Dilma deixa o Haiti após reunião com militares brasileiros da Minustah

Foto: Roberto Stuckert Filho/PR (G1)

A presidente do Brasil, Dilma Rousseff, deixou nesta quarta-feira o Haiti depois de uma breve visita finalizada com uma visita ao quartel-general dos militares brasileiros da Missão das Nações Unidas para a Estabilização do Haiti (Minustah).

Dilma, na companhia do presidente haitiano, Michel Martelly, foi até a sede do batalhão em Tabarre, na periferia da capital do Haiti, Porto Príncipe.

Em seu discurso, a presidente expressou sua satisfação pelo trabalho realizado pelos soldados brasileiros no Haiti.

‘A cooperação entre os militares do Brasil com os demais contingentes e com o Governo do Haiti produziu bons resultados’, avaliou.

Dilma confirmou ainda a redução do número de militares brasileiros na Minustah, o maior entre todos os contingentes, mas não adiantou um calendário.

A presidente do Brasil foi recebida pelo comandante militar da Minustah, o general brasileiro Luis Ramos, que avaliou que a visita é um ‘reconhecimento’ do trabalho realizado pelos militares brasileiros no Haiti.

Após visita a Cuba, a presidente do Brasil chegou ao Haiti na manhã desta quarta-feira e, junto a Martelly, abordou assuntos como o desenvolvimento econômico e o processo de reconstrução da nação caribenha após o devastador terremoto que em janeiro de 2010 deixou 300 mil mortos e 1,5 milhão de afetados. (EFE)

Fonte: revistaveja

 

‘Estamos abertos a receber cidadãos haitianos’, diz Dilma no Haiti
 

Em declaração à imprensa após uma reunião com o presidente do Haiti, Michel Martelly, a presidente Dilma Rousseff disse que o Brasil está aberto para receber haitianos. Desde o terremoto que devastou o país em 2010, cresceu o número de imigrantes haitianos no Brasil, que já chegam a 4 mil, segundo o Ministério da Justiça.

Em Porto Príncipe, Dilma reafirmou a disposição de receber os imigrantes ao destacar a decisão, anunciada no início de janeiro, de conceder 1,2 mil vistos especiais de trabalho por ano para os haitianos e suas famílias.

“Reiterei que continuaremos cooperando para criar para os haitianos condições de vida melhores no próprio Haiti. Deixei claro, no entanto, que como é da natureza dos brasileiros, estamos abertos a receber cidadãos haitianos que optem por buscar oportunidades no Brasil”, disse em declaração à imprensa.

A presidente reiterou ainda a disposição de coibir o transporte clandestino de haitianos em cooperação com países vizinhos. “Iremos combater as redes criminosas de intermediários, os chamados coiotes, que se aproveitam da vulnerabilidade de trabalhadores e suas famílias, submetendo no trajeto do Haiti ao Brasil a situações degradantes e desumanas, além de explorá-los cobrando taxas escorchantes”.

Dilma relatou a disposição do Brasil em cooperar tecnicamente e investir, “de forma permanente e sustentável”, no desenvolvimento do Haiti, especialmente nas áreas de infraestrutura, agricultura familiar, saúde e segurança.

Missão de paz
Ela disse ainda que já está em andamento um processo para reduzir as tropas brasileiras no Haiti para 1.900 homens, contingente que atuava na missão de paz antes do terremoto. Ela não detalhou prazo para a redução. Hoje, atuam no país hoje com 2.193 militares brasileiros.

Em visita à Base General Barcellar, onde estão instalados os militares brasileiros, Dilma disse que a missão de paz no Haiti, conduzida pelo Brasil, traz “um novo significado às operações de paz da ONU”.

“Nossa atuação mostra que a segurança coletiva tem de combinar-se com a justiça social, o desenvolvimento e o respeito à soberania nacional dos países. Como vocês sabem, o Brasil acredita firmemente no recurso ao diálogo, à diplomacia, como instrumento principal de manutenção da paz e promoção da estabilidade.”

A presidente fez referência ao conceito de “responsabilidade ao proteger”, já mencionado por ela no discurso que fez na Assembleia das Nações Unidas, em setembro do ano passado, “que busca garantir uma perspectiva humana realmente em primeiro plano, as pessoas em primeiro plano”.

“No Haiti, como em outras partes do mundo – na África, na Ásia e no Oriente Médio -, no passado e no presente, o Brasil procura formar parcerias solidárias e encontrar fórmulas simétricas e mutuamente respeitosas de cooperação”, disse.

Fonte: G1

10 Comentários

  1. Todo o brasileiro consciente torce para o sucesso do Haiti e da Minusta. Depois dessa missão o Brasil foi para um patamar superior no mundo.

