O Brasil e a vaga permante no Conselho de Segurança da ONU

 Autor: Defensor, especial para o Plano Brasil

Qual seria realmente o forte argumento a ser utilizado pelo Brasil para disputar uma vaga permanente com poder de veto no Conselho de Segurança da ONU? A sexta economia do mundo? A alemanha e o Japão também  não possuem essa prerrogativa embora busquem a vaga juntamente com o Brasil. Os países com vaga permanente e poder de veto são: Estados Unidos da América, Rússia, Reino Unido, França e a China, todos países reconhecidos como Potências. Analisemos o que diz o Conselho de Segurança das Nações Unidas sobre duas de suas funções e atribuições:

 De acordo com a Carta da ONU, as principais funções e atribuições do Conselho de Segurança são:

Manter a paz e a segurança internacionais de acordo com os princípios e propósitos das Nações Unidas;

 -Decidir sobre ações militares contra agressores;

 (Fonte: http://www.brasil-cs-onu.com/)

Logo, aspirando uma vaga no Conselho de Segurança da ONU, o Brasil anseia uma posição global que tem por obrigação “MANTER A PAZ E DA SEGURANÇA INTERNACIONAL” e o poder de “DECIDIR SOBRE AÇÕES MILITARES“. Não tem como não relacionar, automaticamente, estas obrigações à posse de um grande poderio militar, em que o país possa se impor perante suas decisões.

Recentemente (2012) o Diplomata Americano, Richard Haass, do ‘Council on Foreign Relations’ dos EUA, visitou o Brasil e concedeu uma estrevista ao Jornal Folha/UOL. Nesta estrevista a jornalista Cláudia Antunes fez a seguinte pergunta:

-FOLHA – O subsecretário de Estado William Burns descreveu o Brasil como uma “potência global emergente”. Usaria a mesma descrição?
-HAASS – A resposta curta é sim. A palavra emergente é difícil. Em alguma medida, o Brasil já chegou lá. Economicamente, o Brasil já é uma potência mundial. Diplomaticamente, tem assumido um papel maior. Militarmente, ainda é modesto, e tem que decidir que tipo de capacidade o país quer, que papel quer desempenhar.

 Em uma recente visita de politicos suécos (2012), estes fizeram o seguinte questionamento:

 “Afinal, o que quer o Brasil? Qual é o objetivo do Brasil na arena global?”

 Disse ter conhecimento do potencial do país e da atual fase de crescimento.

“Mas não está claro para mim por que a Suécia deveria dar apoio ao Brasil no plano internacional. O Brasil quer fazer parte do Conselho de Segurança da ONU. Mas para quê? Vejo o Brasil como um país que parece querer ser amigo de todos internacionalmente. Quando você é amigo de todos, não consegue o respeito nem o apoio necessário.”

Relação entre Pólos de Poder e Grande Potência, segundo Wikipédia:

 “Não existe consenso sobre quais modalidades de poder são as mais importantes para definir uma grande potência ou uma potência regional, embora exista um relativo consenso de que o poder militar, o poder econômico e o poder político, são determinantes para qualquer classificação.” (Wikipédia )

Fazendo uma breve análise sobre o que é preciso para se ter uma influência global, um país necessita ter decisões firmes, que logicamente vêm asseguradas por um notável poderio militar. Como bem sabemos o Brasil não é possuidor de um poderio bélico que se faça ser respeitado e o objetivo em suas relações internacionais é de ser visto como o país “politicamente correto”, visando o bom relacionamento com todos os demais. Como já dizia o velho ditado: “Todo bonzinho morre coitadinho”.

 Abaixo temos uma tabela com alguns dados gerais e militares sobre os cinco países com a vaga permanente, o Brasil (aspirante à vaga permanente), China (segunda economia do mundo) e Índia:

Fontes: (http://www.globalfirepower.com/ em 01/04/2012) e FMI(www.imf.org/ em 02/04/2012)

Os dados destacados em vermelho são considerados relativamente importantes para se executar uma comparação sobre o poderio militar do Brasil, das Nações com vaga permanente no Conselho de Segurança da ONU e de duas outras grandes economias mundiais. Muitos poderão dizer que não há como comparar o Brasil com os E.U.A. Justamente, não podemos comparar, pois o que o Brasil deve fazer daqui pra frente, já foi feito por eles há anos. Uma análise rápida da tabela mostra que o Brasil:

– possui a menor quantidade de militares por km²;

– não investe o que deveria em suas Forças Armadas, se analisarmos o percentual (%) do PIB investido em realação aos demais países; deve-se levar em conta que a China possui o segundo maior orçamento militar do mundo, com 100 bilhões de dólares por ano, e a Índia está adquirindo 126 caças para sua Força Aérea.

