Ao mesmo em tempo que circulam notícias sobre a urgente necessidade da Força Aérea da Argentina (FAA) reequipar sua debilitada frota de aviões de combate, o portal IHS Jane´s 360, especializado em assuntos de defesa e segurança, obteve informações de funcionários da Fabrica Argentina de Aviones Brigadier San Martin (FAdeA) durante o recente Paris Air show 2013, confirmando que foram mantidas conversações com os chineses sobre a possível produção sob licença na Argentina do avião de combate multifuncional FC-1/JF-17 da Chengdu Aircraft Corporation.
Segundo a mesma fonte, as discussões ainda estão longe de uma conclusão, sendo que os argentinos incluíram na pauta o quesito transferência de tecnologias, ponto de atrito das negociações para se introduzir uma inédita linha de montagem sob licença para a produção de um avião de combate chinês na América Latina. A notícia menciona que um representante da FAdeA declarou que o FC-1 produzido na Argentina poderá ser denominado Pulqui III, recordando os jatos Pulqui I e Pulqui II desenvolvidos e fabricados naquele país entre os anos de 1950 e 1960. O Pulqui I foi projetado pelo engenheiro francês Émile Dewoitine. O Pulqui II, o primeiro jato de asas em flecha da América Latina, foi desenhado pelo legendário engenheiro alemão Kurt Tank durante o governo de Juan Peron. Os dois modelos não passaram da fase experimental.
O último jato militar desenhado e produzido na Argentina foi o avião de treinamento avançado FMA IA 63 Pampa, desenvolvido com a assistência da extinta Dornier da Alemanha. Atualmente, a frota de IA 63 da FAA, único usuário do modelo, passa por um processo de modernização.
46 Comments