Afinal, o que quer o Brasil?

 

Fernando Rodrigues

Por dever de ofício, acabo indo a recepções para autoridades estrangeiras aqui em Brasília. Numa delas, bem recente, havia deputados suecos. Um deles perguntou, secundado pelos demais: “Afinal, o que quer o Brasil?”.

Não entendi. O sueco detalhou. Queria saber qual é “o objetivo do Brasil na arena global”. Disse ter conhecimento do potencial do país e da atual fase de crescimento. “Mas não está claro para mim por que a Suécia deveria dar apoio ao Brasil no plano internacional”.

E prosseguiu: “O Brasil quer fazer parte do Conselho de Segurança da ONU. Mas para quê? Vejo o Brasil como um país que parece querer ser amigo de todos internacionalmente. Quando você é amigo de todos, não consegue o respeito nem o apoio necessário”.

Uma mulher, também deputada sueca, quis saber por que o Brasil insiste em não condenar países que não defendem os direitos humanos. Citou Cuba. Os suecos, como se sabe, não são o que se pode chamar de conservadores. A crítica não continha nenhum viés ideológico.

Os parlamentares suecos visitaram ministros em Brasília. Um deles relatou: “Perguntei a todos sobre os objetivos da política externa brasileira. O máximo que consegui ouvir foi que a política externa do Brasil visa a garantir o crescimento do país. É um objetivo doméstico. É difícil conseguir apoio de outros países só para benefício próprio”.

Lembrei-me dessa conversa por causa da viagem de Dilma Rousseff à Índia. O foco da presidente no cenário internacional tem sido quase 100% sobre o crescimento do país. Não é ruim. Mas é pouco para ser protagonista mundial.

Para terminar, um dos suecos arrematou, sem dó: “O Brasil tem de escolher. Deseja ser apenas um país ou uma nação? Uma nação coloca uma alma na sua política externa. Não entendi ainda qual é a alma da política externa brasileira”.

Fonte: Folha de S.Paulo via Resenha

49 Comentários

  1. “o Brasil insiste em não condenar países que não defendem os direitos humanos. Citou Cuba”

    Esqueceu de citar, porque a Suécia não condenda Cingapura e Arábia Saudita… Regimes totalitários e de política medieval… Aliás, o Brasil condenaria a China?! Seu principal parceiro comercial!? A Suécia condenaria a China!?

    E além do mais, o “conceito de nação” não tem nada haver com polarização da política externa.

    Manda essa mulher segurar as bolas do Barak!!!

  2. Totalmente de acordo com os Suecos. Vemos o Brasil tentando despontar sem dizer a que veio. Mas um pouco deste problema é fruto das opiniões divergentes dentro do próprio Brasil. Por exemplo: somos contra ou a favor da produção da bomba?

  3. E essa foto do “vôo da galinha” é típico da corja que insiste num Brasil desacreditado… O que não reflete nossa atual trajetória, nem a opinião da maioria da população… Ainda bem!!!

  4. O Brasil quer apenas adimiração de outros países, joga sempre dos dois lados e quando é exigido a tomar uma atitude sobe no muro e lá fica. Nunca na história uma potência agiu da maneira que age esse país, sem atitude, força, pragmatismo e seriedade.

  5. O que os deputados suecos quiseram dizer é simples: Para de ficar no muro e se decide. Toma posição, um lado. Afinal, se o Brasil quer ser potência precisa tomar posição em tudo. Ficar no muro não ajuda em nada, pois nossa política externa não tem foco, não tem um norte. Tentam ser amigo de todos, e acabam sem aliados. Essa é a mensagem. Se o Brasil quer que a Suecia suporte nossa política externa precisamos de um objetivo que norteie nossas decisões. Sejam elas defender os direitos humanos, defender a democracia, em fim, arranjar algo. E nós atualmente não temos nada para apresentar ao mundo como nosso objetivo global. Pode ser até a sustentabilidade economica. Desde que seja coerente no objetivo escolhido.

  6. Os deputados suecos em algumas afirmaçoes estão certo nosso governo nao sabe o que predente olha o caso do FX2 essa decisao nao sai nunca em outras questoes também é a mesma coisa mta indecisao e bagunça parece que mtos desses politicos que estao no poder são todos amadores. A anos que povo se envolve na politica e até hoje nao aprenderam nada eles so pensam em si próprios estao se lixando para o povo nossos governantes parce mais um bando de galinhas tontas.

