Snowden durante a reunião no aeroporto Sheremetievo, em Moscou – Foto: Human Rights Watch / Divulgação
O ex-técnico da CIA Edward Snowden afirmou nesta sexta-feira, em reunião com ativistas de direitos humanos, que irá pedir asilo político à Rússia, informa a agência de notícias AFP. Snowden se encontrou com representantes de organizações de defesa dos direitos humanos no aeroporto de Moscou, onde está desde o último dia 23 de junho, e afirmou que tomou esta decisão após não conseguir viajar para a América Latina, informou Tatiyana Lokshina, da organização Human Rigths Watch (HRW).
Anteriormente, Snowden tinha retirado seu pedido de asilo na Rússia após o presidente Vladimir Putin dizer que ele poderia ficar no país se não causasse mais prejuízos aos Estados Unidos, que tentam conseguir sua extradição para que ele seja julgado por espionagem. Segundo a HRW, Snowden considera que esta condição imposta pelo governo russo não é um obstáculo.
Snowden foi o responsável por revelar programas secretos de vigilância do governo americano sobre dados telefônicos e de usuários de internet
Cerca de 13 ativistas russos e internacionais se reuniram com Snowden em um local não informado do Terminal F do aeroporto Sheremetievo às 17h (10h no horário de Barsília) para falar sobre a perseguição que vem sofrendo dos Estados Unidos. Além da HRW, participaram no encontro as organizações Anistia Internacional e Transparência Internacional.
O porta-voz da presidente russa, Dmitry Peskov, afirmou que o Kremlin ainda não recebeu um pedido formal de Snowden, mas que as condições permanecem as mesmas anunciadas por Putin em 1º de julho.
Anistia Internacional diz que extradição de Snowden para os EUA é inaceitável
A extradição do ex-técnico da CIA Edward Snowden para os Estados Unidos, onde é requerido por vários crimes relacionados com espionagem, é intolerável, declarou nesta sexta-feira o chefe da Anistia Internacional (AI) na Rússia, Sergei Nikitin.
“Nenhum Estado tem o direito de entregar uma pessoa para outro país onde existe a ameaça de um tratamento cruel. Os Estados Unidos, em nossa opinião, são um desses países, onde a ameaça de um tratamento cruel, próximo da tortura, é real”, disse Nikitin horas antes de comparecer à reunião com Snowden e outros ativistas dos direitos humanos.
O ex-técnico da CIA que revelou uma trama de espionagem em massa das comunicações telefônicas e da internet marcou hoje um encontro com representantes de ONG internacionais e também com advogados no aeroporto de Moscou, onde está há 19 dias.
“Não se deve esquecer que as autoridades americanas já qualificaram Snowden como traidor, e já formaram uma opinião inequívoca a respeito dele antes de qualquer decisão dos tribunais”, ressaltou o chefe da AI na Rússia.
Nikitin reiterou que o jovem “não pode ser extraditado enquanto se está estudando sua solicitação de asilo”.
A ONG Human Rights Watch (HRW), que também participa da reunião de hoje, pediu aos países que receberam pedido de asilo de Snowden que estudem a solicitação do fugitivo.
“Recomendamos que os Estados aos quais Snowden pediu refúgio estudem objetiva e minuciosamente o pedido para tomar uma decisão justa. Acreditamos que existem motivos para se temer um tratamento cruel e degradante se for detido em território dos EUA”, advertiu a vice-diretora da HRW na Rússia, Tatiana Lokshina.
Horas antes da reunião com o fugitivo, o defensor público russo, Vladimir Lukin, reiterou a condição imposta a Snowden para um asilo no país pelo presidente Vladimir Putin, que afirmou que o ex-técnico deveria interromper suas atividades contra os interesses dos EUA.
“Quero escutar o que diz. Uma coisa é que continue com sua atividade atual. E outra é que peça asilo levando em conta que não pode prejudicar os interesses de outros países. Tudo depende de sua postura”, disse Lukin ao ser perguntado sobre a possibilidade de Snowden voltar a pedir asilo na Rússia.
EFE
Parece que uma bela e aconchegante Dacha fora de Moscow já começa a ser preparada para um novo hospede…
Possível que o garoto revelou algo de importante no aeroporto, e que pode trazer algum valor agregado nas informações passadas anteriormente!
Se o elemento se refugiar na Rússia acabou, é fim de jogo pro NSA e CIA!!
Valeu!!
As informacoes que tenho lido e que ele teria pedido asilo temporario na Russia. Eu nao creio que eles esta protegido na Russia. A Mafia que governam Russia pode muito bem vende-lo ao governo norte americano. Creio que o unico pais onde ele sera protegido e Cuba. Ma tem o regime cubano futuro a longo prazo? O rapaz e ainda jovem. Pode viver 40 ou 50 anos, e nao estou seguro que o regime de Cuba durara todo esse periodo. O regime esta capengando. Quanto Bolivia, Equador e Venuzuela, nao vejo seguranca nenhuma. Nao creio que tem futuro. Ja disse antes. Rapaz, toma uma doze de 100 comprimidos Nembutal com uma doze de whiskey, cobre a cabeca com um saco plastico e vai dormir ate o dia do juiizo.
Eu creio que só quatro Estados podem garantir a integridade do Sr.Snowden , Rússia,China, Irã e Cuba.
Asilo na Comunidade Europeia está fora de questão,seria uma armadilha para Snoden, na América Latina acredito que só Cuba com o seu competente serviço secreto possa dar a ele segurança, em qualquer outro país da América Latina inclusive a Venezuela ele poderia ser morto facilmente pela CIA.
Os outros países seriam China, Rússia e Irã .
Esses quatro Estados já lidam a mais tempo com esse tipo de problema, e podem dar mais segurança ao fugitivo,embora sua vida nunca mais estaja segura !
A sorte desse cara é que são os EUA. Tivesse atingido Israel, tenho certeza que o Mossad pegaria ele.
Falou e disse Francoorp, torço q essa asilo saía.Sds.
Eu vos apresento o míssil Snowden , o que derrubou o F-18 Shornet no FX-2 .
Depois do bafafá todo que esse cara provocou somado ao incidente do morales, adeus boing, se fizermos negócio não vendemos nem aqui na América do Sul e nem na África em que estamos estreitando relações.
Abs.