– com somente 371.000 militares, tem investimento por militar maior apenas que Rússia (1.200.000 militares), China (2.285.000 militares) e Índia (1.325.000 militares);

– tem uma quantidade irrisória de aviões por km², lembrando que os caças F-5 da FAB tem projeção de vida para até 2015 e mais da metade não sai do chão, e a aquisição dos novos caças nos projeto FX-2 se arrasta há mais de 10 anos, para compra de míseros 36 aviões;

– possui a menor quantidade de helicópteros entre os 7 países,  e ficando próximo à Rússia em helicópteros por km², que possui uma área duas vezes maior;

– possui uma quantidade 11 vezes menor de carros de combate por km² do que a França, que é a que menos possui carros de combate;

– possui mais navios por km litorâneo que a Rússia e o Reino Unido, os quais têm, respectivamente, uma linha costeira cinco vezes maior  e uma vez e meia maior que a do Brasil, sendo que a Rússia possui 48 submarinos (alguns com capacidade de lançar mísseis intercontinentais com ogivas nucleares) e um porta aviões (que diferente do Brasil, possui aeronaves funcionando), e o Reino Unido possui 11 submarinos e 01 porta aviões;

– possui a menor quantidade de submarinos, e todos diesel-elétricos;

– possui um porta-aviões, sendo que nenhum dos 14 aviões está em condições de vôo, anulando assim seu emprego; (vale ressaltar que um porta-aviões costuma possuir normalmente acima de 40 aeronaves)

– não possui armamento nuclear (posse de armamento nuclear é apenas para conhecimento, não devendo ser levado em conta sua posse, pois como sabemos, o desenvolvimento deste armamento hoje trás mais incômodos do que projeção militar propriamente dita, isso sem deixar de lembrar que o Brasil é signatário do TNP – Tratado de Não-proliferação de Armas Nucleares).

Observamos então que o Brasil não possua uma projeção global a ponto de exigir uma vaga permanente no Conselho de Segurança da ONU, devido ao fato de não possuir um poderio militar condizente com as nações que o integram, nem com outros grandes atores Globais como  a Índia. Ao contrário do que deveria ser feito, nosso governo trata suas Forças Armadas com descaso, ignorando um dos grandes ‘quesitos’ para ser merecedor da tão sonhada vaga no Conselho de Segurança. Sugiro então que utilizemos outros argumentos. Que tal afirmar que somos o país do futebol? O país do carnaval? Da caipirinha? Sugiro que esperemos sentados.

 

 

 

 

 

51 Comentários

  1. A Inglaterra abana o rabinho de olho em possiveis contratos e para não desagradar-nos regionalmente na questão com as Malvinas.A França abana o rabinho achando que os tolos comprarão sua jaca e ainda lhes seriam solicitos no caso de uma TPM do Curumim Desbotado.E os EUA vetam vetam e vetam e nunca aceitarão uma nação que defende os pobres e os oprimidos pois são justamente estes que os Corsario manipulam e massacram.So existe um meio de reforma no CS uma insubordinação geral da comunidade de nações colocando na parede as demais e o momento propicio é agora se os deixarmos pegarem folego e ainda os nutrirmos jamais deixaremos de sermos coadjuvantes condicionados.

  2. Camaradas,

    Pelo tamanho de sua população e importância econômica, o Brasil já deveria ter uma cadeira permanente no CS faz tempo. Contudo, a voz do Brasil nunca será ouvida a contento sem o poderio militar para dar a devida força a mesma. Simples assim… E isso independe da política que se siga…

  3. 1maluquinho disse: 03/Estes sim têm a chance de se tornarem um contraponto à ONU. Então para que a ONU?
    Se China e Rússia já apertam a OTAN e ONU, imagina os BRICS.

  4. Para falar a verdade Índia tem mais condiçoes que o Brasil.
    Quem é culpado é Governo Federal que deixarao a Força Armada do Brasil numa decadência.
    Brasil tem uma riqueza natural 100%.
    Brasil tinha que ser igual a seleçao brasileira do volei e futebol.
    Que ponha medo.
    Brasil é grande…
    Valeuuuuuuuuuuuuuuuuuuuu

  5. Entendam porque nossas Forças Armadas estão sendo há tantos anos submetidas à humilhação e ao sucateamento por parte dos governantes

    http://apocalipsetotal.blogspot.com.br/2007/10/exercito-mundial.html

    Isso não é teoria da conspiração. São fatos. Atentem especialmente para o trecho do artigo que diz: Os governantes poderão contar com o apoio total de seu exército, em tudo que for necessário para se manter a paz entre seus cidadãos, QUANTO À AQUISIÇÃO DE ARMAS, EQUIPAMENTOS PESADOS (aviões, navios, tanques, etc) as indicações a cargos, exoneração, remanejamento ou mudança do comando ficará por conta do EXÉRCITO MUNDIAL.

  6. “Manter a paz e a segurança internacionais de acordo com os princípios e propósitos das Nações Unidas” – = = DAS NAÇÕES UNIDAS = = –

    Só falta dizer que o Tribunal de Haya é jurisdição de Deus!

  7. “Para falar a verdade Índia tem mais condiçoes que o Brasil.”
    ________________

    Só que você esqueceu do fator China.

    O Sarkozy citou a Índia como uma provavel ocupante de uma cadeira, assim como citaram os japoneses anteriormente, porém esqueceram de combinar com os Chineses.

  8. No geral, a análise vai pelo caminho certo.
    Mas existem elementos estranhos e dados truncados.

    Desde logo pelo número de habitantes, generoso para com o Brasil (o número oficial rondará os 190 milhões) e penalizador para com a Índia, por exemplo, que já passou os 1.2 mil milhões.

    Há comparações que, quanto a mim não fazem muita lógica. O número de carros de combate da França é não sei quantas vezes superior porque o seu território – assim como toda a Europa Central – é propícia a este tipo de operações. Ao passo que no Brasil, em largas porções do território (ex. Amazónia) tal é não possível ou aconselhável.

    A utilização de investimento militar e % do PIB aplicada à defesa também não é compreensível. Sem esquecer que os valores absolutos também contam.

    França com 289 navios??? O número real rondará os 80…

    No fundo o diplomata sueco resume tudo. O Conselho de Segurança da ONU não existe para se fazer amigos.

