Empresas da China dependem cada vez mais de subsídios

china--chem-industry-300_tcm18-181709As empresas chinesas estão sob crescente pressão financeira em meio à desaceleração da economia. Vários setores, de empresas aéreas a fabricantes de eletrodomésticos e siderúrgicas, apoiam-se cada vez mais no governo chinês.

Em 2012, as empresas listadas nas bolsas de valores chinesas receberam US$ 13,83 bilhões em subsídios governamentais, 23% a mais do que em 2011, enquanto os lucros subiram menos de 1%, segundo uma empresa chinesa de dados. Os subsídios foram equivalentes a mais de 4% do total de lucro das empresas em 2012, em comparação aos cerca de 3% verificados entre 2009 e 2011.

Os subsídios – em grande parte concedidos por autoridades locais, mas também pelo governo federal – consistem em terrenos mais baratos, descontos em impostos, apoio a pagamento de empréstimos e dinheiro. Os motivos apontados para os subsídios são vários, como o apoio à pesquisa e desenvolvimento e as prioridades ambientais do governo.

Governos estaduais e o federal há muito dão a suas principais empresas estatais e privadas uma dieta constante de subsídios para impulsionar o crescimento, gerar empregos e criar grandes nomes de capital nacional.

Mas a saúde geral do setor empresarial da China – e, em particular, na indústria – cada vez mais depende dos subsídios, já que há muitos setores às voltas com excesso de capacidade e fraca demanda para exportação. Isso aumenta tanto a tensão com parceiros comerciais estrangeiros quanto às pressões financeiras sobre os governos locais que fornecem grande parte do dinheiro – muitos dos quais já estão altamente endividados com o financiamento de projetos de desenvolvimento.

Nas últimas semanas, o principal representante comercial da União Europeia buscou arregimentar apoio no bloco para iniciar investigações sobre práticas comerciais desleais de fabricantes de equipamentos de telecomunicações da China, acusando-os de terem recebido pesados subsídios do governo. A UE também começou recentemente a aplicar tarifas sobre as importações de componentes de painéis solares chineses em resposta ao que o bloco considerou subsídios ilegais.

As empresas chinesas provavelmente continuarão dependentes dos subsídios no futuro próximo. “Não parece haver nenhum fim à vista”, diz Usha Haley, coautor do livro “Subsides to Chinese Industry” (“subsídios às empresas chinesas”, em inglês). “O que guia os subsídios do governo central e dos provinciais é que as autoridades querem empresas que possam dominar certos segmentos”.

Houve forte aumento nos subsídios nos últimos anos. A ajuda a empresas chinesas de capital aberto subiu 24% em 2011, quando os lucros aumentaram 13%, e 38% em 2010, quando o avanço nos lucros foi de 39%, segundo a Hithink Flush Information Network Co. 300033.SZ +5.93%

Cerca de 90% das 2.400 empresas listadas na China continental receberam apoio do governo em 2012, segundo análise da Hithink. Mais de metade das empresas listadas na China é estatal.

© 2000 – 2012. Todos os direitos reservados ao Valor Econômico S.A. . Verifique nossos Termos de Uso em http://www.valor.com.br/termos-de-uso. Este material não pode ser publicado, reescrito, redistribuído ou transmitido por broadcast sem autorização do Valor Econômico.

Fonte: Valor via WSJ

5 Comentários

  1. Como diria Milton Friedman: “Não existe almoço grátis”. Como bem exposto pela matéria o capitalismo de estado chinês apenas experimentou ou experimenta pujança em virtude dos subsídios governamentais, e também da mão de obra barata. Ocorre que isso cria um ciclo vicioso posto que a capacidade dos governos em manter tal fluxo de capitais é limitada. Como resultado ver-se-a no futuro a redução dos subsídios, a perda de competitividade externa dessas empresas e a consequente retração econômica.

    De igual forma, também no Brasil se pratica tal expediente. Basta lembrar que o BNDES alavancou em US$ 6 bilhões as empresas do especulador do Mundo X, que muitos dizem ser o Dantas do Lula.

    Finalizando: Capitalismo é assunto da iniciativa privada e não do Estado, embora a turma do Foro de SP custe a entender…..

    • Nem todos colega Tireless, nem todos.

      Eu sou um homem de fé que consegue analisar os fatos, deve ser esta minha mania de ver a lógica das coisas… mas não deixo de acreditar.
      Só não acredito em estoria da carochinha e coisas do gênero (ministrada por certos partidários que insistem em não ver a verdade dos fatos). Também sou bom em matemática, sei para onde as coisas vão quando não se acha um denominador comum.

      Quem flerta com este tipo de situação vivida pelo nosso amado país e por alguns outros (vide China) pode ter que amargar o preço a ser pago amanhã. é melhor pensar logo no plano B ou vai dar mer!@#. Agora também é fato que não se tem tudo sem abrir mão de alguma coisa. Os chineses foram espertos, tornaram certos meios ‘financeiros’ reféns e tem de onde tirar estes ‘subsídios’ , os americanos que o digam já que devem uma ‘boa grana’ aos ling.

      Como Jesus disse, pelos frutos se conhece a árvore.

      []s.

    • O sr deixa-se influenciar por ideologia e politica para se fazer uma analise econômica. Não que economia seja algo que seja inerte a politica, mas alguns exageros devem ser evitados.
      A China alavancou sua economia basando-se nas exportações, alavancadas sobre tudo por sua mão de obra muito barata como você bem lembrou. Bom se a China exporta suas quinquilharias é para o mundo que alguns ingenuamente ainda chamam de capitalista, e esse mundo tá numa situação bem brava – basta ver as demissões que estão ocorrendo lá na Inglaterra – portanto as exportações estão diminuindo.
      É interessante salientar que uma quantia significativa de empresas dos EUA e Europa mudaram suas plantas de produção la para a China atraídas por grandes incentivos capitalistas e a garantia de exportação e lucro. Ora isso que as empresas dos EUA e Europa fizeram é capitalismo ou o que.? O fato é que os executivos das empresas do mundo capitalista ficaram muito mais ricos – os Chineses ao longo dos últimos anos acumularam reservas em moeda estratosféricas para comprar a Africa – A China com a ajuda de empresas estrangeiras (originarias de países “capitalistas”) adquiriu uma planta industrial invejável, era um pais agrícola ate o final dos anos 70 – Tenho que concordar que capitalismo e coisa para a iniciativa privada, agora neoliberalismo e caso de estado mesmo, basta ver a quebradeira de 2008 la nos EUA e o socorro estatal para essa gloriosa iniciativa “privada”.

    • E quando a empresa é pública ela tampouco dá lucro, e o prejuízo além de dobrado é de todos militonto…..

Comentários não permitidos.