Alexander Kadakin: A Força Aérea da Índia não deveria estar surpresa com o alto índice de acidentes das aeronaves após a instalação de inúmeros componentes "genéricos"

Sugestão: Rustam, Moscow – Rússia, para o Plano Brasil

Texto Tradução e adaptação: E.M.Pinto

Plano Brasil

O Embaixador da Rússia na Índia, Alexander Kadakin disse que os “esforços” da Índia para encontrar fornecedores alternativos para peças de reposição dos seus MiGs são totalmente  “errados”. O embaixador observou que a Força Aérea da Índia não deveria estar surpresa com o alto índice de acidentes das aeronaves após a instalação de inúmeros componentes “genéricos”.

” Exceto os produtos originalmente russos, todos os demais são falsificados. Os MiGs precisam de suas peças originais e você compra peças de fornecedores não aprovados e depois fica se perguntando o porque dos acidentes com os aviões?”,

disse Kadakin numa conferência de imprensa em Nova Délhi.
Comentando sobre a locação de um submarino “Nerpa” para a Marinha indiana, o embaixador disse que a Índia é

“A Índia é o primeiro e único país no mundo, que mantém  um ubmarino nuclear em regime de aluguel, o que não ocorre em qualquer outro país.”

Kadakin ainda foi enfático,

“Não lhes é extranho que caças Mig que voam em forças aéreas do mundo inteiro não andem despencando dos céus? E que sempre que há uma notícia de queda de Migs, eles são daqui na índia… existe um magnetismo inexplicável que os atrai ao chão, porque é só aqui que eles andam caindo…”

Quando perguntado se a Rússia alugaria outros submarinos mais, Kadakin disse que vai depender da vontade do governo indiano.

Os repórteres perguntaram ao embaixador  sobre as razões no atraso da entrega das fragatas da classe Talwar (Krivak III). O diplomata russo respondeu que seria melhor questionar sobre os atrasos na entrega dos submarinos Scorpene francêses (sic).

O embaixador disse que o volume de pedidos na Índia para a compra de armas russas e equipamentos é de Us$20 bi. Estas são perspectivas muito boas e vamos continuar a desenvolver a cooperação técnico-militar, disse Kadakin.

“Nós não nos importamos, se a Índia compra  armas em outro fornecedor se ela o considerar melhor do que as nossas. Nós não estamos competindo com ninguém. Temos o nosso próprio nicho de cooperação com a Índia e vamos entregar o que os nossos amigos indianos pedirem “, resumiu Kadakin.

22 Comentários

  1. Estranho?!

    Será que a índia quer baratear assim o custo das peças para buscar em outro lugar?

    A Russia não vetaria a venda de peças para os caças indianos? Ou vetaria?

  2. O embaixador disse que o volume de pedidos na Índia para a compra de armas russas e equipamentos é de Us$20 bi. Mais 11 bilhões para a compra de caças Rafale !!. Não me adimira Obama (EUA) apoiarem uma cadeira na ONU para a India. A india tem 300 SU-30, entrou no PAK FA 50, comprou P 8 Poseidon de patrulha maritima e anti sub, esta construindo sub scorpene e etc.
    Enquanto isso no Brasil o GF esta a 15 anos estudando e protelando a compra de uma merreca de 36 caças de quarta geração. E fica correndo pelo mundo mendingando apoio para uma cadeira na ONU, igual cachorro correndo atrás de liguiça, apoio o qual ninguem quer dar. Como um país pode querer uma cadeira na ONU, se não tem forças armadas com capacidade de intervenção mundial. O Brasil tem as forças armadas sucateadas e obsoletas.

  3. Se eles continuarem assim vão ficar sem força aérea!!
    É não adianta comprar caças Ocidentais achando que vai mudar alguma coisa.

  4. Só me faltava essa.
    A índia se armando “supostamente” contra o avanço Chinês e ao mesmo tempo comprando produtos “genéricos” de outros fornecedores.
    Que fornecedores? da China? o mais provável…
    Ou seja, Balaio de gato terceiro nível.
    Se continuar assim, não me admire que os Mig vão tudo parar no chão.
    sds
    E.M.Pinto

  5. Camaradas,

    Nada mais além do óbvio.

    De nada adianta tentar fabricar as próprias peças somente vendo as que são importadas. Fabricar peças para aeronaves é um trabalho complexo, que envolve um conhecimento profundo em materiais e usinagem.

    Lógico que os russos não vão deixar os indianos na mão, mas também não vão deixa-los fazerem tudo sozinhos ( como qualquer país faria ). A verdade é que sem o apoio russo, a aviação militar indiana fica no chão. E sem cooperação russa, nenhum projeto indiano vai decolar…

    Isso explica a escolha do Rafale e outras aeronaves como o P-8 e os acordos firmados com os franceses. Para eles, diversificar a logistica é o melhor caminho ( muito embora isso também não deixe de ter riscos… ).

