Afinal, o que quer o Brasil?

 

Fernando Rodrigues

Por dever de ofício, acabo indo a recepções para autoridades estrangeiras aqui em Brasília. Numa delas, bem recente, havia deputados suecos. Um deles perguntou, secundado pelos demais: “Afinal, o que quer o Brasil?”.

Não entendi. O sueco detalhou. Queria saber qual é “o objetivo do Brasil na arena global”. Disse ter conhecimento do potencial do país e da atual fase de crescimento. “Mas não está claro para mim por que a Suécia deveria dar apoio ao Brasil no plano internacional”.

E prosseguiu: “O Brasil quer fazer parte do Conselho de Segurança da ONU. Mas para quê? Vejo o Brasil como um país que parece querer ser amigo de todos internacionalmente. Quando você é amigo de todos, não consegue o respeito nem o apoio necessário”.

Uma mulher, também deputada sueca, quis saber por que o Brasil insiste em não condenar países que não defendem os direitos humanos. Citou Cuba. Os suecos, como se sabe, não são o que se pode chamar de conservadores. A crítica não continha nenhum viés ideológico.

Os parlamentares suecos visitaram ministros em Brasília. Um deles relatou: “Perguntei a todos sobre os objetivos da política externa brasileira. O máximo que consegui ouvir foi que a política externa do Brasil visa a garantir o crescimento do país. É um objetivo doméstico. É difícil conseguir apoio de outros países só para benefício próprio”.

Lembrei-me dessa conversa por causa da viagem de Dilma Rousseff à Índia. O foco da presidente no cenário internacional tem sido quase 100% sobre o crescimento do país. Não é ruim. Mas é pouco para ser protagonista mundial.

Para terminar, um dos suecos arrematou, sem dó: “O Brasil tem de escolher. Deseja ser apenas um país ou uma nação? Uma nação coloca uma alma na sua política externa. Não entendi ainda qual é a alma da política externa brasileira”.

Fonte: Folha de S.Paulo via Resenha

13 Comentários

  1. O BRASIL JOGA NO SEU PRÓPRIO TIME

    O Brasil tomou como parâmetro da sua política externa o não alinhamento como ocorre com a Índia e a França.

    Muitos aqui(os americanófilos),ainda têm em suas mentes que a posição correta que o Brasil tem que tomar é aquela que a Suécia,Inglaterra,Japão,Austrália,Canadá,..etc,tomaram;ou seja,jogar no time do Tio Sam….Rsrs….

    Até hoje estes parvos não conseguiram digerir que o Brasil não é o mesmo do passado,com subserviência total a Washington;isso acabou não haverá outra oportunidade de tornarmos uma nação respeitada e com opinião própria sobre o mundo,saímos da condição de submisso para autopromoção dos nossos valores como brasileiro,os verdadeiros brasileiro,aqueles que não se curvam a valores e as culturas estrangeiras…….a era de vira-lata acabou!

  2. Tem algum link para confirmar essa “reportagem”? Achei ridícula, superficial e muito tendenciosa. A diplomacia SUECA (país extremamente neutro! rsrsrsrs) disse isso? É piada né? Em primeiro lugar, puramente por diplomacia e educação, um parlamentar visitando um país estrangeiro jamais se disporá a fazer comentários críticos a esse país, ainda mais a um jornalista que ele desconhece, numa evento social. – Em segundo lugar, não é crível uma crítica ao fato do Brasil não criticar Cuba oficialmente, uma vez que nem a própria Suécia o faz. Lembro que os EUA apoiam um monte de ditaduras e não vejo nenhum país criticar tal fato… Egito, Emirados Arabes, Sudão, Em terceiro lugar, algumas frases parecem terem sido ditas por um imbecil da oposição, ou por um jornalista do PIG, e não por um deputado sueco em visita ao Brasil. Veja isto e me diga se é verossímil: “O Brasil quer fazer parte do Conselho de Segurança da ONU. Mas para quê? Vejo o Brasil como um país que parece querer ser amigo de todos internacionalmente. Quando você é amigo de todos, não consegue o respeito nem o apoio necessário”. – Em quarto lugar, o jornalista não cita um único nome, é sempre “o deputado”, “o sueco”, “uma mulher”. Assim nenhum dos deputados da comitiva poderá ser questionado sobre a veracidade do que supostamente disse. É muita manipulação prum bloguezinho…

  3. Não foi só a Suecia que disse isso. A China também já falou a mesma coisa: “O Brasil quer ser uma potência global, mas não sabe oque quer“.

  4. Sendo sincero gostei de ver. Isso é muito auspicioso, as vozes são quase unissonas na reprovação a leitura feitas por alienigenas a nossa cultura. Neste jogo de interesses o do Brasil não deve realmente pretender ser entendido, com culturas diferentes, não estamos para ser o que eles esperam que sejamos, mas sim para que sejamos o que nos pretendamos.
    Consolidar para nós mesmos nosso país, respeitando nossa identidade cultural e nossa cidadania, é isso que devemos buscar, conseguindo isso eles irão nos conhecer e entender.

