Marinha americana prepara sistema de laser para neutralizar inimigos

navy-laser-weaponap1

A Marinha dos Estados Unidos anunciou que está desenvolvendo um sistema de laser no mar capaz de neutralizar pequenos barcos inimigos e derrubar drones (veículos aéres não-tripulados) de vigilância. O sistema será utilizado a partir de 2014, dois anos antes do previsto, a bordo do USS Ponce, um navio de transporte anfíbio, anunciou a Marinha.

navy-laser-weaponap2

[embedplusvideo height=”425″ width=”530″ standard=”http://www.youtube.com/v/2zfQcO5sUE0?fs=1″ vars=”ytid=2zfQcO5sUE0&width=530&height=425&start=&stop=&rs=w&hd=0&autoplay=0&react=1&chapters=&notes=” id=”ep3309″ /]

 O almirante Matthew Klunder, diretor de pesquisa naval (ONR), informou que o custo de um disparo laser de “energia dirigida” poderia ser inferior a um dólar. “Comparem isto com as centenas de milhares de dólares que custa um disparo de míssil e verão os méritos do sistema”, disse o almirante.

A Marinha já testou com sucesso o sistema contra alvos móveis no mar e contra um drone.

Fonte: Terra

2 Comentários

  1. A ideia do uso do laser não é nem um pouco novo, já existem esses projetos a literalmente meio século. Parece que dessa vez, finalmente vão deslanchar. Agora eu sou meio cético quanto a usar contra outros navios, não é algo muito prático, o poder deles ainda é pequeno demais para tal, o alcançe seria baixo, e sem contar as baterias necessárias, não dariam muita energia para o laser. Contra misseis ai sim, é plausivel hoje, mas contra outros navios acho que é muito “wishfull thinking” deles. Mas certamente o projeto deve evoluir e avançar para um dia chegar nesse ponto. Mas não creio que conseguiremos chegar lá até conseguirmos criar nanobaterias. A energia sempre tem se mostrado o principal limitante.

  2. Amigo Lucas, não se esquece que os navios possuem seus próprios geradores de energia, carregados normalmente com Oléo Cru, Diesel ou Nuclear que podem ser encaminhados/direcionados para o uso desta arma. O que estamos vendo é uma nova geração de armas nascendo.

Comentários não permitidos.