Chefe do Pentágono escapa ileso de atentado ao pousar em base afegã

Ação frustrada. Homem rouba carro e invade pista em que aterrissaria o avião do secretário de Defesa dos EUA, Leon Panetta; tentativa de ataque ocorre 3 dias após um militar do Exército americano matar 16 civis, em sua maioria mulheres e crianças

POR DENISE CHRISPIM MARIN

Três dias depois do massacre de 16 civis afegãos por um sargento americano, o secretário de Defesa dos Estados Unidos, Leon Panetta, foi ontem alvo de um atentado frustrado. O ataque ocorreu poucos minutos antes de seu desembarque em uma base militar no sudoeste do Afeganistão.

Um civil afegão, funcionário da segurança da base Camp Bastion, roubou um veículo, cruzou a pista onde o avião C-17 de Panetta estava prestes a pousar e caiu em uma vala. O homem deixou o carro em chamas. A aeronave foi desviada para aterrissar em outra pista.

O episódio elevou a tensão em torno da visita de Panetta, programada havia meses, mas agendada com urgência depois da chacina de domingo. Panetta encontrou-se com o presidente do Afeganistão, Hamid Karzai, e com os secretários da Defesa, Abdul Rahim Wardak, e do Interior, general Bismillah Khan Mohammadi, para dizer que o responsável pelo massacre prestará contas à Justiça. O principal suspeito, um sargento de 38 anos, foi retirado ontem do Afeganistão.

Em solo, Panetta não fez nenhuma declaração sobre o ataque frustrado de ontem e seguiu o roteiro de compromissos.

Fonte: Estado de S.Paulo

3 Comentários

  1. Um Zé Ruéla roubou uma viatura militar e atravessou a cerca do aeroporto caindo no fosso.O veiculo pegou fogo e explodiu e bastou isso para OS SENSACIONALISTAS DE PLANTÃO transformarem em UM ATENTADO rsrs rsrs rsrs rsrs

  2. Os soldados americanos estão sofrendo em sua maioria de surto psicótico e trauma de pós guerra, relatórios de entidades americanas fizeram estudos baseados nesses distúrbios e descobriram que vários deles estão doentes e quando voltam pra casa não conseguem mais ser como eram, muitos estão cometendo suicídios, segundo estes estudos vários militares cerca de mais de 200 já fizeram isso desde a ocupação do Iraque e na guerra do Afeganistão. O governo americano sabe disso, muitos dos soldados são bem treinados , mas na prática muitos são bombas relógios prestes a explodirem, pode ser mais um caso disso ou o governo tenta esconder a verdade colocando a culpa nesse sargento, pois é mais fácil encobrir a história culpando uma só pessoa, como fizeram na morte do piloto de F35 que caiu no Alasca, o piloto tenente da USAF condecorado e experiente recebeu toda a culpa, pois o governo não quer dar o braço à torcer pelos gastos do dinheiro publico americano e de outros países aliados no projeto JSF. Depois de 2 anos descobriram que a falha do sistema de oxigênio, fez com que o piloto tivesse asfixia e o mesmo fez de tudo pra sobreviver e nada deu certo, segundo relatório de uma equipe independente.
    Pra mim houve um ataque de vários soldados aos afegãos inicentes, no mínimo pelo ódio existente contra os povos islâmicos e o EUA tá tentando encobrir !

Comentários não permitidos.