Celso Amorim propõe ampliar cooperação em defesa na América do Sul

Aula Magna Chile 24-03-2012Celso Amorim propõe ampliar cooperação em defesa na América do Sul

Santiago, 24/03/2012 – Propondo ”diálogo e negociação” como forma de equacionar eventuais divergências, o ministro da Defesa, Celso Amorim, reiterou ontem (23/03) a importância de a América do Sul investir em ações de cooperação e integração no campo de defesa.

Em aula magna proferida na Escola Militar do Chile, na capital do país, Amorim disse que segurança e defesa não escapam à pauta de integração entre as democracias da região, mas a embasam e consolidam. O evento marcou o início de uma visita oficial de cinco dias do ministro brasileiro ao país andino.

“A prosperidade e a segurança de cada um de nossos países são indissociáveis da prosperidade e da segurança de todos”, afirmou ele, perante um auditório repleto de militares. Cerca de 600 participantes do curso conjunto das academias de guerra chilenas, além de agregados de outros países, compareceram ao evento.Na palestra intitulada Estratégia de Defesa do Brasil e América do Sul, Celso Amorim defendeu, em língua espanhola, a ideia de que a cooperação militar regional, nos mais variados níveis, pode aprofundar o sentido de uma unidade sul-americana, com benefícios para a estabilidade e a prosperidade de toda a região.

Utilizando a indústria de defesa como exemplo, citou a construção do avião cargueiro  KC-390 – de iniciativa brasileira, mas que conta com a participação de outros países, inclusive da América do Sul – como modelo de integração tecnológica e industrial. “A complementaridade não é o único benefício de projetos como esse. Trata-se de construir e aprofundar confiança, renovar mentalidades e expandir associações estratégicas”, garantiu.

Dissuasão regional

Para o ministro da Defesa, a integração entre os países sul-americanos deve ser alicerçada na transparência das ações e na orientação para a preservação da paz. A esse respeito, observou que o subcontinente caminha para ser uma comunidade de segurança, na qual a guerra é impensável como método de solução de controvérsias.

“Nossa reflexão sobre o papel da América do Sul no sistema internacional deve estar fundamentada na identidade democrática e não conflitiva que distingue nossa região”, sublinhou. E lembrou o compromisso regional de manter a América do Sul como zona livre de armas nucleares.

No entanto, Celso Amorim alertou para a importância de a América do Sul “estar ciente da necessidade de dissuasão em nível regional”, devido a seus vastos recursos energéticos, minerais, vegetais, humanos, de água e de biodiversidade.

“A História nos ensina que a possibilidade de que os ativos de nossa região se tornem objeto de competição e cobiça internacional não pode ser descartada, por mais pacíficas que sejam nossas orientações políticas e por mais voltados que estejamos para o diálogo e a negociação como métodos de solução de conflitos”, explicou.

Ao tratar do tema, o ministro da Defesa foi enfático ao dizer que “ser pacífico não significa ser desarmado”. E afirmou que é prudente que os países da região preparem suas forças de modo a tornar o custo de eventuais agressões proibitivo.

“Estamos dirigindo esforços para equipar e adestrar satisfatoriamente nossas Forças Armadas. Queremos fazê-lo de forma crescentemente integrada com nossos sócios e parceiros da Unasul e, na medida do possível, da América Latina e do Caribe”, garantiu.

Celso Amorim permanece na capital chilena até a próxima terça-feira (27/03), onde terá reuniões de trabalho com autoridades nacionais e comparecerá à abertura da FIDAE 2012 (Feira Internacional do Ar e do Espaço), maior feira de aviação da América Latina.

Leia a íntegra da palestra aqui.

Foto: Ricardo Ariel Alvarez
Ministério da Defesa
Assessoria de Comunicação Social
(61) 3312-4070 // 4071

17 Comentários

  1. Perfeito, já combinaram com os Russos, inglêses, argentinos, Americanos, Chilenos, Uruguaios e todou mundo mais…
    falta só treinar os diplomatas para o combate porque pelo visto esta “aliança de integração e defesa” que não leva em conta as força armadas modernas e aparelhadas vai precisar de bucha de canhão pra servir de mira do eventual inimigo.
    Sds
    E.M.Pinto

  2. Eterno diplomata celso amorim… Se está sendo esta brincadeira porque não o Ronaldo para a pasta? CBF e Defesa eu voce tudo a vê!!

