Forças armadas dos EUA desenvolvem aeronaves não-tripuladas com combustível nuclear

WikiCommons - O Drone MQ-9 Reaper pousa em base militar dos EUA no Afeganistão

Fillipe Mauro | Redação

O governo dos Estados Unidos está desenvolvendo um novo sistema de geração de energia atômica capaz de elevar a autonomia de aeronaves militares não-tripuladas para o período de meses.

Projetada pela fabricante de armamentos Northrop Grumman e pela Sandia National Laboratories, maior centro de pesquisa de energia nuclear dos EUA, a nova geração de drones das forças armadas norte-americanas poderá vigiar as zonas mais remotas do planeta sem a necessidade de reabastecimento.    

A chamada “tecnologia de ultra-persistência” busca solucionar a princípio três problemas comumente apresentados por drones: autonomia insuficiente, carência de suprimento energético para ações de vigilância mais sofisticadas e capacidade de comunicação limitada.

Em 1986, a Northrop Grumman já buscava soluções para esses problemas. Na época, patenteou um drone com um reator atômico resfriado à base de hélio e, mesmo antes disso, na década de 1950, já trabalhava em parceria com a força aérea norte-americana no design de aeronaves teleguiadas semelhantes às empregadas atualmente.

No plano financeiro, grupo de pesquisadores acredita que a aplicação dessa nova tecnologia reduziria o custo da obtenção de informações em procedimentos militares, pois não haveria mais a necessidade de bases norte-americanas de reabastecimento em áreas remotas e possivelmente hostis.

Falta de segurança

Nos bastidores de tamanha eficiência operacional, contudo, surge uma série de temores levantada pelos opositores ao uso desse tipo de dispositivo. Em entrevista ao jornal britânico The Guardian, Chris Coles, um dos principais militantes da campanha Drone Wars UK, diz que “essa é uma possibilidade assustadora”, pois esse tipo de veículo não-tripulado é “muito menos seguro do que qualquer outra aeronave e possui uma enorme tendência a se chocar”.

Por enquanto, as pesquisas que envolvem o projeto serão interrompidas dado o temor de que a opinião pública não aprove a fabricação de um equipamento capaz de ocasionar graves acidentes nucleares. Mais além, também há o receio de que drones de propulsão atômica falhem e acabem nas mãos de nações inimigas ou organizações terroristas.

A Sandia garante que sua pesquisa, além de “altamente teórica e conceitual”, não “resultou em nenhum protótipo” e “já foi concluída”. Em seu relatório, o laboratório revela que a experiência “deve ser utilizada na próxima geração de aeronaves não tripuladas para aplicações militares e de inteligência”. O novo sistema só não será colocado em prática no curto ou médio prazo por conta de “impedimentos políticos”.

Atualmente, o MQ-9 Reaper, drone mais eficiente empregado pelas Forças Armadas dos EUA, é capaz de transportar, no máximo, duas toneladas de combustível. Assim, não consegue permanecer em operação por mais de 42 horas. Quando totalmente carregado de munição, sua autonomia cai para meras 14 horas.

Fonte: OperaMundi

25 Comentários



  1. talvez a idéia seja ..um micro-reator rápido estilo subN.. se der problema ele mesmo se ‘sela”

    ps. tanques de guerra…infantaria… revejam seus conceitos.. o progresso atropela os que dormem…sic…vivem no chão…kkk



  2. Adriano..

    imbecil e a construção de armas nucleares…a guerra em si… o homem é imbecil por natureza…

    nao tenha duvida vai pipocar de drones militares movidos a energia nuclear..

    obviamente para os países que dominarem a tecnologia Nuclear

  3. Eu já tinha pensado nisso a muito tempo atras, porem o domínio da tecnologia nuclear deve ser avançadíssima para evitar acidentes nucleares com os mini reatores. E não somente Drones voadores, mas o sub-aquáticos. Isto em um primeiro instante, pois logo em seguida seriam utilizados em taques, aviões tripulados, e qualquer navio. Tenho certeza que a intenção é essa. Até mesmo futuras naves espaciais utilizarão energia Nuclear.
    PORÉM segredo esta em quem descobrir a fusão a frio, aposto no BRASIL. Essa sim é uma energia infinita, segura e limpa e que mudará a era dos homens.