  7. Edu Simões, concordo totalmente con você!Cuba é uma nação irmã, e não podemos dar aval aos EUA de deixar que seu povo morra de fome… Devemos incentivar o capitalismo cubano, visto que aquele país caminha a passos largos para essa direção, e devemos nos aproveitar para consolidar nossas empresas lá… Não temos nada a perder em continuar amigos dos cubanos… Quem os conhece, sabe que ao contrário de seu governo, o povo de lá é gente boa…

  8. o que o BRASIL quer, ou deixa de querer, não e da conta da sueciA, eles que vão cuidar da vida deles, e galinha e a mãe de sueco !!!

  9. disse:
    31/03/2012 às 14:33

    O que os deputados suecos quiseram dizer é simples: Para de ficar no muro e se decide. Toma posição, um lado. Afinal, se o Brasil quer ser potência precisa tomar posição em tudo. Ficar no muro não ajuda em nada, pois nossa política externa não tem foco, não tem um norte. Tentam ser amigo de todos, e acabam sem aliados. Essa é a mensagem. Se o Brasil quer que a Suecia suporte nossa política externa precisamos de um objetivo que norteie nossas decisões. Sejam elas defender os direitos humanos, defender a democracia, em fim, arranjar algo. E nós atualmente não temos nada para apresentar ao mundo como nosso objetivo global. Pode ser até a sustentabilidade economica. Desde que seja coerente no objetivo escolhido.====== Essa declaração está mt certa. Estamos em um vaminho errático. Infelizmente.Sds.

  10. Nooossa!!.
    .
    Mas nossos ministros tambem!(quero dizer, da Dilma).
    .
    Deveriam ter um pouco mais de conhecimento em geopolitica e política internacional, para nao responder bobagens a questionamentos de autoridades visitantes.

  11. Qum tá no momento ditando parte das políticas suecas é a OTAN e o ISLÃ. Também a UE dos muito ricos.

    Só que se o Brasil ficar nessa ambigudade toda a vida sem fazer nada secretamente a gente dança, principalmente em questões referentes ao TNP e seu tratado adicional ou na questão referente aos BRICS.

  12. Concordo com PauloR e Rorschach.Capa preta..e a opiniao deles e tem valor.

    O Muro nao deve ser nosso lugar.

    Um pais passa por um crescimento diplomatico e economico, ate chegar a “ter importancia” na arena mundial. No nosso caso nao pisamos no calo de ninguen e ninguen “mexe” com o Brasil. O Brasil esta com promessas de grandeza faz 60 anos. A economia demorou muito a seguir um rumo mais estavel. Falta muitos investimentos no Brasil. deveriamos ter nosso propio carro,aviao etc etc e nossas universidades deveriam ter o triplo de investimentos. Atraves da educacao e a unica maneira de chegarmos la.

  13. A maioria tem razão. Nem sei que motivos teria o Brasil pra tomar algum partido no campo da política internacional. Aliás, como muitos aqui já falaram, tomar partido significa apoiar os EUA e suas putinhas europeias que vivem se movendo no tabuleiro das relações intenacionais visando principalmente o petroleo, ou para se defender das consequencias desses mesmos movimentos. Algum deputado sueco perguntaria qual o objetivo dos EUA na arena global? Claro que não!!! Isso até seria meio ridículo.Aliás, o partido do Brasi é a America Latina, que é nossa área de influencia imediata-disso parece que esses enlatados se esqueceram. Ou seja, não é nosso interesse fomentar guerras no oriente médio ou Ásia ou seja lá onde for só pra apoiar aquelas velhas potências que lutam por recursos que nós temos. Não se trata de ser amigo de todo mundo; mas de saber quem, quando, por que motivo e conveniência devemos declarar alguém inimigo.

  14. Concordo com todos os comentários. É tanto, que dentre os do fx-2 defendo veementemente o gripen. Eles tem até aquela lancha que seria ideal para a amazônia.
    O que eu achei tendencioso foi o comentário dos deputados, que de certo não foi de todo a alarmar afim de que o Brasil tome posição, mas sim com caráter de exclusão deste no plano estratégico sueco.
    Suécia não faz parte da OTAN, nem de outra coalisão. Que isto sirva de exemplo ao Brasil. Os países tem mais em comum do que se imagina.