  5. a geopolitica brasileira está voltada para o hemisferio sul, e nesse contexto se insere a america do sul, eventualmente a america central, e sobretudo a africa, continente que efetivamente contribuiu para a formação da naçao brasileira; em quais lugares o Brasil tem identidade cultural e respeitabilidade daquelas nações; o gov. brasileiro sabe sim oque quer e pra onde vai, tanto que os governos petista tem trabalhado nesse sentido sobre todos os aspectos civil e militar; nós não temos que anunciar ao mundo nossos planos e objetivos, sob pena de boicotes dos desenvolvidos e de sermos chamados de imperialista exatamente onde temos interesses!O caminho é esse devagarinho, comendo pelas beiradas!Tão pouco temos que ressonar as praticas da guerra fria onde se tem um lado pra ficar e apoiar, temos o nosso jeito e maneira de agir, e assim avançamos!

  6. suecia pais do tamanho de algum dos nossos menores estados ,isso deles poderem falar assim do brasil, é herança da epoca dos froxos pois eu sou da geraçao que quer se armar até os dentes ,quem é suecia aonde ficam na europa ,que lingua falam sueles? sao latino ou anglo saxioes ou sao esquimos tambem nao sei, o que quer e o que é a suecia,não sei, mas sou apenas um pe de cao, nao um deputado, para um deputado sueco vir aqui e fazer essa pergunta demostra total falta de informaçao .mas como eu sou bonzinho eu vou ajudar os suecos ou cuecos .o brasil é o quinto maior pais do mundo seu exercito esta classificado como o decimo segundo sua lingua é falada nos cinco continentes e conquistamos isso tudo com braço forte nossa economia é a sexta e se nos somos humildes de nao querer bater em paises menores que o nosso isso só prova que somos bem mais forte que esse pais e seus deputados cuecos!!!

  7. “Perguntei a todos sobre os objetivos da política externa brasileira. O máximo que consegui ouvir foi que a política externa do Brasil visa a garantir o crescimento do país. É um objetivo doméstico. É difícil conseguir apoio de outros países só para benefício próprio”.

    O Brasil esta certo. O principal objetivos que o Brasill quer dos estrangeiros é vender seus produtos ou comprar barato tecnologia. Um comerciante tem que tratar qualquer cliente ou fornecedor bem, por isso o Brasil tenta ser amigo de todos. Assim ele pode vender para o irã e comprar de Israel sem problemas. Se esses paise estão errados que a Historia faça o jugamento.

  8. Mais adequado seria as autoridades suecas indagarem a pergunta que não quer calar a toda a comunidade internacional… E esta seria:

    “- O quê quer a corja governamental??!?!?… E o quê move os políticos brasileiros?!?!?”

    As vezes é necessário remodelarmos as perguntas de praxe para obtermos uma resposta mais precisa… Pois tenho a convicção que, na maioria das vezes, os governos não representam a vontade do povo, e outras tantas vezes, os interesses da nação… POR FAVOR SENHORES, NÃO OFENDAM O BRASIL CONFUNDINDO-O COM OS SEUS GOVERNOS PASSAGEIROS… POIS NESTE ÚLTIMO CONCENTRA-SE A “NATA” DO QUE HÁ DE PIOR ENTRE O POVO BRASILEIRO… E somente por ter esta consciência fatídica é que mantenho as minhas esperanças de que ainda teremos um GRANDE PAÍS, conduzido por BONS BRASILEIROS, que trabalharão legítimamente e com prazer para construirmos uma VERDADEIRA NAÇÃO… Senão perfeita (pura utopia), mas muito, muito, melhor… E que assim seja!

  9. Olha, o que eles pensam ou deixam de pensar não tira o meu sono… o que tira o meu sono é saber que um brasileiro, se referindo ao Brasil seja de que forma for tem a coragem de colocar uma ‘galinha’ para representar o que quer que seja relativo ao nosso país… este cidadão deveria ser preso.

  10. Senhor Willian é isso que o Senhor deseja para mim?
    Pois eu não desejaria isso para o Senhor.
    .
    .
    Se o ex-presidente Lula teve o direito de COMPARAR A POLITICA ECONOMICA DO BRASIL A UM VOO DE GALINHA.
    EU TAMBÉM POSSO COMPARAR A POLITICA DE DEFESA DO BRASIL A UM VOO DE GALINHA.
    .
    .
    Saudações

  11. A politica externa do BRASIL é a seguinte: Nunca substime ninguem “O PEQUENO DE HOJE PODE SER GRANDE AMANHA” Salim faz negocio com qualquer um! Não roubamos nem saqueamos ninguem!!

  12. A politica externa do atual governo é a seguinte: onde posso tirar mais vantagens para a consolidação de um governo perpetuo em que os partidarios tenham livre acesso as benesses do governo e o povo carregue a maquina estatal nas costas lubrificada a 45% do PIB em impostos… alguma duvida?…não entenderam?… a politica externa so tem vez se beneficiar a politica interna de consolidação do partidão… FATO…

Comentários não permitidos.