipamentos nossos que foram receber procedimentos técnicos nos EUA ,por fim tanto faz China ou EUA, nós devemos é ter o cuidado de saber qual nos é mais ”lucrativo” conforme o momento !
    Tem pessoas que dizem que temos que ajudar os EUA devido as nossas semelhanças culturais,mas isso é falácia tudo bobagem,falam que se o chinês tomar conta vai ficar pior e isso e aquilo mas é tudo balela !
    Devemos nos ater ao principio que diz que entre nações não existe amizade mais sim interesses !
    Voltando ao início o BRASIL já deveria estar caminhando com as próprias pernas a tempos,devido a sua grandeza em todos os sentidos, já deveria estar competindo com essas duas nações ao invés de ficar TENTANDO nos dias de hoje construir sua própria liderança regional !

  4. A China não é apenas o maior cliente do Brasil mas tambem nosso maior investidor.
    Aos que curtem costumes e preferencias acordem pra vida a maioria dos Brasileiros esta nem ai pra essas coisas e sim para quem compra e paga no ato sem questionar preços ou chantagear para levar vantagem.
    Existe ate mesmo no meio militar Brasileiro uma forte preferencia a China do que aos EUA e Russia.
    O problema da China é que são vorazes demais e se aprofundar com eles compromete opções pois quase tudo deles é generico e tornar-se comprador desses materiais gera problemas com tradicionais fornecedores.
    Dos EUA so os saudosos revivem a calça Lewis mascando chicete Adans.Eles hoje precisam mais de nós do que nós deles e deveriamos aproveitarmos isso se a ganancia vendida permitisse.
    Nesse mundo de corsarios covardes que não tiver padrinho morrera pagão.Escolham os seus.
    Os apadrinhados da China e da Russia tiram onda com o mundo e fica todo mundo quietinho.

  5. Ate hoje um fato inusitado ainda esta sem explicação.
    Um ano certinho ou seja um 7 de setembro apos o sete de setembro que Lula deu a preferencia ao Rafale o comandante geral do Exercito Vermelho veio em uma viagem não oficial fazendo rapida escala primeiro na Colombia e dois dias apos deixar o Brasil passou de passagem pela Venezuela.
    Essas duas escalas foram despiste ele veio as pressas tratar algo serio que foi tratado com a cupula militar Brasileira.
    Como a visita pegou todo mundo de surpresa e ele apareceu no EB e na MB na certa para despiste tambem depois ventilou-se que convidara o EB para uma mega simulação de guerra na China kkkkk Que desculpa esfarrapada.
    Ate hoje ninguem nem do meio militar sabe dizer o motivo dessa visita urgente e seu conteudo.
    Ate a reunião secreta de alto escalão entre Russos e Brasileiros apesar do sigilo enquanto o fanfarrão Jobim e o panaca Saito sorriam e posavam para flashs na LAAD2010 ate hoje tambem o conteudo é segredo kkkk

  6. Quem alimenta a vida com ideologia habita mundo atrazado.
    Hoje as coisas funcionam segundo a interesses e vantagens reciprocas.
    Os BRICS sintetizam isso.Quatro paises pois a Africa do Sul é mero figurante convidado pelo Brasil que tem multiplas diversidades em todos os sentidos e afinam-se em interesses encomum tanto na area de comercio,mercado de interesse,politica externa e diplomacia.
    Não importa se A é democrata,se B é comunista,se C é tirania,se D é monarquia e se E quebra a asinha desmunhecando.O que importa são interesses na disputa por mercado onde uma hegemonia desfalece e novos atores se afirmam.
    Mas o que dizer dos baba óvos que por visão ideologica preferem verem o Brasil serviçal de corsarios falidos a nutrirem-se outra vez de nós para nos explorarem ainda mais quando recobrarem suas forças.
    Deveria era o mundo se unir e dar um sacodinho de leve neles todos e dizer : “Apartir de agora acabou o unilateralismo e todos tem os mesmos direitos”.

  7. A razão pode ser que a China fisicamente esteja longe.. o que faz uma campanha ficar cara em caso de intervenção…

    Os USA já interviram varias vezes por aqui, pois está próximo… então se um presidente eleito pelo povo não agrada aos barões do Norte, eles intervem e derrubam a democracia colocando um fantoche.. os custos são baixos e a praticidade da intervenção é garantida

    Pode ser esse o ponto principal aqui, uma questão de possibilidades de golpes e intervenções menores do que as praticadas pelos USA no continente latino!

    Duvido que deem problemas a entrada de fato de empresas americanas nos países…

    valeu!!

