Mito dos soldados nepaleses gurkas pode ser extinto

O Parlamento do Nepal recomendou que o alistamento de cidadãos do país em exércitos estrangeiros seja proibido, uma iniciativa que pode causar a extinção do mito dos gurkas, um povo composto por ferozes guerreiros que combateram em meio mundo. A recomendação, formulada por um comitê parlamentar neste mês, segue um preceito maoísta de que esses soldados são um resquício colonial. Antes de adotar a medida, no entanto, o governo do país terá que conseguir a aprovação da Índia e do Reino Unido, conforme estipulado em acordo assinado pelos três países em 1947.

A Índia e o Reino Unido são as únicas nações que contam com a presença em seus exércitos dos gurkas, que fizeram da região do Himalaia um reduto de heróis de guerra. A recomendação apresentada pela comissão parlamentar, no entanto, define esses soldados como simples “mercenários”.

O mito dos gurkas, nome oriundo de Gorkha – o distrito do Nepal de onde saíram os primeiros soldados que lutaram em fileiras estrangeiras -, nasceu no século XIX, depois que as tropas britânicas derrotaram em 1815 as nepalesas. Apesar de derrotados, os soldados do Nepal causaram uma forte impressão nos oficiais britânicos, que fizeram o máximo para obter o apoio das tropas do país asiático, a maioria formada por gurkas, para vencer a Índia em 1857, na Revolta dos Cipaios.

Integrados ao exercito britânico, os gurkas conquistaram fama internacional na Primeira e Segunda Guerras Mundiais, quando tornaram famosos o “khukri”, a típica faca curva usada pelo grupo, e seu grito de batalha: “Aayo Gorkhali” (aqui vêm os gurkas). Posteriormente, participaram da Guerra das Malvinas, realizada em 1982 entre o Reino Unido e a Argentina para disputar a posse do arquipélago situado no Atlântico.

A última contribuição dos gurkas ao Exército britânico foi na invasão do Afeganistão, onde 11 deles morreram desde o início dos conflitos, há mais de uma década. Junto às Forças Armadas indianas, os gurkas lutaram contra a China, em 1962, e contra o Paquistão por três vezes, em 1947, 1965 e 1971.

Atualmente, 30 mil gurkas estão alistados nos exércitos da Índia, e 3,5 mil no do Reino Unido. Os soldados gurkas que se aposentaram das Forças Armadas britânicas antes de 1997 recebem menos do que os militares do Reino Unido, o que provocou protestos entre o povo do Himalaia.

Segundo explicou à Agência Efe o presidente da Organização Gurka de Antigos Servidores do Exército (GAESO), Padam Bahadur Gurung, a associação levou o assunto duas vezes para a justiça de Londres, que em ambas as vezes rejeitou a equiparação das pensões. Para Gurung, esse fato demonstra que os gurkas são vistos como meros refugiados, apesar de milhares de nepaleses terem morrido nos dois últimos séculos nos campos de batalha em defesa da Coroa britânica.

Após ressaltar “o valor e a coragem” de gerações de guerreiros gurkas, o coronel britânico Andew Mills, encarregado de recrutar combatentes no Nepal, considerou corretas as condições oferecidas aos antigos aposentados. “A pensão é generosa, em termos nepaleses disse Mills à Agência Efe. O salário de um gurka “britânico” é de US$ 1.500, enquanto no Nepal um soldado ganha apenas US$ 125, o que explica que 7,5 mil jovens lutem todos os anos pelas 176 vagas que o Reino Unido destina aos militares do país asiático. (EFE)

Fonte: Terra 

 

19 Comentários



  1. U$1.500 vs U$125,00 …7,5 mil jovens lutam todos os anos pelas 176 vagas… alguma dúvida se não compensa ???

    .. me ajuda ai by Datena…

    o custo de vida no Nepal obviamente não é o mesmo que na Inglaterra.

    e os que se alistam bem sabem de seus direitos ao se aposentarem…

    … mão de obra mercenaria ..ninguem os obriga a se alistarem.. Fato !!!

  2. Fica aqui minha pergunta poderia ser tema de um dos pots do blog quantos brasileiros participam nas fileiras de exercitos estrangeiros, mencionando tambem os que são mercenarios e os que atuam na legião estrangeira da frança ?

  3. Eu particularmente acho um absurdo sem nexo a presença de estrangeiros em exércitos de outras nações. Brasileiros na Legião Estrangeira, no Exército Americano, etc. Para mim são figuras deploráveis e mercenários, apenas isso, que não honram o país onde nasceram. Você deve lutar pela sua terra, onde nasceu não para quem lhe pagar mais. Covardes.
    [ ]s

  4. Que pena que o Parlamento Nepalês tenha desencava tão estúpido preceito Maoísta(como se os preceitos Maoístas não fessem todos eles estúpidos). Mas não creio que India e GB concordem.

  5. wolfpack falou bem….
    Engracado que logo abaixo do teu comentario um ser humano com nome de navio de guerra estrangeiro vomita algo como:
    Preceitos maoistas estupidos..
    .
    Kkkk vc eh um comecia mesmo meu caro. Alem de nao conhecer esses preceitos nao reconhece que muitos desses preveitos fizeram da china a grande potencia que eh hoje. Pra voce o sucesso eh o modelo social e economico adotado pelas grandes potencias ocidentais neh meu caro debil?
    Olha a bagunca que ta rolando…
    Puxa saco de gringo igual voce tinha que ser aniquilado do brasil

  6. Xreme, de pleno acordo.
    *****
    Muito boa colocação, Eduardo Ramos.
    Vale a pena conhecer e também saber as motivações.
    *****
    Wolfpack, covarde ir arriscar a vida na guerra?
    As motivações de cada um são diferentes, mas pelo que vejo aqui no blog, gosta-se mesmo é da guerra.