  3. Essa proposta demonstra a boa visão estratégica do Brasil. Querer trazer seus vizinhos para parcerias ao invés de se utilizar de pressupostos exploratórios baseados unica e exclusivamente nos musculos economicos é uma grande sacada. Lógico exige compreensão, principalmente dos cidadãos que acreditam no principio da piramide do poder. Onde o país instalado no seu ponto mais alto pode aplicar porretada nos que estão abaixo e que esse modelo deve servir de exemplo, numa especie de sistema de transmissão aos paises mais frageis, como uma onda de porretadas. Ou ainda que se deva, preventivamente, se manter submerso em submissão a esses interesses por medo da porretada por vir. Parece que o Brasil está mudando e pelo que vejo dá para se construir novos paradigmas, parecendo que isso disperta admiradores, mas também rancor dos que podem perder prestigio neste jogo de poder onde a economia reina absoluta acima de valores humanos.

  4. Morim Térnim de Tergal,conhecido como Sapiencia rsrs Oh como nunca antes na historia deste pais nunca tanto se fez como agora se faz dizer fazer rsrs rsrs E de concreto?De concreto morreu Odete o melhor Toinzinhu da praça rsrs Oh o intransponivel cinturão latino anti-imperialismo sem a presença Yankee capaz de neutralizar e aniquilar qualquer coalizão Corsaria Humanitaria rsrs rsrs Patriota quando foi a Moscow estava se borrando todo pois a Quadrilha dos Irmãos Manguaças estava supunhetando que apos a Libia a indefesa Pindorama era o furingo da vez e pediu ao grande Urso Polar SEGURO DE TONHO e o grande Urso Polar disse “Não permitiremos que os amigos da Russia sejam atacados”.Tudo na vida tem um preço ninguem protege um toinhuzinhu indefeso de graça rsrs rsrs

  5. “Dialogo e negociacao”..hummm OK. Mr Wall Manager. Diz isso a Evo “El Indio” Morales. Porque nao passa essa vaselina diplomatica no Hugo”Cabeca de Porco” Chavez. Ve se ele gosta de conversa conversa e mais conversa.Ja que esta tao falante pergunte ao Lugo Paraguaio como se saiu nas negociacoes com o Brasil sobre Itaipu. Sera que a diplomacia brasileira vai seguir os passos do pais ou ficar nesse lero lero de sempre.

  6. Esse é o caminho… se quisermos poderemos ser o inferno na terra para qualquer potencial inimigo…
    mas antes temos de acalmar os agentes desestabilizadores da região… os desaforados…

  7. Hahaha..faz-me rir.
    .
    Quanta filosofia e contos. Se fosse como nosso Ministro diz ser, deveriamos ajudar a Argentina e expulsar os Ingleses. Alguém ouviu “ele” dizer algo sobre o assunto? Chega de palhaçada e palavras, palavras e mais palavras, isto parece um conto para criança, mas não para adultos.

    Tempos em tempos a clase classe política faz uma guinada estratégica de rumo, mas saibam que a guinada é para justificar aquilo que não fazem e ganhar tempo enquanto o essencial não é feito. O dever de casa é educação e tecnologia…

    AS escolas estão caindo e faltam presídios.

  8. disse:
    27/03/2012 às 14:24

    Perfeito, já combinaram com os Russos, inglêses, argentinos, Americanos, Chilenos, Uruguaios e todou mundo mais…
    falta só treinar os diplomatas para o combate porque pelo visto esta “aliança de integração e defesa” que não leva em conta as força armadas modernas e aparelhadas vai precisar de bucha de canhão pra servir de mira do eventual inimigo.
    Sds
    E.M.Pinto===Mt bom, se ñ combinou , ñ faz mal, vamos nos reequipar e logo n FAs, e a UnaSul.Ah! cuidado com os argentinos, são mt parecidos com os ianks, ñ são confiáveis. Sds.

  9. RSRSRSRSRSRSRSRSRSRSRSR… “Perfeito, já combinaram com os Russos, inglêses, argentinos, Americanos, Chilenos, Uruguaios e todou mundo mais… falta só treinar os diplomatas para o combate porque pelo visto esta “aliança de integração e defesa” que não leva em conta as força armadas modernas e aparelhadas vai precisar de bucha de canhão pra servir de mira do eventual inimigo.Sds E.M.Pinto”… não podia ser mais ilustrativo… arrebentou chefe!!!… rsrsrsrsrsrsrs…

  10. “E afirmou que é prudente que os países da região preparem suas forças de modo a tornar o custo de eventuais agressões proibitivo.”
    ————–
    Veja, ele como Ministro da Defesa do Brasil, aconselha abertamente aos nosso vizinhos que se armem e se mantenham treinados. Essa é a parte militar da questão Defesa/Unasul.
    Acho que o grande problema na América do Sul, serão os políticos que consigam galgar altos cargos e entrem na carteira de pagamento de potências, sejam de direita ou esquerda, tramando a desagregação.
    Descobrí-los e anulá-los será um trabalho árduo e de inteligência.