  8. Isso quer dizer o que ???
    Que nesse universo de botas a serem lambidas, surgiu uma sandália chinesa pra nós lambermos ??? KKKKK
    Cada uma que se ouve, se bem que é melhor do que ser surdo ,nesse caso,melhor que ser cego.
    Amigo, cada um que responda por si .
    E detalhe, quer saber de uma coisa os americanos venceram pela cultura a mais de cincoenta anos, poderiam terem tido mais influência ainda se não fossem tão gananciosos e dominadores, com isso o jogo está totalmente aberto.

  9. Os ianques ruiram por dentro, foram espertos e investiram na construção de uma nação dócil, servil, que se odeia – os vassalos no Brasil. Hoje não há quem tire a nação e a pátria das garras do tio Sam: são cidadãos de quinta categoria e são muito felizes e otimistas com isso, só perdem para os indios americanos, negros americanos e brancos anglos- caucasianos europeus quer coisa pior do que gostar de ser dominado por uma outra nação ??? Criaram sociedades civis e militares convencidas e convictas de que elas constituem uma raça inferior às demais e tem a necessidade de sempre serem dominadas e desde que lhes dêm miçangas. Hoje, os ianques simplesmente colhem os frutos de seus investimentos e possuem um vasto e rico quintal!!!!

  10. O Brasil tem condições de ser o capitão do seu próprio destino contudo,deve fazer o seu dever de casa,investir massivamente na educação para que se tenha uma base forte para a sua ciência,tecnologia e informação.
    .
    Sempre foi e serei contra a qualquer subserviência deste país para com os demais,o nosso país e despeitos de alguns,ele tem o seu valor e condições de ser um grande jogador,um potência.

    • LEITURA.
      .
      .
      ***********************
      .
      Assange: a América Latina na era das cyberguerras
      .
      .
      Espionagem global é ponta de gigantesco iceberg. Controle dos fluxos de comunicação é nova arma dos Impérios. Alternativa pode estar no Sul.
      .
      .
      (*)Por Julian Assange | Tradução: Vila Vudu | Imagem: Diego Rivera, Niños Héroes
      .
      .

      “(…)Não é segredo que, na Internet e no telefone, todas as rotas que entram e saem da América Latina passam pelos EUA. A infra-estrutura da Internet dirige 99% do tráfego que entra e que sai da América do Sul por linhas de fibras óticas que atravessam fisicamente fronteiras dos EUA. O governo dos EUA não mostrou qualquer escrúpulo quanto a quebrar sua própria lei e plantar escutas clandestinas nessas linhas e espionar os seus próprios cidadãos.
      .
      Todos os dias, centenas de milhões de mensagens de todo o continente latino-americano são devoradas por agências de espionagem dos EUA, e armazenadas para sempre em armazéns do tamanho de pequenas cidades. Os fatos geográficos sobre a infra-estrutura da Internet, portanto, têm conseqüências sobre a independência e a soberania da América Latina. (…) “

      .
      .
      .
      (**)fonte: http://outraspalavras.net/mundo/america-latina/a-america-latina-na-era-da-cyberguerra/

    • Caro lucena,
      Acho a educação do povo brasileiro extremamente importante, mas e a política de educação, é conduzida por quem; quem verdadeiramente dá as cartas? As elites, meu caro, elas acham que não devem educar o povo brasileiro massivamente, como também não devem melhorar a vida do povo como nos ultimos 10 anos,….veja os protestos nas ruas….isso não é coisa dos miseraveis não!!! Elas querem ver a nação subdesenvolvida, atrasada, fraca, à merce do tio Sam. Lembrando que ao término do mandato do FHC o salário mínimo era o mísero US$ 80,00 e não houve passeatas nas ruas!!!! Por quê ??? Veja a atitude dos médico brasileiros em relação à entrada de médicos estrangeiros no Brasil, para resolver o problema do atendimento médico ao povo brasileiro. Estão estúpida e veementemente protestando. Nos EUA, 25% dos médicos são estrangeiros, e aquí não chega a 2%. Grande e valorosa elite médica que temos heim??? Enquanto isso o povo brasileiro morre desassistido pelo corporativismo irresponsável de uma classe !!!! Outra coisa, e o conteúdo didático escolar…com professores vira-latas empolgadamente ensinando o brasileiro a não dar valor algum à brasilidade, ser vira-lata e se apaixonarem pela superioridade cultural ianque…

  11. concordo com todos que sabem que tanto um como o outro da na mesma, e eu tb prefiro os EUA pelo laço ocidental que temos(estados unidos é o pais mais parecido com o brasil em questões sociais e…..), porem na verdade o brasil tinha que aprender a caminhar com os próprios pés pq ai sim estaríamos caminhando corretamente sem depender de ninguém.

