Marinha do Brasil incorpora AvHOcFlu “Rio Solimões”

GEDSC DIGITAL CAMERA

O novo Aviso, no Cais da Estação Naval do Rio Negro

Alexandre Fontoura

A Marinha do Brasil realizou, no dia 4 de junho, a cerimônia de batismo, mostra de armamento e incorporação do terceiro Aviso Hidro-Oceanográfico Fluvial Rio Solimões, terceiro de uma classe de quatro navios, construídos pelo estaleiro Inace (Indústria Naval do Ceará). Os demais são o Rio Tocantins e o Rio Xingu, já entregues. O quarto e último navio da classe será o Rio Negro, que será entregue em agosto de 2013 à Esquadra.

GEDSC DIGITAL CAMERA

O Pavilhão Nacional é hasteado pela primeira vez no navio.

A cerimônia foi realizada no cais da Estação Naval do Rio Negro, em Manaus, sede da Flotilha do Amazonas (Flotam), à qual o navio ficará operacionalmente subordinado.

A construção dos navios está inserida no Projeto Cartografia da Amazônia, subprojeto Cartografia Náutica, realizado em parceria com o Exército Brasileiro, Força Aérea Brasileira, Serviço Geológico do Brasil e coordenado pelo Centro Gestor e Operacional do Sistema de Proteção da Amazônia (Censipam), subordinado ao Ministério da Defesa.

GEDSC DIGITAL CAMERA

O primeiro comandante do navio, CT Alexandre Fonseca, sobe a bordo do navio, após assumir o seu comando.

O AvHOcFlu Rio Solimões desloca 140t a plena carga, mede 24,5m de comprimento total e tem velocidade máxima de 10 nós (18,5km/h) e custou cerca de R$ 7,5 milhões.

O Chefe do Estado-Maior da Armada, Almirante-de-Esquadra Eduardo Monteiro Lopes participou da solenidade e o primeiro comandante do novo navio é o Capitão-Tenente Alexandre Fonseca.

Fonte: Segurança & Defesa