Marinha dos EUA desenvolve «robot-bombeiro»

A Marinha norte-americana desenvolveu um robot para auxiliar no controlo de fogos, um dos principais riscos na frota naval.

O Laboratório de Investigação Naval (NRL) desenvolveu o (veja o vídeo«Octavia», um robot humanóide capaz de ajudar a apagar incêndios.

Graças a uma combinação de reconhecimento de fala e visual, o robot consegue identificar «indivíduos de confiança», neste caso, bombeiros que estejam também a combater as chamas.

Os bombeiros podem fornecer informações sobre a situação ao robot através de comandos vocais e gestuais.

Com recurso a duas câmaras de infra-vermelhos, o «Octavia» consegue localizar o fogo e combater as chamas com a mochila com ar comprimido e água, que permite-lhe disparar um jacto de água.

Fonte: diáriodigital

 

6 Comentários

  1. Parece com os robos que apareciam nos desenhos da Família Jecksons, ficou muito legal mesmo, espero que funcione logo!

  2. Se funcionar, será mais uma idéia genial dos militares que poderá ser usada pelos civis no combate a incêndios, poupando assim a vida de muitas pessoas, inclusive dos nossos bravos soldados do fogo.

  3. O objetivo do robo é justamente o combate de incencido em navios, visto que são ambientes extremamente pequenos, com muitos materiais inflamaveis e que pode ficar tomado pela fumaça rapidamente. Esse robo vai tornar o combate a incendios em navios mais rapido e seguro.

  4. Esse robo será capaz de apagar o fogo do submarino assim como defende-lo…essa é a tendência mundial.Coitado de quem ñ invetir em automação e robotica, está vencido.Sds.

Comentários não permitidos.