  15. diarum disse:
    31/03/2012 às 18:39

    Concordo com todos os comentários. É tanto, que dentre os do fx-2 defendo veementemente o gripen. Eles tem até aquela lancha que seria ideal para a amazônia.
    O que eu achei tendencioso foi o comentário dos deputados, que de certo não foi de todo a alarmar afim de que o Brasil tome posição, mas sim com caráter de exclusão deste no plano estratégico sueco.
    Suécia não faz parte da OTAN, nem de outra coalisão. Que isto sirva de exemplo ao Brasil. Os países tem mais em comum do que se imagina.=======Tenho de concorda com parte do seu comentário, comprar o gripen NG e entrar em baita furada, pq? 1º = O mesmo ñ existe, 2º = será tão caro ou + q o f35 dos ianks. 3º= mesmo ñ tem autonômia p cruzar o BRASIL de ponta a ponta sem ser reabastecido. 4º= Bom + bom mesmo seria o Su-35″S” dos Rússos por ser o melhor caça , neste momento, do planeta e ter caracteristas “invosível” assim como o f15 dos nefastos ianks.Sds amigão.

  16. E O QUE QUER A SUÉCIA ??
    Sim o Brasil quer ser amigo de todos. Qual o problema ?
    Não queremos Guerra. Queremos sair da miséria, democraticamente.
    E O QUE QUER A SUÉCIA ??
    Sempre “NEUTRA”, caladinha, escondidinha…
    A Suécia não se manifestou nem mesmo contra ADOLF HITLER. Ou STALIN. Ou MAO…
    A SUÉCIA QUER QUE O BRASIL COMPRE OS GRIPPEN.
    Aí sim o Brasil “SABERÁ O QUE QUER”.
    Para alegria dos “NEUTROS” suecos.
    Estão “nervosinhos”…

  17. Eu parafrasearia Lula para responder àquela pergunta: o mundo não deve mais viver essa política de amigos e inimigos, mas precisa a aprender a viver uma relação de RESPEITO.

  18. Concordo que o Brasil deve se posicionar no cenário mundial… mas seria a maior armadilha defender um só ponto. Direitos humanos? quando ninguém se importa com isso! Democracia? quando ela não existe em nenhum lugar! Só vejo uma saída: defender os nossos interesses!

  19. Dos dois acima, não sei quem devo destinar primeiro ao esgoto, se o Sr. Fernando Rodrigues, conhecido jornalista de alma mercenária, do afamado diário “Falha de S. Paulo”, perdão, “Folha de S. Paulo”, ou o referido “Deputado Sueco”. Fato é que ambos merecem ser relegados ao esgoto pútrido das cloacas federais.

    O Sr. Fernando Rodrigues, de chofre ganha de mim o repúdio, por não ter de imediato confrontado aos arrogantes visitantes. A atitude demonstrada por tal pessoa, é elucidativa, tornando transparente aos olhos de todos a sua alma de vendilhão da pátria.

    Quanto aos argumentos toscos da camarilha sueca, repudio a todos, pois, todas as nações do mundo agem de acordo com o seu interesse: não se vê os EUA apontarem os seus aliados, como “violadores dos Direitos Humanos”… A Arábia Saudita aí está para não me deixar mentir. Detalhe: não vejo nenhum reparo da “neutra Suécia”, contra as violações praticadas pela Casa de Saud? Por quê será?

    Portanto, que se calem os Suecos. Estivesse eu em tal reunião este senhor iria escutar muito, chamaria a nação dele daquilo que é: lacaia! O episódio que envolve a pessoa do Sr. Julian Assange, acusado daquilo que podemos dizer como “estupro consentido”, apenas para viabilizar a deportação do patrono do Wikileaks para os EUA é revelador. Que se calem os Suecos! Voltem para lá, com os seus aviõezinhos de brinquedo.

  20. Carlos Argus. Por isto mesmo… não existe! A troca de tecnologia, aprendizado técnico-industrial e cientifico é muito mais absorvido, aprendido, quando se ‘aprende fazendo’. Na sabatina do senado apresentaram um orçamento que foi considerado o mais em conta dentre os concorrentes. Claro que estas coisas nunca se sabe na real qual orçamento vai ser, depende de muitos fatores inclusive futuros.. também mostraram dados de melhor operacionabilidade em combate.. tem até um videiozim famoso dele taxiando em estradas e se escondendo numa espécie de garagem numa casa. E apos poucos minutos decolando de novo. Poh… em relação a caça de superioridade aérea.. mil vezes mais o Su-35 também! de Acordo.. Por mim.. é gripen com TOT low + su-35 high. Mas!.. Já to na extratosfera sonhando neh, heueheh flw!

