Brasil está mais perto de comprar caças da Boeing após visita de Biden

F18 super Hornet Brasil

Sugestão: Barca

Brian Winter
Em São Paulo

O Brasil está mais perto de escolher os caças F-18 da Boeing BA.N em um dos contratos de defesa mais cobiçados no mundo em desenvolvimento após o vice-presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, tratar as principais dúvidas do governo brasileiro durante uma visita a Brasília, disseram autoridades à Reuters.

Biden se reuniu com a presidente Dilma Rousseff na sexta-feira passada (31) e assegurou-lhe que o Congresso dos EUA deverá respeitar a promessa da Boeing de transferir tecnologia para o Brasil como parte do negócio, disseram três autoridades que estavam presentes, sob condição de anonimato.

O acordo envolverá 36 caças avaliados em US$ 4 bilhões, com prováveis encomendas subsequentes que deverão aumentar o valor do contrato de forma significativa ao longo do tempo. O acordo é crítico no momento em que os EUA e muitos países da Europa estão apertando os orçamentos militares. Os outros finalistas na competição são a francesa Dassault AVMD.PA e a sueca Saab SAABb.ST.

Dilma ainda não tomou a decisão final, e o momento para realizar o anúncio ainda não está claro, frisaram as fontes. Mas elas também disseram que os comentários de Dilma para Biden e outros recentes acontecimentos sobre o tema sugerem uma preferência pela Boeing, com uma possível decisão antes da visita da presidente brasileira à Casa Branca para se encontrar com o presidente norte-americano, Barack Obama, em outubro.

“Se for a Boeing, Biden vai merecer muito do crédito”, disse um alto funcionário do governo brasileiro.

A principal preocupação de Dilma com a oferta da Boeing foi o fato de que o Congresso dos EUA poderia bloquear a transferência de tecnologia por questões de segurança nacional.

O Brasil tem relações amistosas com os EUA, mas irritou alguns legisladores norte-americanos nos últimos anos por suas interações com Irã, Venezuela e outros países que antagonizam com Washington.

Dilma disse que a transferência de tecnologia é ainda mais importante do que os caças em si, porque o negócio deve impulsionar a própria indústria brasileira de defesa, incluindo a fabricante de aviões Embraer EMBR3.SA.

Biden não fez promessas absolutas sobre o que o Congresso norte-americano faria. Mas ele citou suas mais de três décadas de experiência no Senado para tratar das preocupações da presidente, ponto por ponto, disseram as fontes.

Ampliar

31.mai.2013 – A presidente Dilma Rousseff recebe Joe Biden, vice-presidente dos Estados Unidos, no Palácio do Planalto, em Brasília. Após cerca de uma hora e meia de reunião, Biden afirmou que “não há qualquer obstáculo” que os Estados Unidos e o Brasil não possam superar. O vice-presidente anunciou na quarta-feira (30) que Dilma realizará uma visita de Estado a Washington em outubro, algo que os Estados Unidos esperam que marque o início de uma nova era nas relações com o Brasil e a região Leia mais Divulgação/Presidência da República

Segundo o relato das fontes, Biden explicou que os senadores democratas nunca se colocaram contra Obama em vendas estratégicas na área de defesa, enquanto a maioria dos republicanos segue a liderança do senador do Arizona, John McCain, que manifestou apoio ao negócio com o Brasil.

Biden teria dito ainda que os cortes no orçamento de defesa dos EUA podem reduzir a oposição no Congresso a um acordo que ajudaria uma empresa dos EUA. Ele também citou exemplos que mostram que o Congresso norte-americano bloqueou vendas no segmento de defesa em regiões estrategicamente difíceis no mundo, como no Oriente Médio, mas não em áreas pacíficas e democráticas, como a América do Sul.
Antes que a conversa fosse para outros assuntos, Dilma teria agradecido a Biden pelos argumentos “fortes” à favor da Boeing, disseram duas das fontes.

Perguntado sobre a conversa, um representante da Casa Branca disse que não iria fazer comentários sobre encontros privados, “mas em geral os EUA apoiam fortemente a oferta da Boeing”.

