Defesa & Geopolítica

Nasa alerta para risco de tempestade geomagnética na Terra

Posted by

solexplosaonasadiv

Erupções ocorridas no sol podem alterar sistemas de satélites e redes de energia. Na última quinta-feira, modelos experimentais de pesquisa da Nasa mostraram que as explosões começaram a emitir as partículas no espaço.

Intensas erupções ocorridas no Sol durante esta semana podem provocar, segundo a Nasa, uma tempestade geomagnética na Terra no final de semana. Segundo a agência espacial americana, bilhões de toneladas de partículas solares foram lançadas ao espaço e podem atingir o planeta, alterando sistemas de telecomunicações e a rede de distribuição de energia elétrica, dependendo da intensidade.

Na última quinta-feira, modelos experimentais de pesquisa da Nasa mostraram que as explosões começaram a emitir as partículas no espaço. As imagens foram captadas por equipamentos da agência. Conforme a Nasa, oo Sol está chegando próximo do pico de seu ciclo de atividade, que dura 11 anos, e as explosões são esperadas para esta época.

As radiações nocivas são bloqueadas pela magnetosfera e atmosfera, não podendo alcançar os seres humanos, mas interferem nas frequências de rádio, nas telecomunicações, GPS e redes de energia, podendo fazer também com quem algumas companhias desviem rotas de voos próximos aos polos.

Fonte: Terra

Comments are closed.

shared on wplocker.com