  21. Outra pergunta interessante Edu Simões é: a Rússia condenaria a Coréia do Norte para agradar os EUA por exemplo, ou a Europa (que no passado colonizava nações pobres e no presente vive em crise prejudicando diretamente o povo deles)? Qual é o problema em querer ser amigo de todos?

    Não podemos esquecer que questões políticas envolve pessoas das nações envolvidas, portanto, os que mais sofrem com uma decisão politica externa errada/contrariada. A própria nação brasileira se orgulha de não ter rivais, porque um estrangeiro vem aqui contrariar essa cultura pacifista do Brasil ao escolher um lado? O que é bom para eles pode não ser bom para nós.
    Se é para escolher, deputado, o Brasil não poderia ser aliados dos EUA, ja que eles lançaram duas bombas atômicas no Japão. É contraditório um país pacífico ser aliado de uma nação covarde, além da Alemanha por causa do holocausto. É de se pensar não é? Chega de defender interesses dos europeus – e de outros povos de modo geral!

    Não é esse o interesse do Brasil com o mundo, até porque não temos como nos defender de ameaças causadas por escolhermos um lado.
    É claro que o Brasil precisa estar preparado para defender mais esse interesse nacional, a paz. Um país precisa ser muito corajoso para contrariar políticas diferentes das nossas, e bem armado claro. Se esses deputados não sabem se o Brasil merece apoio da Suécia, pra que vem vender projeto de avião então? Assim como mencionei em “gripe grega agora é também espanhola” em que o conselho de segurança deveria levar em consideração a crise européia envolvendo Itália e Espanha antes de definir o PROSUPER, o mesmo deveria acontecer com a escolha dos caças.

  22. Respomdendo a sua pergunta, eu faço desde que começou o governo civil após os militares. Falta Lider com objetivo de colocar o Brasil com dimensão( gigante adormecido ) continental no cenario internacional.Com ceteza diplomacia internacional não se faz só com cereal.

  23. O Brasil com o PT quer um outro mundo, mais justo, mais igualitário, diferente dos EUA, que invade países em nome da ajuda humanitária. O que faz a Suécia em relação a essas invasões?!Busca a neutralidade?!
    Sempre se volta para Cuba, bem ao interesse de nossa mídia e dos EUA, nunca do Iraque, Afeganistão, Líbia, Síria etc etc etc

  24. Eu não concordo com essa resenha, o Brasil vai bem, se não está agrando esse europeus e Americanos é bom sinal, eles estão em recessão perdendo mercado para os chineses, única exceção e Alemanha, vivem em guerra a cia a apoiar ditaduras mundo a fora. texto hipócrita!

  25. Roberto disse:
    “Eu parafrasearia Lula para responder àquela pergunta: o mundo não deve mais viver essa política de amigos e inimigos, mas precisa a aprender a viver uma relação de RESPEITO.”
    .
    Disse tudo meu amigo…
    .
    e quanto ao fato de perguntar a nossos deputados, coitado. Está perguntando ás pessoas erradas. Quem menos sabe de brasil, ou de brasilidade são estes políticos.. Não representam em nada a opinião das pessoas e os seus anseios.. O governo federal sim, está trabalhando em prol da população, está democratizando o acesso a determinados serviços e buscando parcerias internacionais em todos os meios..
    .
    Não queremos nos posicionar ao lado de nenhum nicho, e assim devemos continuar..
    Se nossa politica externa está tão perdida assim, porque nosso conceito vem crescendo a níveis bem maiores que os econômicos?

  26. O Brasil de hoje não é o Brasil da década de 80 no qual tinhamos que escolher ou o lado da URSS ou dos EUA.
    Hoje o Brasil é um lado. Os suécos escolheram o lado americano. Lutam na Segunda Guerra do Afeganistão, lutaram na Líbia. Poderiam ter usado essas tropas pra dar suporte ao Brasil na missão de PAZ no Haiti.
    Somos do lado do Brasil. Queremos nosso crescimento sem sair por aí declarando guerra pelo mundo. Cooperamos com quem coopera conosco e não não guerreamos contra quem não coopera. Ajudamos países mais pobres na medida de nossas possibilidades, afinal o Brasil ainda não é um país rico, em termos per capita, e ajudamos de acordo com a vontade do país em questão e da permissão da comunidade internacional (ONU, a ONU tão desrespeitada pelos EUA por exemplo).
    É simples assim.
    Se os suécos não entenderam isso, problema deles.
    É o que eu penso.