O Brasil começou a considerar a substituição de seus caças Mirage na década dos anos 1990, e o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva declarou publicamente em 2009 que iria escolher a Dassault. No entanto, por uma série de razões, desde restrições orçamentárias a ciclos eleitorais, a compra de caças pelo governo brasileiro ainda não foi fechada.

Fonte: UOL

49 Comentários

  1. Será? Será? Será?
    Não faço torcida por nenhum dos concorrentes, só acho que deve-se decidir o mais rápido possível essa questão.

  2. Muito tem se comentado que a Boeing veio com uma proposta muito boa para o FX2 ou melhor dizendo um pacote.
    Precisamos saber se existe a vontade realmente do Governo em definir o FX2.
    Como a KAI está engatilhada para montar sua fabrica em Brasília então podemos até dizer que as coisas caminham em direção aos americanos.
    Mas aqui é a ilha da fantasia sem o anão, então precisamos aguardar os acontecimentos.

  3. Se realmente der Boeing, vou me divertir vendo as tietes do Rafale se jogando da Ponte Rio-Niterói…..rs!

    • Tireless, não seja malvado que isso é até pecado, rsrsrsrs… Vai ter muito neguinho chorando na caminha hoje à noite, rsrsrs…

      Senhores: ACABOU o FX2!

      E venceu o melhor. Aliás, deu a lógica.

      Seja bem vindo á FAB o F/A-18E Super Hornet.

      Saudações a todos e ao Editor pelo espaço renovado. Ficou muito bom.

      • Fala Felipe Caps polemico Vader do Brasil kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk !!!
        Esperamos o anúncio e que seja anunciado o F18 Super Hornet.
        Vamos aguardar os acontecimentos e que se conclua o anúncio.

        Só acredito qdo sair rs..rs…

      • Seja qual for o final só vou lamentar ou festejar quando os caças estiverem voando com a insígnia da FAB.

      • Concordo! Veio tomar uma água de coco, falou umas frases bonitas em inglês e foi embora sem deixar caça ou contrato algum…

      • Poxa bixo, agora você me preocupou… e eu não estou brincando…Como o gato de Schrödinger, este negócio realmente pode acontecer como pode ser adiado ‘mais uma vez’… Bom, seja lá como for, que aconteça logo… Também só acredito vendo…

        Obs.: Será que acabaram todas as cartas da França e da Suécia???

      • Vader:

        Não é questão de ser malvado e sim de ir à forra…rs! afinal, como você bem sabe, essa trupe no auge da ressaca da escolha política etílica do estadista de sindicato encheu a boca para falar da tal “tot irrestrita”, que os fatos na Índia trataram de desmontar…no mais é isso mesmo, o Super Hornet é a melhor escolha para a FAB!

    • Negativo SIR HMS TIRELESS, o que você chamou lá atrás e vale aqui, “de clima de desconfiança … resultado direto do bolivarianismo …” na verdade é resultado direito da prevaricação, do abandono ao Tiar, das sabotagens econômicas/políticas e negação à tecnologica dos EUA nosso “parceiro estratégico”… essa É A VERDADE, meu caro.

      Vc sabe muito bem que estivemos juntos na WW2, que participamos ardentemente da Operação Condor e investigamos , prendemos e entregamos todos os considerados terroristas estrangeiros aqui localizados de interesse da coalisão- sem alarde na imprensa- com exceção do Cesari Batistti, pelos motivos que vc já conhece.
      Se der Boing é porque os EUA está se esforçando a recuperar terreno que ELE ENTREGOU DE LAMBUJA aos seus oponentes os quais nós brasileiros não nos encaixamos.
      Quanto ao RAFALE é uma avião espetacular e nada o deprecia a pertencer as fileiras da Força Aérea Brasileira.

    • KKKK,Caro amigo HMS TIRELESS sou de Niteroi e não vou pular da Ponte Rio-Niteroi,pra dizer a verdade quando a BOEING disse que iria trabalhar com a Embraer no desenvolvimento do Bio Combustível para aviação já achei que o Rafale começou a perder terreno,só lamento por não termos como colocar a mão nos softwares do caça,masssssss se for verdade que a Boeing e a Embraer vão desenvolver um caça 5G em conjunto,eu passo a preferir a boeing apesar de ser mais o Rafale do que o NG e o F-18,O meu segundo caça no FX-2 É o F-18.