  6. Ai! Meu! Deus!

    As sucatas russas tem matado pilotos no mundo inteiro e vocês querem acreditam num comunista que vende essas coisas. Tem que ser muito pinóia mesmo.

    Que a Índia SE EXPLODA, PAISINHO de gente que não segue o que é certo.

  7. gambiarra air forçe kkkk, essa deriva aee mesmo que o cara catou eles aproveitam em outro rsrsrs, colam com super bonder

  8. Lionel, não confunda as coisas, com a ascenção de Putin quem ascedeu ao poder foi a direita russa, a esquerda foi quem perdeu a eleição, Gorbashov está tentando reorganizar a esquerda em volta da Social democracia, este sim, é o comunista.
    Portanto o discurso do carinha ai, de longe é de um comunista. O comunismo tem perdido e muito com a sucessão Medvedev Putin.
    Sds
    E.M.Pinto

  9. Mig pirata ou MIG de 1,99,agora eu entendo o motivo de tanto caça cair,eu achavam que os mecânicos e o serviço de manutenção da índia era péssimo mas agora achei outra explicação,peças piratas,putz,vai ter agora rafale caindo,se a índia comprar os Boeing C-17 Globemaster III espero que não entrem nessa de peças piratas,se não vai ter que fazer todo bienio licitação pra comprar caças!

  10. Essa história de por a culpa nas peças genéricas (made in China?) não me parece plausível. O mais provável são as rotinas de manutenção e o treinamento dos pilotos.

    O embaixador me pareceu mais um “vendedor” 😉

    []’s

  11. Putz, ainda bem que o Brasil não entra nessa de ficar alugando. Não só até a coisa começar a engrossar! Neh… Porque negociação e acordos não resolve nem defende nenhuma soberania.

  12. Os indianos compram peças para aeronaves russas, da Ucrânia e de Israel. Principalmente de Israel. As peças israelenses foram culpada por fadigas nos MiG’s 21 acidentados, e as ucranianas, em alguns helicópteros. Entretanto, não duvidaria da presença de peças genéricas Made in China nas aeronaves da IAF… Além do mais, é preciso lembrar que não só os vetusos MiG-21 foram ao chão na Índia, o mesmo se deu com os Mirage 2000…

    A Índia procura fornecedores alternativos, por reclamar do preço das peças russas. A indonésia, com problema parecido, fez diferente: contratou junto com a sua nova partida de caças Sukhoy, cerca de quinhentos milhões de dólares em peças de reposição de fornecedores originais russos. Os caças da Indonésia não são atraídos pelo chão.

    Tempos atrás foi noticiado, que o mercado está inundado de peças “genéricas”, feitas na China, e que as mesmas foram encontradas até em aeronaves da USAF. Imaginem vocês, agora, o quanto deve haver de aeronaves comerciais voando no Brasil com peças “genéricas”…
    Vocês duvidam?
    Eu não

  13. Eu venho dizendo isso faz tempo se o problema são as aeronaves russas por que elas não vivem caindo em outros países que as usam, isso de que as aeronaves russas não prestam e puro achismo intolerante dos russofóbicos de plantão, o problema indiano com qualquer tipo de aeronave são muitos:

    1) Mal treinamento dos pilotos hoje a Índia está sem nenhum treinador avançado, onde os novos pilotos possam treinar antes de pegar as aeronaves mais potentes, eles treinam nos próprios MIGs-21 que todo mundo sabe e um avião de caça não um treinador, eles estão tentando resolver isso adquirindo Hawkers e Pc-7 Pilatus se não me engano.

    2) Má manutenção dos aviões, e mal treinamento dos mecânicos.

    3) Uso de peças genéricas, essa semana um leitor de outro sitio comentou dizendo que o Pôs venda russo e péssimo, que os Indianos estavam fazendo licitações globais em busca de novos fornecedores, mas pera aí peças de reposição tem que vir do construtor do produto não adianta os indianos quererem passar a perna nos russos adquirindo peças de outros fornecedores, tem que ser original não paralelo.

    4) Está na ansiá indiana de querer nacionalizar ao máximo os caças mas sem poder absorver essa tecnologia, um caminho que o brasil quer seguir, pra poder se absorver essa tecnologia tem que se ter empresas preparadas pra isso o que me parece que na Índia não tem.

  14. EMPinto, to achando que o Lionel ta precisando de usufruir um pouco do maravilho balcão de reclamações do PB. kkkkkkkkkk

  15. Numa coisa eu concordo com o Ilya, o amior fornecedor de armamentos extra Rússia para Índia é Israel e deposi vários países do ex bloco soviético.
    Sds
    E.M.Pinto

  16. Mas com a enorme quantidade de aeronaves adquirida pela IAF nos ultimos anos, isso é de se entender, se não melhoraram a logística, vão pro chão mesmo.

    E essa de peças genéricas foi o fim da picada mesmo, pior que as coberturas de lona por falta de hangar. Acho que existe a cultura de que o equipamento russo é robusto e rústico e que dispensa qualquer preocupação maior.

Comentários não permitidos.