  9. Como dizem por ai os Yankes sao o Maior parceiro do Brazil , E mais pra apoiar esa ideia ai, eles nao sao forao la na India pra da o voto deles, que grande Parceiro eles sao (YANKES)_ 🙂

  10. Bem. Eu acredito que alguns dados estão diferentes, porém vejo que nenhum deles está tão incondizente coma verdade. Em linhas gerais achei que dá pra perceber que nossas Forças Armadas estão realmente largadas às traças. Quanto à questão que o amigo acima comentou sobre nao ser importante a quantidade de blindados, visto que a amazonia nao permite emprego: Você por acaso lembrou do sul do país? Ainda que a prioridade seja a amazonia, qual dos dados acima permitem uma boa defesa dela? Nada que o Brasil tem satisfaz a nessecidade da defesa do país, independente da área de operações.

  11. “… Qual seria realmente o forte argumento a ser utilizado pelo Brasil para disputar uma vaga permanente com poder de veto no Conselho de Segurança da ONU? A sexta economia do mundo. “==== Ñ vai conseguir essa vaga, e ainda está sujeito ser-mos a próximas vitíma de um dos membros do CS..e isso pq eles abem q estamos totalmente desarmados…Trágico.sds.

  12. Só uma correção ao texto da matéria que diz:
    “… lembrando que os caças F-5 da FAB tem projeção de vida para até 2015…”

    Informo ao autor que na realidade os caças da FAB que estão com o fim das suas vidas úteis previstos para 2015, são os Mirage2000 que compõem o 1ºGDA em Anápolis-GO… Os primeiros F-5 modernizados, segundo informações preliminares, estão previstos para começar a darem baixas à partir de 2017…

    … Mas no final das contas, a correção desta informação não fará nenhuma diferença no quadro final em que foca a matéria… A situação da nossas FA’s em não permitem aventuras diplomáticas à nível de CS da ONU… E se levarmos as “gafes” diplomáticas recentes, o posicionamento ideológico insano e irresponsável, e todos os contra-pontos da política externa adotado pelo atual governo com os governos dos principais países que detém o assento permanente… Creio (e espero) que este delírio megalomaníaco demore muito para se realizar… AMÉM!
    🙂

  13. E engraçado como opinião toma um carater de verdade. Em lugar nenhum na ONU está escrito que para ter assento lá tem que possuir bomba X, culeão de aço, ou qualquer coisa que o valha. As nações que estão sentadas no topo da organização estão por circunstâncias construidas no Seculo XX, após a segunda guerra. Contaram, para estarem nessa posição, com um consenso construido entre as nações, visto que eles naquele periodo foram os que mais empenharam seus países no embate da guerra, que afinal também era de ideologias. Ao final se buscou fazer justiça, para aquele periodo. Hoje a situação é outra, a mobilização faz com que as estratégias sejam outras. O multilateralismo deixa de ser mais que um discurso e começa a virar uma necessidade. Os principios que antes nortearam as antigas lideranças já não funcionam da mesma forma para os próprios, que dirá para os excluidos das decisões. Existe um claro desiquilibrio de forças com a utilização politica da ONU para garantir poderes de excessão. A questão não é de necessidade, exclusiva, para o Brasil sómente, é do interesse de todos os países, só que as vezes é dificil para cão velhor querer largar o osso, e é isso que está acontecndo. (na realidade, guardadas as proporções, é como o MST querendo fazer a reforma agrária nas terras do latifundiário, vão ter que encontrar solução)rsrsrs.

  14. Forget about it..Parece que direcionando toda a diplomacia brasileira tentando chegar ao Conselho Permanente seria um erro. Num olhar por cima todos os membros do Conselho investem pesadamente nas Forcas Armadas e nao ha surpresa quando soldados deles sao enviados aos 4 cantos do mundo. De todos a Russia quebrou e so agora esta levantando. A China entrou porque gritaram que tinham 600 milhoes de gafanhotos e comeriam o mundo se nao entrasse.O resto sao ex-coloniais e os EUA que nao estao nem ai pra Po..a de conselho algum…e o Brasil que ainda tem carroca ( aquelas com cavalos mesmo, nao os carros nacionais que sao outras porcarias)pretende chegar la sem investimento humano e Forcas Armadas..dreaming…

  15. Se algum dia o CS da ONU for ampliado em apenas 01 vaga; esta fatàlmente será da Índia. A Alemanha e o Japão,ainda que sendo potências econômicas; são apenas potências militares convencionais. O CS da ONU é como um clube. Os sócios têm que preencher todos os requisítos. E um requisito fundamental deste clube é : ser potência militar nuclearmente armada. Portanto o Brasil que construa logo um arsenal nuclear. Só precisamos parar com esta babaquice de TNP , o qual numca foi respeitado pelas potências nucleares, apesar delas o terem assinado e se comprometido a banirem todas as suas armas nucleares. Nossa constituição também não é impedimento, pois nossas futuras armas nucleares serão apenas para defesa nossa e , é claro de nossos interêsses.

  16. Poxa esse post me deu uma deprssão,logo hoje que meu dia ia indo tão bem.Nossos números ,como eu já imaginava, são ridículos digno de uma nação prestes a ser explorada e saqueada, os chupa-cabras estão à solta,FALIDOS,mas ávidos para sugarem a jugular de países desarmados como o nosso,perguntem FINADO ao Kadafi o que é negligenciar suas armas.
    Mesmo com a corda no pescoço os chupa-cabras gastam o que tem e o que não tem em armas e nós 6ª economia mundial temos as nossa armas vivendo na penúria.
    Será que vai ser preciso a 4ª Frota estacionar na amazônia azul para nossa classe política acordar?
    Com esses números patéticos que apresentamos não conseguiremos nem um travesseiro no conselho de segurança da ONU.