      • Salve amigo Barca! Não era de você que eu estava falando. Você sempre defendeu seus pontos de vista de forma muito elegante e respeitosa. Estava me referindo a outras pessoas….

    • Incansável, isso ainda não aconteceu, a FAB não escolheu caça nenhum por enquanto, o Rafale continua na disputa, não canta vitória antes da hora, para não ficar envergonhado e depois ter que tirar ferias do blog.

  4. Não é verdade que não foram feitos boicotes na América do Sul. Os americanos boicotaram os Argentinos nas Malvinas, o Brasil no programa espacial e a Venezuela na compra de simples tucanos. Não falando do boicote a Cuba, que é parceira de grande partes do países latinos.

    A questão é saber quais são as garantias que os americanos estão oferecendo de que isso é coisa do passado. GARANTIAS! Se forem realmente oferecidas, ótimo, a melhor tecnologia de guerra é americana.

  5. Ainda não saiu a decisão, mas se for mesmo, bem pelo menos algo saiu pra FAB, a defesa aérea será renovada, esse é o objetivo!!

    E vencendo os Yankees… aí eu vou querer ver a transferência de tecnologia REAL, se o Brasil vai receber ou não, se vão boicotar ou não, se o Brasil será sabotado ou não… e se bloquearem o que foi contratado, e ainda mais se dizendo um país amigo, aí sim veremos o quão honradores de contratos são os USA, como certa gente diz por aí, e no mais forçando as verdades com varias FAKES, veremos…

    E o ponto positivo nisso tudo também é que estamos começando a doutrina com as baterias anti-aéreas russas, e tendo os F-18 na FAB, saberemos os parâmetros da aeronave, o que melhora os dados para “Tarar” os sistemas de relevamento das baterias, e deixará mais precisa a busca feita pelos sistemas das baterias, e vendo que grande parte das forças de intervenção aérea americanas estão nos NAe operando os F-18 seria muito bom e até mesmo dissuasor essa situação formada com os F-18 na FAB!

    O meu interesse é o Brasil e não os USA ou minhas escolhas pessoais, se o Brasil tem maior capacidade de se defender pra mim está bem, se vai ser traído com o rompimento do contrato isso seria até mesmo positivo, pois acordaria de vez muitos dos que sonham que o s USA sejam amigos do Brasil, no fim cada um cuida dos próprios interesses, eu prefiro o interesse brasileiro acima do interesse americano!

    Valeu!!

    • Francoorp,

      Jogar F-18 contra Pantsir seria interessante apenas como exercício, para adestramento do pessoal operador contra uma aeronave realmente avançada, mas estaria longe de representar uma verdadeira dissuasão… Os americanos não atacariam somente com F-18E/F, mas com aeronaves de interferência eletrônica ( Growler ), além de Tomahawks e HARMs em generosas quantidades para “amaciar” as defesas… Os americanos aprenderam bem suas lições do Vietnam, as aplicaram com sucesso inquestionável nos conflitos mais recentes, e não serão algumas baterias de Pantsir que acabará por intimida-los… Ademais, não creio que os americanos precisariam voar ao alcance do Pantsir para lançar seus armamentos… Em suma, sem um sistema mais capaz, não haverá uma defesa verdadeiramente consistente…

      A melhor maneira de se ter uma defesa anti-aérea consistente é com uma combinação de sistemas diversos, de origens diferentes, visando dificultar o máximo possível os trabalhos de inteligência do adversário. Isto é, um mix que poderia incluir Spyder, BAMSE ou VL Mica junto ao Pantsir, sempre tendo a testa um S-300 ou pelo menos um Buk M2E ou similar ( de preferencia acompanhado por outro sistema ocidental )… E não esquecendo do bendito caça, que será o elemento principal do sistema de defesa…

      • Meio obvio que não atacariam só com os F-18… isso todo mundo sabe… temos exemplos disso no passado… acho que nem precisava falar nisso né.. o TEMA DA POSTAGEM É O F-18… o que eu disse é que contra esses F-18 teríamos uma vantagem real sim… e eles seriam o grosso da intervenção aérea!!