  4. Entenda-se “regiões mais remotas” como Irã. Depois de despejar suas bombas sobre as instalações iranianas, o Drone pode simplesmente se “acidentar” sobre elas caso as bombas não tenham o efeito desejado. Esqueceram de especificar também que parte do combustível do Drone seria urânio enriquecido a 90%.

  5. É um risco… pra eles, se esse veiculo cair nas mãos do inimigo as consequências podem ser devastadoras tando para os EUA como para seus aliados.

  6. V2 NUCLEAR AMERICANA

    Os americanos não estão satisfeitos com o poder de destruição dos seus drones,para eles matar todos os do vilarejo não é o suficiente, também contaminar o terreno e os poços com radiação e assim durante 50 anos a li não haverá vidas,novas Hiroshima e Nagasaki haverá.

    Bem recentemente,os EUA participaram na Coreia do Sul de uma conferência sobre a controle de armas nuclear e agora estes malditos vem com essa,realmente a sua hipocrisia não tem limite.

    Fico só imaginando se país como o Irã que fala que não quer construir armas nuclear e fizer drones com combustível nuclear.

    Se vê logo a jogada ai,os americanos com isso,querem colocar todo tipo de transporte movido por energia nuclear no mesmo patamar que as armas atômicas.

    Afinal sabemos o que ocorre se um drone com combustível nuclear cair sobre uma cidade,por si só ele já é uma bomba suja.

    Assim como as V2 que foram usados pelos nazistas para destruir Londres,estes drones radioativos serão usado as pencas para atacar dispersadamente todos os inimigos do império do mal,que são muitos.

    Não é a toa que hoje sem duvida nenhuma o governo mais terrorista do planeta se chama Estados Unidos da America,um governo de assassinos e de desumano.

  7. Sucupira disse: 03/04/2012 às 23:37
    PORÉM segredo esta em quem descobrir a fusão a frio, aposto no BRASIL. Essa sim é uma energia infinita, segura e limpa e que mudará a era dos homens.
    ==
    ==
    Estou com vc nessa.

  8. eu tenho medo desses gafanhotinhos do mau….
    cara.. imaginem drones no ar 24 hrs? uma nuvem… salve-se quem puder…
    .
    Esses dias vi uma reportagem que estavam querendo tornar esses drones autônomos, coisa do tipo: “search and destroy” de maneira totalmente automatizada, sem controle humano.

  9. Ótemo… os gringos vão espalhar aviões nucleares por todo planeta; como cada avião tem um reator e como cada reator é uma bomba em potencial, os ‘inimigos’ ficarão extremamente gratos (ou não) !

  10. Pois é Sucupira. Conseguiram, através de uma campanha de difamação, destruir reputações e puxar para a sombra do segredo esta tecnologia que continua avançando. Vai ver que é justamente isso que agora se anuncia…

  11. Quem é que vai ser maluco de abater um drone desses no seu terreno?! Vai ser suicídio! Acho que a proposta é essa rs.

  12. Gustavo G
    … se você ver o seriado Star Gate Universe vai entender o significado de AUTÔMATOS e não vai querer que seus filhos , netos e bisnetos vivam num mundo assim…infelizmente este vai ser o caminho, e graças a nós mesmos que ficamos aqui desejando por PODER…alguns militares americanos estão pedindo a seu centros de desenvolvimento para copiarem o máximo que puderem do CINEMA.