  17. tem uma quantidade irrisória de aviões por km², lembrando que os caças F-5 da FAB tem projeção de vida para até 2015 e mais da metade não sai do chão, e a aquisição dos novos caças nos projeto FX-2 se arrasta há mais de 10 anos, para compra de míseros 36 aviões;


    ja perdeu a credibilidade ai, OS PRIMEIROS MIKES, modernizados em 2005, serão apossentados em 2015, os demais modernizados ultimamente vooarão ate meados de 2020, e ainda tem os que estão sendo modernizados ATUALMENTE, ex jordania, não tem cabimento moderniza-los em 2012, e destiva-los em 2015, o nariz de quem escreveu isto, cai na mesmice de midia mea boc, que não pesquisa para poder desinformar, igual quando jornalista chama calibre 12 de escopeta, bilndado de trasporte de tropas de “tank” e mais do lugar comum, ” mete o pau aleatoriamente, que faz sucesso”

  18. Afonso de Portugal disse
    Há comparações que, quanto a mim não fazem muita lógica. O número de carros de combate da França é não sei quantas vezes superior porque o seu território – assim como toda a Europa Central – é propícia a este tipo de operações. Ao passo que no Brasil, em largas porções do território (ex. Amazónia) tal é não possível ou aconselhável.


    concordo plenamente caro patricio, cada teatro de operações com suas peculiaridades e nessecidades, não e possivel comparar o teatro operacional da america do sul com o da europa, assim como não e possivel comparar o brasil com a india, pois eles tem vizinhos nuucleares, numa região do globo problematica, e com um vizinho que os odeia e quer dizima-los, cada região com suas nessecidades operacionais


    esse autor com todo respeiro ta parecendo numerologo, que entende muito de numeros, mas nda de realidade, numeros são estatisticas ( poe tudo no mesmo balaio), a realidade e mais complexa, senão todo numerologo acertaria mega sena, e o oswald de souza acertaria o campeão brasileiro todo ano kkk

  19. Na prática o Conselho de Segurança da Onu não funciona, e por favor não confunda CS e Otan , apesar de EUA , R.unido e França fazerem parte dos dois, veja os últimos conflitos do Iraque, Afeganistão e Líbia, por acaso ocorreu algum veto, aliás quantos vetos o CS já fez ??? Com exceção e surpreendentemente no caso da Síria, finalmente China e Rússia disseram não, do resto a Otan deitou e rolou, por isso eu disse pra não confundir os dois.
    Porque o Brasil quer entrar nesse rolo, gastar dinheiro e matar nossos jovens na guerra dos outros, entrar nesse esquema , o que ganharíamos com isso.???
    O Lula já tinha dito que o Brasil não quer ser a polícia do mundo.
    Acho que devemos tomar conta da nossa casa, velho, e com isso já estamos incomodando muita gente, gastar nosso dinheiro com nosso povo, nosso território, pensar na educação, na fome, na segurança, na justiça, na abismal dirferença de classes, na educação, na habitação e no equipamento e fortalecimento de nossas FAs.

  20. O Brasil (ou melhor, a mídia idiota e os governinhos de merda) deveria esquecer esse negócio de C.S. (Conselho de Segurança). Por que digo isso? Simplesmente pelo fato de que entrar no C.S. não trará benefício nenhum ao país. Muito pelo contrário, vai nos trazer responsabilidades que o país não está preparado para assumir. Querem um exemplo: na hora de decidir sobre sanções contra um país qualquer o Brasil não poderá ficar em cima do muro e terá que tomar uma posição. Se a ideia desses malucos aí é embaralhar as decisões do C.S. pode ser que com a estratégia do “ficar em cima do muro” dê certo, mas para entrar no C.S. é preciso “VENDER A ALMA PARA O DIABO!”. Acreditem! não há outra forma do Brasil ingressar neste grupo…

  21. Só com forças armadas forte, moderna e bem equipada e uma diplomacia competente, decidida, e que não fique em cima do muro é que o brasil poderá almejar uma vaga no cs da onu.

  22. Na minha opinião o o Brasil deve esquecer este conselho de segurança,que na verdade se parece com um clube da luluzinha, fechado que ninguém vai querer abrir uma vaga, porque isto na verdade implicaria na perda de poder para os países que estão dentro, e nenhum país em sã conciência vai querer isto. O Brasil tem que investir pesado nas suas forças armadas equipando e aumentando seu efetivo, assim acredito que naturalmente vamos conseguir o respeito e a credibilidade para sermos uma país com voz no cenário mundial.

  23. E depois dizem que brasileiro tem complexo de vira-latas.
    Mas não temos complexos, NÓS SOMOS VIRA-LATAS, pois infelizmente só uns gatos-pingados como nós se importam em ler e discutir assuntos de primeira importância como a força militar.
    ***
    Afonso de Portugal
    Igual a ti vejo algumas discrepâncias nesse quadro mas no geral a deficiência brasileira é quase total mesmo.

  24. nossa tem que ralar e muito pra chegar até lá e ainda por cima tomamos um pal da Índia que está muito superior ao Brasil.

  25. Parabéns Antonio pelo video do Professor Luiz Carlos Molion… simplesmente esclarecedor… acabou com o mito do aquecimento global com simplicidade e lucidez…

  26. Não sei porque o governo ainda quer isso,não temos força militar para isso,nossos politicos fingem não perceber isso, então vamos nos preocupar com os problemas internos que são muito e esquecer essa ideia idiota de CS.