        Sempre repetindo o obvio né… eu ainda não sei porque disso nos comentários do amigo.. o que é, desvio de informação?Tentativa de desinformação?

        E também não falei que teríamos somente os Pantsir pra combater.. usei eles como base de raciocínio, só isso, pois eles são a realidade de agora… já temos…

        OBVIO novamente, que servirão outros sistemas de defesa anti-aérea integrados aos Pantsir, sozinho não seria o suficiente, como nunca é o suficiente em nenhuma guerra… mas isso é obvio também, todos sabem, não sei pra que ficar falando essas coisas óbvias o tempo todo… não acho que temos retardados mentais lendo, pra ter um passo a passo de explicações obvias sempre e sempre…

        Normal que sem um inteiro grupo de defesa aérea capaz não terá defesa anti-aérea consistente.. mas quem não sabe disso??Tem que ser muito pereba em tema de defesa pra não saber disso!!

        E se o Vietnam, Iraque e Afeganistão venceram e o inimigo desempenhou-se da conquista e retornou a casa, nós também podemos vencer, é tudo uma questão de CAPACIDADE DE RESISTÊNCIA E DISPOSIÇÃO AO SACRIFÍCIO… só isso, e agora até eu estou falando o obvio!!

        Valeu!!

      • Francoorp,

        Acho que amigo não entendeu onde eu quis chegar…

        Você disse lá em cima que exercitar F-18 E/F contra Pantsir poderia, ao final, render uma forma de dissuasão frente a USN. E foi disso que discordei.

        Vou explicar:

        O F-18E/F é apenas uma parcela do todo que é o poderio da USN. E os americanos estão preparados para modificar qualquer parâmetro realmente relevante ( principalmente dos sistemas eletrônicos ) de sua aeronave ( já fizeram isso no passado com seus F-14, quando do caso do Irã ). Logo, qualquer dado obtido pode ser falho. Ademais, o Growler é a essência do poderio SEAD da USN. Assim sendo, sem dados relevantes a respeito do Growler, qualquer dado obtido com relação ao F-18E/F seria de pouca valia, ou simplesmente inútil ( mesmo que o Growler tenha por base a mesma aeronave ).

        Por tanto, ter dados do Hornet não seria dissuasão nenhuma frente aos americanos…

      • RR,

        A dissuasão nem sempre é impedir um ataque, mas é aumentar custos ao inimigo…

        Faria pensar duas vezes um ataque em certas posições estratégicas, onde baterias antiaéreas sejam taradas com esses dados, se o inimigo tiver somente os F-18 para aquele caso especifico, e isso já valeria a pena!

        É sempre uma vantagem que o Brasil teria… é melhor do que nada!!

        Eu prefiro ter essa pequena vantagem do que nada… e mesmo que o amigo considere como inútil, eu não vejo assim, poderia sim aumentar o numero de baixas em caso de ataque ou invasão aumentando os custos ao inimigo, o que aumenta a repulsão dos apoiadores da guerra em sua sociedade.

        Realmente é muito pouco em caso de guerra, serve mais, e em guerra qualquer vantagem é bem vinda, até essa pequena coisinha de nada… eu aceito de bom grado essa vantagem, se o amigo não, bem, melhor mesmo que o amigo fique no mundo civil, sem ser analista militar de nenhum tipo e nem mesmo oficial de nossas forças armadas… desperdiçar uma vantagem técnica é coisa de arrogante ou pessimista que acha que nada vai funcionar contra um inimigo muito mais potente!

        Longe das posições que contam na defesa nacional, o amigo e pessimistas derrotistas causariam menos danos e não perderíamos oportunidades pequenas que podem virar uma grande lacuna ao nosso favor na guerra… existem casos históricos militares que pequenas vantagens tidas como inúteis ou insignificantes que se transformaram com o tempo, em um inicio de grandes vitórias…

        Eu prefiro deixar a porta aberta para as pequenas possibilidades também… no fim o que temos a perder?? Nada, no pior dos casos não funcionaria, mas se existe uma pequena possibilidade de causar danos, perdas e mortes no inimigo, eu prefiro contar com isso também!!