  12. Os latino-americanos ainda descobrirão que o bico da Águia era muito mais leve e maleável que as mandíbulas do Dragão.

    E nesse dia haverá choro e ranger de dentes sobre a terra…

    • O dragão e a águia vão lamber as garras do Condor (império latino redivivo), quando a Unasul implantar as ideias e modelos do estado de bem estar social existente na Escandinávia.

    • Com certeza Vader, logo verão que este dragão visto de longe, nada mais e que uma nuvem de gafanhotos famintos por recursos naturais e mercado para bungingangas sem patente,e que vão devorar nossos recursos e nossa industria( o que sobrou dela)

  13. Não entendo os vermelhuxos nacionais… o pt ta na presidencia, tem maioria nas casas legislativas, tem hegemonia cultural e não conseguem fazer acontecer a nossa soberania e independência… ou será que não querem???… afinal, são 12 anos mandando e desmandando e não tornaram o povo menos ignorante que antes… então, tão esperando o que???… eu acredito que não mudarão NADA e sim continuarão com o mesmo esquema anterior, como sempre foi, pois eles estão no poder desde 1985 (a esquerda) e, como na musica do Leo Jaime, NADA MUDOU… então podemos concluir que os esquerdistas são APÁTRIDAS sim, pois vira e mexe mandam fortunas para fora para amparar seus asseclas e esquecem do povo miserável do Brasil… é isso que vcs vermelhuxos defendem???… o único discurso PATRIÓTICO e NACIONALISTA que ouvi durante minha vida foi do Dr. Enéas Carneiro… infelizmente já se foi…

      • parabéns walfredo tem gente que não sabe a diferença de uma caixa de fosforo ou de soltar o boga !!!! ,quando pedirem uma caixa de fosforo para ele, ele acaba entregando outra coisa no lugar rsrsrs pois para quem não sabe diferenciar acaba se dando muito mau ……………..!!!!!!

      • Walfredo, se eu for analisar o atual governo somente sob esse aspecto eu teria que gostar do Paulo Maluf, que também gostava de obras e roubava muito, igual ao governo do pt… não a toa estão agora lado a lado… não é mesmo ???…

    • Com certeza, só os burros e cretinos não conseguem ver a diferença entre PT e psdb. É só olhar o bem-estar do povo brasileiro nos ultimos 10 anos e como o Brasil tem se safado de uma das maiores crises do capitalismo mundial!!!! Hoje não é como antes que o FHC ia buscar a crise capitalista dos EUA e Europa e trazer para o Brasil para aplicar a política desastrosa da irresponsabilidade social do FMI e cooperar na saida da crise dos paises centrais. Hoje o Brasil olha pra dentro, antes de olhar para fora do Brasil. Hoje o País tem 400 bilhões em divisas para conduzir uma politica de investimentos e reduzir os efeitos da crise internacional . Pagou a dívida e expulsou o FMI de seus escritórios em Brasília, que era indubitavelmente uma violação da soberania nacional. Hoje o Brasil é credor do FMI e um dos maiores credores dos EUA!!! Antigamente, antes do Lula, não tinha nada, só mensalões, corrupção, desemprego, recessão e um vergonhoso salário minimo de US$ 80,00 !!! Hoje o Brasil tem uma população equivalente a da Espanha na classe média. Hoje o Brasil conta com uma indústria naval destruida pelo FHC e uma Petrobrás que dá inveja no mundo inteiro, mas que estava quebrada pelos entreguistas vira-latas do psdb. Hoje o Brasil constroi, seu primeiro submarino nuclear e está dominando a construção dos subs convecionais e construindo muitos deles. Só para lembrar um pouquinho dos debeis da direitalha civil e militar que desgovernaram o Brasil durante quase toda a sua história, exceto no período de Getúlio Vargas!!! Mesmo não sendo petista e nem tampouco socialista ou comunista reconheço isso, precisa ser muito insensato e/ou mal intencionado para não reconhecer isso!!!

  14. “GATO ESCALDADO TEM MEDO DE ÁGUA FRIA!”

    Entre as várias INVASÕES das forças armadas dos Estados Unidos fizeram nos séculos XIX, XX e XXI, SOMENTE NAS AMÉRICAS! Podemos citar:

    1901 – 1914 – PANAMÁ – Marinha apóia a revolução quando o Panamá reclamou independência da Colômbia; tropas americanas ocupam o canal em 1901, quando teve início sua construção.

    1903 – HONDURAS – Fuzileiros Navais americanos desembarcam em Honduras e intervêm na revolução do povo hondurenho.