    Como disseram acima, Harpia, espécie de Águia brasileira: http://upload.wikimedia.org/wikipedia/commons/thumb/1/15/Harpia_harpyja4.jpg/450px-Harpia_harpyja4.jpg

  27. E porque temos que agradar o paladar desses suecos.
    Que quer a Suécia ???? Eu faço agora a pergunta.
    Dá licença camarada, não tá exigindo muita satisfação não ???
    O Brasil faz parte dos Brics e tecnicamente não há sequer como nos agradar a todos, o que dirá do mundo .
    A obrigação de qualquer um que assuma o governo é para com o Brasil e seu povo. Isso deveria querer o Brasil.
    Estamos abertos a negócios com países do mundo inteiro, ou será que não.A própria Suécia está no Brasil a tempos.
    Que quer a Suécia.????????????????????????

  28. O que os suecos não sacaram é que o Brasil não tem alma nenhuma, e se tiver já esta queimando no inferno antes de morrer mesmo.
    Em relação a direitos humanos, do jeito que o carro anda é melhor ficar do contra pra proteger o direito a vida.

  29. Se O Brasil quiser ter sua voz reconhecida no plano internacional terá que aceitar as regras do jogo e do preço a se pagar.Se quiser ser amiguinho de todo mundo nunca será respeitado por ninguém. Os EUA assim como a URSS (Russia) atacaram o Afeganistão porque tinham interesses proprios, e fizerem isso em todo o globo terrestre, tudo isso se justificou de algum modo? claro que não!pelo menos do ponto de vista moral, mas seguiram a cartilha de maquiavel e hoje são o que são.
    Eles não se tornaram potencias apenas com a retórica, mas sobretudo com a “pratica”, a “ação”, coisas que faltam ao Brasil. Não consigo entender como o Brasil pode querer estar no CS da ONU e sequer ter forças armadas modernas e prontas para emprego em qualquer parte do mundo.

  30. Eu nunca ia imaginar que os SUECOS poderiam ser tão ignorantes, uma rePORCAgem dessa só poderia ser da FOLHA de SÃO PAULO, é de se admirar postar uma matéria imunda dessa, até parece que só tem santo na OTAN…

    23/06/2011: ALEMANHA – “Não precisamos de lições sobre direitos humanos”
    04/06/2011: Caravana contra a violência começa no México rumo aos EUA
    30/05/2011: Robert Fisk: Quem, no Oriente Médio, ouve Obama? E quem, no 30/05/2011: Oriente Médio, liga para o que Obama diga?
    29/05/2011: Bombardeio da Otan mata 14 civis no Afeganistão, dizem autoridades. Entre os mortos na província de Helmand, estariam duas mulheres e 12 crianças.
    27/05/2011: Colômbia: governo anuncia identificação de corpos em valas
    O governo colombiano anunciou a identificação de cerca de 10 mil corpos em valas clandestinas vítimas do conflito armado neste país. Os restos serão entregues aos respectivos familiares. Resta a identificação de outros 12 mil corpos.

  31. 25/05/2011: A violação dos Direitos Humanos nos EUA: racismo crônico
    http://www.vermelho.org.br/noticia.php?id_secao=9&id_noticia=126935
    20/05/2011: Quem matou o facínora?
    http://www.cartacapital.com.br/internacional/quem-matou-o-facinora
    09/05/2011: Vice-presidente de George Bush defende tortura contra terroristas
    04/05/2011: NY Times: não foi tortura de Bush que levou a Bin Laden
    25/04/2011: WikiLeaks mostra arbitrariedade e ilegalidade da repressão ianque em Guantánamo
    13/03/2011: Bradley Manning torturado: “Ou o presidente Obama sabe de tudo, ou é hora de assumir, como sua, essa vergonha”