        Pouca valia ou inútil tenha pra você, pessimismo e derrotismo demais, melhor nossos comandos militares terem mais visão estratégica, mente mais aberta, mais determinação e pensar que pode ser uma oportunidade ou invés de uma perda de tempo e de recursos! No fim a história é cheia de amigos que viraram inimigos, e se seu filo-americanismo te cega ou te faz sentir incapaz de vence-los, SEREMOS DERROTADOS DE TODO JEITO, PRA QUE LUTAR??… bem, isso é uma coisa pessoal tua, não é uma posição generalizada no brasileiro, que não desiste nunca!

        Valeu!!

      • Francoorp…

        O foco de nossa conversa é como isso poderia representar dissuasão perante a USN. Isso, definitivamente, não representaria… A USN não se furtaria a um ataque só porque alguém tem dados do F-18E/F… Foi nesse sentido que falei ser inútil como dissuasão…

        Evidente que tudo pode ter valia. Mas há de se analisar em que situação valeria ( como, quando e onde posso usar a informação ).

        Como disse acima, exercícios assim seriam interessantes no sentido de adestrar o pessoal, tanto dos Pantsir quanto dos caças, mas esse caso que estamos falando, é muito mais complexo do que parece… Quaisquer dados teriam toda a valia se os americanos não fossem capazes de modificar seus sistemas, mas eles são capazes disso, e a custo mínimo para eles. Os americanos contemplam essa possibilidade, sempre… Isso o que já não for de uso exclusivo deles… Equipamentos eletrônicos com frequências diferentes, táticas específicas e/ou de uso exclusivo ( principalmente para o Growler ), armamento com desempenho diferente… Como vê, nada é tão fácil… Ademais, existe uma possibilidade dos próprios F-18 brasileiros virem com sistemas sensivelmente modificados ( poderiam ter as mesmas capacidades gerais, mas com desempenho ligeiramente diferente ), como já fizeram em outros casos, com outros países. Isso, por si só, poderia invalidar qualquer dado que fosse obtido, anulando qualquer suposta vantagem técnica… E preparar um sistema de defesa baseado em informações erradas ou incompletas, isso sim se constitui em erro… Por tanto, como dissuasão ( foco da nossa conversa ) dificilmente algum dado seria útil…

        Por fim, não considero os americanos invencíveis… Nunca disse isso! Existem casos e mais casos na história de mancadas americanas ao longo de conflitos dos quais os mesmos participaram, mas daí a me encher de esperança e dizer “brasileiro nunca desiste”… Não… Sou pé no chão faz tempo… E isso não é derrotismo. É realismo.

  6. Agora teve uma coisa que ninguém reparou,foi o preço do F-18,US$ 4 bilhões por 36 F-18,completos + o OFF SET+ O ARMAMENTO,ESTÁ MUITOOOOOOOO BARATO,nos primordios do FX2,a Boeing pedia se não me engano de 6 a 7 bilhoes

    “Today the Defense Security Cooperation Agency (DSCA) notified
    Congress of a possible Foreign Military Sale to the Government of Brazil of 28 F/A-18E Super Hornet Aircraft, eight F/A-18F Super Hornet Aircraft, 72 F414-GE-400 installed engines, a host of spare parts and munitions at an estimated value of $7.0 billion.”

    A do Rafale é mais cara,posso estar enganado mas a proposta sueca era até um pouco mais cara,os americanos puxaram a margem de lucro pra baixo,se for 4 bilhoes de dolares o preço está ótimo.

    • Barca, sim, o valor correto é de US$ 7 bilhões e realmente este ponto está meio ‘nublado’.

      Proposta da Boeing para a FAB, via notificação do Pentágono ao Congresso dos EUA:

