Tensão provocada pela Coreia do Norte já produz efeito na corrida armamentista

Caso venha a ser selecionado pela Força Aérea da Coreia do Sul, o F-35 será um importante reforço estratégico dentro do contexto da difícil coexistência pacifica com a rival Coreia do Norte.

BH-1 first flight

F-35A – Lockheed Martin

A tensão provocada pela Coreia do Norte já produzem efeitos na corrida armamentista verificada nos últimos anos no sudoeste asiático. Além da aceleração de programas de aquisição de novas armas, verifica-se também o interesse sul-coreano por equipamentos militares mais potentes e sofisticados.

Como parte desse processo, o Departamento de Defesa dos Estados Unidos emitiu no dia 29 de março último notificação informando ao Congresso dos Estados Unidos sobre uma potencial venda de aviões de combate Boeing F-15 SE Silent Eagle e Lockheed Martin F-35A para a Coreia do Sul. Os dois modelos de aeronaves estão sendo ofertados no âmbito do programa sul-coreano F-XIII, juntamente com o Eurofighter Typhoon europeu. O vencedor do F-XIII será contemplado com um bilionário contrato para fornecimento de 60 aeronaves.

Segundo a Agência de Cooperação para Defesa e Segurança (DSCA) dos Estados Unidos, o valor do negócio envolvendo o F-35A CTOL (variante de decolagem e aterrissagem convencionais) pode chegar aos US$ 10,8 bilhões incluindo equipamentos de suporte operacional, treinamento, simulador, documentação técnica, apoio logístico e motores sobressalentes, entre outros itens.

Silent Eagle

O F-15SE reúne tecnologias de 5ª geração com as comprovadas características operacionais da família de aviões de combate “Eagle” – Boeing

A Lockheed Martin manifestou-se positivamente diante do movimento do DCSA, contudo, trabalha com a perspectiva de que a proposta ainda esta sendo avaliada, incluindo aspectos financeiros da contenda. Por outro lado, a Boeing, a qual esta ofertando o seu novo F-15SE para a Coreia do Sul, deve enfrentar negociações mais amplas visando a definição de soluções comerciais negociadas diretamente com a fabricante e tratativas de governo-a-governo através do Foreign Military Sales (FMS). A notificação do DSCA dirigida ao Congresso do país tem por finalidade principal comunica-lo sobre a venda de determinados itens sensíveis para apoiar as operações dos F-15SE.

Fonte: Tecnologia & Defesa

2 Comentários

  1. estados unidos fazem a guerra para vender armas ,ainda mais essa do aviao que quase todos querem canselar pelo valor exorbitante, sobre a coreia do sul ao invez de comprar os avioes mansao ,pedi para eles venderem algumas nucleraes para voces ,eles não sao seus aliados que de tão amigos tem bases millitares no territorio coreano do sul .

Comentários não permitidos.