  2. Argentinos protestam contra missão do príncipe William nas Malvinas
    Protesto ocorreu em frente a agência bancária em Buenos Aires.
    Reino Unido e Argentina disputam a soberania do arquipélago.

    .

    Manifestantes mascarados levantam bastões durante protesto em frente a agência do banco HSBC em Buenos Aires nesta quinta-feira (2). Ativistas protestaram contra à chegada do príncipe britânico William às Ilhas Falkland, ou Malvinas. para um treino militar. A Argentina reivindica a posse das ilhas, que foram pivô de uma guerra entre os dois países em 1982 (Foto: Marcos Brindicci/Reuters)Manifestantes mascarados levantam bastões durante protesto em frente a agência do banco britânico HSBC em Buenos Aires nesta quinta-feira (2). Ativistas protestaram contra a chegada do príncipe britânico William às Ilhas Falkland, ou Malvinas. para um treino militar. A Argentina reivindica a posse das ilhas, que foram pivô de uma guerra entre os dois países em 1982

  3. Essa vaca gorda, em veis de fortifica nossa força militar, ñ só fica viajando , ñ sei que tipo de ex-guerrilheira ela foi sé tivesse sido de verdade, taria armando nosso país, ela ainda fica falando de plano FX-3 que é o PAK-FA , só no dia de são nunca ou melhor só acredito vendo , pra quem quiser conferi a nova mentira nacional http://www.defesabr.com/Fab/fab_novofx.htm

  4. Sei que tem muito guerreiro de Play Station 1, que visita o blog. Mas acho de uma falta de respeito, de brasilidade mesmo, um sugeito atacar a Presidente do País com expressões chulas, que demonstra o nivel cultural e civico do meliante. Sujeito, não é desprezo politico tua atitude ralé, e desrepeito civico. Antes de vir falar em armas aprenda a respeitar os cidadãos brasileiros. Xaropão(voce sabe que estou me dirigindo a você).

  5. AFFS, tem gente perguntando pra que gastar dinheiro com armas, meu amigo sé vc ñ sabe nosso país é a nação mais rica em minério . O mundo ta em crise, ainda mais eles Q tem uma visão que AMAZÔNIA ñ é nossa sim de todas as nações, pra nós protegermos temos que ter um exército muito bem equipado com armamento é investido, olha nossos vizinhos sabendo que daqui uns anos as coisas iram pegar pra America do SUL , CHAVITO fazendo grande investimento nas forças armadas armadas em seu País, todos países desenvolvido tem investindo muito preciso em forças armadas, da só uma olhadinha na França, nosso país n é mais pobre , ta rico é ta ficando cada veis mais, através de nossos recursos minerais como o Pré-Sal apesar de ñ esta sendo explorado mais vai ser em poucos anos , em tão pra manter soberania sobre essas grandes riquezas temos que ter um país fortificado, é só isso que to querendo deixar claro. Eu ñ só o único que esta desrespeitando essa mulher , por q ela particularmente ñ me representa , como ela cancela o FX-2 do nosso querido EX-PRESIDENTE . A MEU AMIGO FALAR EM (LUIZ INÁCIO LULA DA SILVA) é falar em uma grade lenda esse sim FOI O CARA , TENHO UM GRANDE ORGULHO DE TER VISTO DE PERTO O GOVERNO DESSE GRANDE MESTRE ” LULA ” ESSE SIM O MUNDO RESPEITA FALAR MAU DELE E TA FALANDO MAL DO BRASIL EM TODOS OS SENTIDOS ELE É FERA AMO O LULA DE CORAÇÃO !!! agora quem é Dilma ? ela msm falava em seus discursos que ia continua a era LULA cade ? na era lula era tudo nos seus devido lugar os preços os impostos ñ tinha aumento conta de energia teve um aumento de 7,82% no RJ.

  6. concordo Leonidas, como nosso país sé diz uma grande potencia sé ñ investi no que protege ela to me referindo ao Exercito , FAB, Marinha, é fato , nosso país ta sé tornando rico , mais um ricão desprotegido, tem que investi sim , quero q nossa nação invista em poderio bélico , proteger nossa AMAZÔNIA verde é AZUL , começar pela AMAZÔNIA AZUL COM SUBMARINOS NUCLEARES. nossos guerreiros de selva tem ótimas tecnologia bélica porem os governantes ñ investi , FAB que o melhor pra nós , mais os políticos querem o mais barato , onde o barato se torna caro muita das vezes , sobre a presidente DILMA é só reza q esse mandato dela passe logo . foi uma vergonha ela em CUBA, quem dera o LULINHA NO PODER DE NOVO , MAIS COM ESSA DOENÇA DELE SÉ TORNA DIFÍCIL É TBM DA VONTADE DELE QUE ELE Ñ Q MAIS . MAIS Ñ CUSTA NADA SONHAR NÉ LULINHA O BRASIL É SEU

Comentários não permitidos.