  27. WAGNER JORGE BH Esse teu pensamento é o pensamento que nos fazem acreditar com manipulações midialiticas.Qual governo nesse pais priorizou segurança e defesa investindo maçissamente nisso?Nenhum,nem mesmo os militares que apenas preocuparam-se em espalharem nossa presença em areas longincuas.Ensinaram a sociedade Brasileira pensar que somos um paraiso adorados por todos sem inimigos e sem perigos eminentes e isso faz parte de uma doutrina para nos desistimular de nos prepararmos para termos capacidade de nos defendermos.Tudo é feito midialiticamente usando argumentos da moda como preservação ambiental,humanitarismo,desarmamento e etc…Uma Nação com vasta costa e fronteira seca aberta com inumeras riquesas e formidavel potencial energetico que não tem nem o minimo que é capacidade de patrulhar e defender o que tem é uma porta aberta aos cobiçadores que quando não obterem tudo o que quiserem ter de nós com suas regras e jogos virão nos tirarem na marra ou seja atravez de manipulação internacional forense ou mesmo com ações militares.Tudo no Brasil é doutrinado e manipulado desde nosso programa educacional ate programações midialiticas.Tiraram dos Brasilireiros assuntos como EDUCAÇÃO MORAL E CIVICA e Nacionalismo resume-se ao sentimento Patriotico desportivo e nada mais.Mudar tudo isso e ensinar sentimento civico,nacionalismo e patriotismo levariam decadas para ser assimilado com todo um historico de argumentos contrarios ou deturpadores.Se ate mesmo a nossa historia é manipulada e contem muita mentira o que dira a doutrinação que nos impõem em educação e religião.O alicerce da educação é a familia,a escola é o aperfeiçoamento e a religião o complemento.

  28. coemntario perfeito do 1MALUQUINHO, e o intenacionalismo apatrida querendo dominar mentes fracas, e tentando destruir nossa civilidade e nossa indentidade para isso !!!

  29. Na maioria da nações Latino-Americanas seus herois nacionais e simbolos dos anseios por liberdade são nativos que preferiram a gloria da morte do que a escravidão combatendo os colonizadores.Aqui no Brasil perpetuaram o contrario disso,transformaram UM TRAIRA VENDIDO em heroi Nacional.Araribóia era detestado por todas as etnias e vivia enclausurado em uma ilha na Baia de Guanabara proibido de ir ao continente,foi o primeiro CARAVELEIRO desta nação,depois surgirão muitos outros.Deveriamos mudarmos seu nome de Araribóia para TRAIRABÓIA e colocarmos o verdadeiro heroi em seu lugar de direito.Cunhãmbebe foi o primeiro heroi Brasileiro,temido e inimigo de todas as demais etnias mas que conseguiu uni-las todas em um mesmo ideal,combaterem o Colonizador e não se subjugarem a escravidão.A Historia Republicana mentirosa esconde que Cunhãmbebe havia derrotado os Portugueses que estavam humilhados e abatidos.Então os Portugueses usaram a artimenha do nome de Deus enviando a igreja nas figuras de José de Anchieta e Manoel da Nobrega para atrairem os Tupynambás para a paz que foi celebrada em Yperoig onde hoje é Ubatuba.O Armisticio de Yperoig foi o primeiro tratado de paz do continente Americano.Ao retornarem os Tupynambás para a Guanabara desarmados apos terem aceitado a paz e deposto as armas foram covardemente tocaidos e exterminados pelos Portugueses………Quando nós os Brasileiros aprenderemos que os corsarios da OTAN apenas visam nutrirem-se de nós?Seremos sempre nativos bondosos a recebermos Caravelas dando-lhes nossas riquesas trocadas por apitos e espelhos?O Corsarismo sempre foi a fonte e o modo Ocidental de obtenção de riquesa e de poder atravez da subjugação de povos desprotegidos ou inferiorizados.Eu ja cansei de afirmar que toda essa xenofobia e intolerancia tem origem Biblica com o proprio surgimento do povo Judeu que foi uma etnia banida da Caldeia que vagou por milenios disseminando intrigas,discordias e genocidios e que a intolerancia hoje no mundo Ocidental provem da lei Judaica de proibição de interação com outros póvos.Por mais quantos milenios e mais quantos genocidios serão preciso para que a humanidade de um basta em tudo isso?

  30. 1maluquinho…ta tudo certo aí, poucas pessoas tem a coragem de escrever sobre o assunto…as pessoas estão neurologicamente induzidas a ignorar a realidade….por isso gosto do filme MATRIX, expõe bem o que vivemos hoje no BRASIL….quanto aos judeus vou ficar quieto para não fomentar mentes fechadas…mas eu sempre disse e digo ” NINGUÉM É PERSEGUIDO Á TOA “, vai ver lá a história toda que os judeus tem a culpa no cartório e seus descendentes perpetuam a burrice até que ela os mate.

  31. Voltando ao assunto da ONU..espero que o Brasil nunca consiga, espero que nunca entre no caldeirão do inferno…

    1.Precisamos nos defender e não sermos odiados, pois quero pegar o metro tranquilamente sem medo de explodir ou ser envenenado;

    2.Esse não é o caminhos para reverter as barreiras e vetos impostos pela USA, pois se GERENCIARMOS melhor nosso ESTADO, projetos científicos darão magníficos resultados a médio prazo;

    3.Enquanto estivermos utilizando mercantilismo, com todos os seus malditos ingredientes: protecionismo, intervencionismo, dirigismo, nacionalismo, inflacionismo e outros “ismos”, todos denotativos de uma absoluta ignorância do funcionamento do processo de mercado e, mais amplamente, das causas que levam as economias a crescerem de forma autossustentada, o BRASIL estará fadado ao fracasso.