  11. StadeuR, como vc observou, o nosso M. da Defesa é entreguista por natureza, reza na cartilha dos internacionalistas que querem nos desarmar, transformando o exercito em uma “guarda nacional” e a PF em policia politica, senão vejamos:
    ““E afirmou que é prudente que os países da região preparem suas forças de modo a tornar o custo de eventuais agressões proibitivo.” Veja, ele como Ministro da Defesa do Brasil, aconselha abertamente aos nosso vizinhos que se armem e se mantenham treinados” (grifo nosso)…
    Vc acertou na mosca, ou melhor, no trairão… BRASIL, UM PAIS DE TOLOS!!!

  12. Ahahahaha, quando se quer arrumar defeito encontra-se pêlo em ôvo de galinha. Retirar do contexto uma expressão para usá-la como se fosse o todo é uma forma experta, não esperta, de enrolar tolos, que têm dificuldade de entender e interpretar textos.

  13. Blue Eyes, Na Resistência disse:

    27/03/2012 às 23:08
    ——————————–
    “Veja, ele como Ministro da Defesa do Brasil, aconselha abertamente aos nosso vizinhos que se armem e se mantenham treinados.”

    Meu caro, eu não mudo uma vírgula dessa frase, a política de defesa em bloco, anti-imperialista, é a nossa única chance de sobreviver de potências que a vida inteira só souberam fazer armas e guerras, cujo combustível principal é a ganância e inveja.
    Quando fragatas inglesas foram barradas no Uruguai e agora Peru mostrou exemplos históricos RESISTÊNCIA, Blue Eyes , na Resistência, não ideológica que isso pouco me importa, na verdade são farinha do mesmo saco, que esquematizaram um revezamento de poder.
    A frase de Ollanta Humala :
    “Não aceitamos pressão de ninguém, não somos nem satélite, nem colônia de ninguém”, é outro exemplo do resgate da auto estima e reconhecimento próprio de sua capacidade de reação, não isoladamente, mas em bloco, desta forma com certeza absoluta vai ser muito difícil ofender os interesses do Brasil.
    Os leões rondam a nossa volta, procurando nos devorar .

    http://farm1.staticflickr.com/54/118031945_acea7fe39b_z.jpg?zz=1

  14. Galera, a notícia só tem serventia se for para criticar?
    Claro que não! De fato é esperar demais que a AL se una e evite a interferência externa. Mas não deve-se nunca parar de tentar influenciar nossos vizinhos a estreitar a colaboração. Vejam o que acontece no OM. Lá é fácil fazer um limpa.
    E está mais do que certo a incentivar os países latinos a se armarem. O Brasil já foi uma potência no fabrico de armamentos, podemos voltar a ser.
    O Brasil quer poder vender caças produzidos aqui para os vizinhos mas não quer que eles se armem? Santa ignorância Batman.

  15. “O Brasil quer poder vender caças produzidos aqui para os vizinhos mas não quer que eles se armem? Santa ignorância Batman.”… mais uma over-dose de besteiras… quer dizer então que devemos incentivar nossos vizinhos a se armarem e nós continuamos em frangalhos… isso sim é idiotice sem precedentes… só ouço isso da boca de desarticulados mentais… oh, sem noção, raciocine… quem vai te garantir que na hora H eles continuarão alinhados a nós, cerebro de minhoca… qualquer politica externa militar no mundo é sempre no sentido contrario a de vcs… Oh gente desterrada de bom censo… vão lá e coloquem uma flor no cano do canhão e peçam “Give peace a chance”… rsrsrsrsrsrsr… esse é o resultado de decadas de lavagem cerebral da industria cultural entreguista… assim também no caso da politica ambiental, dos indios, dos negros, dos gays… toda a mentira forjada sobre estes temas é repetido sem que o individuo raciocine e tire suas proprias conclusões, conclusões estas quase sempre inculcadas pela pratica de anos de inclusão propagandista entreguista… tudo tem que ser politicamente correto… é duro de aguentar!!!…

  16. Over, não adianta, tem gente daqui que prefere o politicamente incorreto. Que mesmo numa concorrência onde tenhamos produtos para competir vão preferir achar que entramos para perder. Por que eles são inferiores e acham que todos são.

  17. Julio Brasileiro disse: 29/03/2012 às 14:24
    Over, não adianta, tem gente daqui que prefere o politicamente incorreto. Que mesmo numa concorrência onde tenhamos produtos para competir vão preferir achar que entramos para perder. Por que eles são inferiores e acham que todos são.
    ==
    ==
    Júlio. Valeu pela compreensão. Algumas pessoas insistem em ser do contra.

Comentários não permitidos.