    1903 – 1904 – REPÚBLICA DOMINICANA – Tropas norte americanas atacaram e invadiram o território dominicano para proteger interesses do capital americano durante a revolução.

    1907 – HONDURAS – Fuzileiros Navais americanos desembarcam e ocupam Honduras durante a guerra de Honduras com a Nicarágua.

    1908 – PANAMÁ – Fuzileiros Navais dos Estados Unidos invadem o Panamá durante período de eleições.

    1910 – NICARÁGUA – Fuzileiros navais norte americanos desembarcam e invadem pela 3ª vez Bluefields e Corinto, na Nicarágua.

    1911 – HONDURAS – Tropas americanas enviadas para proteger interesses americanos durante a guerra civil, invadem Honduras..

    1912 – CUBA – Tropas americanas invadem Cuba com a desculpa de proteger interesses americanos em Havana.

    1912 – PANAMÁ – Fuzileiros navais americanos invadem novamente o Panamá e ocupam o país durante eleições presidenciais.

    1912 – HONDURAS – Tropas norte americanas mais uma vez invadem Honduras para proteger interesses do capital americano.

    1912 – 1933 – NICARÁGUA – Tropas dos Estados Unidos com a desculpa de combaterem guerrilheiros invadem e ocupam o país durante 20 anos.

    1913 – MÉXICO – Fuzileiros da Marinha americana invadem o México com a desculpa de evacuar cidadãos americanos durante a revolução.

    1913 – MÉXICO – Durante a Revolução mexicana, os Estados Unidos bloqueiam as fronteiras mexicanas em apoio aos revolucionários.

    1914 – REPÚBLICA DOMINICANA – Fuzileiros navais da Marinha dos Estados invadem o solo dominicano e interferem na revolução do povo dominicano em Santo Domingo.

    1914 – 1918 – MÉXICO – Marinha e exército dos Estados Unidos invadem o território mexicano e interferem na luta contra nacionalistas.

    1915 – 1934 – HAITI- Tropas americanas desembarcam no Haiti, em 28 de julho, e transformam o país numa colônia americana, permanecendo lá durante 19 anos.

    1916 – 1924 – REPÚBLICA DOMINICANA – Os EUA invadem e estabelecem um governo militar na República Dominicana, em 29 de novembro, ocupando o país durante oito anos.

    1917 – 1933 – CUBA – Tropas americanas desembarcam em Cuba, e transformam o país num protetorado econômico americano, permanecendo essa ocupação por 16 anos..

    1919 – HONDURAS – Fuzileiros norte americanos desembarcam e invadem mais uma vez o país durante eleições, colocando no poder um governo a seu serviço.

    1920 – GUATEMALA – Tropas americanas invadem e ocupam o país durante greve operária do povo da Guatemala.

    1924 – 1925 – HONDURAS – Tropas dos Estados Unidos desembarcam e invadem Honduras duas vezes durante eleição nacional.

    1925 – PANAMÁ – Tropas americanas invadem o Panamá para debelar greve geral dos trabalhadores panamenhos.

    1932 – EL SALVADOR – Navios de Guerra dos Estados Unidos são deslocados durante a revolução das Forças do Movimento de Libertação Nacional – FMLN –
    comandadas por Marti.

    1947 – VENEZUELA – Em um acordo feito com militares locais, os EUA invadem e derrubam o presidente eleito Rómulo Gallegos, como castigo por ter aumentado o preço do petróleo exportado, colocando um ditador no poder.

    1950 – PORTO RICO – Comandos militares dos Estados Unidos ajudam a esmagar a revolução pela independência de Porto Rico, em Ponce.

    1954 – GUATEMALA – Comandos americanos, sob controle da CIA, derrubam o presidente Arbenz, democraticamente eleito, e impõem uma ditadura militar no país. Jacobo Arbenz havia nacionalizado a empresa United Fruit e impulsionado a Reforma Agrária.

    1958 – PANAMÁ – Tropas dos Estados Unidos invadem e combatem manifestantes nacionalistas panamenhos.

  15. “GATO ESCALDADO TEM MEDO DE ÁGUA FRIA!”

    1964 – PANAMÁ – Militares americanos invadiram mais uma vez o Panamá e mataram 20 estudantes, ao reprimirem a manifestação em que os jovens queriam trocar, na zona do canal, a bandeira americana pela bandeira e seu país.

    1965 – 1966 – REPÚBLICA DOMINICANA – Trinta mil fuzileiros e pára-quedistas norte americanos desembarcaram na capital do país São Domingo para impedir a nacionalistas panamenhos de chegarem ao poder. A CIA conduz Joaquín Balaguer à presidência, consumando um golpe de estado que depôs o presidente eleito Juan Bosch. O país já fora ocupado pelos americanos de 1916 a 1924.