    4.Precisamos estruturar nossas forças internas, pois se não conseguimos dar conta de nossas fronteiras, o que vamos fazer invadindo soberanias alheias? Que raciocínio é este logo quando nossa própria soberania esta em xeque?

    5.A ONU nunca vai permitir que um país em que sua política é altamente corrupta, imoral, anti-ética, e que é a mais bem remunerada do PLANETA com uma população ainda pobre ( um dep. federal custa 15milhões por ano ) participe do CS.

  32. Vivemos nesses dias os ressurgimentos de momentos passados tentando trazerem a tona novamente suas podridões.Notem a enxurrada de materias pigadas puxando a sardinha para os Anglos,a esquisofrenia sexagenaria de Generais da reserva que teem todo o direito de reclamarem e questionarem o que bem entenderem mas viajam na maionese achando que a Comissão da Verdade os executara em fogueiras e do outro lado a idiotia que confunde o anseio pela liberdade e democracia com luta armada,subversão e implantação da ditadura do proletariado.Astutos estão tentando tirarem partido disso tudo disseminando intrigas e divisões para que surjam contendas e para que se instale o caos para eles se prevalecerem.Almejar melhorias,direitos e acima de tudo justiça e igualdade é direito de todo povo mas jamais permitamos que EMBUSTEIROS se aproveitem de nosos anseios e de nossos direitos para nos usarem em proprio beneficio.Embora ainda que lentamente a sociedade Brasileira tem evoluido conscientemente nesse sentido.Trairas não importam seus rostos e suas vestimentas,slogans e frazes sempre serão trairas e nada a mais alem disso.

  33. O Capaxismo e a subjugação foram impostos na marra desde a colonização em toda a America Latina e Caribe.O Haiti pagou pela ousadia de dizer não a França que ja havia dezimado toda a população nativa Haitiana e importado a mão escrava negra da Africa.Então os descendentes Afros Haitianos almejaram a independencia e combateram a França apenas munidos de facões e catanas derrotando a França e matando e enterrando no Haiti nada mais nada menos do que 18 GENERAIS DE NAPOLEÃO.Desde então foi imposto ao Haiti um embargo onde ate mesmo Simon Bolivar os excluiu.Ninguem lhes davam as mãos pois ninguem queria ter problemas economicos e diplomaticos com a Europa-Ocidental.Ate mesmo os EUA ja independentes repudiavam o Haiti.O preço da ousadia Haitiana foi ser transformada na nação mais miseravel e atrasada do continente.Hoje o Haiti e o povo Haitiano são exemplos de determinação e ousadia daqueles que preferem a propria morte do que a escravidão e a dominação extrangeira.O Haiti é o pais Latino-Americano que mais merece ser ajudado,respaldado e garantido pelo Brasil.Nós os Brasileiros não buscamos apenas um lugar de direito no CS mas um lugar de direito para lutarmos e nos fazermos ouvir em defesa dos póvos menos favorecidos e desprotegidos justamente aqueles que são alvos e vitimas dos Corsarios inilateralistas.O mundo quer paz,justiça e igualdade para todos os póvos e isso so é possivel com uma ONU voltada unicamente a promoção da paz e do entendimento com um CS onde contenha não somente os lobos mas tambem os emergentes e os excluidos.

  34. Wilson Tosta – O Estadao de S.Paulo
    Um dos mais prestigiados pesquisadores das relações militares entre americanos e brasileiros, o historiador Frank McCann, da Universidade de New Hampshire, revela que o Brasil recusou gestões dos EUA para participar da ocupação aliada da Áustria após a 2ª Guerra (1939-1945). A sugestão, rejeitada por motivos ainda hoje não esclarecidos, poderia, se aceita, ter modificado substancialmente o papel brasileiro nas relações internacionais no pós-guerra e facilitado o caminho para o País obter a almejada cadeira permanente no Conselho de Segurança da ONU, acredita o professor. Ele vai comentar suas pesquisas sobre o assunto no I Seminário de Estudos sobre a Força Expedicionária Brasileira (FEB), dia 15, no Instituto de Filosofia e Ciências Sociais da Universidade Federal do Rio de Janeiro (IFCS-UFRJ).

    “O general (Mark) Clark (comandante aliado na Itália) foi mandado para a Áustria como chefe de ocupação e, conhecendo os brasileiros, pensou que seria interessante tê-los”, revela o historiador, autor de Soldados da Pátria – História do Exército Brasileiro 1889-1937 (Companhia das Letras). “Mas, sem documentos, não posso dizer por que o Brasil não entrou nisso. Não sei até que nível o governo brasileiro foi consultado.”

    O historiador ainda procura pelos relatórios anuais de atividades do Exército de 1945 e 1946, nos quais espera achar pistas do motivo da recusa. Os volumes são os únicos que não estavam nem na Biblioteca do Exército, nem em seu Arquivo, nem em seu comando, em Brasília.