  32. 26/01/2011: Os EUA receberam a China com tapetes vermelhos: e os Direitos Humanos?
    …Olha aqui os Direitos Humanos!!! 20/01/2011: China fecha acordo para comprar US$ 45 bilhões em produtos dos EUA
    14/01/2011: A tortura de Bradley Manning: Um comentário sobre os EUA
    03/11/2010: Em autobiografia, Bush justifica tortura e admite atritos com vice
    25/08/2010: Mais um jornalista assassinado em Honduras
    Com a morte de Israel Zelaya, já são 10 os jornalistas assassinados em Honduras no ano em curso, informaram nesta quarta-feira, 25, as autoridades.
    http://vermelho.org.br/noticia.php?id_noticia=135709&id_secao=6

  33. 14/07/2010: Faluja, pior que Hiroshima “…a radiação transmite-se de gene a gene e tem uma efeito acumulativo com o tempo (não vou entrar aqui em como essas células se acumulam e guardam memória e afetam ao sistema imunológico).
    Poderão ler mais detalhes sobre o tema uma vez que se publique o documento do professor Busby. Algumas das deformidades que apresentam os bebes são tão grotescas que tanto Al -Jazeera como a BBC, que produziram um documentário sobre o mesmo tema, se negaram a mostrar as fotos a seus telespectadores. Os exemplos de deformidades dos que Ahmad Mansour tem fotografias são:
    Bebês nascidos sem olhos. Bebês nascidos com dois e três cabeças. Bebês nascidos sem orifícios. Bebês nascidos com tumores malignos no cérebro e nos olhos. Bebês nascidos sem determinados órgãos vitais. Bebês aos que lhes faltam extremidades ou têm mais das normais. Bebês nascidos sem genitais. Bebês nascidos com malformações cardíacas. E mais casos ainda…”
    http://www.kaosenlared.net/noticia/faluja-pior-que-hiroshima

  34. 08/06/2010: Violações de direitos humanos prosseguem em Honduras
    26/03/2010: Relatório da China: EUA violam direitos civis e políticos
    http://www.vermelho.org.br/noticia.php?id_secao=9&id_noticia=126583
    24/03/2010: China expõe hipocrisia dos EUA em relação aos Direitos Humanos
    http://www.vermelho.org.br/noticia.php?id_secao=9&id_noticia=126446
    22/03/2010: China acusa os EUA de usar direitos humanos como instrumento político
    22/03/2010: EUA E SEUS DIREITOS HUMANOS: 640 TENTATIVAS DE MATAR FIDEL
    http://www.vermelho.org.br/noticia.php?id_secao=7&id_noticia=126256

  35. 11/03/2010: A Hipocrisia dos EUA, da Mídia, os comentários de Ahmadinejad e o 11 de Setembro
    01/03/2010: OS DIREITOS HUMANOS TÊM MÃO DUPLA?
    http://pcbjuizdefora.blogspot.com/2010/03/os-direitos-humanos-tem-mao-dupla-por.html
    27/02/2010: Human Rights Watch: Quando haverá um Inquérito sobre Tortura nos E.U.A.?
    http://assazatroz.blogspot.com/2010/02/human-rights-watch-quando-havera-um.html
    16/02/2010: O império invade, mata e agora proíbe “software livre”!!!
    http://www.midiaindependente.org/pt/blue/2010/02/465179.shtml
    23/04/2009: Condoleezza Rice autorizou tortura
    Ex-secretária de Estado do governo Bush autorizou verbalmente o uso de métodos como o “waterboarding”, que simula um afogamento, contra suspeitos de terrorismo

  36. Vendo os comentários acima da uma ideia do porque a tanta discordância e ignorância em nosso pais, a moderação é a melhor forma de se chegar a acordos e não forçar seu ponto de vista sobre os outros, esta politica de ficar sob o muro é a melhor que podemos tomar agora, sinto muito por aqueles fanáticos de timinho de futebol que insistem em escolher um lado para tudo de politica a religião, quando os outros reclamam por alguém ficar em meio termo e indefinido demonstram insegurança com relação a eles mesmos, pois talvez tenham escolhido errado.

