Brasileiro disputa patente com americana

Pesquisador Adriano Mariano diz ter desenvolvido, na Unicamp, tecnologia recém-patenteada pela empresa Gevo.

Um cientista brasileiro entrou em uma briga de patentes travada há mais de um ano por duas empresas americanas dedicadas ao setor de combustíveis renováveis. Adriano Mariano, hoje pesquisador na Escola Politécnica de Montréal, no Canadá, diz ter descoberto uma tecnologia patenteada pela Gevo para a produção de butanol.

 

Trata-se de um combustível semelhante ao etanol, porém com maior teor energético. “Os americanos estão muito interessados no butanol porque ele é mais próximo à gasolina, o que diminui a necessidade de adaptação dos motores”, diz Mariano.

 

A corrida para chegar a uma fórmula mais eficiente abriu uma guerra de patentes entre Gevo e Butamax, associação entre Du Pont e BP. Desde janeiro de 2011, seis patentes foram concedidas a essas empresas, que entraram com cinco ações judiciais, uma contra a outra.

 

Mariano entrou na disputa na semana passada, quando a Gevo anunciou a patente de um processo especial de fermentação do butanol. “O conceito da tecnologia foi desenvolvido por pesquisadores da Unicamp”, diz.

 

O grupo da Unicamp entrou em 2005 com um pedido de patente da fermentação que torna a produção de butanol mais eficiente, mas o registro ainda não foi concedido. Em 2006, porém, foi publicado o pedido, o que comprovaria o pioneirismo dos brasileiros. O processo era focado na produção de etanol, mas os pesquisadores informaram o seu sucesso para a produção de “outros componentes voláteis”, como o butanol. “Temos documentos que comprovam que desenvolvemos essa tecnologia antes do arquivamento da patente pela Gevo, em 2007”, diz.

 

O grupo estuda questionar a patente da Gevo nos EUA. “Vamos conversar com a Unicamp, mas acredito que algo deve ser feito”, diz Daniel Atala, pesquisador e parceiro de Mariano no projeto. Eles vão buscar, no mínimo, garantir a propriedade intelectual no Brasil.

 

A Gevo diz que o processo do brasileiro é diferente. “A tecnologia de Mariano não está protegida por patentes e o seu artigo não é anterior à patente da Gevo. Logo, a sua reclamação está incorreta e demonstra má interpretação da lei de patentes americana”, informou, em nota.

 

Lentidão

 

A disputa entre os pesquisadores brasileiros e a Gevo expõe o problema da lentidão do processo de análise de patentes no Brasil. Em 2010, o prazo médio para a concessão de patentes no País foi de 8,3 anos, ante cerca de quatro anos nos EUA. Em um esforço para melhorar o quadro, o Instituto Nacional de Propriedade Industrial (INPI) reduziu o prazo para 5,4 anos em 2011, mas o País fica atrás.

 

A distância entre academia e empresas limita o interesse pelo registro. “O pesquisador brasileiro não se preocupa em solicitar patentes”, diz Maria Fernanda Suplicy, especialista em propriedade intelectual da Advocacia José Del Chiaro.

Fonte: Folha de São Paulo via Jornal da Ciência 

 

 

22 Comentários

  1. os estadunidenses não reconhecem nem SANTOS DUMONT como inventor do avião, vão aceitari isso sim ( niveis estratosfericos de sarcasmo ¬¬)


    agora segundo o tema, que que os engomadinhos do itamaraty prove que não servem so para comer e dormir,e tomem as medidas necessarias, o BRASIL sempre foi pioneioro na questão de combustiveis alternativos, deve se fazer repeitar.


    agora o proceso de patentes brasileiro e um lixo, desde 2005 ?, malditos batedores de carimbo, sempre criando dificuldades, para vender facilidades, isso se não tiverem mordendo um por fora dos gringos?!!

  2. Mas sempre foi assim!.. O cara que inventa coisa nova tem que ir pra outro país pra patentear pq aqui é só burocracia, espionagem mole-mole pro espião, e acordões internos. Logo o brasileiro, um dos povos mais criativos.

  3. Resta-nos agora inovarmos ainda mais criando o METANOL criando usinas captadoras.O potencial é enorme pois temos 192 milhões de tonhos a produzirem naturalmente sem agredir o meio ambiente.è claro que se faz necessario investimento no aumento da produção de repolhos,batatas,couves,ovos,feijão e salgados como fontes geradoras e tudo ecologicamente certificado.

  4. “O pesquisador brasileiro não se preocupa em solicitar patentes” . Está explicado. Some-se a isso o excesso de burocracia governamental na concessão de patentes, os insuficientes investimentos em pesquisa e desenvolvimento por parte da iniciativa privada no Brasil e eis um quadro de desestímulo à inovação neste país. Depois vão se queixar dos norte americanos.

  5. Só pelo trecho da Gevo “não está protegida por patentes” já se tem o veridicto: pra variar, os norte-americanos roubando mais ideias geniais dos outros países!
    Todos sabemos que os ianques falam tanto dos chineses, mas são já professores na vergonhosa “arte” de surrupiar o que não lhes pertence.