    Capa preta
    …o dandolo sumiu daqui do fórum, pessoal caçoou tanto do cara que ele deve ter desistido de interpelar com mentes travadas…

  13. Sucupira disse:


    puts dandolo…tu arrumou concorrencia rsrsrs, abaços
    =======================================================
    Heuehehe! =b

  14. É… eu também achei a idéia completamente absurda!.. Vão lá ONG’s verdinhas!!! A não!.. É de onde entra $$$ né pra ‘sacanearem’ com a hidrelétrica super-perigosa da amazônia.
    Deveriam avançar na tecnologia dos nanomateriais afim de otimizar as energias renováveis!

  15. capa preta disse:

    Sucupira disse:

    puts dandolo…tu arrumou concorrencia rsrsrs, abaços


    kkkk… agora sim o festival de surtos alucinogenos eu quero ser MacGyver vai desgringolar de vez…

  16. UM PEQUENO RELAMPEJO DE JUÍZO
    O DESFECHO DA HISTÓRIA

    Como já observamos que tal ideia é muito perigosa para um avião,visto que ele necessariamente tem que sobrevoar cidades povoadas,bem diferente de navios e submarinos,obviamente !

    *************************************************

    EUA suspendem desenvolvimento de aviões atômicos não tripulados

    Os EUA suspenderam temporariamente o desenvolvimento da nova geração de aviões não tripulados, que funcionam à base da energia atômica, comunica o jornal britânico The Guardian.

    Washington receia, que a comunidade internacional não aprova a ideia de utilizar uma tecnologia tão perigosa em aviões de combate não tripulados, porque a queda de um avião não tripulado atômico pode resultar em uma catástrofe em escala regional. Também existe um perigo de as tecnologias nucleares se encontrarem nas mãos dos terroristas.

    Se estes aparelhos voadores forem criados, as novas tecnologias permitirão evitar tres problemas principais dos aviões não tripulados contemporâneos: a duração insuficiente do voo, o limite da potência elétrica e a efetividade insuficiente das comunicações. O uso da energia atômica permitirá, em particular, aumentar o tempo do voo até alguns meses.

    *************************************************

    (*)Fonte:Voz da russia

    http://www.defesanet.com.br/aviacao/noticia/5474/EUA-suspendem-desenvolvimento-de-avioes-atomicos-nao-tripulados

  17. Conclusão: O estudo e projeto estão prontos. Não é fabricado por motivos políticos. Bom isso significa: o conhecimento e a tecnologia estão prontas e motivos políticos podem mudar a qualquer momento, ou seja, em caso de necessidade serão usadas (motivo político muda).
    .
    Analisando o exemplo e aprendendo com o professor, o Brasil deveria fazer o mesmo com mísseis de longo alcance e bomba nuclear. Fazer estudos, projeto e desenvolvimento. Não existe o porque fazer agora (por causa de seus infelizes tratados), mas quando a opinião política (necessidade) mudar, então estaremos prontos.

  18. VaiQueDa disse:
    05/04/2012 às 15:27

    ” …Conclusão: O estudo e projeto estão prontos. Não é fabricado por motivos políticos. Bom isso significa: o conhecimento e a tecnologia estão prontas e motivos políticos podem mudar a qualquer momento, ou seja, em caso de necessidade serão usadas (motivo político muda).
    .
    Analisando o exemplo e aprendendo com o professor, o Brasil deveria fazer o mesmo com mísseis de longo alcance e bomba nuclear. Fazer estudos, projeto e desenvolvimento. Não existe o porque fazer agora (por causa de seus infelizes tratados), mas quando a opinião política (necessidade) mudar, então estaremos prontos. …”==== O n > projeto se missil p contrapor ao dos argentinos , e exitoso, foi o S-1000, q foi lançado alfuns e teve sucesso, + veio um presidente idiota e assinou o Mcrt/TNP e ficamos de maõs amarradas diante dos assaltantes e corsários iangleses…Trágico,lamentável,sds.

Comentários não permitidos.