      Fornecimento de 28 F/A-18E Super Hornet e 8 F/A-18F Super Hornet, 72 F414-GE-400 motores instalados, peças de reposição e armas por US$ 7 bilhões.
      4 motores F414-GE-400 para reposição
      36 radares AN/APG-79
      36 canhões M61A2 20mm
      36 RWR AN/ALR-67(V)
      144 lançadores LAU-127
      44 Joint Helmet Mounted Cueing Systems (JHMCS)
      28 mísseis AIM-120C-7 AMRAAM
      28 AIM-9M SIDEWINDER
      60 GBU-31/32 Joint Direct Attack Munitions (JDAM)
      36 AGM-154 Joint Standoff Weapons (JSOW)
      10 AGM-88B HARM Missiles
      36 Pods AN/ASQ-228 (V2) Advanced Targeting Forward-Looking Infrared (ATFLIR)
      36 AN/ALQ-214 Radio Frequency Countermeasures.
      40 AN/ALE-47 Electronic Warfare Countermeasures Systems
      112 decoys rebocados AN/ALE-50

  7. Outra fator relevante :

    Petrópolis vira polo de aviação para GE

    Centro de manutenção de turbinas no Rio dobra capacidade até outubro e será a maior das cinco unidades no mundo

    Com faturamento de US$ 1 bi e em expansão, GE-Celma ganha um novo centro para teste de turbinas

    Corre o boato que esse Centro podera abrigar o desenvolvimento(parte da transferencia da tecnologia) e manutenção do MOTOR DO F-18

  8. Gostaria muito de ler agora a opinião do 1maluquinho, e por falar nisso cadê ele?, seu ponto de vista é único, e seus argumentos muito inteligentes.

  9. Caso se confirme mesmo a escolha do F-18.. gostaria de saber se a Boeing / gov americano mudou de ideia sobre o repasse do código fonte da aeronave ..acho q esse e o principal ponto do F-X2…com TT ou n .. de nade vale desenvolver aki (made in BRA) toda uma variedade de armas (bombas,misseis..etc)…e ter sua integração parcial ou total junto ao caça ”’negada” por seu fabricante

  10. Grande novidade o fim da novela. Desde quando Brasil e pais independente? Entre o chamado BRICS e um deboche. Quero ver como pagar, o milagre economico, baseado na exportacao de minerais e produtos agricolas para China que beneficiou o o regime politico de Cardoso, Lula e Dilma esta se esgotando. A crise economica que avassala o mundo europeu esta as portas de todos os paises da America do Sul, Brasil incluido. E nessa conjuntura politico economica de crise que o Brasil vai assumir divida com gastos militares que nao tera serventia nenhuma como instrumento de defesa militar, por que o Brasil nao outros inimigos que nao sao os paises imperialistas, e para defender contra esses, avioes cacas fornecidos por eles sao tao bons quanto os avioes comprados pelo regimes de Gadaffi, Sadam etc.Mais um adendo, na foto mostrando Dilma/Bidem apertando as maos, parecem duas pessoas com a mesma estatura em termos de poder. Porque nao divulgaram a foto mostrando a Biden aplicando a chave de braco a “nossa” presidente. Essa revelaria a relacao verdadeira entre os dois: um Senhor “convencendo” uma sabalterna recalcitrante a lhe obedecer. Ou como diria um chefao mafioso, fazendo-lhe uma oferta que ela nao poderia rejeitar.

  11. Ah !!eu ja sabia!!!! .Apartir da compra dos tucanos,com toda aquela pressao governamental que a usaf recebeu e o governo obama concretizou a compra dos super tucanos,ficou clara a situaçao entre a boing e o brasil,ja que foram incorporados varios items novos pela boing etc etc.e a boing naquele momento sabendo da vontade da fab pelo vespao deu a cartada final com a vinda do vice presidente,baixando o preço e ainda incluindo algums items a mais na tot,e um acordo futuro ,que dizem por ai que é a comstruçao de um g5 entre embraer e boing.. e mais umas coisitas a mais que agora nâo interessa divulgar…….esta feito vespao para o gda.ferrao novo para o Brasil sil sil sil sil sil…sds coloradas.

  12. Depois que o governo norte-americano deu por vencedor do contrato de fornecimento de 20 aviões turbohelice para a embraer, já era de se esperar que a balança decisória do governo brasileiro penderia mais para os super hornet f18 norte- americanos.

    A decisão da compra dos caças – acredito eu- é mais politica do que financeira.

    O que vai pesar mesmo na decisão, serão os acordos politicos e geo – politicos, e os acordos de transferencia de tecnologia.

