Defesa & Geopolítica

Ministro Sergei Lavrov chega ao Rio no dia 11

Posted by

lavrov

Está confirmada para a próxima semana a visita ao Brasil do ministro dos Negócios Estrangeiros da Rússia. Sergei Lavrov desembarcará no Rio de Janeiro na terça-feira, 11 de junho, e permanecerá na cidade até quarta-feira, 12.

Sergei Lavrov será recebido pelo ministro das Relações Exteriores, Antônio Patriota, com quem conversará sobre o aprofundamento das relações bilaterais Brasil-Rússia nos terrenos político, econômico, técnico-científico e cultural.

As conversas entre os chefes das diplomacias russa e brasileira deverão aprofundar os temas debatidos pela Presidenta Dilma Rousseff com o Presidente Vladimir Putin e o Primeiro-Ministro Dmitri Medvedev quando da visita da chefe de Estado brasileira a Moscou, no período de 12 a 14 de dezembro de 2012.

Sergei Viktorovich Lavrov está à frente do Ministério dos Negócios Estrangeiros da Rússia desde 2004, por nomeação do então Presidente Vladimir Putin. Ele foi mantido no cargo quando Dmitri Medvedev assumiu a Presidência da Federação Russa em 2008 e continuou à frente da pasta no terceiro mandato de Putin, que teve início em 7 de maio de 2012.

Entre os anos de 1994 e 2004, Sergei Lavrov chefiou a Missão Diplomática da Rússia na Organização das Nações Unidas. Naquele período, foi colega do atual ministro da Defesa do Brasil, Celso Amorim, nomeado em 1995 pelo Presidente Fernando Henrique Cardoso para chefiar a Missão Diplomática do Brasil na ONU. Posteriormente, Celso Amorim foi nomeado ministro do Exterior pelo Presidente Luiz Inácio Lula da Silva .

Nascido em 21 de março de 1950 em Moscou, Sergei Lavrov se formou em Relações Internacionais em 1972. Serviu como embaixador no Sri Lanka, na época em que também representou o governo russo junto às ilhas Maldivas.

Na volta a Moscou, serviu como terceiro e segundo secretário do Ministério dos Negócios Estrangeiros, e tempos depois foi designado chefe da Missão Diplomática da Rússia na ONU. De volta à Rússia, foi nomeado titular do Ministério.

Fonte: Diário da Rússia

7 Comments

shared on wplocker.com