    McCann conta que, no imediato pós-guerra, os americanos desmobilizaram rapidamente suas tropas na Europa. Para a ocupação, seria necessário recrutar mais gente, por meio de convocação de cidadãos dos EUA. Os militares que combateram não foram os mesmos que depois ocuparam o território europeu. Nesse panorama, o comando aliado lembrou que, dos 25 mil pracinhas enviados pelo Brasil à Itália, 10 mil, por falta de tempo para receber o treinamento, não entraram em combate – tinham passado o tempo no ciclo de instrução preparatória. No fim do confronto, foram consideradas tropas “descansadas”, logo, prontas para participar da ocupação.

    “Durante a guerra, uma divisão não era grande coisa, mas, como os EUA se desmobilizaram muito rapidamente, uma divisão brasileira na Europa após a guerra teria sido, sim, grande coisa, de fato”, diz ele.

    A Áustria teve importância central no conflito. Remanescente do Sacro Império Romano Germânico e do Império Austro-Húngaro sob a Dinastia Habsburgo, além de terra natal do ditador nazista Adolf Hitler, o país foi anexado pelos alemães em 1938, como parte da tentativa de construir a “Grande Alemanha” sob o 3.° Reich. Após a 2ª Guerra, foi dividida entre EUA, Grã-Bretanha e URSS, que permitiram que os austríacos formassem um governo provisório. Os aliados estabeleceram que o país seria separado da Alemanha e não poderia aderir a tratados militares, o que a levou à neutralidade na Guerra Fria. Em 1955, sua ocupação foi suspensa.

    O pesquisador relata ainda que o diplomata Vasco Leitão da Cunha ouviu, em Roma, que o general britânico Harold Alexander teria dito: “O brasileiro é um belo soldado. Lamento saber que eles querem voltar para casa e não ir para a Áustria.” Leitão da Cunha, relata, telegrafou para o Itamaraty dizendo que “o Brasil tinha de ficar”, ouvindo como resposta: “Isso é cavação deles para ganhar ouro.” O Brasil temeria pagar despesas da ocupação.

    McCann diz ainda que o comandante do 4º Corpo do 5º Exército dos EUA, do qual a FEB era parte, general Willis Crittenberger, consultou o então coronel Castello Branco (que, em 1964, seria o primeiro presidente do regime militar) sobre a possibilidade de o Brasil participar da ocupação da Itália, em 10 de maio de 1945 – pouco depois do Dia da Vitória, quando a Alemanha se rendeu.

    “Castello disse algo sobre o Brasil não participar do conselho aliado para governar a Itália, então não deveria ter tropas envolvidas”, diz. “Acho que, se o Brasil tivesse participado da ocupação, teria ganho o assento no novo Conselho de Segurança e no pós-guerra teria tido um status muito, muito maior.”

    http://www.estadao.com.br/noticias/impresso,pais-foi-chamado-a-ocupar-a-austria,383584,0.htm

  35. SUCUPIRA Disse:”5.A ONU nunca vai permitir que um país em que sua política é altamente corrupta, imoral, anti-ética, e que é a mais bem remunerada do PLANETA com uma população ainda pobre ( um dep. federal custa 15milhões por ano ) participe do CS”.

    Meu caro se o CS da ONU fosse esse exemplo de moralidade que talvez voce pensa ser ele teria cadeiras vazias.Não existe um integrante do CS que tenha moral de questionar a pretenção do Brasil por corrupção,direitos humanos e etc…Voces embutem em todas as materias as choradeiras de sempre rsrs rsrs Ate na China politicos roubam e se envolvem com ilicitos e la meu caro a pena para isso é a morte rsrs rsrs

  36. Mais um texto de desespero, sendo que desta vez, pelo menos, não gritou por compras imediatas de prateleira. Não gritou, mas deixou subentendido…

    Então vamos fazer o quê? A alegria dos fabricantes internacionais de armas?

    Ponham na cabeça o seguinte: estamos desenvolvendo a nossa indústria bélica. Não vamos sair comprando armas dos outros e matar a nossa tentativa de fazer renascer a capacidade de produção interna de armas.
    Fui claro, ou vou ter que desenhar?

    Vejam estes passos, dados nos anos Lula e Dilma:

    • Radar Saber M-60 e M-200.
    • Blindado Guarani (2000 unidades encomendadas).
    • Torre Remax para armas .50 – de operação remota.
    • 12 Helicópteros Mi-35, com mísseis ATAKA (seis recebidos, seis por receber, com nota de empenho publicada no DOU).
    • Construção do Complexo de Marambaia (Restinga da Marambaia): estaleiro e base para submarinos.
    • Construção do primeiro submarino diesel-elétrico Scorpéne, na França (primeiro de quatro encomendados)
    • Inauguração do Laboratório de propulsão nuclear.
    • Apoio à fabricação do avião de transporte militar e reabastecedor KC-390, através de financiamento direto e da encomenda de lançamento de 28 unidades.
    • Lançamento da fabricação do fuzil Imbel IA-2, calibre 5,56, na ordem de 30.000 unidades.
    • Aquisição de uma bateria Astros para os fuzileiros navais, padrão Astros 2020 e modernização das baterias do EB.
    • Encomenda da remotorização de todos os mísseis Exocet da Marinha, junto a empresa AVIBRÀS, bem como da encomenda do primeiro míssil anti-superfície do Brasil, com alcance de 70km, MAN-01.
    • Modernização de todos os helicópteros “Panteras” do EB.
    • Incorporação das aeronaves de patrulha marítima P3-AM.
    • Modernização das aeronaves C-95.
    • Desenvolvimento e aceitação da turbina nacional TR-3500.
    • Lançamento de equipamento de visão noturna nacional.
    • Aceitação e encomenda do míssil anti-carro MSS 1.2.
    • Aceitação do Míssil anti radiação nacional – MAR-01.
    • Aceitação e encomenda do míssil MAAB Piranha II.
    • Entrada para o desenvolvimento conjunto com a Denel, para o míssil A-Darter.
    • Modernização dos submarinos IKL-1900, com sistemas da Lockheed Martin, com conseqüente compra de torpedos pesados Mk-48.
    • Construção dos patrulheiros marítimos de 500ton. (dois entregues, sete encomendados).
    • Aquisição de três novíssimos patrulheiros oceânicos (compra de oportunidade).
    • Compra por oportunidade de naves britânicas de transporte e desembarque.
    • Renovação do parque de caminhões militarizados com unidades VW (MAN) Wolker, e de caminhões DB.
    • Desenvolvimento da viatura leve “Gaúcho”.
    • Incorporação de viaturas todo terreno “Marruá”.
    • Modernização dos Helicópteros Lynx da MB.
    • Aquisição com transferência de tecnologia, de 50 helicópteros EC-725, para as três forças.
    • Aquisição de 6 SeaHawks para a MB.
    • Aquisição de 6 Blackhawks para a FAB.
    • Compra anunciada de mais de 50 radares para vigilância do espaço aéreo.

