Defesa & Geopolítica

Tensão provocada pela Coreia do Norte já produz efeito na corrida armamentista

Posted by

Caso venha a ser selecionado pela Força Aérea da Coreia do Sul, o F-35 será um importante reforço estratégico dentro do contexto da difícil coexistência pacifica com a rival Coreia do Norte.

BH-1 first flight

F-35A – Lockheed Martin

A tensão provocada pela Coreia do Norte já produzem efeitos na corrida armamentista verificada nos últimos anos no sudoeste asiático. Além da aceleração de programas de aquisição de novas armas, verifica-se também o interesse sul-coreano por equipamentos militares mais potentes e sofisticados.

Como parte desse processo, o Departamento de Defesa dos Estados Unidos emitiu no dia 29 de março último notificação informando ao Congresso dos Estados Unidos sobre uma potencial venda de aviões de combate Boeing F-15 SE Silent Eagle e Lockheed Martin F-35A para a Coreia do Sul. Os dois modelos de aeronaves estão sendo ofertados no âmbito do programa sul-coreano F-XIII, juntamente com o Eurofighter Typhoon europeu. O vencedor do F-XIII será contemplado com um bilionário contrato para fornecimento de 60 aeronaves.

Segundo a Agência de Cooperação para Defesa e Segurança (DSCA) dos Estados Unidos, o valor do negócio envolvendo o F-35A CTOL (variante de decolagem e aterrissagem convencionais) pode chegar aos US$ 10,8 bilhões incluindo equipamentos de suporte operacional, treinamento, simulador, documentação técnica, apoio logístico e motores sobressalentes, entre outros itens.

Silent Eagle

O F-15SE reúne tecnologias de 5ª geração com as comprovadas características operacionais da família de aviões de combate “Eagle” – Boeing

A Lockheed Martin manifestou-se positivamente diante do movimento do DCSA, contudo, trabalha com a perspectiva de que a proposta ainda esta sendo avaliada, incluindo aspectos financeiros da contenda. Por outro lado, a Boeing, a qual esta ofertando o seu novo F-15SE para a Coreia do Sul, deve enfrentar negociações mais amplas visando a definição de soluções comerciais negociadas diretamente com a fabricante e tratativas de governo-a-governo através do Foreign Military Sales (FMS). A notificação do DSCA dirigida ao Congresso do país tem por finalidade principal comunica-lo sobre a venda de determinados itens sensíveis para apoiar as operações dos F-15SE.

Fonte: Tecnologia & Defesa

2 Comments

shared on wplocker.com