    Outra ponto a se observar, é que o f18 super hornet ja é um avião caça testado em inumeros conflitos bélicos pelos Estados Unidos, e possue um tempo de serviço bem consideravel nas forças armadas norte- americanas, sem falar que é um avião de forças armadas importantes em outros paises do mundo, como a austrália.

    enfim, acho que a FAB tem preferencia pelos super hornet, o que pesa para os militares, é mas a questão de transferencia tecnologica, e para o governo brasileiro, a transferencia tecnologica e a relaçao politica e geo – politica que há entre os paises finalistas do fx2.

  13. Pessoal é muito cedo para comemorar ou chorar, já vimos esse negocio de que “ta pra sair” outras vezes. Agora uma coisa que não tenho duvidas é que realmente o “competente” comando da FAB prefere o SH os motivos até suspeito…

    Sobre o SH, bem não é tão bom como o Rafale, menos manobrável, carrega menos peso, tem RCS maior e por aí vai, mas é melhor que o caça invisível conhecido como Gripen ou o F-5, se for ele mesmo que seja, dos 3 é o segundo melhor, o problema mesmo é o governo americano.

    • “O problema mesmo é o governo americano”… este é o ponto. Pagar alguns bilhões pra ver vai ser muito legal, principalmente se eles ramelarem lá na frente.

      Vejam bem, os americanos são competentes e não usariam o SH se o bixo não fosse eficaz no que faz… e se eles vierem com ‘tudo o que for acordado, sem nenhuma vírgula’, poxa, será muito bom para o país e para a FAB…. agora, quando me prometem e mudam a regra do jogo eu não confio nunca mais… querem pagar pra ver??? vamos lá então, é só dinheiro mesmo… (our money!!!)…. como um colega disse em outro blog, que Deus nos ajude.

  14. Seja lá qual for, que venham logo. Sair de cima do muro é crucial para este país sem identidade estratégica. O que o Brasil quer afinal de contas? Pseudo comunista com terno yanke e mente latina.

  15. Realmente, faltou a opinião do 1Maluqinho (voltei também e, aliás fiquei muito triste no dia em que não encontrei mais meu site favorito de notícias e opiniões na internet) – sinceramente: acho isso tudo muito estranho – nem sei o que dizer!

  16. Gostaria de dizer que, na minha cabeça, achava que este FX já tinha dançado e que as previsões do menino maluco iam acabar se cumprindo (SU-35)… mas como meu pai fala, de achar morreu o burro. Vamos aguardar.

    [ ]s.

  17. Exelente, uma aeronave testada e aprovada em combate, a FAb estará muito bem servida por anos.
    Apenas acho 9 so acho) que e melhor esperar para estourar a cidra, rsrs, a gerentona revanchista ainda não assinou nada.

  18. Excelente, uma aeronave testada e aprovada em combate, a FAb estará muito bem servida por anos.
    Apenas acho (so acho) que e melhor esperar para estourar a cidra, rsrs, a gerentona revanchista ainda não assinou nada.

  19. O Super-Pesado-Hornet (14.000kgs) é muito inferior ao Rafale (9.000kgs).!!!
    Não tem fusão de dados.!!!
    Tomou ferro em desempenho e capacidade no Mmrca indiano.

    Na velocidade e agilidade, coitado do piloto pra conseguir manobrar em combate aproximado e ter vantagem.

    O nosso Mirage 2000 é mais rápido e manobrável que ele.

    Rafale carrega 9.500 kgs de armamentos contra 8.000 kgs do F-18 SH, possuindo melhor relação peso/potencia, onde ambos atingem mach 1.8 !!!

    Rafale custa $85 mil usd (hora voo $14000 dolares) e o SHornet $70 mil usd (hora voo $15000 dolares).

    Fx está morto, os americanos não conseguirão nos entubar este jato velho e com dias contados.!!!

      • E vc, tietinha velha yankee, vai comer logo um hamburger com um bacon bem comprido e dois ovos.!!!

        Larga de ser um paga-pau nos blogs.
        Parece uma biba, sempre replicando em todos que comentam sobre o Rafale…!!!

  20. Se realmente for confirmado o F/A-18E/F as previsões do nosso amigo 1Maluquinho não vingou. Parabéns ao blog e todos os amigos

Comentários não permitidos.