    E isso, é só o que eu puxei pela memória… Fiz questão de não citar o “Pro-Super” e o Satélite Geoestacionário…

    Então eu pergunto: por que, volta e meia, aparecem esses textos desesperados?
    A minha desconfiança é que eles servem para, a partir das mazelas ainda existentes, afinal as nossas forças armadas foram sucateadas, seguidamente, pelos governos Figueiredo, Sarney, Collor e FHC, forçar a opinião pública a exigir as compras de sofisticadas armas de “prateleira”, que salvariam as combalidas economias do mundo “ocidental”, mas enfraqueceria a nascente indústria bélica brasileira, que por sinal, será das potências uma nova concorrente.

    Com a palavra, o autor (Defensor).

  37. eu tambem acho que tem uma par de perreco bizonho majoraçao que só acredita se o brasil tiver raio desintegrador ou teletransporte ,o exercito antigamente estava abandonado hoje não mais e foram com esses governos do lula paz e amor e da dona dilma ,entao eu acho que muitos criticam ,mas nos pe de cao vamos marchar nem que seja com os pau de fogo da guerra do paraguai ,para os ficçao cientifica eu acho que voces tem seus passaportes na hora usa eles que do meu lado é só guerreiros ,quando peço rapidez para compra de armamento é porque meu pais é o quinto maior do mundo e eu acho que o brasil merece esse poder de fogo que estava defazado mas o brasil nunca foi um pais desarmado ,quanto mais armado mais podemos tomar decisoes sem sermos reprimidos ou coagidos a tomar parte do lado que nao queremos .

  38. Ilya Ehrenburg vc só faltou de fala da novela mexicana?
    FX-1/2
    tudo bém gostei o que vc disse!
    Mas esperar muito tempo para isso ficar pronto.A Venezuela ja comprou S-300,SU-30,T-72 etc…
    Ta para comprar Amur num total 9 até 2018,e depois mais 3 até 2020.
    Chaves ainda pensar ter o S-400 e mais 54 SU-35 até 2016. Isso que é penasr grande!
    Valeuuuuuuuuuuuuu

  39. 1maluquinho disse:
    05/04/2012 às 06:36

    “… CARLOS ARGUS O BRASIL VAI COMPRAR SUKHOIS MEU CARO.Sds. …” ==== Vc está falando isso só p me deixar confiante e parar de ter desconfiaças do n irmão caim do norte?!?! Vou ficar + feliz q pinto no lixo…P Ontem,sds.

  40. O que falta no Brasil é uma pessoa de coragem para ver que o Brasil tem jeito sim e como tem!É só não matar antes.
    O Lula de cara ja tinha que ter escolhido FX-1 hoje nós ja estavamos com um caça de ponta e nao um Mirage 2000 de 2 mão.
    Valeuuuuuuuuuuuuuuuuuuuu
    1maluquinho eu vi seu comentario sobre

    Para falar a verdade Índia tem mais condiçoes que o Brasil.
    Quem é culpado é Governo Federal que deixarao a Força Armada do Brasil numa decadência.
    Brasil tem uma riqueza natural 100%.
    Brasil tinha que ser igual a seleçao brasileira do volei e futebol.
    Que ponha medo.
    Brasil é grande…

    Valeuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuu

  41. pergunto ao 1 MALUQUINHO ;pq vc diz q o BRASIL vai comprar SU35S se o tal FX2 nem terminou? o que vc ta sabendo q nem a midia especializada nao sabe? vc poderia adiantar ou é so vontade q o brasil adquirisse esse caça como muitos tbm o desejam?no um abraço a tds.

  42. Realmente raposa velha dos urais, vamos ter uma bela guarda nacional… já FA bem equipadas, JAMAIS… toda a lista é muito mais material de contra-insurgencia do que de defesa nacional… talvez queiram usa-los contra a população caso algum dia necessitemos fazer um levante para nos livrar-mos dessa corja… mas é provavel que não precisemos, pois muitos estão acordando para a realidade… em breve em algum post do PB… saudações…

  43. Vamos 1Maluquinho me responda o que vc sabe q nos ignorante e leigos nao sabemos sobre a possivel compra do BRASIL pelo SukhoiSU35s que nao sabemos ,VOCE poderia nos dizer? no mais fico grato pela atençao e no aguardo da resposta.boa pascoa a tds os SENHORES.

Comentários não permitidos.