    1966 – 1967 – GUATEMALA – Boinas Verdes e marines americanos invadem o país para combater movimento revolucionário contrario aos interesses econômicos do capital americano.

    1983 – 1984 – ILHA DE GRANADA – Após um bloqueio econômico de quatro anos a CIA coordena esforços que resultam no assassinato do 1º Ministro Maurice Bishop. Seguindo a política de intervenção externa de Ronald Reagan, os Estados Unidos invadiram a ilha caribenha de Granada alegando prestar proteção a 600 estudantes americanos que estavam no país, as tropas eliminaram a influência de Cuba e da União Soviética sobre a política da ilha.

    1983 – 1989 – HONDURAS – Tropas americanas enviadas para construir bases em regiões próximas à fronteira, invadem o Honduras

    1986 – BOLÍVIA – Exército americano invade o território boliviano na justificativa de auxiliar tropas bolivianas em incursões nas áreas de cocaína.

    1989 – ILHAS VIRGENS – Tropas americanas desembarcam e invadem as ilhas durante revolta do povo do país contra o governo pró-americano

    1989 – PANAMÁ – Batizada de Operação Causa Justa, a intervenção americana no Panamá foi provavelmente a maior batida policial de todos os tempos: 27 mil soldados ocuparam a ilha para prender o presidente panamenho, Manuel Noriega, antigo ditador aliado do governo americano. Os Estados Unidos justificaram a operação como sendo fundamental para proteger o Canal do Panamá, defender 35 mil americanos que viviam no país, promover a democracia e interromper o tráfico de drogas, que teria em Noriega seu líder na América Central. O ex-presidente cumpre prisão perpétua nos Estados Unidos.

    1994 – 1999 – HAITI – Enviadas pelo presidente Bill Clinton, tropas americanas ocuparam o Haiti na justificativa de devolver o poder ao presidente eleito Jean-Betrand Aristide, derrubado por um golpe, mas o que a operação visava era evitar que o conflito interno provocasse uma onda de refugiados haitianos nos Estados Unidos.

    2000 – COLÔMBIA – Marines e “assessores especiais” dos EUA iniciam o Plano Colômbia, que inclui o bombardeamento da floresta com um fungo transgênico fusarium axyporum (o “gás verde”).

  16. essa era simples de entender mas teve gente que não percebeu ,antigamente o brasil era proibido de fazer comercio com os países do outro lado geopolítico do mundo , uma colônia americana fazendo o mercantilismo com a metrópole yanke
    hoje nos temos que aproveitar para expandir os mercados pois ficar apenas na dependência do mercado vulgo ocidental iria quebrar as nossas pernas pois todos estão capengas
    o que esta fazendo o brasil crescer em um mundo que todos estão diminuindo é a diversidade de mercados
    e quem tem medo de asiático , eurasio , europeu ,americano quem tiver medo de homem ,coloca uma saia logo !!!!!

  17. A coisa não tá fácil para as virgenzinhas brazucas… ora são os greys azulados americanos, ora são os reptilianos amarelos chineses, e ora os marcianos vermelhos russos a lhes atacarem. Seja para qual lado correrem há seres monstruosos, a espreita, afim de traçar suas diversas matas virgens.

  18. Lucena…Correto meu caro.Deveriamos caminarmos por nossas proprias pernas afinal de contas somos alvo apenas.
    Tanto a idiotia reacionaria de baba óvos e xupadores de salsichas de hot dogs Americanos que ainda pedem para terem a cara lambusada de maionese,quanto a idiotia medieval Albanizada Bolivariana saudosa do ditatorial falido,atrazam o Brasil e os Brasileiros.
    Todos que verem acima ou em qualquer canto que em todos os assuntos embutem seus condicionamentos serviçais ideologicos não passam de mediocres contra suas proprias Pátria.
    O pensamento e o desejo de um Brasil acima de tudo deveria ser consenso e meta.
    Comercializar,interagir com interesses comerciais e de mercado não significa obrigatoriedade ou servidão como esses péla sacos pensam e condicionam.
    Temam pois a preguiça da Amazonia acordou e apesar de aparentar ser lerdinha e docil tem grandes e mortais garras.
    tudo esta sendo observado e quando a bagaça incendiar-se vão todos de ralo.
    Esperem por nós.

  19. Nem China, nem EUA…. sou mais a influência e o exemplo do estado social da SUÉCIA!!
    Pelo meno imposto para tal padrão eu já pago!!

    Sds.

Comentários não permitidos.