Defesa & Geopolítica

OPERAÇÃO BAHIA: FAB realiza mais dois voos no domingo

Posted by

A atuação da Força Aérea Brasileira (FAB) na Operação Bahia não para. Na tarde deste sábado (4), foram solicitados mais dois voos para transporte da tropa que apoiará o governo da Bahia em razão da greve de policiais no Estado.

Um avião KC-137 (Boeing 707), do 2º Esquadrão do 2º Grupo de Transporte (2º/2ºGT), decolará, às 10h da manhã, da Base Aérea do Galeão, no Rio de Janeiro, com 135 militares do Batalhão de Infantaria Paraquedista rumo a Brasília, onde serão embarcados mais 15 militares e carga.

Ainda na tarde deste domingo, está previsto o transporte de mais 150 homens do Exército Brasileiro de Recife para Salvador. “Caso outras missões apareçam, nossas aeronaves estarão disponíveis para atendê-las”, afirma o Coronel Marcelo Mendes Ribeiro, chefe da programação de voos do Comando-Geral de Operações Aéreas da FAB.

Ao final de domingo, a FAB terá transportado, no total, aproximadamente 1500 militares e policiais, superando aexpectativa inicial.

 

Fonte: Agência Força Aérea

 

“Tropa de elite” da Polícia Federal chega a
Salvador para ajudar na prisão de chefes grevistas

Quarenta homens do Comando de Operações Táticas, a “tropa de elite”, da PF (Polícia Federal) desembarcaram, no final da manhã deste domingo (5), em Salvador (BA). segundo o governo do Estado, os policiais foram cedidos pelo governo federal e irão ajudar a cumprir os 12 mandados de prisão que foram expedidos contra os líderes do movimento grevista da polícia militar.

De acordo com a assessoria do governo da Bahia, os policiais foram enviados de Brasília (DF) em uma aeronave da corporação que ficará á disposição para o transporte dos policiais detidos para presídios federais. No sábado (4), o ministro da Justiça,  José Eduardo Cardozo, informou que o governo federal colocou à disposição do governo da Bahia vagas em presídios federais de segurança máxima para os policiais acusados de roubo qualificado de viaturas policiais, incitação ao crime e formação de quadrilha.

Por volta das 14h, militares das Forças Especiais do Exército e da Brigada de Paraquedistas também desembarcam na base aérea de Salvador, para reforçar a segurança. 

O governador da Bahia, Jaques Wagner, afirmou, também no sábado, que a reivindicação da anistia para os policiais que participam do movimento da greve no Estado não será atendida. Wagner se reuniu com ministro da Justiça, José Eduardo Cardozo, com as Forças Armadas e com a Força Nacional para discutir a questão da greve dos PMs e a onda de violência na BA. 

– Não se trata de um ato de arrogância ou de intolerância. Se alguém depreda ônibus, carro da polícia, sai pelas ruas atirando para cima, mata moradores de rua, qualquer coisa dessas é crime independente de quem o cometeu. Ultrapassar a democracia com a violação da lei, comigo não tem acordo.

 Mortes

Chega a 76 o número de mortos em Salvador e região metropolitana durante os quase cinco dias de greve da Polícia Militar no Estado da Bahia, segundo informações divulgadas pela SSP às 11h52 deste domingo. A capital registrou, no ano passado, média de 4,2 homicídios por dia, segundo dados da SSP-BA. Na região metropolitana, a média foi de 6,1.

Fonte: R7

11 Comments

shared on wplocker.com