    *****

    Gustavo, os preceitos de Mao não fizeram nada da China.
    O que mudou a China foi a visão do Deng Xiao Ping (“não importa a cor do gato, o que importa é que coma os ratos”), o pragmatismo do Chou-en-lai, a orientação pragmatica, daí para a frente, do Politiburo chines, que, inapelavelmente, troca os dirigentes, sempre.
    *****
    HMS Tireless, também acredito, como você, que Inglaterra e India não referendem essa propositura.

  7. Wolfpack disse:
    05/02/2012 às 18:05

    Eu particularmente acho um absurdo sem nexo a presença de estrangeiros em exércitos de outras nações. Brasileiros na Legião Estrangeira, no Exército Americano


    disseste muito bem amigo lobo,cada um tem o direito de seguir o caminho que quiser, mas que se assuma como o que se tornou,MERCENARIO, e não tente mascarar uma situação, muitos apatridas que comentam aqui eu tenho certeza que não lutariam por sua PATRIA se nacessario, ms sim por seus PATRÕES !!!

  8. Os Nepaleses são bons soldados, vide a o contribuição que sempre deram as missões humanitárias, se não me engano é o país que mais enviou soldados para missões deste tipo. Agora os Gurkas, sem comentários, os caras são uma lenda!!!

  9. A meu ver é uma ignorância e injustiça chamar os Nepaleses que se engajaram no exercito Ingles, a chamada tropa gurkas de covardes. Os gurkas são mitologicos e temidos por sua coragem em combate. Desde a era Vitoriana, os Gurkas participam de todos os comflitos nos quais a Inglaterra entrou. E sempre foram os primeiros a chegar e os últimos a sair de combate, nunca se rederam, mesmo estando em menor numero, e lutaram até o último homem. Na guerra das Malvinas foram os primeiros a desenbarcar e entrar em combate, colocando as tropas argentinas para correr, mesmo os gurkas estando em numero varias vezes menor que os argentinos.
    O povo ingles tem o maior carinho pelos gurkas e as forças armadas inglesas os respeitam e adimiram por sua coragem e combatividade. Os Gurkas são a unica tropa não inglesa que faz parte da guarda real da Rainha da Inglaterra e da familia real. A um soldado Gurka que serviu a Inglaterra é dada a cidadania Inglesa caso ele queira. Os Nepaleses que se engajam no exercito Ingles, não o fazem por serem mercenarios, poderiam ser mercenarios de qualquer país, se engajam somente no exercito ingles. Eles o fazem por uma questão cultural, pois amam a guerra e a oportunidade de mostrarem sua coragem. Todos os exercitos que enfrentaram os aguerridos Gurkas os temem. Pois para um Gurka, não existe maior gloria do que morrer em combate contra uma força varias vezes superior, levando muitos inimigos a morte.

  10. Gustavo:
    Sua medicridade pseudonacionalista provocou o resultado óbvio: Mostrou que além de desinformado desconhece a história. Talvez em sua mente confusa e bitolada não exista a informação de que dois grandes feitos de Mao, o “grande salto para a frente” e a “revolução cultural” apenas provocaram atraso, mortes, expurgos e fome na China. A transição de um regime comunista para uma economia socialista de mercado, é obra de Deng Xiaoping, que proferiu a célebre frase “enriquecer é glorioso”.Deixe um pouco a internet e vá ler um livro!

  11. De todas as incoerencias aqui proferidas essa tem que ganhar.

    “Puxa saco de gringo igual voce tinha que ser aniquilado do brasil”..

    Gustavo…cada um tem sua opinao..yes? or no? aniquilando alguen por discondar com Vossa Senhoria, deixa um pensando que ensinos democraticos estao longe de penetrar cabecas no Brasil.

    Respect others like you want to be respected.. Outro gringo a ser aniquilado..e olhe que sou americano/ brasileiro..to lascado

  12. Gurkas – Como todo “lambe botas”, são tratados como lixo depois que não servem mais…Acordem Fadinhas da Disney. Querem exemplo melhor do que esse aí??

  13. Gurkas são guerreiros desde que nascem. Vamos contratá-los para reforçar a nossa polícia.kkkkk
    Quando se iniciou a Guerra do Paraguai, não existia Exército Brasileiro,pois o Imperador tinha receio de golpe militar, e com toda a razão. Tivemos que formar um Exército às pressas, a altura do Exército Paraguaio, que era o terceiro do mundo. Eles tinham 70 mil homens em armas,e o Brasil 18 mil (pessimamente armados e mal remunerados). O Imperador teve que importar mercenários de vários países, armas, munições, etc. Pessoal, os políticos são problemáticos, devido a sua ambição pelo poder e dinheiro. Depois da Guerra do Paraguai, houve o Golpe Militar, pois não dava mais para aguentar os políticos e a família real da época, sugando o dinheiro da nação.

  14. Uma pessoa que deliberadamenta tacha os Gurkhas de Lambe-Botas demonstra de maneira inequívoca desconhecer completamente a história. Demonstra aí não ter conhecimento dos heróicos feitos dos bravos soldados nepaleses nas duas guerras mundiais, em Bornéu, nas Falklands e mais recentemente no Golfo, Iraque e Afeganistão. Imagino então o desespero de tais pessoas ao saber que no norte da África os soldados da raça pura ariana foram massacrados pelos gurkhas e seus temíveis Kukris.

  15. Os gurkas foram os responsáveis pela derrota argentina nas Malvinas? KARAKA! Quem derrotou os argentinos foram os próprios argentinos…

Comentários não permitidos.