  37. Quem são estes lambe rolas de um regime arcáico imperial monárquico para dizer o que o Brasil deve fazer?
    Os Suécos deve se retirar para dentro do seus casulos de gelos e beber vodka e parar de cultuar o American Way of Life! Para quem já foi a Suécia, repare nos desfiles de carros V8 nos finais de semanas com idiotas rockabilly pensando que estão no Kansas. O povinho sem identidade este.
    Porque eles não condenam a China pelo regime totalitário? Porque não condenam os Estados Unidos por ter invadido o Iraque e destruído o país sem provas das armas de destruição em massa? Porque não tomam a frente e lançam suas forças contra Bashar al-Assad? Porque não param de comprar e vender para estes países ditos de totalitarios?
    Brincadeira este povinho vir até o Brasil para vomitar estas besteiras.
    E ainda tem lambe rola de outros blogs de chapa branca desejando o SAAB Gripen na FAB, só podem ter m e r d a no cérebro.
    [ ]s

  38. Pergunte a um Norueguês ou Dinamarques o que eles acham dos suecos.
    Pergunte o que este nordicos puros e arianos fizeram durante a Segunda Guerra Mundial?
    Deixaram um corredor livre para os Alemães arrebentarem com a Noruega, Dinamarca e Holanda.
    Estes países adoram a Suécia de coração por ela ter dado caminho livre aos Alemães para matarem seus filhos e esposas.
    Covardes que nem um pouco merecem o respeito de seus ancestrais.

  39. A politica externa do Brasil esta clara, so os suecos e’ que sao burros.
    Brics, mudanca no FMI, onde o Brasil quer ter maior protagonismo.
    Agora que os suecos e americanos defendem os direitos humanos por altruismo isso e’ Ridiculo..

  40. “E essa foto do “vôo da galinha” é típico da corja que insiste num Brasil desacreditado… O que não reflete nossa atual trajetória, nem a opinião da maioria da população… Ainda bem!!!” (grifo nosso)… LEDO ENGANO, AMIGO… LEDO ENGANO!!!… vc só diz o que lhe interessa as suas convicções fajutas, mas não enfrenta a realidade que sabidamente é ruim para nós pelos motivos que todos ja sabemos… educação, saude, defesa, segurança publica etc… crescimento de 2,7% é bom?… deveriamos ter vergonha de nos unirmos aos BRICS… pois eles estão querendo ficar RICS (desculpe-me pelo trocadilho infame… rsrsrsrs) e nós, pelo jeito, vamos a festa somente para carregar a bandeja e colocar o B na faixa de recepção… saudações…

  41. Mais uma da série: “crítico sem nome fala aquilo que o jornalista quiser”. Vieram ao Brasil fazer o que então ? O principal objetivo da política externa brasileira é não se meter nos assuntos que não nos interessam e manter um conjunto de relacionamentos que permitam ao Brasil superar suas desigualdades sociais e econômicas.

  42. ESSE AI É DA RESISTÊNCIA TAMBÉM
    _Hahaha….

    Os suecos, como se sabe, não são o que se pode chamar de conservadores. A crítica não continha nenhum viés ideológico

    (*)Por:Fernando Rodrigues/Folha de São Paulo

    Se para esse jornalistazinho não tem conotação ideológica,então o que poderia ser para este sem-noção uma conotação ideológica ? _ Rsrs..

    A Suécia sempre foram pau mandado dos americanos,basta observar a mesada que os americanos lhes dão para aqueles promoverem o festival de bajulatória,o prêmio Nobel,onde só quem ganha são os americanos e seus picaretas,a maior mentira.

    Se levarmos em conta a conotação que a Suécia deu ao caso de <bJulian Paul Assange ,o presidente/fundador da WikiLeaks,nem se fale…Hahaha…

    Contudo não acredito que a Suécia pense assim,ele deve ter participado em uma confraria de americanófilo e a Folha de São Paulo,como sempre,fora lá prestigiar o festival de besteirol._Hahah….

    O Jornalecozinho,como todo americanófilo que se preza,pecou em citar a Cuba na sua fábula para néscio,pois o cretino esquecera que ali em território cubano há uma aberração norte-americana, “Guantánamo” com muita propriedade os seus “suecos” só se lembam da Cuba aquilo que as suas capengas ideologia lhe mostram,basta vê o que os daqui do PB falam sobre aquela ilha._Hahahah…..

    Como se pode observar,neste texto fantástico há traços de um americanófilo recalcado que carrega muita hipocrisia,mentiras, leviandade e erros analíticos de conotação geográficos e políticos, que só uma imbecil da “resistência” como o patético Bluesyeas pode tomá-la como séria._Hahaha….

1 Trackback / Pingback

  1. Afinal, o que quer o Brasil? | palavreai

Comentários não permitidos.