  6. Isso sem falar que o inventor do “caller ID” tambem e’ brasileiro que inventou o BINA
    Algumas empresas pagaram ate dominarem a tecnologia e depois dai “bau bau”..
    O governo deveria se impor mais ,ate mesmo porque isso gera receitas,empregos e impostos pro Brasil…

  7. Roubaram patente? Ok, o Brasil não vai respeitar e vai continuar fabricando dando uma banana para essa empresa estadunidense. Pronto. Rapidinho essas palhaçadas acabam…Se ensebarem muito fazemos como a China : mudamos o nome para “HIbutanol”!!! Heheheheh..

  8. É por causa disso que os estadunidenses se acham os mais espertos do mundo, eles roubam patentes a séculos. Todos os seus inventores famosos, eram ladrões de patentes e de inventos e com todo o apoio do governo! Fato!

  9. Todos roubam ideias e potenciais dos otarios prostitido Brasileiro ate o Japão ja cansou de contrabandear,roubar e patentear o que é nacional.A maior culpa é nacional na falta de incentivo e controle inexistente ou inexpressivo.Esse Brasil maravilhoso não tem culpa nos merdas que nele habitam e que se vendem por qualquer agrado.Um pais que não tem condições de resguardar seus potenciais e que não investe em pesquisa e que não dá dignidade e apoio a pesquisadores e cientistas é uma nação eternizada na servidão e mediocridade.Vem ai o METANOL e tonhos produtores temos centena de milhões.METANOL o Etanol potencializado a peido.

  10. Não sei se esse é o caso mas nem sempre há o “roubo de idéias”. Na ciência, laboratórios pelo mundo todo fazem o mesmo tipo de pesquisa atras do mesmo resultado. E não podemos culpar os americanos por esse caso. A maior culpa é do próprio governo brasileiro. A lentidão dos processos e a burocracia necessária para tudo nesse país é que atrapalha a vida do brasileiro.
    Só não existe burocracia quando tem aumento de salário dos parlamentares, aí sim a coisa anda rápido.

  11. o brasil tem que aprender a fazer a mesma coisa que eles fazem espionagem industrial, e alem disso quebrar umas patentes deles tambem .

  12. O Brasil tem que fazer como a China,fabricar ou copiar tecnologias dos americanos,armamentos,radares,etc…,Olha ve si alguém fala algo pra China.a diferencia que a China não é baba ovo como o Brasil.

  13. Os EUA registram milhares de patentes e uma grande parte dessas patentes , são roubadas , pirateadas !

    São um bando de ladrões hipócritas e ainda vem com papo furado de cobrar que os países respeitem as patentes !

    O povo norte americano é um monte de gafanhoto que só faz mal ao planeta e deveriam ser destruídos por uma grande explosão e desaparecer do mapa num piscar de olhos !

  14. Bem feito para os pesquisadores Brasileiros ! essa é mais uma que levam na fuça rsrs.
    Desenvolve as pesquisas, e mal vêm uma revista científica , que saem publicando tudo, sem ao menos resguarda segredos chaves das pesquisas .
    Mesma coisa aconteceu com o remédio DIAZEPAM( se não me engano .) , pesquisa realizada por pesquisadores brasileiros . Descobriram que no veneno da cobra Cascavel , havia uma enzima que abaixava a pressão arterial ,e diminuía os batimentos cardíacos .
    Antes de registrarem a patente , informaram suas descobertas em um fórum ou revista sei lá , de medicina , resultado , o Japão sintetizou a proteína e o final dessa história todos nos já conhecemos .
    Um grande inventor Italiano, no período da renascença , desenvolvia armas para um certo rei, mas por medo de ser executado depois de termina-lás , ou de parar em mãos erradas ( ou mais erradas ainda rsrs ) , embutia em seus inventos & desenhos técnicos ” engôdos ” para que os mesmos não funcionassem perfeitamente .
    È a história dando exemplos para os cientistas modernos , principalmente os Brasileiros , basta aprenderem essa lição .

  15. Os caras desenvolvem aqui e o mentor vai e oferece a extrangeiros e os caras patenteiam.Quem deu mole?É o costumeiro olho grande nacional que ainda culpa o governo.Porque não procuraram o governo e demonstraram a ideia?Porque não procuraram a Petrobras ou a associação de usineiros?Então ferrem-se.Se acham que no Brasil não existe interesse ou boa vontade então que vão desenvolver la fora.Desenvolver aqui e entregar de mão beijada a ideia é o que mais acontece com um povo que tem filosofia prostituida na origem.

  16. Não reclamem dos poderosos eu particularmente tenho muito que agradecer a eles.Obrigando titio Bil Gate teu Windows 7 ficou lindão,rapidão e seguro,embora ainda não existam tutoriais que o desvendem na integra tornando-o inexpulgnavel as ferramentinhas e codigos induzidos não me queixo rsrs rsrs Comigo elezinhu ficou DU KCT e FREE Many Thanks Kisses many kisses rsrs rsrs Se depender de Brasileiro vais é morrer de fome e to esperando o 8 não essa porqueira de Beta mas o ultimate rsrs rsrs Ve se não demora heim rsrs rsrs A galera agradece.

Comentários não permitidos.